domingo, 25 de dezembro de 2011

Cadê o meu camisa 10?

ATENÇÃO: Jadson fechou com o Tricolor, no sábado dia 14/01. Se você quiser saber mais sobre isso, e a opinião do blogueiro dos Reforços de 2012, clique aqui! O texto abaixo é do dia 25/12 sobre as especulações da época.

Bem amigos do Blog!

 (Na foto: A lendária da camisa 10 de Rivaldo)
 
É época natalina, e todo renovam os votos e sonhos para o ano que esta a adentrar.

No caso do torcedor São Paulino, não é diferente. Há tempos, pedimos um meia criativo, habilidoso, pensante, que saiba ditar o ritmo de jogo.

Pudera, para quem viu Gérson "o canhotinha de ouro" na década de 70, Raí "o Terror do Morumbi"  na década de 90 - verdadeiros maestros, e depois não viu mais desses tipos raros de jogadores, fica realmente a saudade desses tempos. (Um dos que mais se aproximaram foi Danilo, de 2004 a 2006, hoje no Corinthians).

Rivaldo (quem diria vê-lo vestindo o manto Tricolor - pena que foi tarde demais) em 2011, esbanjou categoria se aproximando do que mais desejamos. Uma pena não possuir o ritmo para acompanhar os demais, além de provar sua capacidade individual, mostrou o quanto seria ideal uma cabeça pensante no meio campo Tricolor, no atual elenco.  

Pensando nisso, o Blog "O São Paulino" analisou  os principais candidatos a sucessores da camisa de Rivaldo.

Montillo - Argentino, 28 anos, atualmente no Cruzeiro. É da clássica escola porteña de meios campistas, nas quais fizeram parte Riquelme, Cannigia, D'Alessandro, Veron. Ao contrário do Brasil, se formam muitos meias clássicos na Argentina . Montillo parece ter saido dessa escola. Se destacou mesmo em 2010 e no inicio de 2011, quando o Cruzeiro juntamente com o Santos eram o dream-team  brasileiros.
As suas melhores características estão: passes precisos, cadenciar o jogo, um bom drible curto - de sangue argentino, e tem se destacado com gols decisivos (pelo menos, no ano passado e no primeiro semestre).
Praticamente esta de saida do clube mineiro após uma má fase vivida pelo time. Interessa a São Paulo, Corinthians e a negociação se tornou complicada: O Cruzeiro deseja uma pomposa quantia para liberar o hermano: 15 milhões de euros. São Paulo ofereceu 10 mi, informação não oficial.



Pontos fortes: Tecnicamente é muito bom, muito veloz, definidor de jogadas, driblador e teve duas grandes temporadas. Alguns no meio esportivo dizem que todo investimento nesse jogador é válido. E veio da escola argentina de meias...
Pontos fracos: Há uma nebulosa negociação em torno desse jogador. O time que detém seus direitos federativos está visando apenas vendê-lo para quitar suas dívidas, inflacionou o preço devido interesse de dois grandes clubes da capital paulista - e pressa também. O jogador informou que gostaria de jogar a Libertadores - que confirma a preferência dele pelo time da marginal sem número, inclusive até acertando bases salariais.
Opinião do blogueiro: É uma boa opção para o meio campo são paulino. Apesar do alto preço tenho duas visões: A primeira é de que o Tricolor tem que investir alto mesmo para montar um elenco de qualidade. Seu perfil dentro de campo atende as necessidades tricolor. E não aguentamos mais essas desculpinhas de falta de verba, etc.
A segunda, e em contra-partida é de que está claro que o Cruzeiro está querendo se garantir mesmo. Porém, pode se dar mal se não negociá-lo. Não acredito que Montillo irá fazer uma boa temporada pelo time mineiro, podemos dizer que possa ser um novo Dagoberto, se é que vocês me entendem. Mas boa contratação! É preciso ter cuidado!


Jadson - Brasleiro, 28 anos, atualmente no Shaktar Donesk da Ucrânia. Revelado nas categorias de base do Atlético-PR, foi cedo ao clube ucraniano praticamente sendo esquecido. Foi lembrado esse ano ao ser convocado por Mano Menezes para alguns amitosos e para a Copa América. Para a competiçãosul americana, não foi bem como todo o conjunto. Mas em amistosos eu gostei da sua atuação, com bons passes e movimentação. Uma boa característica: além da boa visão e bons passes, é ambidestro, chuta bem de fora. Interessa ao São Paulo, e o Shakhtar admite negociá-lo por 10 milhões de euros. 
Segundo informações não oficiais, o São Paulo espera uma definição do caso Montillo para negociar com a equipe ucraniana. Jadson também já afirmou que deseja voltar ao país, aceitaria uma redução de salário e gostou do interesse sãopaulino.





Pontos fortes: Jádson é ambidestro, o que facilitaria jogar na meia-esquerda do Tricolor. Além disso, possui uma boa bagagem internacional. Sua visão de jogo é um diferencial.
Pontos fracos: É um jogador "esquecido" do mercado brasileiro, e não é espetacular. Tem bom nível para o futebol nacional, mas não pro mundial. Tem uma tendência evolutiva.
Opinião do blogueiro: Para mim é o meu preferido. Mostra que quer jogar bola para ter nova chances com Mano Meneses. O futebol brasileiro e o São Paulo pode dar essa visibilidade ao jogador. Contudo, é necessário um investimento, já que, não temos grandes meias no mercado, e esse cairia como uma luva também no elenco tricolor.


