quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA 2011: Os jogos-chaves do Ano.



Bem amigos do Blog "O São Paulino"!

Continuamos com a nossa RETROSPECTIVA 2011. (Perdeu a primeira parte? Clique aqui e leia Retrospectiva 2011: Análise do Elenco)

O tema de hoje é: Jogos Chave do Ano de 2011. Se o Tricolor não conseguiu seus objetivos no ano, tivemos alguns jogos que - por puro vacilo, incompetência, não obtivemos a vitória e consequentemente também não conseguimos o objetivo.

Vamos relembrar os principais:

Campeonato Paulista 2011 
São Paulo 0 x 2 Santos - Morumbi

O São Paulo encarou o Santos no Morumbi, com vantagem do confronto em casa. A torcida lotou o estádio, e o time mostrou a superioridade em campo mas por muitos erros na finalização foi eliminado. Pontos da partida: Domínio do campo Tricolor, eficiência santista - tanto defensiva quanto ofensiva.
Nunca vou me esquecer dos incríveis gols perdidos por Jean (2) e Fernandão.



Copa do Brasil 2011
Avaí 3x1 São Paulo - Estádio da Ressacada
(clique para ler a opinião do jogo)

Com vantagem do primeiro confronto no Morumbi, a equipe chegou a abrir o placar com Casemiro, após cobrança de falta. Mas cedeu a pressão adversária, jogando com 3 zagueiros (Alex Silva, Rhodolfo e Xandão). Realmente faltou sangue, faltou alma ao time, que entrou em campo entregue.



Copa Sul Americana 2011
Libertad-PAR 2X0 São Paulo - Assunción, Paraguai
(clique para ler a opinião sobre o jogo)

Mais uma vez, o São Paulo é eliminado justamente em vantagem no placar. É incrível como um time permite os adversários marcarem quantos gols forem necessários. Aconteceu com o Santos, Avaí e agora o Libertad. (E olha que o time não é bom). Se tivéssemos pegado a Universidad do Chile teríamos sido atropelados.
Luís Fabiano cometeu um penalti bobo, e a zaga ficou assistindo o elétrico Gamarra iniciar a jogada do segundo gol. Foi a estréia de Émerson Leão no comando tricolor. Começou com o pé esquerdo.

Campeonato Brasileiro 2011
As derrotas para Corinthians (5x0), Botafogo (0x2), Flamengo no primeiro turno (1x0), Vasco no Morumbi (0x2), Palmeiras no Pacaembú (1x0), para o Grêmio no Olímpico (1x0), o empate com o Coritiba no Morumbi (0x0) - onde o goleiro agarrou muito, com o Vasco em São Januário (0x0), e a derrota para o  Atlético-GO no Serra Dourada (3x0) foram até normais, em questão futebolística. Não entram na listagem.

Mas os tropeços a seguir acabaram com as chances de título. Uma observação importante: Qualquer um desses que tivéssemos vencido estaríamos na Libertadores de 2012.


São Paulo 2x2 Atlético-GO, Morumbi, 1º turno
(clique para ler a opinião do jogo)

Um adversário teoricamente inferior. Estréia de técnico e novos reforços. Um bom público no Morumbi. Este seria o cenário perfeito para uma goleada. Mas tudo saiu exatamente ao contrário. Apesar dos gols de Rhodolfo e Rivaldo, sofremos o empate.
O time vacilante e um tanto apático, permitiu o empate do adversário, e ainda para variar, um festival de gols perdidos. Entre eles, Rivaldo e Fernandinho perderam suas chances na cara do gol. Os gols sofridos vieram de falhas grotescas defensivas.


São Paulo 2x2 Atlético-PR, Morumbi, 1º turno
(clique para ler a super-opinião do jogo)

Mais do mesmo. O praticamente rebaixado (sim, já haviam todas as previsões para o time paranaense) Atlético-PR veio com garra encarar o São Paulo no Morumbi. O adversário abriu o placar e o Tricolor empatou em seguida com um golaço de Ilsinho.
O Tricolor deu mole para o azar e sofreu o segundo, e teve que correr atrás da fatura. Com muita cera por parte dos atleticanos, o São Paulo só empatou no finalzinho com Rivaldo, vamos dizer na cagada. Péssimo resultado pro Tricolor, pois tinha a obrigação de vencer na Arena da Baixada (o que não aconteceu).


São Paulo 1x2 Fluminense, Morumbi, 2º turno
(clique para ler a opinião do jogo)

Rogério Ceni faz seu jogo de número 998. O Morumbi, com menos de 10 mil espectadores. Estréia de jogador (Cañete). Muito frio na capital paulista
E o time do São Paulo, com muito frio entrou em campo e viu o eficiente Fluminense fazer dois gols em meio a apatia do time. E o repeteco: Jean perdendo gols na cara do gol. E as desculpinhas pós-jogo: "Iremos recuperar na reta final", o que nunca aconteceu, para revolta do torcedor que vaiou o time.

