quinta-feira, 20 de outubro de 2011

OPINIÃO: São Paulo 1x0 Libertad-PAR



Bem amigos do Blog "O São Paulino"!

Voltamos com mais um pós-jogo, da temporada 2011 mais precisamente da Copa Sul Americana. São Paulo 1 x 0 Libertad.

Como era de se esperar, pouco público no Sacrossanto Morumbi. Pouco mais de 7 mil pessoas esqueceram os tropeços recentes da equipe e foram para apoiar. Muitos com muito amor no peito, orgulhosos de estar junto com o time na alegria e na tristeza. Nos momentos bons e maus, como num casamento. O time de coração é um dos maiores amores do mundo.
Por quem mais você tomaria chuva? Discutiria e o defenderia de todos? Faria as maiores loucuras, como viagens. Por quem mais você veste as cores?

Só pelo seu time, e acredito que foi essa força, esse amor que levou 7 mil guerreiros, mesmo sob frio congelante, com o time em má fase, e toda aquela mesma dificuldade de locomoção e infraestrutura de transporte público. (Serão assuntos em posts próximos)

Primeiramente era esperado uma mudança de atitude em relação ao jogo anterior. Desde o jogo contra o Corinthians com exceção do contra o Botafogo, o São Paulo demonstrou incompetência e também falta de inteligência  tanto para administrar quanto para ser incisivo e objetivo nas partidas. Em determinados momentos faltou criatividade, em outros faltou competência, em outros apenas raça e ainda em outros faltou atenção ...  Esse é o retrato do São Paulo de ultimamente ...

Estava esperando essa mudança de atitude principalmente do jogadores em campo. E ainda mais nos que fizeram parte no pontapé inicial: Rogerio Ceni, Piris, J.Filipe, Rhodolfo, Juan, Wellington, Denilson, Cicero,  Lucas, Dagoberto e Luis Fabiano.

Como era de se esperar, o Libertad veio para arrancar um empate do São Paulo. Armaram o time com duas linhas de 4, e saia pro atque com dois ou tres jogadores... Ou seja, em seu campo de defesa, sempre que tinha um jogador do São Paulo com a bola dominada, haviam dois jogadores paraguaios na marcação. O time deles atuava de maneira compacta, buscando sair com lançamentos longos ou na velocidade (reduzida).

Já o São Paulo armado praticamente da mesma forma em que Adilson Batista gostava, precisou tocar bastante  bola. Cicero e Lucas foram os que mais erravam, e não davam a transição ao ataque que o São Paulo precisava. Wellington subia timidamente, e de vez em quando nossa zaga proporcionava momentos de emoções ao torcedor. Algumas das entregadas de Filipe e Rhodolfo poderiam ter sido fatais...

Luis Fabiano era pouco acionado, e sempre acompanhado por dois jogadores. Isso soltou o Dagoberto que muitas vezes flutuava no ataque mas a bola não chegava com qualidade a ele e taopouco ao Fabuloso. Isso fez com que o Dagoberto voltasse para buscar a bola, deixando Luis as vezes sozinho no comando de ataque. Havia uma lacuna nesse espaço, não preenchido pelo famoso meia esquerda.

Esse foi mais o menos o cenario do primeiro tempo, onde a equipe saiu vaiada pelos poucos presentes... Não podemos dizer que a equipe foi nula. Dagoberto e Cicero tiveram boas chances, assim como Luis Fabiano. O problema, já recorrente, era a criação, armação e transição ali no meio campo.

No intervalo, Milton deu mais uma chance aos jogadores, e o primeiro a ser sacado foi Cicero, para a entrada de Marlos. Denilson saiu para Casemiro atuar tambem. Uma mexida providencial, pois trocou um marcador por um medio que chega ao ataque, e um medio por um meia atacante.

Marlos e Casemiro entraram muito bem na partida, Marlos preencheu esse espaço no qual lhes mencionei, e Casemiro atuou de forma séria, ate lembrando o Casemiro...

Lucas ainda continuava apagado. E em uma das investidas, concientemente Juan achou Dagoberto na entrada da área que só ajeitou de cabeça para o Fabuloso, que matou a bola com carinho no peito, e chutou. Gol de centroavante. Gol de Matador. São Paulo 1x0, com gol de Luís Fabiano. Suficiente para levar todos os torcedores ao delírio (no estádio e em casa também, tenho certeza). Enfim, a hora dele chegou!

Taticamente, Luis tem sido importante. Ele, por ser forte e experiente, tem caguete para jogar junto dos zagueiros. Coisa que Dagoberto não teria, tão pouco Lucas. Dagoberto jogando na entrada da área e sendo possível uma chegada do meio campo, confunde a marcação, pois os toques rápidos, ninguém sabe com quem vai ficar a bola...

No final, Lucas saiu para a entrada de Rivaldo, e dessa vez não foi ovacionado.

Como resultado, é perigosa a vantagem pelo placar mínimo, sendo que o segundo jogo é nos domínios do adversário. Como jogo ou espetáculo, ruim, mas pelo menos estamos na mão de Milton, que pode não digo dar um jeito, mas tem uma outra visão. Acredito que ele fez o São Paulo melhorar na partida, mexendo bem no segundo tempo. Resta saber quem vai dançar nessa "dança das cadeiras Tricolor".

Notas:

Rogério Ceni - Brilhante. Duas defesas incríveis, manteve o adversário no placar nulo. Altas broncas no zagueiro excercendo o papel de Capitão! Parabéns! Nota: 9
Piris - Regular. Alguns bons cruzamentos. Nota: 6,5
J. Filipe - Não teve o trabalho, mas alguns passes errados mancharam um pouco sua atuação. Nota: 6,5
Rhodolfo - Mesma coisa de Filipe. Nota: 6,5
Juan - Justiça seja feita. Não é só pelo cruzamento, mas jogou praticamente sem falhas. Não sabemos se é porque enfrentou um time que não saiu pelo seu lado, ou se estava com sorte ou se realmente melhorou. Nota: 7,5
Denilson - Discreto. Nota: 6,5
Wellington - Só melhorou depois da entrada do Casemiro, onde ficou na sua posição de origem. Pelo sim, pelo não: Nota : 6,5
Cicero - Apareceu pouco na frente. Outra má partida. Nota: 5
Lucas - Esse ficou na frente, mas errou demais. Ainda não voltou da Argentina. Nota: 4,5
Dagoberto - Muita movimentação, ótimo posicionamento. Bela assistência. Está desencantando. Nota: 9
Luis Fabiano - Ele é o Homem Gol. Não adianta exigir arrancadas, dribles. Ele é um novo Luis Fabiano. Lembra bastante o que defendeu a seleção pela Copa 2010. Belo gol mostrando que ainda tem categoria e faro de gol. Nota: 8, mas 10 pelo gol e pelo retorno!

Entraram:

Marlo
s - Entrou bem na partida e preencheu um espaço esquecido por Cícero. Não foi brilhante, mas ajudou o Tricolor a sair um pouco pro ataque. Ponto para Milton Cruz. Nota: 8
Casemiro - Também entrou bem na partida, e fez o time deslanchar pra frente. Se jogar com seriedade, com certeza tem vaga no time. Nota: 8,5
Rivaldo - Entrou bem no final para segurar a bola. Discordo do que o presidente falou a respeito do Rivaldo. É ainda, um ótimo jogador. Sem nota.

Técnico (Milton Cruz) - Escalou o time no padrão e teve um pouco de senso e um bom timing pra mudar. Recolocou as primeiras rodas do trem no trilho novamente. Eu daria uma continuidade até o fim do ano, e buscaria um técnico BOM mesmo. Nota: 9

Árbitro - Podia deixar o jogo correr um pouco mais né? Seus assistentes não comprometeram.

Adversário - É assim mesmo amigos. Muuita provocação, catimba, fazer cera. Isso é uma competição sulamericana. Não é Campeonato Paulista, com todo respeito.


Então amigos, é isso. Nossas atenções voltam-se para o Brasileiro e acredito que não devemos jogar a toalha. Excepcionalmente nessa rodada, não teremos o "pré-jogo" de São Paulo e Coritiba no Morumbi, mas deixarei apenas um post bem simples.

A gente se vê depois do jogo contra o Coxa!

Continuem acompanhando "O São Paulino", e obrigado pela leitura e pelos comentários!

3 comentários:

  1. E um parabéns aos 7 mil guerreiros que lá estavam. Esses realmente amam o Clube!

    (Logicamente que não me refiro a quem mora em outro estado ou no interior, e sim aos paulistanos.)

    ResponderExcluir
  2. O jogo valeu pelo resultado (embora tenha sido o placar mínico, é vitória) e pelo gol do Luís Fabiano que agora sim pode dizer que retornou ao SPFC. Tem muito a ser melhorado, muito a ser trabalhado e vamos esperar pela chegada do novo técnico que, espero, seja alguém de peso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Gostei do jgo mais nao gostei da escalaçao. Nao mudou em nada. Os msm toques pro lado sem objetividade, insistindo com o cicero de titular e com 2 volantes de marcaçao.
    Mais acho q depois das alteraçoes o time mudou. Ainda acho q casemiro é titular. Esse gol do Fabuloso vai dar muita moral pra ele. Tenho fé que ganharemos a sulamericana.

    Abraçs

    ResponderExcluir