Bem amigos do Blog "O São Paulino", o final do ano 2012 se aproxima, e fica a lembrança dos bons momentos e, claro, a renovação de votos para o próximo ano, a esperança de tempos melhores.
Foi justamente o que desejávamos a mais ou menos um ano atrás: Tempos melhores pro Futebol do Tricolor.
Felizmente ele veio. Forjado a ferro e fogo, com duras eliminações no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil para Santos e Coritiba respectivamente, os rivais ganhando taças e a gente ficando pra trás. Mas houve superação: boas e pontuais contratações - como Jadson, Cortez e Osvaldo - que eu considero as melhores, a ascensão de Lucas sendo a estrela do time, a volta de Rogério Ceni e Wellington, e a vinda de Ney Franco, que colocou sua filosofia e arrumou o time direitinho.
Tanto que, o São Paulo fez a melhor campanha do segundo turno do Brasileirão, e conquistou a Copa Sulamericana de forma maiúscula.
Excepcionalmente dessa vez, não realizaremos a Retrospectiva do Ano como a do ano passado, mas fica as boas lembranças do ano que passou e muitas expectativas pro que virá.
PH Ganso, pra mim será a estrela do time em 2013.
Finalmente teremos um time competitivo, com a chegada de Xerife Lúcio, o show dos maestros PH Ganso e Jadson, do matador Luis Fabiano, e a habilidade de Osvaldo. Eu manteria esse padrão, com alguma contratação cirúrgica, um meia-atacante de velocidade e nome. (O chileno Eduardo Vargas, que está sendo especulado, pra mim é bom nome).
Estou passando para desejar a todos um FELIZ NATAL, repleto de Felicidades, Títulos para nosso Tricolor, Dinheiro no bolso e sobre tudo muita SAÚDE!
E o que nos deixa mais felizes que ver essas cores fazendo o adversário tremer? De ver essa Torcida maravilhosa gritando o nome do São Paulo Futebol Clube? E das belas jogadas que nasceram dos pés de Lucas, Jadson, Osvaldo e Luis Fabiano?
São coisas inexplicáveis... só o nosso Coração de 5 Pontas Tricolor sabe explicar.
Após aquela breve parada, voltamos mais uma vez a postar impressões, e lógico comemorar ou lamentar os resultados da rodada, sempre com muito amor ao São Paulo FC.
E voltamos justamente num momento de decisão: A Final da Copa BRIDGESTONE Sul Americana 2012.
Pelo Blog, pegamos no começo, bem na vitória em no Estádio Pituaçú, em Salvador, contra a equipe do Bahia. Era o segundo jogo do Rogério Ceni no ano, e ainda marcou um golaço de falta.
São Paulo FC: Campeão da Copa BRIDGESTONE Sudamericana
Mas não vimos por aqui os dois empates com a LDU de Loja - assisti apenas os melhores momentos, contra o Universidad do Chile - vi apenas o segundo jogo com uma imponente vitória por 5x0 - e com o São Paulo voltando a mandar jogos no Estádio do Pacaembú (na última rodada do Brasileirão, vencido pelo Fluminense, o São Paulo mandou a partida contra o Corinthians dentro do Estádio do Pacambú). Nas semi, dois empates contra a Universidad Católica do Chile (não confundam), reeditando a Final da Libertadores 1993, e por final a decisão contra o Tigre da Argentina. Primeiro jogo em "La Bombonera", estádio do Boca Juniors. Nesse jogo, desde o início o São Paulo mostrou sua superioridade, porém num lance extremamente infeliz, o Luis Fabiano acabou sendo expulso em confusão com o Donatti. O Fabuloso tentou defender o Lucas após falta do camisa 7 no argentino, um lance normal de jogo, mas que os hermanos encararam de forma diferente. Como já comentei, no lance o LF foi apenas "infeliz", mas não deveria ser crucificado, embora sua falta atrapalhasse um pouco o esquema tático (Ney Franco tentou corrigir com a entrada de Cícero, mas sem efeito) e o jogo terminou nos 0 a 0. Um bom resultado, mas um jogo feio, cheio de violência por parte dos argentinos, com entradas duras e não coibidas pelo árbitro - um banana, na minha opinião.
Na volta no Morumbi, com 67 mil torcedores, uma festa fantástica para Lucas que faria seu último jogo com a camisa do São Paulo antes de ir para a França jogar pelo PSG, o que teve destaque inicial foi a confusão dos seguranças do São Paulo com os jogadores do Tigre - que queriam aquecer no gramado do campo de jogo, o que não é permitido. Como frequentador do Morumbi, nunca vi equipes se aquecendo no gramado, sempre atrás do gol de entrada (pra quem assiste pela TV, o da direita), que possuí um gramado para aquecimento. O próprio São Paulo não realiza aquecimentos no campo de jogo, e sim dentro dos vestiários - onde possui um pequeno gramado de grama sintética com um gol. Willian José veio substituir o Fabuloso, e já estava negociado com o Grêmio de Porto Alegre.
No início de jogo, o Tigre mostrou a que veio. Bater. Logo no início uma entrada em Lucas e um pisão - proposital. Mas a dureza hermana durou pouco quando Lucas marcou o primeiro gol - coincidência ou não, nessa partida. Uma baita jogada entre Jadson e Willian José, onde o centro avante tirou os zagueiros dentro da área após enfiada de Jadson, e a bola sobrou pro garoto Lucas que levou mais um pouco e bateu de perna esquerda. Golaço!
Logo após, no contra ataque, conseguiu passe por dentro da defesa para Osvaldo tocar por cima do goleiro e garantir a Taça Sulamericana para o Tricolor Paulista.
Prevendo o show, os jogadores do Tigre começaram a distribuir pancadas, e provocar mais ainda. Na saída para o intervalo, confusão entre Paulo Miranda e um jogador do Tigre, que foi expulso. O estopim dessa bagunça foi: Lucas que havia recebido um tapa - ao meu ver involuntário mas com força desproporcional, e sangrado, mostrou ao defensor um algodão com o sangue estancado. Alguns jogadores foram para cima do garoto, sendo separado pelos companheiros.
E durante o intervalo, confusão nos bastidores: uma briga generalizada entre os seguranças e os jogadores do Tigre, nos corredores dos vestiários. Isso fez com que o Tigre recusasse retornar ao vestiário alegando falta de segurança. Como não foi atestado pela organização a falta de segurança, pela regra, o São Paulo foi declarado campeão da Sulamericana 2012.
E parabéns aos guerreiros Tricolores, que fizeram partida ou meia partida excepcional e estavam dando show. Não é preciso comentar as atuações individuais, mas todos jogaram muito, incluíndo o Luis Fabiano - que nos foi importante e consegue o seu primeiro de muitos títulos importantes com o São Paulo!!!
Todos - Nota 10
Lucas - E a saudade já bate forte. Do menino franzino que chegou ao profissional do São Paulo com 17 anos, havia sido Campeão apenas da Copinha (numa final muito disputada contra o Santos - de Alan Patrick) e estava com sede de títulos. Com status de jóia Tricolor, amargou decepcionantes episódios como derrota para o Corinthians em pleno Morumbi em 2010, não classificação para Libertadores em 2010, perda da Copa do Brasil em 2011 e 2012, da Sul Americana 2011, uma dupla eliminação pro Santos no Paulista e turbulências no elenco e no time. MAS coroou sua participação e sempre humilde e jogando muito jogou partidas memoráveis.
Mas seu melhor momento foi fora de campo. Com o anúncio de sua venda para o Paris San Germain, o garoto negociado, não tirou o pé. Foi fundo em todas as bolas, divididas e continuou jogando muito, ao contrário de muitos por aí. Aí mereceu o slogan : ESSE HONRA A CAMISA!
Parabéns Lucas e volte em breve ao São Paulo FC, assim como fez Raí. Você está seguindo o caminho do ídolo!!!
E quem diria... os loucos ganharam dessa vez...
Iniciando a sessão "Rapidinhas" na última semana, o Corinthians conseguiu um feito histórico desde sua fundação em 1910. Conseguiu conquistar o Mundial Interclubes, contra o Chelsea, o ápice do futebol mundial. Com gol de Guerrero no início do segundo tempo, e defesas LIKE A ROGÉRIO CENI de Cássio, o alvinegro conquistou a tão sonhada taça, após uma boa temporada que levou a conquista da inédita Libertadores. O goleiro ainda foi o Bola de Ouro da competição.
E o Blog, apesar de toda a rivalidade, que deve ser esquecida nessa hora, parabeniza o Sport Club Corinthians Paulista pela conquista, que finda a superioridade européia nesta competição. Desde 2006 nenhum sul americano vencia a competição.
O último foi o Internacional batendo o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. Santos ano passado foi massacrado pelo próprio Barcelona.
