quinta-feira, 22 de setembro de 2011

OPINIÃO: São Paulo 0x0 Galinhada

(Na foto: Júlio César - Corinthians, tira a bola do gol com os olhos)

Bem amigos do Blog!

Sabem de uma coisa? É muito bom postar no dia seguinte, pois de cabeça fria, a análise sai melhor. Estou mudando também o estilo de postagem, vou tentar escrever com menos "narrativas" e mais "objetividade". Espero que gostem desse meu novo estilo.

Eu assisti a partida do São Paulo contra o Corinthians no Estádio do Morumbi, no início fiquei ressaviado com a escalação (Adilson escalou: Rogério, Piris, João Filipe, Rhodolfo, Juan; Wellington, Carlinhos, Casemiro, Cícero; Lucas e Dagoberto), mas quando o jogo iniciou percebeu-se um São Paulo muito consciente, voluntarioso, pegador, raçudo. Tirando algumas peças, lógico.

Estava um bom conjunto, com algumas pecinhas desgastadas, e procurou empurrar o Corinthians - que já veio com a pré-disposição de apenas se defender.

O primeiro tempo foi bom, com alguns erros de finalização - faltando calma ao Lucas e Dagoberto, mas gostei da movimentação do Lucas, e a falta de sorte na cabeçada do Casemiro.

Também não tenho certeza de onde o bandeira arrumou tanto impedimento. Como não acompanhei pela TV não sei dizer se todos foram corretamente... eu acredito que não.

Na segunda etapa, o técnico demorou a mexer na equipe, e as peças foram cansando. Cícero estava apagado, Dagoberto não recebia uma, Lucas e Casemiro não tavam se entendendo muito bem, além do Piris ter se machucado.

Aí o Corinthians chegou a equilibrar a partida, retendo a bola pra si, mas não oferecendo perigos a Rogério.

No fim, um 0x0 frustante para os dois lados. Com gostinho de derrota para o Tricolor, e até uma certo alívio para o lado do clube de Itaquera pois escapou de uma pressão maior.


Atualizado: com o empate do Vasco em 1x1, ele retoma a liderança, porém fica a um ponto. Botafogo venceu o Grêmio e jogou os galináceos para 4º lugar...  Os quatro primeiros estão colados, com apenas 2 pontos os separando. No segundo escalão vem o Fluminense, Flamengo, um pouco afastados, mais acompanhando de perto.

Atuações:

Rogério Ceni - Não teve trabalho, e um vacilozinho em uma saída. Quando a bola chegou deu conta do recado. Nota: 7,0
Piris - Jogou bem e procurou conter o avanço corinthiano do seu lado. Atacando foi regular. Destaque para o belíssimo chapeu aplicado se não me engano em Alex ou Willian. Saiu machucado. Nota: 8,5
João Filipe - Brigador, e perfeito na marcação. Quando não deu na corrida, deu na raça. Mais uma vez o destaque Tricolor na partida. Nota: 9,0
Rhodolfo - Tão bom quanto João, ainda com mais responsa, pois pegava tudo que vinha das costas de Juan. Nota: 9,0
Juan - Regular. Fez bom primeiro tempo com boas avançadas, no segundo sumiu. Nota: 5,5
Wellington - Jogou bastante bola a frente da zaga, marcando forte, sobre tudo no primeiro tempo. No segundo, teve boa chegada na frente em alguns lances. Extremamente satisfatório. Nota: 8,0
Carlinhos - Errando alguns passes bobos, alguns tropicões. Ficou em um setor diferente do campo, tentando conter o avanço dos volantes corinthianos - Paulinho. Não apareceu no ataque como deveria. Nota: 6,5
Casemiro - O pior são paulino da partida. Claramente desgastado, errando tudo: drible, passes, lançamentos. Espero que não seja cabeça na seleçinha. Poderia ter marcado o gol da vitória, mas para nosso azar bateu na trave. Nota: 3,0
Cícero - É bom jogador, mas dessa vez: Apagado. O chapéu que deu em Alessandro não salvou sua atuação. Não armou, não chegou com presença de área. Por mim, tinha saido no intervalo. Nota: 5,0
Lucas - Tentou algumas jogadas sem efeito, faltou calma na finalização, mas valeu a luta. Nota: 7,5
Dagoberto - Não acho que seja o principal responsável pela falta de gols. A bola também não chega com qualidade. E ele faz questão de retribuir ficando atrás dos zagueiros. Acredito que o posicionamento dele não é o ideal. Com a volta do Fabuloso, "ou vai, ou racha". Nota: 6,5

Entraram:
Rodrigo Caio - Deu uma entregada que quase me matou do coração. Mas no geral jogou direitinho. Nota: 7,0
Rivaldo - Mais uma vez por pouco tempo. No finalzinho com uma falta pela direita, poderia ter cruzado a bola na área ao invés de tentar bater direto. Sem nota.
Marlos - Entrou com menos tempo ainda.

Técnico:
Mais uma vez apostando em Cícero, e não tem dado resultado... Por que a birra com Rivaldo? Ele é velho? Tá cansado? O que meu Deus? Nota: 2,0

Árbitro:
Semene. Não preciso nem flar mais nada. Os auxiliares exageraram nos impedimentos não? Será mesmo que acertaram tudo?

Melhor em campo na minha opinião: Júlio César. Do Tricolor: João Filipe.

