domingo, 9 de dezembro de 2012

A caminho da Glória

Bem amigos do Blog "O São Paulino"!

É com muito prazer que digo, que hoje, dia 09 de dezembro de 2012 estou resolvido na Cidade Maravilhosa e Olímpica, embora longe do Tricolor do Morumbi, mas com a vida em andamento.

Isso significa que voltaremos com o blog mais apaixonado pelo Tricolor Paulista!

Sim! A partir de agora vai ser possível acompanhar as partidas do São Paulo FC (caso não saibam, por aqui em TV aberta não passam os jogos do São Paulo - a menos que sejam no Morumbi contra algum dos times do Rio).

Então, o post da volta se chama A caminho da Glória, onde comentaremos mais sobre o São Paulo, o que tem passado, etc...

É muito bom rever vocês!



Sul Americana 2012 - A decisão.
O São Paulo começou a sua campanha na Sul Americana contra o Bahia (leia a opinião postada no blog do primeiro  e do segundo jogo os dois vencidos por 2x0). Duas vitórias com direito a gol de falta do Capitão.
Depois enfrentou a LDU de Loja, time retrancadíssimo onde conseguiu a classificação apenas com um gol fora de casa. Empate de 1x1 em Loja, e 0x0 no Morumbi - apesar da superioridade Tricolor.

Em seguida, encarou a badalada e atual campeã do torneio, a Universidad do Chile (La U), nas quartas de final. Dois jogaços, no Chile, vitória por 2x0 com gols de Willian José - que parece já negociado com o Santos, e no Estádio do Pacaembú (quem diria o São Paulo voltando a mandar jogos no estádio municipal) o Tricolor enfiou sonoros 5x0. Pinta de Campeão.

Nas perigosas semifinais, outro chileno: Universidad Católica do Chile, reeditando a final da Libertadores de 1993. No primeiro jogo no Chile, um empate por 1x1 e um caminhão de gols perdidos. Já no Morumbi, lotado, 60 mil pessoas acompanharam o Tricolor empatando em 0x0 e novamente se classificando com um gol fora. Ganso participou dessa partida entrando no segundo tempo, jogando muito bem ao meu ver, embora ainda sem o ritmo devido a seguidas lesões durante o ano.

E o Tricolor Finalista esperou seu adversário: o Tigres da Argentina.
O primeiro jogo ocorreu na quarta-feira passada em La Bombonera, estádio do Boca Juniors, embora não lotado mas mítico. Um jogo onde a catimba argentina ficou evidente e prevaleceu sobre o nosso artilheiro Luis Fabiano, que foi expulso devido confusão. Na minha opinião, o LF errou, mas qualquer um poderia ter perdido a cabeça e ter ficado irritado: juiz invertendo falta toda hora, levando cuspe, tapa, porrada toda hora... é complicado...  Concordo que a resposta poderia ter sido dada na bola, e acho que no segundo vem na bola sim, mas é compreensível... Pra mim, o maior culpado foi o juiz, que permitiu essas porradas. Um Carlos Amarilla da vida não ia contemporizar com isso...
O jogo sem o artilheiro ficou sem alternativas, com o esquema do técnico Ney Franco quebrado... Aí foi apenas segurar o empate de 0x0 também com superioridade total do São Paulo...

E quarta-feira agora está chegando, a decisão será em nossa casa: A casa Sacrossanta. Estádio do Morumbi...

A Caminho da Glória...

Lucas
Para o meia atacante Lucas (que merece uma sessão Nomes Pra Não Esquecer no blog) é o jogo da vida, e  o Caminho da Glória! O garoto, revelado no São Paulo, que joga MUUUUUITO, está se despedindo de tudo isso, pois já foi negociado com o PSG da França - foi o que viabilizou a chegada do Ganso. Para ele será a Glória, seu primeiro título como profissional, já internacional, e ainda escrevendo a história Tricolor. Com certeza será um baita jogador de seleção e ainda por cima ídolo no São Paulo. Esperamos que sua volta seja em breve...

Libertadores

Com a 4ª colocação no Campeonato Brasileiro 2012, vencido pelo Fluminense com 3 rodadas de antecedência - parabéns ao Tricolor das Laranjeiras, o São Paulo garantiu pelo menos a participação nos playoffs da Libertadores 2013. Se ganhar o título na quarta, empurra o Grêmio para essa condição e vai direto para  fase de grupo.
Confira a participação brasileira no ano que vem:

Corinthians, campeão da Libertadores 2012.
Palmeiras, campeão da Copa do Brasil 2012.
Fluminense, campeão do Campeonato Brasileiro 2012.
Atlético-MG, segundo colocado no Campeonato Brasileiro 2012.
Grêmio, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro 2012.
São Paulo, quarto colocado no Campeonato Brasileiro 2012, ou campeão da Copa Sul Americana.

Sem contar que o título do São Paulo ainda o leva para duas competições internacionais: a Copa Suruga no Japão, contra um time japonês, e a Recopa Sul Americana - que será contra o Corinthians no ano que vem.

