Bem amigos do Blog!
Começa agora a fase boa do até então mórbido Paulistão 2013.
Começa agora a fase decisiva e de morte súbita da Libertadores 2013.
E todos enganchados com o início do Brasileirão 2013.
Que issoooo?
Sim amigos, a vitória em cima do Galo foi muito boa mas eu pensava, e muito nisso e hoje resolvi escrever. O ALERTA TEM QUE SER LIGADO AGORA!
Acompanhem pois vou "destrinchar" os principais cruzamentos nos campeonatos e mostrar todos os jogos na maratona que irá começar semana que vem!
Libertadores 2013: Eis que o São Paulo previamente sabia, se passasse, iria pegar o time de melhor campanha, o Atlético-MG. Pois bem, voltaremos a duelar contra os mineiros, e esse será o jogão das oitavas. Outras forças estarão medindo forças: reviveremos o jogo das finais do ano passado Boca x Corinthians (que, pasmem, tem os "hinchas" tremendo de medo... oras bolas!) e Newell's x Vélez... esses são os jogaços que teremos.
Tabela da fase eliminatória da Libertadores. Clique na imagem para ampliar. |
Tabela da fase eliminatória do Paulistão. Clique na imagem para ampliar. |
Calendário do Futebol Brasileiro. Que beleza!
Esse bordão do narrador Milton Leite, do SporTV/Globo, que eu gosto muito de acompanhar alguns jogos com ele, cabe exatamente, com o mesmo tom de ironia do narrador (que o dispara sempre quando há uma jogada ridícula acontecendo como um chute torto), para o Calendário do Futebol Brasileiro, principalmente com os estaduais.
E se o São Paulo não ficar ligado, pode cair nessa armadilha do calendário. São muitos jogos decisivos no mês de maio contando: Libertadores, Paulista e Brasileiro. Libertadores é sim prioridade, mas não podemos desprezar o torneio estadual que agora começou pra valer. E o Brasileirão que começa logo em seguida. Não podemos nos perder para não comprometer o segundo semestre. Questão de planejamento.
Fiz uma tabela, pois hoje acordei preocupado com isso: Cliquem para ampliar se não conseguirem visualizar direito!
Embora não tenhamos viagens longas no início do mês, fico atento ao cronograma: toda quarta e domingo tem rodada e jogos pegados decisivos... Não vai dar para "entrar com o time reserva", pois são competições ou fases importantes. Agora, todo o planejamento de Ney em questão de colocar o time reserva para ter rodagem e poupar, vai ser colocado em prática. Quem tá bem, tá bem, quem não tiver bem, agora é hora de sair.
Por isso, vamos precisar mais do que nunca de Rhodolfo, Cortez, Douglas, Edson Silva, Maicon, Fabrício, Rodrigo Caio, Cañete, Wallyson - bons e atuais reservas. Sem contar, lógico, dos meninos Adelino, Lucas Farias, Ademílson.
Seguindo a ordem, temos o Penapolense no domingo, e no Morumbi. Provavelmente teremos o time titular - contando com Luís Fabiano, recuperando de lesão. Teoricamente um jogo tranquilo, com todo respeito, admitindo o favoritismo, mas seria interessante testar a formação que terá o embate na quinta-feira seguinte.
Na quinta-feira seguinte teremos o primeiro jogo das oitavas da Libertadores. Atlético-MG no Morumbi. Sem LF, precisamos ir com força total para construir o resultado. Alerto: um empate ou vitória com placar mínimo e ainda com gol adversário é extremamente perigoso, já que o gol fora é o critério de desempate. Outro alento: a contagem dos cartões amarelos será reiniciada a partir dessa fase, o que limpa a barra do Paulo Miranda, Ganso, Osvaldo, Denílson, Wellington e Tolói, ambos com 2 cartões cada. Porém, ao acumular 3 cartões será suspenso novamente, mesmo até as finais!
