quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

OPINIÃO: Bolivar 4x3 São Paulo



Bem amigos do Blog "O São Paulino"!

Não comentei no Pré-jogo, mas estamos também de Luto, em memória das vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada do domingo passado, vitimou cerca de 235 pessoas, com muitos feridos gravemente entre a vida e a morte no hospital.

O Blog apenas espera que os verdadeiros responsáveis sejam rigorosamente punido. Não é fácil para uma mãe ou um pai, acordar de manhã no domingo, recebendo uma ligação do IML solicitando para reconhecer o corpo do filho...

E que Deus conforte o coração dos entes deixados pelas vítimas.


Ao jogo dessa noite, Bolívar e São Paulo duelaram essa noite para ver quem passava dessa fase. Com uma boa vantagem, restava ao Tricolor administrar a vantagem.

Digamos que o objetivo não foi cumprido, pois acabamos derrotados na partida de volta, mas com a classificação garantida, sobretudo pelo resultado de 5 a 0 no primeiro jogo.

Que a derrota sirva de lição. Uma das principais: não existe bobo no futebol. Outra: na altitude, administrar o resultado, com toque de bola, não entrar com força total.

Então coloco a derrota na conta do técnico e de alguns jogadores como Paulo Miranda, que entregou gols... É preciso comprometimento tático. (E de pensar que pedi ele como titular).

Ney Franco iniciou o São Paulo de forma diferente. Buscando melhorar a velocidade pelo lado direito do ataque, colocou Douglas no lugar de Aloísio, segurando Paulo Miranda. A mudança surgiu efeito, pelo menos no primeiro tempo, pois ele fez bons cruzamentos.

Segue abaixo, um vídeo com os gols do jogo!




Deu para perceber que no primeiro tempo a equipe correu muito, e no segundo, sentiu os efeitos da altitude e não conseguiu impor o ritmo e nem trocar passes corretamente. Por isso eu achei que PH Ganso seria útil nesse quesito. As circunstâncias da partida exigiam um jogo mais cadenciado e não tão veloz... Mesmo com impressionantes 8x0 no placar agregado, o São Paulo, por faltar oxigênio (O²) deixou o Bolívar reagir... Total da Partida: 8x4.

Porém o Tricolor se classifica, e o Atlético Mineiro já o espera, no dia 13 de fevereiro, provavelmente no Estádio Independência. (Se for no Mineirão, acredito que as chances do São Paulo cresceram muito).

Como estamos em início de temporada, não darei as tradicionais notas. Porém, podemos indicar destaques;

Nome do jogo: Cabrera (Bolívar)
Destaque do Tricolor:  Osvaldo e Jadson
Destaque negativo: Paulo Miranda e Ney Franco.

Tudo bem, essa derrota não é para se desesperar. É apenas o terceiro jogo do ano, após a pré-temporada, era de se supor que o São Paulo não encantaria, e o técnico já tinha falado antes do primeiro jogo. Vamos ter calma!

O negócio é recuperar o máximo possível e mesclar entre reservas e titulares no clássico na Vila.

E vocês, o que acharam do jogo?
Continuem ligados em "O São Paulino"!!!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PRÉ-JOGO: Bolívar-BOL x São Paulo


Bem amigos do Blog "O São Paulino"!

Após uma bela vitória, o São Paulo irá para a altitude da Bolívia tentar uma segunda vitória, e se classificar com louvor para a fase de Grupos da Copa BRIDGESTONE Libertadores.

Uma segunda vitória? Na altitude?
Sim, é possivel.

Gostei das declarações no meio de semana, dizendo que os jogadores desejam vencer a partida! Mostra que o grupo é ambicioso, quer chegar longe. Quem encara essas declarações como desrespeito e desmerecimento, precisa urgentemente de um médico.

Quem vai pro jogo?
O técnico Ney Franco já relacionou os jogadores. Fabrício, Wallyson e João Schimidt não foram inscritos na Libertadores, pelo menos por enquanto.
Confira a lista de relacionados:

Goleiros: Rogério Ceni e Denis
Zagueiros: Lúcio, Rhodolfo, Rafael Toloi e Paulo Miranda
Laterais: Douglas, Cortez e Carleto
Meio-campista: Jadson, PH Ganso, Wellington, Denilson, Casemiro, Maicon, Cañete
Atacantes: Luis Fabiano, Osvaldo, Ademilson e Aloísio

Escalação:
Acredito que o técnico colocará a equipe no mesmo padrão, no 4-2-3-1, apostando nos contra ataques. Acho desnecessário. Seria interessante, e já foi até dito pelo nosso leitor, Tinho, que o Tricolor iniciasse num 4-4-2, com PH Ganso e Jadson armando as jogadas.
Posso até justificar essa opinião: Estes jogadores farão a bola correr de pé em pé, já que não é necessário sair em velocidade. Se jogasse assim, poderia jogar com uma equipe compacta e com toque de bola.

O problema é que esse pensamento não foi devidamente treinado, e leva um tempo implantá-lo no time.

Já a dúvida seria na lateral direita. Vai de Paulo Miranda, ou Douglas. Sinceramente, para esse jogo acredito que seja melhor o Miranda, mas para a temporada, se o camisa 23 continuar na sequência boa, pode ser titular sim.

Então o meu time seria: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Lúcio, Rhodolfo, Cortez, Wellington, Denílson, Jadson, PH Ganso, Osvaldo e Luís Fabiano.

Já o do técnico provavelmente será:  Rogério Ceni, Paulo Miranda, Lúcio, Rhodolfo, Cortez, Wellington, Denílson, Jadson, Aloísio, Osvaldo e Luís Fabiano.