Lembrando a equipe se junta a São Paulo e Internacional, nesse formato FIFA, e Grêmio, Flamengo, Santos e incluindo o próprio São Paulo no formato antigo como campeãs brasileiras Mundiais. Embora haja controvérsias, eu considero a Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2000, vencida por eles, como campeonato mundial, com a ressalva de ter sido EXTREMAMENTE mal organizada e mal montada. O campeão Mundial de 2000 também foi o Boca, que com dois de Palermo venceu o Real Madrid.
Algumas pessoas teimam em desconsiderar o antigo formato, por força da conveniência e apenas para desmerecer a história do futebol brasileiro, vencedor em 6 oportunidades. A posição da FIFA é o seguinte: Apenas as competições de 2000 e 2005 em diante foram endossadas pela entidade, isto é, tem o aval da entidade. Mas reconhece os campeões da competições anteriores como um torneio predecessor. A competição entre UEFA e CONMEBOL chamada Taça Intercontinental, teve sim o mesmo valor de um Mundial.
Eu acho o seguinte: comemorem como quiser e até eu estou feliz pelo Futebol Brasileiro. Mas não desmereçam a gloriosa história de outras agremiações que trilharam o mesmo caminho até mais de uma vez. Então, podem dizer o que quiser, mas o Santos é BI MUNDIAL, Flamengo e Grêmio são CAMPEÕES MUNDIAIS, e o São Paulo é TRI-MUNDIAL.
Lúcio, o xerife TRICOLOR:
E nessa semana, foi contratado o pentacampeão Mundial pela Seleção em 2002, o zagueiro Lúcio. O zagueiro que estava na Juventus da Itália, rescindiu e o São Paulo agiu rápido, o trazendo após muita insistência. Curiosidades: é o quinto jogador com mais participações com a Seleção Brasileira em Copas do Mundo - 3 (2002,2006,2010). Tem 34 anos de idade e chega como a peça de experiência para a Libertadores 2013.
Uma baita contratação. Embora o nome do Lugano havia sido comentado e o uruguaio preferiu permanecer na Europa por mais algum tempo - causando algum alvoroço desnecessário (alguns o chamam de mercenário - o que é ridículo, pois o cara honrou o manto), eu acho que os dois nomes são equivalentes e Lúcio, que foi revelado no Inter e passou 12 anos fora do Brasil, tem tudo para ser um dos ídolos Tricolores. Tem que ver a questão de adaptação ao futebol brasileiro, pois de físico ele anda bem.
Acho que pode formar boa dupla, como vimos no vídeo a seguir:
Lances de Estados Unidos 2x3 Brasil, final das Copa das Confederações 2009, na África do Sul.
Dois gols de Fabuloso e um de Lúcio e o último título da Seleção Brasileira.
Libertadores 2013
FELIZ LIBERTADORES NOVA!
O São Paulo com a conquista na Copa BRIDGESTONE Sudamericana 2012 e o 4º lugar no Brasileirão 2012, garantiu o Retorno a Copa SANTANDER Libertadores de 2013, após dois anos fora.
Agora sim a competição vai ter graça, pois chega uma equipe tradicionalíssima. E lógico que por aqui muita gana e força e energias positivas aos Guerreiros Tricolores, que vão em busca do Tetra!
Confira a chamada série: HISTÓRIAS DA LIBERTADORES
E o primeiro embate, nos playoffs já foi definido! O São Paulo encara o Bolívar da Bolívia, com o primeiro jogo no Morumbi e o segundo na altitude de La Paz. O que mais preocupa, além da altitude, é a forma física, já que no começo de temporada a forma física não é das melhores.
Mas um time que busca chegar o TOPO, não escolhe adversário nem lugar. Simplesmente joga e encanta.
Um pequeno resumo do confronto Bolivar x São Paulo: 1 vitória (3x0, em 1992 no Morumbi) e 1 empate (1x1 em 1992 em La Paz).
Ah, e na série, vamos destacar confrontos regionais (onde nunca perdemos para SCCP ou SEP) entre outras... Vale a pena conferir!
Contratações a vista:
Com a chegada de Lúcio, Negueba (ex-Flamengo), Aloísio (ex-Figueirense), Wallyson (ex-cruzeiro) e Renan Ribeiro (ex- Atlético MG), sendo que as 3 últimas ainda não foram anunciadas ou fechadas, o São Paulo se move para achar um substituto para Lucas. A diretoria quer uma peça com as mesmas características para não quebrar o esquema de Ney Franco. Porém acredito que haja meios de driblar isso.
Referente a isso, eu acho sim que o São Paulo poderia armar a equipe como um quadrado no meio. Ganso e Jadson na armação, mas com Douglas na lateral. Isso iria suprir a falta de Lucas, não necessitando de um cara aberto na direita...
Seria: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Rhodolfo, Cortez, Denílson, Wellington, Jadson, Ganso, Osvaldo e Luis Fabiano.
E para 2013 uma boa esperança, de boas conquistas e com o time montadinho e jogando bem!
Assim, amigos, obrigado pela Leitura, e nos vemos na Retrospectiva 2012!!!
Continuem ligados no blog "O São Paulino" e desejo um FELIZ NATAL a Todos, repleto de felicidades!
É com muito prazer que digo, que hoje, dia 09 de dezembro de 2012 estou resolvido na Cidade Maravilhosa e Olímpica, embora longe do Tricolor do Morumbi, mas com a vida em andamento.
Isso significa que voltaremos com o blog mais apaixonado pelo Tricolor Paulista!
Sim! A partir de agora vai ser possível acompanhar as partidas do São Paulo FC (caso não saibam, por aqui em TV aberta não passam os jogos do São Paulo - a menos que sejam no Morumbi contra algum dos times do Rio).
Então, o post da volta se chama A caminho da Glória, onde comentaremos mais sobre o São Paulo, o que tem passado, etc...
É muito bom rever vocês!
Sul Americana 2012 - A decisão.
O São Paulo começou a sua campanha na Sul Americana contra o Bahia (leia a opinião postada no blog do primeiro e do segundo jogo os dois vencidos por 2x0). Duas vitórias com direito a gol de falta do Capitão.
Depois enfrentou a LDU de Loja, time retrancadíssimo onde conseguiu a classificação apenas com um gol fora de casa. Empate de 1x1 em Loja, e 0x0 no Morumbi - apesar da superioridade Tricolor.
Em seguida, encarou a badalada e atual campeã do torneio, a Universidad do Chile (La U), nas quartas de final. Dois jogaços, no Chile, vitória por 2x0 com gols de Willian José - que parece já negociado com o Santos, e no Estádio do Pacaembú (quem diria o São Paulo voltando a mandar jogos no estádio municipal) o Tricolor enfiou sonoros 5x0. Pinta de Campeão.
Nas perigosas semifinais, outro chileno: Universidad Católica do Chile, reeditando a final da Libertadores de 1993. No primeiro jogo no Chile, um empate por 1x1 e um caminhão de gols perdidos. Já no Morumbi, lotado, 60 mil pessoas acompanharam o Tricolor empatando em 0x0 e novamente se classificando com um gol fora. Ganso participou dessa partida entrando no segundo tempo, jogando muito bem ao meu ver, embora ainda sem o ritmo devido a seguidas lesões durante o ano.
E o Tricolor Finalista esperou seu adversário: o Tigres da Argentina.
O primeiro jogo ocorreu na quarta-feira passada em La Bombonera, estádio do Boca Juniors, embora não lotado mas mítico. Um jogo onde a catimba argentina ficou evidente e prevaleceu sobre o nosso artilheiro Luis Fabiano, que foi expulso devido confusão. Na minha opinião, o LF errou, mas qualquer um poderia ter perdido a cabeça e ter ficado irritado: juiz invertendo falta toda hora, levando cuspe, tapa, porrada toda hora... é complicado... Concordo que a resposta poderia ter sido dada na bola, e acho que no segundo vem na bola sim, mas é compreensível... Pra mim, o maior culpado foi o juiz, que permitiu essas porradas. Um Carlos Amarilla da vida não ia contemporizar com isso...
O jogo sem o artilheiro ficou sem alternativas, com o esquema do técnico Ney Franco quebrado... Aí foi apenas segurar o empate de 0x0 também com superioridade total do São Paulo...
E quarta-feira agora está chegando, a decisão será em nossa casa: A casa Sacrossanta. Estádio do Morumbi...
A Caminho da Glória...
Lucas
Para o meia atacante Lucas (que merece uma sessão Nomes Pra Não Esquecer no blog) é o jogo da vida, e o Caminho da Glória! O garoto, revelado no São Paulo, que joga MUUUUUITO, está se despedindo de tudo isso, pois já foi negociado com o PSG da França - foi o que viabilizou a chegada do Ganso. Para ele será a Glória, seu primeiro título como profissional, já internacional, e ainda escrevendo a história Tricolor. Com certeza será um baita jogador de seleção e ainda por cima ídolo no São Paulo. Esperamos que sua volta seja em breve...