Sem descanso, e claro, se passarmos pela Penapolense, receberemos o vencedor entre Ponte Preta ou Corinthians que duelarão no Moisés Lucarelli em Campinas. Qualquer um dos dois que vier, fará um jogo duro, pegada de alta marcação, e apostando nos contra-ataques, ou seja, JOGO MUITO PERIGOSO. Talvez aí seja a hora de contar com os "reservas de luxo" em um time misto, mas com a mesma pegada e foco de como se fossem titulares. Aliás, esses que citei, há pouco tempo eram os titulares ou ainda eram postulantes a titulares. Falei em time misto, pois precisaríamos ter ainda, todos bem na quarta-feira seguinte. Em caso de vitória, será uma nova moral, mas em caso de derrota não podemos nos abater. SCCP ou APP virão aqui justamente para abalar nossa moral.
Aí chega a hora da onça beber água. Quarta, dia 08, o São Paulo vai ao Independência em Belo Horizonte tentar a classificação para as quartas em cima do Atlético! Novamente precisaremos da maior força. Logicamente, o estilo de jogo tem que ser definido a partir do resultado do Morumbi. E em todos os casos, o SPFC não deve ficar na retranca e esperar pressão, tem condições de ir pra cima também, assim como fez no jogo contra o Vasco, no estádio de São Januário, aqui no Rio de Janeiro! E a exemplo deste, e dos jogos contra Bolívar, Strongest e Arsenal, TEM QUE DEFINIR E APROVEITAR AS CHANCES CRIADAS!
Se acontecer de passarmos, faremos a maior festa, já que eliminaríamos um adversário valoroso. Mas não teremos tempo de comemorar muito, já que domingo terá o primeiro jogo da final do Paulista, caso passemos pela Ponte ou pela equipe do Pq. São Jorge. Aí haverão algumas possibilidades, que poderá ser Ribeirão Preto, Mogi Mirim, Santos ou mesmo ficar em Sampa para pegar : Botafogo, Mogi-Mirim, Santos ou Palmeiras... mas na casa do adversário. Mais um jogo que teremos que construir o resultado, e segurar o máximo possível, no caso de ser o time da Vila, que nos eliminou nas últimas três edições. Mais uma vez provaremos da força do elenco pra tal.
Pensa que acabou? Nada... daí em diante começaria a batalha das quartas de final. Matar mais um leão. A Conmebol já havia definido as datas, como dito nessa reportagem. Após as quartas, teremos a pausa para a Copa das Confederações do Brasil 2013. Poderemos receber ou Palmeiras ou Tijuana do México, aqui no Morumbi! Ambos fizeram uma campanha melhor que nós e tentarão nos surpreender. E nós não podemos pensar: "Palmeiras foi para série B e Tijuana é insignificante" que tomaremos na cabeça! Mais valerá o coração e a raça do que apenas a técnica e elenco.
No final de semana seguinte, mais Paulistão. Caso cheguemos, repito, cheguemos a final, agora, dia 19/05, será a vez de estar no Morumbi vendo mais uma final de Campeonato Paulista, coisa que não acontece há muito tempo! Repito mais uma vez a importância de chegarmos a esse nível, para também alimentar nosso ego. Mais uma vez enfrentaremos: Botafogo, Mogi-Mirim, Santos ou Palmeiras.
Campeão Paulista ou vice, para mim tanto faz (quem leu isso cantarolando a música do Naldo?). Caso dê Palmeiras nas oitavas, ficaremos por aqui mesmo comemorando até segunda-feira, ou terça... Mas se der Tijuana, teremos que ir a cidade do mesmo nome, no Méximo, a 2km da fronteira dos Estados Unidos, e ainda jogar em campo artificial, para definir nosso semestre, tudo isso no dia 22/05.
Daí folga? Até pode ser. Mas estaremos no dia 26/05, em Campinas para a estréia do apertado Brasileirão 2013, que também será pausado para a Copa das Confederações, contra a Ponte Preta. Poderia ir com o time reserva ou misto? Sim. E até acredito que irá! Mas, é como eu sempre digo, não pode abrir mão de rodada nenhuma do Brasileirão. Depois os pontos perdidos podem fazer falta... Um time misto cairia bem!
O texto foi enorme para demonstrar a maratona que o Tricolor vai enfrentar. Mas se o time quer ser Campeão e "FAZER HISTÓRIA" não pode escolher adversário. Vai lá e simplesmente joga.
Tricolor, com essa raça, você vai longe!
É isso aí!!
Fiquem com o vídeo da Classificação, que arrepiou e me emocionou muito! Continuem ligados no Blog "O São Paulino"!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário