sexta-feira, 30 de março de 2012

Violência entre Organizadas. Até quando?

Bem amigos do Blog "O São Paulino"!



E eis que o blogueiro volta a falar com sua multidão! Confesso que estava com saudades.
Como percebemos, estamos bem no Campeonato Paulista, na liderança. Com alguns jogos convincentes e outros razoáveis, onde a única derrota foi para o Corinthians, na 6º rodada.



Mas infelizmente, não é o assunto desse post. O assunto pode parecer novo mas não é! Pode parecer que não ter ligação com o São Paulo Futebol Clube, mas tem...

É a Maldita Violência entre Torcidas Organizadas.

O lamentável Fato ocorrido as vésperas do jogo Corinthians x Palmeiras numa briga de Torcidas organizadas que resultou na morte de um torcedor palmeirence não é nenhuma nova notícia, nem moda recente. Pensam que o fato é apenas com e entre as torcidas alvinegras e alviverdes? Na semana retrasada, também houve um confronto entre as Torcidas Organizadas do São Paulo e do Santos, antes do jogo São Paulo x Santos, vencido pelo Tricolor por 3 a 2. Com certeza, um evento com menor repercursão, mas com o mesmo precedente.

Vi e ouvi algumas opiniões, desde: "o estádio de futebol não é seguro", "tem que acabar com todas as organizadas","tem que bater mesmo, porco filho d......" (cada coisa absurda)...

Gostaria de expor a minha, mas antes, gostaria que vocês assistissem um vídeo do meu canal.



Para quem não se lembra, em 1995 na final de um campeonato de Júniors entre São Paulo e Palmeiras no Estádio do Pacaembú, que estava em reforma, acabou em briga entre as torcidas dentro do próprio estádio. Entulhos e materiais da obra acabaram servindo de armas. O confronto acabou com a morte de um torcedor Márcio Gasparin - torcedor do São Paulo. As torcidas foram punidas - brandamente, convenhamos com alguns meses de suspensão em jogos... E em alguns meses todas não puderam comparecer ao estádio com faixas e bandeiras e camisas.

Logicamente, foi apenas uma branda e razoável punição, tendo em vista que não surtiu efeito. Todos os anos há problemas e confrontos entre torcedores. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Alagoas, Bahia, sempre há casos de brigas - até mesmo os que não são noticiados com repercursão.

O que o blogueiro apóia?

Primeiramente, uma fiscalização em cima das entidades. Não pode-se tratar as Organizadas - as paulistas tem ainda Escolas de Samba vinculadas, apenas como um grupo de pessoas. Eles tem representatividade, conselhos, muitas vezes apoiados e patrocinados pelos seus próprios clubes.

Eu acho que as Entidades devem prestar contas ao Governo como se fossem empresas, com seus associados devidamente cadastrados (acredito que quase todas possuem cadastros). Devem ter licensas de funcionamento. Caso não tenham, não devem funcionar.

Essas "empresas" por sua vez manteriam convênios com a Polícia Militar, até mesmo pagando uma taxa para o Estado. Isso pagaria os trabalhos de centenas de policiais que tem que escoltá-los e disponibilizar um contingente.

Se provavelmente você for da Independente ou Dragões pode ficar chateado, mas não fique. Também já fui um Independente e sei do Amor que sentimos pelo São Paulo Futebol Clube.
Mas o mais bonito é: a Festa que fazemos, o que representamos, e não em quem batemos. Nunca curti briga.

Assim já quebrava as pernas dos baderneiros. Ou vai pra ver jogo ou vai preso.

Sou a favor de punições severas. Em caso de confusão, dependendo do grau - multa e na reincidência, suspensão. Numa briga grave com morte, não interessa quem foi o agressor, as duas torcidas serão punidas com proibição de vendas de entradas a todos os associados (lembra do cadastro?).

Novamente entrando em confusão a licensa seria cassada e não pode mais nem faixa, nem camisa, nem Carnaval - senão é preso por apologia ao crime.

Acredito que com punições severas, deva melhorar algo. Com punições brandas, nada mudará...


VIOLÊNCIA NO FUTEBOL.
ATÉ QUANDO?


Obrigado pela leitura, e até a próxima em "O São Paulino".


6 comentários:

  1. Concordo com vc, temos que puni-los severamente, com prisão e não com "não podem ir ao estadio" isso é pouco.
    Em algum pais (não me lembro qual) só vão torcedores mandandes.
    Exemplo São Paulo x Palmeiras: no Morumbi só tricolor, no palestra só porco.
    Talvez adiante alguma coisa e diminuí a violência

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo Tinho.

      Questão de ir apenas torcedores mandantes não seria legal, seria antiesportivo. Mas as autoridades deviam fazer melhor seu trabalho de contenção.

      No Rio de Janeiro deu uma melhorada, existe uma divisão especial para isso, o GEPE. Eles quem escoltam, contactam, interveêm...

      Acho que seria um bom modelo para iniciarmos em outro estado, lógico, com muitas melhorias...

      Obrigado pelo comentário amigo! Abraço!

      Excluir
    2. Como é bom comentar por aqui novamente! hehehe

      Concordo com seu texto, Leandro... o ruim de punir todos é que nem todos estão ali para brigar, tenho certeza que muitos são contra a violência e vão única e exclusivamente para assistir o jogo e incentivar seu time! É complicado essa situação.

      Bom, não sei se já comentei isso aqui, mas eu sou de Uberaba/MG. Nunca fui em um estádio, nem quando os jogos são aqui mais perto (Ribeirão Preto, por exemplo). Gostaria muito de ir no Morumbi ver o Rogério Ceni, antes que ele se aposente. E pra ser sincero, tenho medo de ir em algum jogo que dê muito público. Estou me organizando pra ver se consigo ir no final deste ano. Nem conheço nada da cidade de SP também... quem sabe não podemos combinar de irmos juntos, assim vocês me apresentam o Morumbi!? hehehe

      Abraços

      Excluir
    3. Maurílio, você tem o meu email, quando vc tiver pra vir, me avisa com antecedência! Aí podemos combinar sim!

      Se o Tinho puder, também!

      Relaxa que é tranquilo, qualquer coisa eu te ajudo!

      Eu te recomendo vir num sábado de manhã e antes agendar o Morumbi Tour, para ver tudo dentro do estádio, muito bom!


      Obrigado por comentar, e vamos voltar a postar com mais frequência!

      Excluir
  2. Podemos combinar sim. Já fui algumas vezes e mesmo assim tenho medo de ir em clássicos.
    Fui a primeira vez em 2008 contra o Botafogo no Morumbi(quando o spfc recebeu o troféu de campeão, mas infelizmente foi no outro lado do campo a entrega), fui em 2010 contra o Guarani, também no Morumbi. Fui ano passado nos jogos contra o Atlético Goianiense e Atlético Paranaense, e fui no jogo passado em Itu nos 4 x 2 pro Tricolor. E fui no jogo contra o Sao Bento que é o time da cidade. Sou de Sorocaba, então não é tao fácil eu ir em jogos!
    Abraços amigos!

    ResponderExcluir
  3. Como vão, meus amigos?

    E aí, estão confiantes para o jogo de quinta contra a Ponte e domingo contra o Santos? Estou ansioso pelos jogos!!!

    Ah, e obrigado por toparem!

    Abraços

    ResponderExcluir