segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ituano Campeão Paulista - Show do Interior, Lição de Futebol

Técnico do Ituano, Doriva tomando um banho na coletiva de imprensa.

Bem amigos do Blog. É uma das únicas vezes que comento sobre um outro time sem ser o Tricolor, mas merece.
Com muitos méritos, o Ituano Futebol Clube, da cidade de Itú-SP, se sagrou campeão paulista, pela segunda vez em sua história, ao vencer o Santos, nos pênaltis, por 7 a 6. A outra havia sido em 2002, porém essa edição não contou com a participação dos grandes do Estado (Corinthians, Guarani, Palmeiras, Paulista - Etti Jundiaí, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano e São Paulo), devido os mesmos estarem disputando o Torneio Rio-São Paulo. Depois foram todos para o Super Campeonato Paulista, onde a final foi disputada entre o mesmo Ituano e o Tricolor, com nosso Tricolor vencendo e se sagrando Supercampeão Paulista.

Com uma boa gestão introduzida em 2009, quando Juninho Paulista assumiu cargo como gestor do clube - depois atuando como diretor de futebol, terminou a reforma do estádio Novelli Jr. e a partir de 2012, trouxe contratações cirúrgicas, geralmente com jogadores "esquecidos" pelos clubes grandes. Em 2013, lutou contra o rebaixamento, mas esteve almejando vaga na série D do Brasileirão. A temporada de 2014 se iniciou, ainda em dezembro de 2013, com as primeiras contratações do "Galo de Itú". Todas as apostas se voltam para Marcinho, meia revelado no rival Paulista e com passagens marcantes por dois dos maiores clubes de São Paulo, Corinthians e Palmeiras. Marcinho também se destacou de forma convincente no São Caetano. Outra peça importante anunciada foi o meia Cristian, que volta ao clube dez anos depois. Cristian fez parte do brilhante grupo do Ituano que por detalhes não conquistou um acesso para a série A do Brasileirão em 2004. Cristian também defendeu clubes como Palmeiras, Paraná e Coritiba em sua carreira.

Em um grupo que contava com Corinthians, Botafogo de Ribeirão Preto, Audax e XV de Piracicaba, se classificou em uma partida polêmica - uma vitória sobre o São Paulo em pleno Morumbi, num dia de chuva intensa. Provável jogo entregue, segundo os corintianos, pois o São Paulo classificado e que havia ganho o clássico Majestoso (fiz um comentário pequeno dessa partida no post Volta Épica do Blog - parte 4), naturalmente não ofereceria forças contra o Ituano, principalmente numa partida tomada pela chuva intensa em São Paulo. Porém o time do Pq. São Jorge nada poderia reclamar, pois se quer poderia entrar na briga, ao empatar em 0 a 0 com a Penapolense, em Penápolis.

O legal foi que o Ituano foi campeão com 35 pontos na classificação geral, 10 a menos que o Santos.

Uma lição disso poderemos levar: não importa o trabalho realizado (o que é irritante e insistentemente dito pelos profissionais dos grandes clubes) se o time apresentar resultados negativos na hora errada. Vimos pela grande campanha de altos e baixos... que com futebol vistoso em tempo certo do certame, os sagraram Campeões.


O Blog "O São Paulino" parabeniza o Ituano Futebol Clube por essa vitória, que mais uma vez aplica a lição: não tem mais bobo no futebol. Tem apenas clubes menos estruturados e com maior vontade esportiva.


Continuem ligados em "O São Paulino". Nesse final de semana, começa o Campeonato Brasileiro!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário