segunda-feira, 21 de abril de 2014

OPINIÃO: São Paulo 3x0 Botafogo - Campeonato Brasileiro 2014 - #ValeuLUCIANO

Bem amigos do Blog, iniciou-se o Campeonato Brasileiro!
E que jogaço hein? Mesmo sem pré-jogo aqui no Blog, o Tricolor não tomou conhecimento do Botafogo e aplicou sonoros 3 a 0. Eu acompanhei a partida pela TV e vou analisar agora:
























Um placar elástico que resume bem o que foi a partida. O Tricolor mostrou superioridade em todos os momentos da partida, e felizmente uso da maior imparcialidade do mundo para dizer isso.

O técnico Muricy Ramalho trouxe o garoto Gabriel Boschilla ao time titular, tirando Osvaldo e mantendo Alexandre Pato. O que muitos temiam (do time ficar desequilibrado, penso para o ataque) não ocorreu por dois motivos: primeiro, o Botafogo do técnico estreante Wagner Mancini - que fez bom trabalho ano passado com o Atlético-PR, entrou com uma estratégia de jogar fechadinho e apostar no contra ataque. Mesmo contando com jogadores como o Jorge Wagner e Wallyson (que foi artilheiro do time da Libertadores desse ano). Essa circunstância já é o bastante para justificar a escolha. A segunda foi a boa semana de treinos onde Muricy pode ajudar o Boschilla a ter papéis táticos durante a partida - inclusive com a cobrança de escanteios e a parte de movimentação, e também de Pato. Esses dois fatores na minha opinião, contribuiram para o time não ficar desequilibrado taticamente falando. Se isso vai dar certo durante o campeonato, só se houver uma sinergia muito boa e um padrão de excelência entre o grupo, mas se Muricy conseguiu em 2007, pode conseguir em 2014... rsrs

A parte defensiva não sofreu praticamente nada no primeiro tempo, que foi de amplo domínio são paulino. O São Paulo pôde tocar a bola, e contou com boas tramas e movimentações de Ganso,Pato, Boschilla e Luis Fabiano. Todo o suporte para o jogo era provido, bem provido por Souza e Maicon e boas subidas de Alvaro Pereira. Douglas um pouco tímido, mas importante.

A coisa começou a degringolar quando em um lançamento para Pato, anulado pela arbitragem, mas em posição legal, tentou encobrir Jeferson, mas se chocou ao dividir com o goleiro que ainda conseguiu evitar que a bola entrasse.

Deu que no momento seguinte, Luís Fabiano aproveitou sobra pela direita e cruzou para Antônio Carlos que no chão dividiu com o goleiro e abriu o placar.

E o interessante foi que, o Botafogo se manteve na proposta fechadinha, e o São Paulo se manteve em cima, pressionando. E numa dessas, Pato serviu de Maestro, num passe em diagonal achou Douglas entrando na área. Ele ainda ajeitou com a perna direita e chutou de esquerda mesmo para marcar.

Um verdadeiro passeio. No segundo tempo, era de se supor que o Botafogo reagiria. E esperado, pois assim o time poderia utilizar da arma do contra ataque, num jogo que seria mais franco e aberto.

E assim o foi.

No começo chegou a assustar, pois o São Paulo começou a errar passes, e o Botafogo a encostar. Mas o Tricolor foi encaixando a saída de bola aos poucos. Luis Fabiano ainda perderia oportunidade cara a cara. Porém em uma ótima triangulação de Pato para Ganso, de Ganso para o Fabuloso e com o gol aberto para o gol. Era o balde de água fria no time carioca (consigo ouvir as lamentações pela cidade Maravilhosa rsrs), que até estava tentando reagir.

Depois foi apenas banho e maria. Pabón e Osvaldo entraram nas vagas de Boschilla e Pato que foram aplaudidos, para utilizar da velocidade nos contra ataques. O colombiano perdeu duas oportunidades frente a frente ao goleiro do Bota.

E assim foi meus amigos. São Paulo 3 x 0 Botafogo. O Tricolor venceu no conjunto, e isso é o que realmente conta para esse time, esse elenco e esse campeonato. Reforços, acredito que cheguem os pontuais, e (espero) ver esse time pronto para a longa temporada.

Outra coisa, hoje Muricy acertou. Colocou o talento para jogar ao invés (de apenas) velocidade. Como o próprio mesmo diz, tem que ser um futebol bem jogado e não corrido.



No meio de semana vamos voltar à Maceió dessa vez para enfrentar o CRB-AL, pela Copa do Brasil. E no próximo final de semana, já tem pedreira: enfrentar o Cruzeiro no Mineirão...

Vamos às atuações dos nossos guerreiros?
Rogério Ceni - Fez lindas defesas no segundo tempo. Operou milagres.
Douglas - Um gol e uma atuação defensiva "OK". Mas tem que tomar cuidado.
Rodrigo Caio - Hoje seguro e nada estabanado.
Antônio Carlos - Uma boa surpresa vindo do Rio de Janeiro, mais precisamente do time em que ele marcou gol hoje. E na zaga jogou sério, gostei.
Alvaro Pereira - Apoiou bem no primeiro tempo, mas no segundo se segurou um pouco. Tô preocupado com essa mascara e se vai precisar mesmo de cirurgia no nariz...
Souza - Esse merece a contratação. Boa atuação no meio campo e fez crescer o futebol do Maicon também.
Maicon - Atuação discreta no bom sentido. Tem que ser assim mesmo, e quem sabe aparecer na frente para tentar chutes. Esse é o terceiro homem de meio campo no qual precisamos, mas jogando assim.
PH Ganso - Se aproximou dos atacantes, criou espaços e comandou o meio campo, mesmo marcado teve a responsabilidade da armação dividida com Pato e Boschilla, o que tirou um peso do time.
Gabriel Boschilla - Pela estréia como titular, mostrou muita personalidade - na qual já havia mostrado em outras oportunidades no Paulistão, e pode ser a jóia tricolor do ano e quem sabe, revelação do campeonato. Que as oportunidades sejam dadas gradativamente e que o mesmo pegue realmente a responsabilidade para que não pereça como Ademílson. Se movimenta, tem visão e talento e por pouco não marcou o seu hoje, exigindo boa defesa de Jeferson.
Alexandre Pato - Continuou sendo voluntarioso, construiu jogadas, ajudou na marcação. Esse foi o cara excrachado do Corinthians? Tá jogando para ser ídolo no SPFC. Tô vendo que Aidar vai precisar enfiar a mão no bolso em 2015...
Luis Fabiano - O Fabuloso segue fazendo gols e sendo presença nesse ataque são paulino. Esse ano ele vai arrebentar!

b- Tentou algumas arrancadas, mas com o time sem encaixar o contra ataque do seu lado.
Pabón - Duas oportunidades jogadas fora. Tudo bem que o jogo tava ganho, mas cadê a técnica e o chute?
Reinaldo - Entrou durante pouco tempo no lugar de Pereira.

Muricy - Acertou na mosca ao apostar no talento do Boschilla e do Pato. Ainda vai ter que encontrar o ponto de equilíbrio para que não sofra muito, principalmente contra as equipes mais qualificadas do Brasileirão.

Arbitragem - Conta um impedimento mal anulado, mas não foi um erro grotesco ou algo tendencioso.


E no sábado, dia 19 perdemos um ícone da locução esportiva, o Luciano do Valle, da TV Bandeirantes. Ainda que eu não fosse fã da transmissão da Band, (gosto de assistir apenas o pré-jogo, e depois mudo para o PFC), respeito muito um cara que teve 50 anos de carreira e uma visão brilhante como o Luciano.

O Blog deixa as homenagens, e excepcionalmente hoje não teremos a sessão Rapidinhas.
Então até quarta-feira, com o pós-jogo de CRB x São Paulo e #VALEULUCIANO !


Créditos das imagens: Jonne Roriz/Getty Images.

Um comentário:

  1. E aí meu amigo, como vai?

    Parou de novo???

    Embora não tenha comentado, ainda passo aqui todo dia! hehehe

    Abraço... e não desiste não!

    ResponderExcluir