Data e Hora:
Dia 30 de janeiro de 2013, 22h00 (horário de Brasília)
Estádio Hernando Siles, La Paz, Bolívia

Transmissão:
Globo SP
Fox Sports

Continuem ligados no Blog para a continuação da Competição mais amada por todos nós!!!
Obrigado pela leitura!

sábado, 26 de janeiro de 2013

OPINIÃO: O Tricolor Semanal (4ª semana - Janeiro)

Bem amigos do Blog "O São Paulino".

Nessa época de Campeonato Paulista e Copinha, iniciaremos uma nova sessão no blog!
O Tricolor Semanal!

O objetivo é falar do São Paulo de maneira resumida, com os acontecimentos semanais.

No mesmo formato que a sessão "Rapidinhas" presente nos prés e pós jogos, mas não esquecendo de fatos relevantes, e sempre dando minhas opiniões e pitacos.
Lógico que o espaço fica aberto também à vocês, que estão sempre conosco comentando, torcendo e comemorando também!

Então todo post do "O Tricolor Semanal" sai no dia após os jogos de final de semana. Se o São Paulo jogar sábado como hoje (26/01/2012) o post está saindo hoje após o jogo de maneira limpa (para comentarmos e conversarmos depois) e irei atualizando assim que começar a escrever.

Portanto, fiquem ligados, pois podem haver novidades após uma primeira leitura! Obviamente irei destacar as partes atualizadas!

Copinha 2013
O Santos FC, se consagrou campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013, ao derrotar o Goiás por 3 a 1 na final ocorrida no Estádio do Pacaembú, no último dia 25 de janeiro, feriado paulistano.
O time havia passado pelo Palmeiras na semi final. O Blog parabeniza os jovens campeões do Santos Futebol Clube!

O Tricolor havia perdido a partida para o Goiás nas quartas de final. Na partida, começou perdendo o jogo e conseguiu virar com gols de Luis Eduardo e João Schimidt. No entanto, um lance curioso: por volta dos 43 do segundo tempo, João Schmidt recebe pela esquerda livre de marcação e cruza na área para Mirray completar. Só que o Mirray errou inacreditavelmente, batendo de canela. Azar maior foi o lance seguinte: o Goiás repôs a bola e o Mário Sérgio acabou empatando e levando a partida para a cobrança de pênalti.

Já não bastasse, o mesmo Mirray errou sua cobrança (a 4ª na série) e colocou a equipe goiana nas semi, contra o Bahia. Azar maior não houve.

O time do São Paulo foi aguerrido e mostrou uma evolução ao ano passado. Um ponto a comemorar foi a experiência e rodagem de alguns dos nossos atletas. João Schimidt, Rodrigo Caio, Lucas Farias, Henrique Miranda e Luis Eduardo fizeram um belo campeonato, sendo os destaques do time. Posso apontar o Tiago, o Matheus Reis e o Lucas Evangelista como garotos com muito potêncial.

Mirray é um garoto que me parece ter perdido muito espaço. Afinal, desde muito novo tem sido comparado e cobrado também. Um jogador que passa pela mesma situação é Paulo Henrique Ganso.
Eu, pelo que vi esse garoto jgoando, acredito que tenha muito talento, mas é uma peça a ser lapidada, e bem! Alguém deve falar com ele, cobrar no bom sentido e o mesmo deve entrar com competitividade e mais concentrado. É sua segunda eliminação seguida na competição de base.

Acredito que o trabalho de promoção dos jovens ao time principal, tem feito os mesmos evoluirem muito, mesmo que ainda não joguem como profissionais. Basta ver o futebol apresentados por João Schimidt, Rodrigo Caio, Lucas Farias, Henrique Miranda e Luis Eduardo.

Sequência do Campeonato Paulista - OPINIÃO DO JOGO: São Paulo 2x1 Atlético de Sorocaba

 

Amigos vou falar de modo resumido sobre o jogo vencido pelo São Paulo, por 2 a 1.
Acertadamente, o técnico Ney Franco escalou a equipe reserva para o embate, dando chances a muitos jogadores acertarem o ritmo de jogo, principalmente Ganso, Cañete, Aloísio, Carleto, Rafael Tolói, Maicon e Casemiro.

O jogo foi de domínio Tricolor no primeiro tempo, mas ao mesmo tempo repleto de toques burocráticos e falta de movimentação no meio campo. Ganso até que tentou, mas não teve aproximação dos volantes para tentar uma tabela, enfim. Marcelo Cañete foi insinuante pelo lado esquerdo e criou boas oportunidades.

O gol veio no cruzamento do Thiago Carleto para o Ganso, dentro da área, que desviou de cabeça. Aí o primeiro gol do PH Ganso, o Maestro, com a camisa Tricolor.

No segundo, o time caiu um pouco de produção. Daí veio as entradas de Lucas Faria no lugar de Aloísio, Rodrigo Caio no lugar de Paulo Miranda e Tiago no lugar de Maicon. Após as duas primeiras deu uma desestabilizada no time. A partir da terceira o time melhorou e chegou ao segundo gol, marcado pelo Cañete, num petardo de fora da área. Esse foi o primeiro gol do jogador argentino, com a camisa do São Paulo.
No finalzinho o São Paulo conseguiu tomar o gol de desconto, e conseguiu segurar a vitória.

O placar ficou 2x1 numa boa trama dos reservas!

Pra mim, o nome do jogo foi Cañete! O destaque negativo ficou com o Maicon.

Agora, é descansar no final de semana e segunda viajar para a Bolívia, onde ocorre o segundo jogo da Pré-Libertadores, onde o Tricolor pode perder por até 4 gols de diferença.

Eu acredito numa vitória, e vocês?

Comentem e continuem ligados no blog "O São Paulino"!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

OPINIÃO: São Paulo 5x0 Bolívar (BOL)

Bem amigos do Blog "O São Paulino"!




E a camisa Tricolor, volta a fazer história na noite dessa quarta-feira, 23 de janeiro.
Sim. Após duas temporadas, o sãopaulino finalmente pode rever o seu clube de volta à competição menina dos olhos, de volta a Libertadores.

Num "espaço-tempo" que irei chamar de: "De Ricardo Oliveira à Osvaldo" * (isso é assunto para a série de posts Histórias da Libertadores), o torcedor do Maior do Mundo sofreu. Depois da dor da eliminação para o Internacional, onde Rogério Ceni e Hernanes choraram, viu dois dos maiores rivais levantarem a Taça sem nem ao menos estar participando do Torneio, sofreu vendo a bagunça dentro da Política futebolística e também com o Futebol apresentado: eram jogadores e técnicos abaixo da média...

A alegria voltou em meados de 2012. Uma boa campanha do Returno do Brasileirão e uma arrancada histórica. O título da Sul-Americana e a volta para a Libertadores da América.

Coisa que falaremos a partir de hoje! Começando com o PÓS-JOGO do Blog, aquele mesmo que você conhece!

No treino antecedente ao jogo, Ney Franco realizou uma alteração no sistema tático da equipe: trocou Ganso pelo Aloísio, com a justificativa do camisa 8 estar abaixo fisicamente do camisa 10.

Eu concordo com a afirmação.

Muitos, dentro da imprensa, colocaram a questão como técnica, acredito que apenas com o pretexto de vender notícia ou desestabilizar a equipe. Tanto que um programa de TV de hoje (dia 24) em que o Osvaldo revela bastidores da preleção, explicaram a forma do São Paulo atuar. Segundo o mesmo, Ney Franco explicou a todos a decisão e Ganso, profissionalmente, entendeu. Tanto que nos gols, vibrou feito menino.

É preciso ter calma. Jadson já vinha de um esquema pronto. Ganso chegou agora e terá o tempo de adaptação. Se não for na Libertadores, pode representar o time muito bem no Campeonato Paulista, e trazer essa que considero uma importante conquista, porém desvalorizada, por motivos muito políticos. (Já mencionei no Pré-jogo contra o Mirassol a importância da competição para o São Paulo.). Já tem apresentador santista e blogueiro corintiano comemorando um possível "fiasco" na contratação de PH Ganso. À eles, deixo apenas uma frase célebre repetida por Juvenal Juvêncio: "O Tempo é Senhor da Razão", também explorada pelo ex-senador Jaison Barreto, quando se referiu sobre a nomeação de Leonel Brizola para o Ministério do Trabalho, no ano passado e diversas outras vezes na história.



Ney Franco fez o correto.

Colocou o PH Ganso no banco, jogador com características mais cadenciadas, e trouxe novamente à tona uma formação ofensiva e jogadas pelos lados. Aloísio passou a receber a função de Lucas, jogar como ponta direita, e Jadson centralizado. Osvaldo continuou aberto pela esquerda. Cortez retornou de lesão e voltou ao lugar da lat. esquerda.

Ney escalou o São Paulo na formação 4-2-3-1 vencedora do ano passsado, saindo do 4-2-2-2 do último jogo. No start, tivemos: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Rhodolfo, Cortez; Wellington, Denílson, Jadson; Osvaldo, Aloísio e Luis Fabiano.

Do outro lado, uma preocupação em não tomar gol. Uma linha de quatro defensores e, à frente, uma linha de cinco.

No início, vimos um São Paulo que parecia que sabia o que estava fazendo - rodando a bola e valorizando a posse, mas era evidente a falta de ritmo e o nervosismo, comum do início de temporada. Wellington, Douglas, Lúcio entregaram algumas bolas bobas... Lógico que isso se corrige conforme vamos avançando na temporada.

E como se imaginava, o caminho era pelas laterais. Contou com boas subidas de Douglas e de Cortez. Logo no início com falta pela esquerda, a cabeçada de Osvaldo - quase um desvio, é verdade, subiu , desceu, beijou o travessão e quase o Lúcio completa para as redes, salvo pelo zagueiro.

Em uma boa trama de passes, após uma roubada de bola do adversário no campo de ataque, Jadson acha Osvaldo livre de marcação pela esquerda. Ele puxa com a direita e bate forte, cruzado com a esquerda. Taí o primeiro golaço da Libertadores!!!

E o oferecimento foi ao M1T000! Uma bela homenagem!

Nessa, o time boliviano veio para cima, tentou aplicar uma pressão, e fez Rogério trabalhar em uma cabeçada dentro da pequena área. uma bela defesa que seria o gol de empate. 

Logo após, o São Paulo voltou a tomar as rédeas da partida, e o segundo veio logo aos 21 minutos. Jadson faz um belo lançamento para o Boi Bandido, que, dentro da área aplica um belo drible e toca para o Fabuloso em velocidade completar. Outro belo gol, que mostrou a equipe comprometida com o resultado.

No apagar das luzes no primeiro tempo, Douglas avançou pela direita e cruzou na área. Aloísio consegue o domíno e chuta para defesa do goleiro boliviano, mas o oportunista Luis Fabiano tava lá para conferir o rebote.

Nessa primeira etapa, foi importante as jogadas pelas pontas através das duplas (Aloísio-Douglas e Osvaldo-Cortez). Ainda que o camisa 19 não tenha características de ponta-direita, foi importante na briga pela bola, na marcação da saída de bola. Osvaldo também cooperou nesse sentido. Jadson teve ótima visão de jogo, e os laterais jogaram muito bem. Douglas nem tanto defensivamente mas apoiou bem. Já Cortez deixou pra trás a fase de mau marcador e foi eficiente também na retaguarda.