São Paulo 0x0 Corinthians, Morumbi, 2º turno.

É um típico jogo que até quem não torce para as duas equipes gosta. Rivalidade ao máximo, de duas diretorias que trocam farpas até nos bastidores. Uma batalha campal, possibilidade de estréia de Luís Fabiano. O adversário vindo de uma derrota muito sentida e com o técnico balançando no cargo.
O Tricolor tinha tudo para enterrar a galinhada no campeonato, mas foi incapaz de fazê-lo, deixando-os respirar e ganhar fôlego para ganhar o campeonato. (O próprio técnico Tite disse que esse foi um jogo chave para o pentacampeonato corinthiano).
O Tricolor não teve a capacidade de colocar a bola para dentro, e furar a retranca adversária, que entrou para não perder e manter seu técnico a frente. (se fosse do contrário, tínhamos levado uma sacolada, como levamos realmente).

São Paulo 1x2 Flamengo, Morumbi, 2º turno.
(clique para ler a opinião do jogo)

O jogo que todos esperavam desde a contratação de Luís Fabiano, que encheu o estádio para recebê-lo em março. Mas dessa vez mais de 63 mil pessoas se frustaram a ver o ídolo são paulino em campo, mas o time sendo derrotado para o Flamengo. Uma derrota com o dedo do técnico, Adílson Batista. Mas não pelo fato de ter substituído Luis Fabiano no segundo tempo (que gerou uma vaia imensa da torcida), mas por recuar demais o time, com um a menos - Lucas tinha sido expulso injustamente. O Flamengo gostou e veio pra cima, marcou o primeiro, com Thiago Neves, o Tricolor descontou com Dagoberto - que por sinal fez um belo gol - cartão de visita para o Internacional, já de olho nele. Mas no finalzinho um acidente fez com que a bola desviasse em Carlinhos Paraíba - que entrou no lugar de Luis Fabiano e matasse o goleiro Rogério Ceni.

Cruzeiro 3x3 São Paulo, Arena do Jacaré, 2º turno
(clique para ler a opinião do jogo)

Com todo respeito a equipe do Cruzeiro: Mas esse jogo era jogo ganho. O Tricolor virou a partida com gols de Cícero, Dagoberto, e mesmo tomando o empate, se manteve a frente após gol de Juan. Mas a rara boa atuação do ataque Tricolor foi descompensada pela ineficiência defensiva. A defesa assitiu os três gols do Cruzeiro -no primeiro, falha de Rhodolfo,no segundo falha de Luis Fabiano, no terceiro de João Filipe. Que feio Tricolor!


São Paulo 0x0 Internacional, Arena "100" Barueri, 2º turno
(clique para ler a opinião do jogo)

É amigos do Blog. No pré-jogo dessa partida, eu avisei. Seria um jogo de muita marcação. E assim foi.
O Tricolor mais uma vez não teve competência ofensiva e frustou 24 mil na Arena Barueri. Rivaldo, Luis Fabiano e Dagoberto não se entederam e nada de gols. Como veio pra SP se defender, o Inter apostou em contra ataques. No segundo tempo só deu Inter... E Adílson balançou demais, principalmente após insatisfação de Juvenal Juvêncio, sendo demitido após a derrota anunciada para o Atlético-GO no Serra Dourada.


Bahia 4x3 São Paulo
(clique para ler a opinião do jogo)

E esse praticamente foi o Game Over do São Paulo. Imaginem o time ganhando na casa do adversário por 3x1, com boa superioridade. E na metade do segundo tempo entrega a partida, e permite a reação do rival virando para incríveis 4x3.
Essa derrota, praticamente enterrou as chances do Tricolor.
Para se ter uma idéia, o São Paulo depois teria um difícil confronto contra o Atlético-PR na Arena da  Baixada, em Curitiba, com o adversário necessitando da vitória para se manter na série A. E depois (não seguidamente) um clássico contra o Palmeiras. Questão de 3 jogos para tirar alguns pontos de diferença... E ambos os jogos citados tivemos derrota, por 1x0 em suas respectivas casas dos adversários.
Não se pode perder um jogo assim Tricolor, estar 3x1 e deixar virar para 4x3...

Contabilizando os pontos que eu considero perdidos: são 17 pontos. E a classificação do campeonato:
1º Corinthians - 71 pontos
6º São Paulo - 59 pontos

Simulando: São Paulo - 59 pontos + 17 perdidos = 76 pontos. Ou seja, seria campeão em cima do Santos, mesmo com derrota para o Palmeiras, ou Vasco empatando...

E lembrando, mais uma vez: se qualquer desses jogos tivesse uma vitória, ou em apenas um desses, o Tricolor estaria disputando a Libertadores.


Amigos, aqui fica a segunda parte da Retrospectiva 2011.
Continuem acompanhando "O São Paulino" para a terceira e última da série: Retrospectiva 2011.

Obrigado pela leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário