domingo, 22 de julho de 2012

OPINIÃO: Figueirense 0x2 São Paulo

O garoto Ademílson marca o seu primeiro gol com a camisa Tricolor

Bem amigos do blog "O São Paulino"!

O Tricolor foi a campo em Floripa, nesse domingo, procurando espantar os seus fantasmas e principalmente os seus erros, foi agraciado com a estrela de uma de suas jóias: Ademílson e o oportunismo de um de seus pupilos: Willian José.

Ney Franco pegou o time desarrumado na noite da última quarta-feira e tentou implantar um esquema mais fechado. Voltou a equipe no 3-5-2 como havia feito Milton Cruz escalando: Dênis, João Filipe, Rafael Tolói, Rhodolfo, Douglas, Denílson, Maicon, Cortez, Jadson, Ademílson e Willian José.

Tá certo que logo no primeiro minuto, Ademílson aproveitou a bola espirrada que passou pela zaga do Figueira, e guardou o gol - que deu uma certa tranquilidade ao time.

Esteve atuando bem e correndo bastante, mas acredito que a entrada que recebeu ainda no primeiro tempo, se não me engano do Túlio, tenha o deixado um pouco receoso, pois a partir daí foi menos participativo do jogo.

O gol fez com que o time catarinense saisse pro jogo para tentar dar aquela pressão, o que ocorreu de forma desorganizada - como o São Paulo na semana passada. O São Paulo se aproveitou disso, e manteve a posse da redonda, como quem não queria nada com nada.

Quando eram apertados, tinham - pelo menos no início, a ajuda dos volantes Denílson como primeiro volante, e o Maicon - atuando hora como segundo volante, hora como segundo homem de meio campo, e opções para o passe.

Gostei muito da movimentação na frente do Jadson, do Cortez e do Maicon. E a defesa, passou sem maiores sustos.

Mas algo me preocupava: o São Paulo passou a ficar desinteressado da partida, foi dando campo ao Figueirense, foi entregando a bola de graça ao Figueirense, mas o Figueirense não aproveitou, e fomos ao intervalo na vantagem mínima.

No segundo tempo, o Alvinegro de Santa Catarina veio disposto a mudar o panorama e correu atrás do resultado. Mas não se acertou em campo e contou com a defesa Tricolor bem postada.

Achei que o São Paulo poderia jogar organizado para sair no contra ataque mas optou por muitas vezes manter a posse de bola.

Ademílson se machucou em um desses "raros" contra ataques sendo derrubado por trás por Fred, e dá lugar para Rafinha. Mais pra frente o mesmo segura Cortez em uma investida pela esquerda e leva o segundo cartão amarelo, desfalcando a equipe adversária.

Mesmo assim continuou dominando as ações, e ainda quase marcou na cabeçada de Caio, salvada na linha por João Filipe.

O jogo foi mais ou menos assim, sem explicação: com um Figueirense tentando e o São Paulo acomodado por ter feito o seu tento logo ao minuto primeiro.

Ainda tivemos tempo de Maicon sair, machucado, para a entrada providencial de João Schimidt. Pelo jeito, Ney Franco tem confiança nos garotos e nada de medalhão.

E ao apagar das luzes, aos 48 do segundo tempo, bola roubada por Rafinha e entregue no pé de Willian José, que não disperdiça, e dá números finais ao confronto, 2x0 e um resultado justo pela partida.

Mas não nos enganemos. Falta muito ainda ao São Paulo.
Não gosto nada desse comportamento de fazer um gol e querer manter o resultado mínimo.

Mas em contra partida, a equipe atuou de forma compacta atrás, também muito em função da disposição no meio campo. Lembrando que esse foi o segredo do São Paulo Tricampeão da Libertadores em 2005 e do Corinthians Campeão pela 1ª vez da Libertadores em 2012.

Vamos as notas dos nossos jogadores?

Dênis - Partida segura, com boas defesas. Nota: 8,0
João Filipe - Se encaixou no sistema de três zagueiros, com bons cortes. Algumas entradas desnecessárias o penduraram para o próximo jogo. Nota: 7,0
Rafael Tolói - Jogou sério, firme, e bem pelo alto. Nota: 7,5
Rhodolfo - A maioria das jogadas foi em seu lado e ele deu conta do recado. Nota: 7,5
Douglas - Quando a partida passou pelos seus pés foi bem. Nota: 7,0
Denílson - Só não gostei das suas subidas, mas é um jogador de marcação, e assim jogou de forma satisfatória com boa movimentação e boa marcação. Nota: 7,0
Maicon - Jogou muito no primeiro tempo, ajudando Cortez na subida e na recomposição. No segundo, não apareceu muito pro jogo. Menos mal que teve que ser substituído, pois já estava começando a sumir. Nota: 7,0
Cortez - Fez uma boa partida, tocando com qualidade, recompondo e apoiando como deveria. Por ser melhor apoiador que marcador, o esquema 3-5-2 favoreceu. Nota: 8,0
Jadson - Uma partida abaixo do esperado, errando muitos passes e bolas paradas. Nota: 5,0
Ademílson - O garoto teve estrela ao marcar o gol, mas foi muito de seu mérito pois estava esperto na jogada. Depois decaíu devido a entradas fortes não coibidas pelo árbitro. Precisa melhorar o passe. Olho nele, Ney Franco! Nota: 8,0
Willian José - Também teve estrela ao finalizar bem no finalzinho. Ele tem o estilo semelhante ao de Luis Fabiano: mais fixo, mais finalizador. Também tem que ser servido com qualidade, dessa forma ele guarda. Precisa também melhorar o passe e olhar mais o jogo. Nota: 7,0

Entraram:
Rafinha - Entrou no lugar de Ademílson, lesionado. Boa partida com fome de bola! Tem tudo para ser um grande jogador. Olho nele, Ney Franco! Nota: 7,5
Edson Silva - Entrou no lugar de João Filipe, amarelado. Cometeu muitas faltas, e desnecessárias. Poderia ter segurado mais a onda. Mais uma atuação perigosa e abaixo da média. Nota: 5,0
João Schimidt - Entrou no lugar de Maicon, lesionado. Atuou de forma regular no meio campo ajudando o sistema defensivo e saindo pro jogo. Boa atuação, com bom índice de acerto de passes, tem futuro no Tricolor! Nota: 7,0


Técnico:
Ney Franco - Armou e escalou corretamente a equipe. Barrou Cícero e Casemiro com autoridade e deu chances aos garotos. Além do mais, substituiu corretamente. Faltam algumas correções, como por exemplo, como manter a vantagem - e ele está ciente, já que na semana mencionou que se espelha no time do Barcelona e do atual time do Corinthians. Tem tudo para deslanchar o time, esperamos que os jogadores estejam fechados com ele. Nota: 9

Arbitragem:
Anderson Daronco (RS) - Uma arbitragem um pouco confusa, mas depois pegou as rédeas da partida. Apitou de longe. Seus auxiliares não comprometeram.


E assim amigos se fecha a primeira vitória de Ney Franco no comando do Tricolor. Esperamos que a vitória não sirva para acomodação, mas para respiro e continuídade de algo grande e ambicioso. Não dá para ficar assistindo, dá tempo sim de chegar lá!


O próximo confronto será fora de casa, no Serra Dourada, contra o Atlético-GO, lanterna da competição. É quarta-feira, dia 25, as 21h50 com transmissão da Globo/Bandeirantes SP!

Excepcionalmente não teremos o pré-jogo! Mas aguardem a Opinião, no pós-jogo, sempre aqui no blog "O São Paulino"!

21 comentários:

  1. Valeu pelos 3 pontos! Mas temos muitas coisas para serem trabalhadas. É dar tempo ao tempo. Esse Paulo Assunção foi a contratação pedida pelo Ney Franco?

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Hummm... como disse o Daniel Perrone: só o tempo dirá...

    Logicamente, se ele for bem vão dizer que foi pedida, se ele for mal só darão aquele migué...