A defesa com Lúcio e Rhodolfo fica experiente e vigorosa. Lúcio muitas vezes orientava o sistema defensivo desde a frente e assume um importante papel: ajuda o Rogério Ceni na organização do sistema defensivo. E as suas características arrancadas continuam...



 
Acima os gols da partida.

O São Paulo foi ao intervalo com o placar sacramentado em 3 a 0. Uma boa vantagem, já que disputará o segundo jogo na altitude de 3.600 metros.
Na volta, o São Paulo continuou o ímpeto e aos 15 num contra-ataque, provindo das arrancadas de Lúcio, toque em profundidade para Osvaldo e o toque na área para Jadson que acompanhou.

Mais São Paulo: aos 17, Osvaldo é derrubada na área. E lá vem o Rogério Ceni para a cobrança. E lá vem o 108º gol do M1T0!!!!

E o placar de 5 a 0. Um show Tricolor.

Vale lembrar que a equipe da Bolívia, foi valente até o final, e jogou honrosamente. Apesar que o futebol pegado é característico dos argentinos e dos uruguaios... nem tanto dos bolivianos...

Assim o Tricolor construiu a boa vantagem para o segundo jogo. No jogo ainda teve as entradas de Ganso, Casemiro e Cañete.

Hoje, ainda não irei comentar a individualidade mas podemos comentar alguns destaques:

Casemiro - Voltou difrente, com bastante movimentação. Esperamos que recupere o bom futebol.
Osvaldo - Pra mim, o nome do jogo!
Ceni e Lúcio - Experiência e categoria.
Ganso - Muita calma, ainda vai dar muitas alegrias... assim como Jadson, que fez partidaça!
Fabuloso - Matador, mas voltou a tomar cartões bobos...

Arbitragem - Tranquila, não errou em lances capitais, até mesmo nos cartões para Aloísio e Luis Fabiano.
Ney Franco - Teve visão e mexeu no time corretamente antes e durante a partida.


Agora, nossas atenções se voltam para o Campeonato Paulista, antes de ir à Bolívia, para na próxima quarta, tentar confirmar a classificação.

Para a sequencia, no Paulista, eu utilizaria uma equipe mista ou reserva.. Seria para dar mais cancha aos reservas....

E vocês, o que acharam do jogo?
Comentem aí!!!

E continuem ligados no Blog "O São Paulino"!

sábado, 19 de janeiro de 2013

OPINIÃO: São Paulo 2x0 Mirassol

 

Bem amigos do Blog "O São Paulino", iniciamos a nossa caminhada por aqui com o primeiro pós-jogo do ano, relatando alguns acontecimentos da partida entre São Paulo e Mirassol, ocorrida no Estádio do Morumbi, hoje dia 19 de janeiro.

Gostaria de lembrá-los que não veremos tantos "pós-jogos" nas postagens do Campeonato Paulista. O motivo é o mesmo explicado ano passado: o nível técnico é muito baixo. De nada adianta comentar uma coisa ou exigir qualidade desse jeito. Pelo menos eu penso assim. Assim vamos permanecer até os jogos mais importantes e a segunda fase, que aí sim é digna de comentários bloguísticos.

Hoje, 19 de janeiro de 2013, que fazem 10 anos que o basquete do São Paulo havia conquistado o Campeonato Brasileiro com a Janeth, o São Paulo entrou em campo com roupas novas e tentando se encontrar em campo.

A escalação inicial foi a informada por exceto na escolha por Rhodolfo no lugar de Rafael Tolói. Acredito que o motivo foi o fato do Rhodolfo jogar pela esquerda. Lúcio já é acostumado pelo lado direito. O plantel foi: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Rhodolfo, Carleto, Wellington, Denílson, Jadson, Ganso, Osvaldo e Luís Fabiano.

Lógicamente, não dá para avaliar como será a temporada para o São Paulo apenas por esse jogo, nem comentar: "quantos passes errados" ou  "faltou velocidade na transição".
O que podemos falar e foi bem notado é a mudança na característica da equipe, que valoriza a posse e o toque de bola e tem (terá) muita variação de velocidade, ao contrário daquela que joga em velocidade o tempo quase inteiro e com muitas jogadas individuais, a maioria efetuada por Lucas. O que é diferente de uma equipe lenta. Caras como Ganso, não correm muito, mas fazem a bola correr por ele.

Lúcio fez a sua estréia com o manto número 3 e posso dizer que agradou muito. Viril e forte, não afinou nenhuma vez e fez bons desarmes sobretudo com carrinhos precisos.

Percebemos o Jadson jogando em outra função, dando velocidade e objetividade ao ataque, quase que na função de meia atacante. Veremos se o mesmo evolui jogando dessa forma.

No início da partida vimos o Mirassol tomar a iniciativa com dois chutes de longe sem direção. Mas logo o São Paulo tomou as rédeas da partida com boas trocas de passes.

A jogada do primeiro gol foi fantástica. Aos 12' do primeiro tempo, toque de Osvaldo para Luís Fabiano que devolve de calcanhar de primeira para Ganso, que também de prima e de calcanhar deixa a bola para Osvaldo novamente. O camisa 17 botou na frente e cruzou na meia-altura para o Fabuloso completar para as redes. GOLAÇO!

O São Paulo encontrou uma equipe fechadinha, se o gol saiu numa boa triangulação, esse era o caminho. O time esbarrou em diversos erros de passes, e falta de ritmo, comum nessa época. O Luís Fabiano ainda foi servido novamente pelo Osvaldo, mas caiu na área e o juiz nada deu, com razão.

Thiago Carleto fez sua re-estréia pelo Tricolor, apoiando pelo lado esquerdo. Douglas foi o escolhido pela direita. Sinceramente, achei apenas regular a partida dos dois. Apesar de leves e bons apoiadores, deixaram respectivas avenidas nas extremidades laterais do campo. Acho que isso que deve ser revisto pelo Ney Franco, que tem tempo para acertar isso até quarta.

Achei a movimentação do meio campo abaixo do esperado, mas satisfatória. Ganso se movimentou pouco, e Jadson parecia um pouco perdido na meia direita. Além do mais, não houve subidas pelo lado direito do ataque, setor pelo qual o camisa 10 está jogando também em conjunto de Douglas - por isso, sugeri a efetivação de Douglas nesse esquema. Faltou aos volantes uma saída de bola de melhor qualidade e mais movimentação.



Lógico que essas coisas se consertam com treinamentos e a medida que vamos avançando na temporada. O problema é esse maldito jogo de Preliminares na Libertadores que atrapalha o planejamento na temporada.

No segundo tempo, o Mirassol resolveu vir para cima e teve três boas chances de gol, defendidas pelo Rogério Ceni. A zaga se comportou bem, e quando passaram dos nossos zagueiros, parou na segurança de Ceni. Em um lance, um recuo mal feito realizado por Carleto fez o M1T0 se esticar e cair em cima do ombro operado no ano passado. Me preocupou muito.

O técnico Ney Franco fez três substituições: trocou Douglas que se machucou durante o jogo por Paulo Miranda, Aloisio por Luis Fabiano e Cañete por Ganso. As duas últimas, com o intuíto de poupá-los.

O São Paulo equilibrou a partida mais ou menos na metade da segunda etapa, com boas chegadas de Cañete que jogou pelo lado direito, fazendo o que pedi pro Jadson - subidas pelo lado direito com o lateral, no caso o Paulo Miranda. O argentino ainda teve duas boas oportunidades, na primeira, com tabela dentro da área a bola resvalou na mão do zagueiro e tirou o camisa 20 da jogada. Segundo os comentaristas, foi pênalti. Na segunda do mesmo lugar, acertou a trave esquerda do goleiro.

Aloísio teve pouca participação, mas parece que vai encaixar bem no time. Aguardemos. Nos 35', Jadson recebeu de Denílson na entrada na área girou rápido tirando do zagueiro e balançou as redes.

2 a 0, uma convicente vitória Tricolor!

Hoje não teremos nota, mas posso dar uma nota geral: 7,5. Foi uma boa apresentação. Esse ano, mudei o meu conceito de notas, vou explicar em um post futuro! Mas vejam algumas declarações de Müller e Ronaldão sobre Telê para entender:




Bem amigos, foi um bom teste, e vamos nos recuperar físicamente e preparar psicológicamente para a batalha de quarta feira. Farei um pré-jogo com informações dessa partida de hoje, que dá para imaginar o que vem por aí...  Até mais amigos!

Continuem ligados e continuem curiosos no Blog "O São Paulino"!

Paulistão e Libertadores 2013: O Tricolor inicia sua Temporada

Bem amigos do Blog "O São Paulino"!!!

Após alguns dias, temos novidades no mundo da bola, e hoje, inicia-se a caminhada Tricolor no ano. Gostaria de avisá-los que o padrão de postagens segue o mesmo dos anos anteriores: Campeonato Paulista irei comentar através de flashes e jogos mais importantes, Campeonato Brasileiro e Sul Americana irei comentar (ou tentar comentar) na íntegra e agora a Libertadores, que é mais importante, estará na prioridade do Blog!

Tricolor encerra preparação e inicia a vida em 2013. Temos Paulista e Libertadores pela frente!






















Comecemos pelo Paulista!
Já disse inúmeras vezes no Blog, que devemos respeitar e disputar com empenho o Campeonato Paulista. O Tricolor não o conquista desde 2005 (lembrando que no referido ano, o formato de disputa foi apenas pontos corridos). E desde 2000 - com direito a aquele gol antológico de Rogério Ceni em cima do Santos e um atropelo no "campeão mundial", não vence esse torneio em sistema de mata-mata. É vergonhoso para uma equipe de tamanha envergadura como o São Paulo Futebol Clube.

OBS: Não considero o Supercampeonato Paulista de 2002 como uma relevante conquista. Foi tão sem graça quanto o Campeonato FIFA 2000.

OBS 2: Abaixo o gol antológico de Rogério Ceni, matando o Santos no Campeonato Paulista de 2000.





Acredito que a Libertadores é prioridade, e isso é inegável. Mas também acredito que a solução seria colocar o time reseva para jogar em mais oportunidades.
Pelo menos, no final do ano passado, deram conta do recado quando precisaram entrar, empatando com a Ponte Preta em 0 a 0 e vencendo o Corinthians por 3 a 1, em um Pacaembú Tricolor.
Lógico que conta o fato do empenho maior dos reservas, mas temos que ressaltar que temos uma equipe reserva que seria titular em muitos clubes brasileiros: Dênis, Edson Silva, Rhodolfo ou Tolói, Carleto, Douglas ou Paulo Miranda ou Lucas Farias, Casemiro, Fabrício, Maicon, Cañete, Negueba, Aloísio ou Ademílson...  para citar os principais.

Então, acredito que dá para entrosá-los dando sequência e ritmo a eles.
Para o jogo de hoje, na estréia contra o Mirassol, no Morumbi faremos um pequeno pré-jogo!