Adversário: (nova coluna do pós-jogo)
Veio a campo exclusivamente para não perder. Falei para um amigo corinthiano: Se vocês abrirem, vão tomar. Parece que entenderam o recado, e ficaram na retaguarda. Fazer o que? Foi o jogo deles. Não digo que o empate foi injusto ou justo. Mas se era pra ter um vencedor, seria o que tivesse com mais vontade, e este seria o SP, talvez pelo domínio de jogo, ou pelas chances criadas.

Mas não foi injusto também devido a nossa falta de capacidade de colocar a bola pra dentro. Ficou claro que devia ter um "Fabuloso" ali para enterrar de vez os alvinegros.


Agora é voltar as atenções para o Engenhão, onde enfrentaremos o Botafogo, no domingo. O pré-jogo, vem no sábado! Então, aguardem!


Continuem acompnhando "O São Paulino"! E obrigado pelos comentários antecipados!

Um beijo especial para Mariana, botafoguense, que hoje está feliz. Esperamos que ela fique triste no domingo. Grande beijo Mari!

5 comentários:

  1. Analisando o jogo sem a frustração de um torcedor que ainda está com a derrota de 5x0 entalada na garganta, jogamos bem. Diria que foi uma das melhores partidas, quiçá até a melhor, que fizemos neste Campeonato Brasileiro. Principalmente na primeira etapa. Ao meu ver, neste jogo o personagem principal foi o Adílson Batista (ou melhor, teria que ter sido). Ele não cobiçou a vitória, entrou com Wellington, C.Paraíba, Casemiro e Cícero (este último, embora faça alguns gols, não tem movimentação para ficar no ataque e nem desenvolve a função de um meia, parece mais um segundo/terceiro volante), ou seja, um time muito mais com predisposição a marcar do que a atacar. Porém, tivemos a raça há tanto cobrada por nós, torcedores. Cada um fez o que pode dentro de suas limitações, correu, lutou, procurou o gol... aí teria que entrar a mão do treinador e analisar o jogo de tal forma que chegasse a conclusão lógica que, com aquelas peças, com aqueles jogadores, o gol dificilmente sairia. E não adianta "trocar 6 por meia dúzia". Deveria ter colocado o Marlos, por exemplo, no lugar do C.Paraíba e não tirar o Dagoberto para que o Marlos ocupasse o mesmo espaço em campo e continuar com vários jogadores de marcação. Acredito que perdemos a oportunidade de ganhar o jogo por esta razão. O Corinthians chamou o São Paulo pra cima, jogou como um time medroso, recuado e ainda com desfalques e improvisações. Era hora de, já na escalção inicial, colocar um time mais aguerrido.

    Mas agora não adianta, o jogo terminou e somos líderes, pelo menos até hoje a noite.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Maurilio.
    Jogamos muito bem (c fosse assim todo jogo no morumbi estariamos na liderança isolada)e nos impomos no jogo.
    Agente sempre queria sair no contra ataque msm em ksa. Ontem nao.
    O time inteiro c entrego, nao falto raça pra nenhum jogador, mais infelizmente falto a cabeça do adilson percebe q com 4 volantes nao dá.
    Pra q tanta marcaçao assim, tinha q ter tirado um volante e colocar um atacante.
    Mais jogamos demais e nao podemos desmerecer as galinhas. Tem um timinho bom, e c o Real empato com um timinho estranho nos tbm podemos
    Agora é pensar no proximo jogo contra o bom time do botafogo, com desfalques (CASEMIRO E TALVEZ O PIRIS) e vamos ganhar.
    RUMO AO HEPTA!

    ResponderExcluir
  3. Grande análise, Leandro!!!

    Muitos blogueiros a fizeram no calor do momento e, ao meu ver, não descreveram o jogo como foi. Como eu vi o jogo pela TV, posso te ajudar nos impedimentos. Mais da metade NÃO ESTAVA. E o SP cometeu a primeira falta com 21 min, enquanto o Corinthians já tinha feito 7. Pelos números fica claro que o SP foi pra jogar futebol e o Corinthians pra não perder.

    E o Fabuloso, hein!? Fez 2 gols ontem no jogo treino contra o time da base e ele tem tudo pra entrar bem nesse time tricolor... eu escalaria o time assim:

    Rogério Ceni
    Piris
    João Filipe
    Rhodolfo
    Juan
    Denílson
    Wellington
    Casemiro
    Lucas
    Dagoberto
    Luis Fabiano

    Em jogos mais "tranquilos" ou, até mesmo nos jogos em casa, tiraria um dos volantes e colocaria Cañete quando estiver bem ou Rivaldo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Maurílio, obrigado pelas informações sobre os impedimentos.

    Na verdade, eu já imaginava, pois não é possível que os atacantes são

    paulinos estivessem tantas vezes impedidos, milimétricamente. E quanto

    as faltas, me abdiquei de comentar, já que o sr. Semene gosta de usar

    dois pesos e duas medidas, e não foi diferente nessa quarta.

    Bem, com relação à análise: é melhor né? Fazer com a cabeça fria é

    melhor e você pode ver com outros olhos. Eu fui ao estádio e senti a

    emoção da partida. O Corinthians fez a parte dele: não perder. Por isso

    a nota baixa pro ataque sãopaulino, e justifiquei a má atuação do

    Dagoberto.

    O Vasco empatando ontem nos deixa em condições de brigar pela ponta no

    domingo. Basta uma vitória sobre o perigoso Botafogo.

    Mas não vamos com estatísticas (espero). Vamos com futebol, e um veloz

    contra-ataque.

    ResponderExcluir