    ResponderExcluir
  3. Concordou com as notas dessa vez Maurílio? rs

    ResponderExcluir
  4. Concordei sim! hehehe. Dessa vez eu gostei da atuação do Tolói. Assisti o jogo pela Band e o narrador fez um comentário do tipo "pra mim, o Tolói é o segundo melhor zagueiro do Brasil, só perde para o Dedé e ainda vai dar muitas alegrias no SPFC"... até agora o único futebol que havia enxergado no Tolói era esse que a mídia prega que ele joga. Mas me parece mesmo ser um bom zagueiro. Se é o 2º melhor do Brasil, já não sei. Estou ansioso pela volta do Cañete. E na torcida para que, as contusões de ontem, não tenham sido sérias.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Vale lembrar que o trio de zaga me pareceu muito postado.
    Segundo melhor zagueiro ainda não, mas... tem agradado nos dois últimos jogos.


    Espero que o Cañete venha pra jogar o que sabe, pois na La U, jogou muito!

    ResponderExcluir
  6. E a venda (ou permanência) do Lucas? Dá até um post isso. Porque tem "n" fatores que faria com que vendesse... e também tem "n" fatores que fariam com que eu não vendesse. Neste momento, eu venderia. E você?

    ResponderExcluir
  7. Ola amigos!
    Como disse o Maurílio: "Valeu os 3 pontos", mas valeu também pelo comprometimento que todos tiveram dentro de campo. Marcaram, correram, se esforçaram bastante, e isso valeu muito.
    O ataque foi mal, mas dá pra relevar pois sem Luis, Lucas, Osvaldo, Fernandinho e etc..fica difícil (e uma parte da torcida ainda vaia o nosso artilheiro Luis Fabiano..brincadeira)
    Espero que essa dedicação continue para o resto do ano.

    Entrando na conversa...Eu não venderia o Lucas.
    Não temos peças de reposição á altura nem no elenco, e nem no mercado!
    Um talento raro que vale esse preço. Mas estamos em véspera de Olimpíadas, onde se ele jogar bem, valerá muito mais. Vale a pena esperar.
    Se ele for bem, vem uma proposta maior e tchau.
    Se ele for mal, pode ir embora por um pouco menos ou (minha escolha) fique e ganhe títulos pelo tricolor.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo, mas colocar Fernandinho na lista Tinho? rsrs

      Vender ou não vender, eis a questão...

      Excluir
  8. Voltei para ler seu post do rapidinhas...Paulo Assunção!
    Não o vi jogar, mas pelo que falam, é um pitbul.
    Agora teremos: Rodrigo Caio, Paulo Assunção, Wellington, Fabrício, Denílson(ele prefere jogar de 2º volante, mas eu prefiro ele só marcando), além dos volantes Cicero, Casemiro, Maicon, João Schimidt...muita gente.
    Acho que não foi uma contratação precisa.
    Pra mim, necessitamos de 1 meia e mais 1 atacante.

    Temos boas opções de meias no mercado. Eu iria buscar o Roger que estava no Cruzeiro e agora esta sem time. Meia canhoto bom de bola e em uma posiçao que só temos 2 (Jadson e Canete) e um deles esta machucado!

    ResponderExcluir
  9. Fala Tinho! Realmente, nosso time teve bem mais "comprometimento". Espero que continue assim nos próximos jogos. Não importo do SPFC perder (perder faz parte, é a consequência de "disputar", você fica sujeito a ganhar ou perder), mas desde que perca com honra, jogando com garra, com comprometimento e buscando a vitória... e não naquela má vontade que o time, infelizmente, tem demonstrado bastante.

    Falando do Lucas: neste momento, se o Manchester aumentar mesmo a proposta - como alguns canais de comunicação estão divulgando - eu venderia. O problema é o que o Tinho disse, a falta de opções de reposição no mercado. A janela europeia fechou e a grande maioria dos jogadores da Série A já fizeram mais de 7 partidas pelos seus clubes. Mas, mesmo assim, é muito dinheiro e creio que vale a pena. Mas claro, boa parte deste dinheiro teria que ser convertido em reforços. Traria dois meias e um atacante. Poderia ser: Montillo/Conca/Cleiton Xavier/Ricardo Oliveira/Taison... enfim, faria contrato para que os mesmos viessem ao menos para a temporada 2013 e faria das tripas coração para que o time classifique para a Libertadores 2013. Desta forma, além dos "reforços" que teríamos com a volta de Wellington, Cañete e Fabrício, teríamos boas contratações que possivelmente aceitariam receber o teto do clube.