PRÉ-JOGO: São Paulo x Mirassol, Estádio do Morumbi, Campeonato Paulistão Chevrolet

Olha, não ligo para o fato do São Paulo ter perdido um jogo treino para o Red Bull Brasil (na verdade, perdeu com os titulares e empatou a partida em 2 a 2 com a equipe reserva). Não é o resultado que é apreciado nesse tipo de atividade. Também não assisti a esse jogo treino, não posso dizer o que pode ter ocorrido.
Se fosse assim a equipe ficaria com saldo positivo, pois o São Paulo goleou o Barueri por 9 a 1. A imprensa também pega pesado ás vezes...

Para o jogo desse sábado, o técnico Ney Franco quer fazer um laboratório para a estréia na Libertadores na quarta-feira (calma, que já já falo dela!). Então, foram relacionados o jogadores titulares para a estréia.

O ruim é que Cortez, que jogou muito (no quantitativo e no qualitativo) sentiu o adutor da coxa direita e fica de fora. O substituto é o resgatado e conhecido Thiago Carleto. Negueba, que foi operado e Wallyson que chegou do Cruzeiro e faz fortalecimento muscular completam a lista dos fora de combate. A lista fica assim para a estréia no Paulistão Chevrolet!

Goleiros: Rogério Ceni e Denis
Zagueiros: Lúcio, Rhodolfo, Rafael Toloi, Edson Silva, Paulo Miranda e João Filipe
Laterais: Douglas e Carleto
Meio-campista: Jadson, PH Ganso, Wellington, Denilson, Casemiro, Maicon, Cañete
Atacantes: Luis Fabiano, Osvaldo e Aloísio

E a escalação provável, se manter o 4-4-2 dos treinos será: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Rafael Tolói, Carleto, Wellington, Denílson, Jadson, Ganso, Osvaldo e Luís Fabiano.

Acho que o técnico tem que ficar de olho no miolo do meio campo e nas laterais, na minha visão os setores mais frágeis. Esperamos que a dupla Jadson - Ganso funcione bem!

Data e Hora:
19/01/2012
17h00

Estádio do Morumbi, São Paulo, SP.

Transmissão:
PFC

Boa Sorte Tricolor!!!

Eu sei que hora mais aguardada chegou!!
Eu sei... agora seria o comentário da Libertadores... mas, vamos aguardar! Amanhã entro com o Pré-Jogo Especial da Libertadores e a Opinião deste!

Copinha 2013

 Na Copinha, o Tricolorzinho vai bem, obrigado!

Desde nosso último assunto, o São Paulo passou pelo São Carlos jogando pro gasto, e se classificando em primeiro no grupo. Passou pelo Santa Cruz, por 2x1 de virada e gols feitos na raça do atacante Adelino (nesses jogos tem jogado apenas com a raça mesmo).

E ontem o Tricolorzinho aprontou mais uma e venceu o Fortaleza pelas oitavas de final, por 4 a 0. Dois gols foram feitos antes dos 10 minutos do primeiro tempo.

É interessante lembrar que a essa altura da competição, ficaram pra trás algumas equipes tradicionais do futebol brasileiro: Internacional, Flamengo, Vasco, Fluminense, Corinthians, Botafogo. Temos três paulistas vivos: Palmeiras, Santos - que poderam realizar semifinal (o Santos passou agora há pouco para as semi) e São Paulo, que pode enfrentar ou Grêmio ou Bahia nas semi - se passar pelo Goiás nas quartas (novamente a síndrome de Goiás nas quartas - vide post relativo clicando aqui), amanhã bem cedinho em São Carlos!

Bem, é isso por enquanto, e continuem ligados em "O São Paulino"!!!


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

São Paulo e Penalty #fazemhistória !

Bem amigos do Blog!

Essa vai pra quem torceu o nariz quando a Penalty foi escolhida como nova fornecedora de materiais esportivos. Não pude comentar na época pois estava fora do blog, mas gostei muito (apesar de no ínicio preferir a Adidas). Gostei porque a proposta da Penalty foi vantajosa ao Tricolor e a marca tem um plano ambicioso.

E o resultado disso são ações muito legais, como a que veremos abaixo:



#FAZHISTÓRIA

Muito legal essa ação e já mostra que a Penalty veio para arrebentar no quesito marketing. Vimos há dias que a Mega Loja da Reebok dentro do Estádio do Morumbi está sendo migrada para Penalty. Lá para março irei a São Paulo ver como ficou.

Grande abraço, e continuem ligados em "O São Paulino"!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Rapidinhas do Tricolor (Pré-Temporada, Pré-Libertadores, Elenco, Recopa, Mundial)


Bem amigos do Blog!
E a temporada também já começou para a equipe profissional. Aproveitando o período sem grandes notícias, estaremos comentando não tão periodicamente alguns fatos, e para isso, vamos usar um importante recurso: as Rapidinhas!!!

Rapidinhas do Tricolor

Zica?
Pois é amigos, mal o jogador Negueba chegou e já se lesionou gravemente. O atleta lesionou o joelho direito com uma entorse.. e passará por cirurgia. Uma infelicidade. Força ao garoto!

Entra Lúcio sai Rafael Tolói
Nos primeiros esboços de Ney Franco, o técnico testou Lúcio no lugar do Rafael Tolói. O motivo talvez não seja técnico, mas sim porque o Xerife, joga pelo lado direito da defesa, mesmo setor de Tolói. Que batata quente heim Ney Franco? (Mas é a que todos gostam de ter)

Saí Lucas entra Ganso
Ganso também terá oportunidade de ser titular ao lado de Jadson, com o camisa 8 na meia esquerda e o camisa 10 na meia direita. Eu considero a formação ideal apenas se tiver Douglas, que pode subir com liberdade pelo setor direito. Aí ele faria as jogadas pelo lado do campo, antes função de Lucas e inviável para Jadson fazer (ele mesmo disse isso).


Sai Paulo Miranda e entra Douglas
E o Paulo Miranda que foi expulso na decisão da Sul Americana, não entrou no esboço de Ney Franco, que se prepara para os playoffs da Copa BRIDGESTONE Libertadores. Se Douglas jogar bem, banco para o camisa 13.

Por falar em Libertadores...
Já até mencionei na rapidinha anterior. A edição de 2013 a Copa terá como patrocinador master a Bridgestone, fabricante de pneus.  O Banco Santander ficou como master da Recopa 2013, mas já já falo dela. O sorteio que foi realizado em dezembro, coloca o São Paulo (se vencer o Bolívar) no grupo 3, com The Strongest, Arsenal e Atlético-MG. O primeiro jogo seria já na casa do Galo (provavelmente o Estádio Independência, em BH) e da-le pressão pra cima dos são paulinos. Mas time bom não escolhe adversário, e o São Paulo tem que mostrar porque veio conseguindo bom resultado lá!


Na competição desse ano, vejo algumas equipes tradicionais vindo forte além dos brasileiros que se reforçaram. Boca e Vélez têm camisa, sempre. O primeiro em contraste joga com camisa e acredito montar uma bela equipe para esse ano, e o sentimento de vingança. O segundo, vêm motivado, com o técnico eleito melhor treinador da Argentina, Ricardo Gareca e um time equilibrado, também chega junto. Os outros argentinos, Arsenal e Newell's Old Boys completam, mas não sei opinar. Tem ainda o Tigre (que enfrentou o São Paulo na final da Sulamericana) disputando a Pré-Libertadores.

Completando as equipes tradicionais: Nacinal, Peñarol e La U vem num segundo escalão. Tem a LDU que encara o Grêmio na Pré-Libertadores, que vai ser um jogaço! O vencedor desse duelo entra no grupo do Fluminense. Os tricolores das Laranjeiras já estão torcendo pelo Tricolor dos Pampas.

Irei comentar sobre os times brasileiros: o Corinthians, como sempre, pega parada fácil na fase de grupo, pronto falei. Milionários, o único perigoso do caldeirão colombiano, San José, da altitude boliviana, Tijuana das viagens desgastantes para o México. Tem a chance de fazer novamente a melhor campanha....   O Palmeiras pegou um grupo relativamente fácil, porém cascudo. Pode enfrentar o encrenqueiro Tigre e o arrumadinho Libertad do Paraguai - aquele mesmo que eliminou o São Paulo na Sulamericana 2011.

O Atlético-MG pode receber o São Paulo caso passemos da fase preliminar. Completam o grupo Arsenal da Argentina e The Strongest da Bolívia. Hermanos, altitude e dois caldeirões: Independência e Morumbi. Classifico os dois brasileiros favoritos no grupo.

Já o Flu, pode ter seu pesadelo (LDU) em seu grupo, assim como o perigoso Grêmio. Vale lembrar que os dois já eliminaram o São Paulo (em 2007 e 2008). Completam o grupo 8 o Huachipato do Chile (??) e o Caracas da Venezuela, duas zebras...

Todos os brasileiros chegam forte na competição.

Recopa Sul Americana - Quem é o MELHOR DA AMÉRICA DO SUL?

Já estamos preparando o post Jogos Memoráveis, quando esse jogo terminar. O Campeão da Libertadores enfrenta o Campeão da Copa Sul Americana para saber: Quem é o melhor da América do Sul? São Paulo ou Corinthians?

Serão dois jogos eletrizantes, com o primeiro no Morumbi, e o segundo no Pacaembú. Não tem data marcada, mas será em agosto. A nosso favor, consta o retrospecto: em partidas INTERNACIONAIS, jamais o São Paulo foi eliminado pelo Corinthians, acontecendo justamente o contrário. Em 1994, pela extinta Copa Conmebol, 3x4 pro São Paulo no Pacaembú, e 2x3 pro SCCP no Morumbi. Nas disputas de pênaltis o time de Rogério Ceni, Juninho e Caio (Ribeiro) levou a melhor ao vencer por 5x4. E olhe que do outro lado tinha Viola, Tupãzinho, Casagrande...

Além do mais, o Tricolor tem duas Recopas no currículo.

Mundial 2013/2014 terá nova casa
Se o São Paulo realizar o sonho do torcedor em ter novamente a Soberania nacional no torneio (ainda é, porém ao lado do Santos com três títulos cada) e o M1T0 levantar o caneco da Liberta, o Mundial Interclubes será em Marrocos dessa vez. (Em 2014 também). É a chance de RC fazer mágica frente aos Marroquinos.
Marrakesh Agadir são escolhidas as cidades sede das edições de 2013 e 2014. Na foto, do primeiro, com cadeiras azuis, temos o estádio de Marrakesh, (Stade Marrakesh) inaugurado em 2011 e com capacidade para 45 mil pessoas. Acredito que seja a sede das semifinais.

Já o Stade d'Agadir da figura abaixo, foi inaugurado em 2012, e me parece que não está totalmente terminado, algo que aconteceu com o Mineirão e Castelão. Também tem capacidade para 45 mil, e acredito que seja sede das finais.


Stade d'Agadir pode ser o estádio da final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2013















Sulamericana 2013

O Tricolor como campeão, já parte das oitavas de final. Em caso de falha na conquista da Libertadores, pode ser o ponto de partida mais rápido para voltar. Porém, acredito, em caso de falha, no título Brasileiro. Acredito que a equipe vem forte.