Reforços
O único reforço fechado hoje é o Negueba - atacante do Flamengo que vem por empréstimo. Tem a chegada de Aloísio (ex-Figueirense) que está quase concretizada e possivelmente a do goleiro Renan, ex Galo. Fará concorrência a Dênis a partir de 2014. O SP ainda estaria de olho em Montillo ou Wallyson do Cruzeiro. Eu não acredito que Montillo seja necessário, pois já temos 2 grandes meio campistas (Jadson e PH Ganso) mas Wallyson seria boa contratação.
Eu acho que a lista está de bom tamanho.

Goleiro Artilheiro
Por falar em goleiros, o M1T0, que teria seu contrato terminando em dezembro deste ano, renovou por mais um. E quer traçar o Caminho da Glória, conquistando mais uma Libertadores e mais um Mundial. Time bom já formamos, só falta dar o sangue a partir do ano que vem! Há muito a ser feito!

2013
Com a Libertadores, JJ decidiu montar um bom time. Começou com boas contratações já do ano passado, como Cortês que curtiu ótimos, bons e maus momentos mas é bom, Rafael Tolói que era o zagueiro que precisávamos,  Osvaldo jogando muito, Douglas. Paulo Miranda se acertou na lateral, apesar de ser zagueiro. É que ele é razoável na defesa, e encaixou no esquema Ney Franco.
Outra boa contratação: Ney Franco. O cara deu a vida que o time necessitava. E você vê, não é de briga de confusão, de braveza. Um cara jovem que soube conversar com os atletas, teve o grupo na mão e colocou conceitos corretos: alguns exemplos: acabaram as improvisações: zagueiro é zagueiro, volante é volante. Logicamente se houver necessidade haverá alguma. Tirou os meninos Lucas e Osvaldo do mal caminho e posicionaram eles corretamente no campo. Até Fernandinho se tivesse seria melhor aproveitado. A zaga melhorou muito após sua chegada, o próprio Rhodolfo tem jogado muito melhor que no início do ano.
Jogadores de talento estão chegando: PH Ganso lidera. Uma negociação novelística.

Seleção Brasileira
Há algumas semanas o técnico Luis Felipe Scolari, que havia sido demitido do Palmeiras, voltou ao comando da Seleção Brasileira. Seu assistente técnico será ninguém menos que Carlos Alberto Parreira. Lembrando que os últimos títulos mundiais da Seleção Canarinho vieram da mão dos dois. Parreira ainda dirigiu a Seleção em 2006, eliminada pela França, na falha do Roberto Carlos. Pelo menos, são caras experientes e eu confio neles para colocar nossa Seleção nos caminhos novamente. Tenho certeza que Felipão convocará com critérios e trabalhará com uma mentalidade diferente de Mano.
Títulos também não contam muito. Vale lembrar que o escorraçado Dunga levou a Copa América e a Copa das Confederações. Felipão teve uma vexatória saída da Copa América, eliminado por Honduras...

E é isso galerinha, voltamos e esperamos viver muitas alegrias a partir de quarta-feira que vem.
E não percam, TEM PRÉ-JOGO DA FINAL!

Obrigado pela leitura, e continuem acompanhando "O São Paulino"!

2 comentários:

  1. Como é bom ler um post novo neste blog! Blog este que construiu amizades e conquistou o respeito dos leitores =)

    Bem distinto nosso Tricolor do primeiro e do segundo semestre. A recuperação do M1T00, do Wellington e a chegada do Toloi deram cara nova ao Tricolor. E o Ney Franco encaixou as peças que faltavam. Uma pena o Lucas estar de saída... agora que o time encaixou, o futebol dele ia crescer ainda mais. Sobre seu post, creio que o Cañete também é um grande meio campista. No pouco que jogou, mostrou disposição e habilidade. E temos uma "improvisação" no time (coloco entre aspas porque hoje, talvez, não seja mais improvisação) que é o Paulo Miranda de lateral direito. Eu fui um dos que o critiquei e hoje admito que ele é fundamental no esquema que o Ney joga.

    Quanto à vaga direta na Libertadores, já li várias informações e cada um fala uma coisa. Mas até onde eu sei, me parece que nesse caso a Sulamericana não vai dar a vaga direta para fase de grupos. Cabe outra pesquisada aí para termos certeza.

    No mais, vamos torcer. Quarta-feira está chegando e espero que o time jogue com o coração!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Maurílio, tudo bem?

      Obrigado por estar sempre conosco nesse espaço! E desculpem pelo período sem postar.
      Embora muito orgulhoso da arrancada Tricolor no segundo semestre fazendo uma campanha excepcional, pudemos ter certeza de algumas coisas:

      Primeira, a diretoria anda acertando nas decisões. Contratações de oportunidades, mas cirúrgicas vieram: Ney Franco, Tolói, Ganso...

      Segunda: o time finalmente está dando a liga desejada, embora ainda não saiba jogar contra adversários fechadinhos (um defeito antigo). Está assim, vem aberto toma sacolada (vide. São Paulo 5x0 La U, 2x1 no Corinthians, 3x0 no Palmeiras...)

      Terceira: São Paulo, pra mim, um dos indicados ao título da Libertadores. Parece que ainda falta alguma coisa, não creio que seja técnica...

      E claro, Cañete voltando me parece uma boa alternativa no meio campo...

      Acho que o São Paulo deveria fazer um laboratório nesse Paulistão 2013... Jogar com o time mesclado ou reserva mais vezes...

      Quarta-feira tá chegando.. mal posso esperar!

      Excluir