    É o que eu faria. Claro que são suposições, na prática não seria tão fácil. Mas é a minha justificativa pela "venda" do Lucas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Gente, acho que nosso meia pode ser o Cañete não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podia vir o Roger também. Assim, teríamos Jadson, Cañete e Roger. Mas a princípio, o Cañete é nosso meia. Agora, se o Lucas sair, precisaremos nos reforçar e aí sim eu traria um meia-armador e um meia-atacante... e mais um atacante, conforme citei no outro comentário.

      Excluir
    2. Com Lucas saindo, acho que Osvaldo, Rafinha e Ademílson disputariam posição.

      É interessante também trazer alguém com "cancha", mas e a renovação?

      Excluir
  11. Gente, com relação ao Lucas, merece um post! Maaas, acho que apenas na semana que vem.

    Eu não estarei no Sacrossanto acompanhando a possível volta do M1t0!

    ResponderExcluir
  12. Vocês gostaram da atuação do Maicon? Pra mim, uns dos destaques, pelo menos no primeiro tempo.

    ResponderExcluir
  13. Fez muitas faltas, mas ajudou na marcação e na armação do time.
    1º tempo jogou muito, mas no 2º caiu um pouco de rendimento.
    Temos um bom elenco, mas muitos estão machucados e outros com a seleção...aí fica difícil.

    Talvez eu consiga ir no clássico brasileiro vendo a volta do M1t0 e do Fabuloso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Humm... boa Tinho!

    A seleção e os lesionados deu uma derrubada mesmo... Mas é um campeonato que permite isso né?

    A única coisa que está demais são os cartões.

    ResponderExcluir
  15. Verdade Leandro, ainda tem essa dos cartões.
    A lista de desfalques aumenta a cada rodada.
    João Filipe, Denílson, Rodrigo Caio e etc.

    Acho que o "nível" do Brasileirão vai cair um pouco, pois os principais times ainda não sofreram com desfalques. Não rogando praga, mas, todos os times provavelmente sofrerão com isso!

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei do Maicon, mas o acho muito lento, "pensa" demais, acaba atrapalhando a movimentação do time. Acho ele mais útil quando estamos ganhando de pelo menos 2 gols de diferença (isso anda difícil de acontecer!), assim ele pode cadenciar o jogo e conter os ânimos do pessoal. Mas com os jogadores disponíveis hoje, ele também seria meu titular. Está em melhor fase que Casemiro ou Cícero.

    Andei pesquisando sobre o Paulo Assunção e só vejo elogios pra ele. Ao que parece, tem mais características de 1º volante (o que é bom pra gente no momento). Será que, após a sua apresentação, vai demorar pra estrear?

    Meu time para o final do mês/começo de agosto:

    Rogério Ceni
    Douglas / Tolói / Rhodolfo / Cortez
    Paulo Assunção / Denílson
    Maicon / Jadson
    Ademílson (Osvaldo se recuperar rápido) / Luis Fabiano

    E, quando o Lucas voltar, SE voltar, e o Cañete estiver apto a jogar (será que ele volta "junto" com o Lucas?), entram Lucas e Cañete no lugar de Ademílson e Maicon, respectivamente.

    O Wellington vai brigar com Denílson e Paulo Assunção pela titularidade. Vamos ver como ele volta também.

    Enfim, com um pouco de sorte e muito trabalho, quem sabe o time não engrena!?

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Está no intervalo do jogo e estamos perdendo de 4x1. Eu nasci em família sãopaulina, mas não "herdei" ser sãopaulino, eu ESCOLHI ser. Nunca fui da turma da "modinha", mas devo adimitir que minha paciência com o time esgotou. Perder de goleada para o lanterna é o bastante pra mim.

    ResponderExcluir