Libertadores
Com a 4ª colocação no Campeonato Brasileiro 2012, vencido pelo Fluminense com 3 rodadas de antecedência - parabéns ao Tricolor das Laranjeiras, o São Paulo garantiu pelo menos a participação nos playoffs da Libertadores 2013. Se ganhar o título na quarta, empurra o Grêmio para essa condição e vai direto para fase de grupo.
Confira a participação brasileira no ano que vem:
Corinthians, campeão da Libertadores 2012.
Palmeiras, campeão da Copa do Brasil 2012.
Fluminense, campeão do Campeonato Brasileiro 2012.
Atlético-MG, segundo colocado no Campeonato Brasileiro 2012.
Grêmio, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro 2012.
São Paulo, quarto colocado no Campeonato Brasileiro 2012, ou campeão da Copa Sul Americana.
Sem contar que o título do São Paulo ainda o leva para duas competições internacionais: a Copa Suruga no Japão, contra um time japonês, e a Recopa Sul Americana - que será contra o Corinthians no ano que vem.
Reforços
O único reforço fechado hoje é o Negueba - atacante do Flamengo que vem por empréstimo. Tem a chegada de Aloísio (ex-Figueirense) que está quase concretizada e possivelmente a do goleiro Renan, ex Galo. Fará concorrência a Dênis a partir de 2014. O SP ainda estaria de olho em Montillo ou Wallyson do Cruzeiro. Eu não acredito que Montillo seja necessário, pois já temos 2 grandes meio campistas (Jadson e PH Ganso) mas Wallyson seria boa contratação.
Eu acho que a lista está de bom tamanho.
Goleiro Artilheiro
Por falar em goleiros, o M1T0, que teria seu contrato terminando em dezembro deste ano, renovou por mais um. E quer traçar o Caminho da Glória, conquistando mais uma Libertadores e mais um Mundial. Time bom já formamos, só falta dar o sangue a partir do ano que vem! Há muito a ser feito!
2013
Com a Libertadores, JJ decidiu montar um bom time. Começou com boas contratações já do ano passado, como Cortês que curtiu ótimos, bons e maus momentos mas é bom, Rafael Tolói que era o zagueiro que precisávamos, Osvaldo jogando muito, Douglas. Paulo Miranda se acertou na lateral, apesar de ser zagueiro. É que ele é razoável na defesa, e encaixou no esquema Ney Franco.
Outra boa contratação: Ney Franco. O cara deu a vida que o time necessitava. E você vê, não é de briga de confusão, de braveza. Um cara jovem que soube conversar com os atletas, teve o grupo na mão e colocou conceitos corretos: alguns exemplos: acabaram as improvisações: zagueiro é zagueiro, volante é volante. Logicamente se houver necessidade haverá alguma. Tirou os meninos Lucas e Osvaldo do mal caminho e posicionaram eles corretamente no campo. Até Fernandinho se tivesse seria melhor aproveitado. A zaga melhorou muito após sua chegada, o próprio Rhodolfo tem jogado muito melhor que no início do ano.
Jogadores de talento estão chegando: PH Ganso lidera. Uma negociação novelística.
Seleção Brasileira
Há algumas semanas o técnico Luis Felipe Scolari, que havia sido demitido do Palmeiras, voltou ao comando da Seleção Brasileira. Seu assistente técnico será ninguém menos que Carlos Alberto Parreira. Lembrando que os últimos títulos mundiais da Seleção Canarinho vieram da mão dos dois. Parreira ainda dirigiu a Seleção em 2006, eliminada pela França, na falha do Roberto Carlos. Pelo menos, são caras experientes e eu confio neles para colocar nossa Seleção nos caminhos novamente. Tenho certeza que Felipão convocará com critérios e trabalhará com uma mentalidade diferente de Mano.
Títulos também não contam muito. Vale lembrar que o escorraçado Dunga levou a Copa América e a Copa das Confederações. Felipão teve uma vexatória saída da Copa América, eliminado por Honduras...
E é isso galerinha, voltamos e esperamos viver muitas alegrias a partir de quarta-feira que vem.
E não percam, TEM PRÉ-JOGO DA FINAL!
Obrigado pela leitura, e continuem acompanhando "O São Paulino"!