Vargas
O chileno Eduardo Vargas, hoje no Napoli da Itália, segue negociando com o Tricolor. Segundo informações, o negócio já estaria acertado faltando apenas alguns detalhes. O chileno que foi destaque em 2011, quando a La U ganhou a Sulamericana 2011, segue nos planos do São Paulo, mas ainda não foi anunciado. Aguardamos novas informações.

É isso aí amigos, comentem o que vocês acham dos tópicos abordados, e continem acompanhando "O São Paulino" !!!!!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PITACOS: Tricolorzinho na Copinha 2013




Bem amigos do Blog "O São Paulino"!!!

Pelo visto a vida do São Paulo na Copinha 2013 tem boas perpectivas. Hoje, o Tricolorzinho aplicou a segunda goleada no torneio (na quinta-feira havia vencido o União por 5x0, e hoje venceu o Guaicurus por 5x2) e se isolou na liderança no grupo. Está a um passo de se classificar para a fase final.

Nem tudo é um mar de rosas não.
Foram dois placares elásticos, mas pelo que vi, não gostei. Algumas pessoas comentaram sobre a política "leite com pêra" proporcionada pelo bom tratamento nas categorias de base do São Paulo, (gostaria de saber mais sobre a fantástica fábrica de craques Tricolor? Veja a reportagem que foi feita no CFA de Cotia clicando no texto em vermelho). que no segundo jogo saiu perdendo no ínicio, perdido e se recuperou devido a superioridade técnica ao (infelizmente) fraco Guaricurus.

Vi como problemas a falta de um jogador de frente incisivo - ou mesmo um que parte com a bola dominada de trás (exemplo: Lucas, Rafinha) e um estranho posicionamento nos três setores, prinicipalmente no primeiro tempo.

Aliás, não achei que melhorou muito, mas que o time adversário sentiu o golpe no gol de empate.

Bom, aos trancos, vamos caminhando rumo à Classificação, e veremos se Baresi arrumará o time a tempo. Em comparação ao time do ano passado acho este um pouco inferior. Com relação ao de 2010, sem comparações.

Também aguardemos um tradicional adversário para melhores conclusões. Até lá, vamo Tricolor!!


P.S: E o que vocês acharam?

Continuem acompanhando "O São Paulino"!!!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Copinha 2013: A temporada começa para o Tricolorzinho

Bem amigos do Blog "O São Paulino"!

Começamos o ano de 2013, e como todo bom começo de ano temos muitas competições como Paulista e Copa Libertadores. No entanto, antes de embarcar na caminhada Rumo ao TETRA, vamos acompanhar nossos jogadores da categoria de base na Copa São Paulo 2013. Uma das competições de base mais importantes, onde as jóias são testadas.



O último campeão foi o Corinthians, que pra mim revelou um bom zagueiro, o Marquinhos, que hoje está na Roma. O São Paulo, infelizmente, foi eliminado ainda na primeira fase de grupo.

Obviamente, dessa safra, veio bons valores, como o garoto Ademílson, Lucas Farias e João Schimidt.

Nesse ano ocorreram algumas mudanças do plantel, que passa a contar com jogadores de base que foram aproveitados no profissional. Antes de analisarmos, confira a lista dos pré-inscritos publicada em dezembro. (Podem haver alterações).


Goleiros
Felipe Passoni
Gustavo
Jairo

Zagueiros
Diego
Felipe Barros
Lucas Possignolo
Luiz Eduardo
Marcelo

Laterais
Arthur
Daniel
Henrique Miranda
Lucas Farias

Meio-campo
Allan
Eduardo
Fábio Lima
João Schmidt
Lucas Evangelista
Matheus Reis
Mirrai
Nelsinho
Nildo
Pedrinho
Rodrigo Caio

Atacantes
Adelino
Bruno
Guilherme
Joanderson
Paulo
Tiago
Wanderson

Vamos analisar a defesa primeiramente. O goleiro é bom (Felipe). O miolo de zaga é vindo do ano passado mas a novidade é o zagueiro Luiz Eduardo, o mesmo que estava no treinando no profissional (e até arriscou umas partidas, como na derrota pro Vasco em 2011 no Morumbi), logicamente hoje mais experiente.
Nas laterais temos boa qualidade, acredito ser um setor bom: Temos Lucas Farias - lateral direito que jogou o clássico na "Tarde do Olé". Arthur na esquerda (fez boa Copinha 2011), Henrique Miranda, que jogou treinou no profissional. A chegada do "veterano" Rodrigo Caio, que chegou a ser titular em algumas partidas também aumenta o nível dos Tricolores.
Outra promessa, que espero muito que vingue é o meia Mirrai. Conforme vi, tem potencial para ser um "Ganso", apesar de precisar amadurecer, futebolisticamente falando...
No ataque, nomes do ano passado e que foram mal na Copinha, mas bem durante a temporada estão aí: Guilherme e Bruno. O restante, pelo menos pra mim é novidade.

Infelizmente, pro pessoal de São Paulo - capital, o Tricolor jogará em São Carlos, interior do Estado, pelo menos na primeira fase. No estádio municipal Prof. Luis Augusto de Oliveira o São Paulo iniciará a caminhada da Temporada 2013!

E o primeiro adversário é o União-MT, na sexta-feira, dia 04/01 as 21h00. Confesso que não conheço a equipe, esperamos para ver um belo jogo.


Na chave ainda temos: Guaicurus-MS e São Carlos-SP.

Fiquem ligados no Blog "O São Paulino" e veremos mais notícias, análises e fatos ocorridos no torneio, tal como a apresentação do elenco profissional e a preparação para as primeiras competições e a caminhada rumo ao TETRA!

Obrigado pela leitura!