Thiago Neves - Brasileiro, 26 anos, atualmente no Flamengo (mas possui direitos econômicos vinculados ao Al-Hilal, da Arábia Saudita). Fez uma bela temporada no Flamengo, sobretudo no início do ano, e foi sondado no final do ano passado pelo Tricolor. Jogou com o Ronaldinho Gaúcho e assim fica muito fácil né? 
Muita gente o considera um "ponta de lança", e não o meia clássico como D'Ale, Montillo... E no Flamengo, divide a responsabilidade de armar jogadas com o Ronaldinho.
Sua situação: o clube árabe dava, repito, dava preferência ao Flamengo para contratação do atleta. Em virtude da demora do Flamengo em negociá-lo, já admite vender o atleta à outros clubes.
O São Paulo apenas consultou sua situação, e não fez proposta em definitivo e acredito que ficará de olho na movimentação do mercado. Além do mais, a base salarial de Thiago é alta: cerca de 600 mil reais, inviabilizando o negócio com o Tricolor - e sua política. E o jogador declarou que gosta do Rio. Será?


Opinião do blogueiro: Eu cairia fora, não tem o perfil do São Paulo, apesar de apenas habilidoso.






Douglas - Brasileiro, 29 anos, atualmente no Grêmio. Se destacou no São Caetano, que abriu os olhos do Corinthians - ainda na série B. Na série A se destacou no Campeonato Paulista e Copa do Brasil, muitas vezes servindo Ronaldo Fenômeno. Após isso, foi para os Emirados Árabes, veio para o Grêmio a custos altíssimos.

Opinião do blogueiro: Eu o vejo como bom meio campista, com bom chute de fora da área, cadência de jogo, mas também o vejo um pouco displicente. No confronto Brasil x Argentina em 2011, Douglas errou na saída de bola, num contra ataque que resultou no gol de Lionel Messi. Não o vejo como boa contratação.




Comentarei também outros possíveis:


Kaká - Completamente identificado com o clube, e ainda em declaração recente expôs seu carinho pelo São Paulo Futebol Clube dizendo que voltaria apenas para jogar no Tricolor. Está voltando a boa fase no Real Madrid. Acredito que não volte ainda nesse ano... (apenas se o Tricolor conseguisse convecê-los de um empréstimo). Mas se conseguisse, seria uma boa jogada de marketing e melhoraria o futebol também. Kaká é titular absoluto.










Cañete - Atualmente no elenco Tricolor, se recupera de grave lesão no joelho. É jovem e um promissor meio campista. Argentino, 21 anos, veio das categorias de base do Boca. Por lá, dizem que é o novo "Riquelme". 
Teve grande destaque na Libertadores da América de 2011, emprestado no Universidad Católica-CHI, que eliminou o Grêmio. Porém, foi contratado pelo Tricolor, e não conseguiu fazer uma partida completa devido a duas lesões. Na última, está afastado durante 6 a 8 meses, devido a cirurgia.
Nos minutos em campo, pareceu-me ser muito promissor.
Terá que suar muito para ser o guardião do manto sagrado, mas devido ao alto investimento em cima dele, pode ser uma boa o formar sendo o camisa 10, o astro do time. Escola ele tem. (a argentina)
Será que o Tricolor vai esperar por Cañete? (vai ser semelhante a novela Luís Fabiano)




Ainda há outras opções no mercado, porém sem interesse Tricolor, até o presente momento. O interesse sobre Aimar ainda não tem nada confirmado.

E você amigo? Qual desses seria o seu preferido e por que? Qual dessas camisas você quer ver em campo?


Continuem ligados em "O São Paulino" !




2 comentários:

  1. E aí Leandro, como passou de Natal? Não deu para entrar no blog esses dias, e nos próximos também não sei se vai dar, então já deixo meu Feliz Ano Novo para não passar em branco, igual nosso tão sonhado número 10!

    Desses citados por você, eu vou de Jadson. Gosto muito do futebol do Montillo, mas o preço está salgado (embora eu ache o preço justo). Thiago Neves pra mim, definiria em uma palavra: NUNCA! Douglas também não, mais dorme do que joga. Se fosse possível trazer o Kaká, meu voto era dele, mas como acho improvável, sobra a opção do Jadson... apenas o vi em poucas oportunidade, mas, assim como você, creio que cairia como uma luva em nosso meio campo.

    Vi que o tricolor acertou as bases salarias com o Breno e a liberação do Bayern para emprestá-lo por 1 ano. Depende agora da justiça (ele não tem permissão de deixar o país). Seria uma boa para o tricolor. E além do tão sonhado 10, um lateral direito e um segundo atacante devem ser contratados.

    Abraços meu amigo e muita paz, amor, dinheiro e realizações neste próximo ano!

    ResponderExcluir
  2. Maurílio, passei bem de Natal! Mas não fiz nada de especial não... rsrs

    Feliz Ano Novo para todos vocês também!


    Esperamos que Breno consiga melhorar sua situação perante a Justiça e venha pra vestir a numero 3...

    Com o número de zagueiros no elenco, esperamos não passar mais vergonhas.. como aquele 5x0...

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir