Bem amigos do Blog "O São Paulino"!
Continuamos com a nossa RETROSPECTIVA 2011. (Perdeu a primeira parte? Clique aqui e leia Retrospectiva 2011: Análise do Elenco)
O tema de hoje é: Jogos Chave do Ano de 2011. Se o Tricolor não conseguiu seus objetivos no ano, tivemos alguns jogos que - por puro vacilo, incompetência, não obtivemos a vitória e consequentemente também não conseguimos o objetivo.
Vamos relembrar os principais:
Campeonato Paulista 2011
São Paulo 0 x 2 Santos - Morumbi
O São Paulo encarou o Santos no Morumbi, com vantagem do confronto em casa. A torcida lotou o estádio, e o time mostrou a superioridade em campo mas por muitos erros na finalização foi eliminado. Pontos da partida: Domínio do campo Tricolor, eficiência santista - tanto defensiva quanto ofensiva.
Nunca vou me esquecer dos incríveis gols perdidos por Jean (2) e Fernandão.
Copa do Brasil 2011
Avaí 3x1 São Paulo - Estádio da Ressacada
(clique para ler a opinião do jogo)
Com vantagem do primeiro confronto no Morumbi, a equipe chegou a abrir o placar com Casemiro, após cobrança de falta. Mas cedeu a pressão adversária, jogando com 3 zagueiros (Alex Silva, Rhodolfo e Xandão). Realmente faltou sangue, faltou alma ao time, que entrou em campo entregue.
Copa Sul Americana 2011
Libertad-PAR 2X0 São Paulo - Assunción, Paraguai
(clique para ler a opinião sobre o jogo)
Mais uma vez, o São Paulo é eliminado justamente em vantagem no placar. É incrível como um time permite os adversários marcarem quantos gols forem necessários. Aconteceu com o Santos, Avaí e agora o Libertad. (E olha que o time não é bom). Se tivéssemos pegado a Universidad do Chile teríamos sido atropelados.
Luís Fabiano cometeu um penalti bobo, e a zaga ficou assistindo o elétrico Gamarra iniciar a jogada do segundo gol. Foi a estréia de Émerson Leão no comando tricolor. Começou com o pé esquerdo.
Campeonato Brasileiro 2011
As derrotas para Corinthians (5x0), Botafogo (0x2), Flamengo no primeiro turno (1x0), Vasco no Morumbi (0x2), Palmeiras no Pacaembú (1x0), para o Grêmio no Olímpico (1x0), o empate com o Coritiba no Morumbi (0x0) - onde o goleiro agarrou muito, com o Vasco em São Januário (0x0), e a derrota para o Atlético-GO no Serra Dourada (3x0) foram até normais, em questão futebolística. Não entram na listagem.
Mas os tropeços a seguir acabaram com as chances de título. Uma observação importante: Qualquer um desses que tivéssemos vencido estaríamos na Libertadores de 2012.
São Paulo 2x2 Atlético-GO, Morumbi, 1º turno
(clique para ler a opinião do jogo)
Um adversário teoricamente inferior. Estréia de técnico e novos reforços. Um bom público no Morumbi. Este seria o cenário perfeito para uma goleada. Mas tudo saiu exatamente ao contrário. Apesar dos gols de Rhodolfo e Rivaldo, sofremos o empate.
O time vacilante e um tanto apático, permitiu o empate do adversário, e ainda para variar, um festival de gols perdidos. Entre eles, Rivaldo e Fernandinho perderam suas chances na cara do gol. Os gols sofridos vieram de falhas grotescas defensivas.
São Paulo 2x2 Atlético-PR, Morumbi, 1º turno
(clique para ler a super-opinião do jogo)
Mais do mesmo. O praticamente rebaixado (sim, já haviam todas as previsões para o time paranaense) Atlético-PR veio com garra encarar o São Paulo no Morumbi. O adversário abriu o placar e o Tricolor empatou em seguida com um golaço de Ilsinho.
O Tricolor deu mole para o azar e sofreu o segundo, e teve que correr atrás da fatura. Com muita cera por parte dos atleticanos, o São Paulo só empatou no finalzinho com Rivaldo, vamos dizer na cagada. Péssimo resultado pro Tricolor, pois tinha a obrigação de vencer na Arena da Baixada (o que não aconteceu).
São Paulo 1x2 Fluminense, Morumbi, 2º turno
(clique para ler a opinião do jogo)
Rogério Ceni faz seu jogo de número 998. O Morumbi, com menos de 10 mil espectadores. Estréia de jogador (Cañete). Muito frio na capital paulista
E o time do São Paulo, com muito frio entrou em campo e viu o eficiente Fluminense fazer dois gols em meio a apatia do time. E o repeteco: Jean perdendo gols na cara do gol. E as desculpinhas pós-jogo: "Iremos recuperar na reta final", o que nunca aconteceu, para revolta do torcedor que vaiou o time.
São Paulo 0x0 Corinthians, Morumbi, 2º turno.
O Tricolor tinha tudo para enterrar a galinhada no campeonato, mas foi incapaz de fazê-lo, deixando-os respirar e ganhar fôlego para ganhar o campeonato. (O próprio técnico Tite disse que esse foi um jogo chave para o pentacampeonato corinthiano).
O Tricolor não teve a capacidade de colocar a bola para dentro, e furar a retranca adversária, que entrou para não perder e manter seu técnico a frente. (se fosse do contrário, tínhamos levado uma sacolada, como levamos realmente).
São Paulo 1x2 Flamengo, Morumbi, 2º turno.
(clique para ler a opinião do jogo)
O jogo que todos esperavam desde a contratação de Luís Fabiano, que encheu o estádio para recebê-lo em março. Mas dessa vez mais de 63 mil pessoas se frustaram a ver o ídolo são paulino em campo, mas o time sendo derrotado para o Flamengo. Uma derrota com o dedo do técnico, Adílson Batista. Mas não pelo fato de ter substituído Luis Fabiano no segundo tempo (que gerou uma vaia imensa da torcida), mas por recuar demais o time, com um a menos - Lucas tinha sido expulso injustamente. O Flamengo gostou e veio pra cima, marcou o primeiro, com Thiago Neves, o Tricolor descontou com Dagoberto - que por sinal fez um belo gol - cartão de visita para o Internacional, já de olho nele. Mas no finalzinho um acidente fez com que a bola desviasse em Carlinhos Paraíba - que entrou no lugar de Luis Fabiano e matasse o goleiro Rogério Ceni.
Cruzeiro 3x3 São Paulo, Arena do Jacaré, 2º turno
(clique para ler a opinião do jogo)
Com todo respeito a equipe do Cruzeiro: Mas esse jogo era jogo ganho. O Tricolor virou a partida com gols de Cícero, Dagoberto, e mesmo tomando o empate, se manteve a frente após gol de Juan. Mas a rara boa atuação do ataque Tricolor foi descompensada pela ineficiência defensiva. A defesa assitiu os três gols do Cruzeiro -no primeiro, falha de Rhodolfo,no segundo falha de Luis Fabiano, no terceiro de João Filipe. Que feio Tricolor!
São Paulo 0x0 Internacional, Arena "100" Barueri, 2º turno
(clique para ler a opinião do jogo)
É amigos do Blog. No pré-jogo dessa partida, eu avisei. Seria um jogo de muita marcação. E assim foi.
O Tricolor mais uma vez não teve competência ofensiva e frustou 24 mil na Arena Barueri. Rivaldo, Luis Fabiano e Dagoberto não se entederam e nada de gols. Como veio pra SP se defender, o Inter apostou em contra ataques. No segundo tempo só deu Inter... E Adílson balançou demais, principalmente após insatisfação de Juvenal Juvêncio, sendo demitido após a derrota anunciada para o Atlético-GO no Serra Dourada.
Bahia 4x3 São Paulo
(clique para ler a opinião do jogo)
E esse praticamente foi o Game Over do São Paulo. Imaginem o time ganhando na casa do adversário por 3x1, com boa superioridade. E na metade do segundo tempo entrega a partida, e permite a reação do rival virando para incríveis 4x3.
Essa derrota, praticamente enterrou as chances do Tricolor.
Para se ter uma idéia, o São Paulo depois teria um difícil confronto contra o Atlético-PR na Arena da Baixada, em Curitiba, com o adversário necessitando da vitória para se manter na série A. E depois (não seguidamente) um clássico contra o Palmeiras. Questão de 3 jogos para tirar alguns pontos de diferença... E ambos os jogos citados tivemos derrota, por 1x0 em suas respectivas casas dos adversários.
Não se pode perder um jogo assim Tricolor, estar 3x1 e deixar virar para 4x3...
Contabilizando os pontos que eu considero perdidos: são 17 pontos. E a classificação do campeonato:
1º Corinthians - 71 pontos
6º São Paulo - 59 pontos
Simulando: São Paulo - 59 pontos + 17 perdidos = 76 pontos. Ou seja, seria campeão em cima do Santos, mesmo com derrota para o Palmeiras, ou Vasco empatando...
E lembrando, mais uma vez: se qualquer desses jogos tivesse uma vitória, ou em apenas um desses, o Tricolor estaria disputando a Libertadores.
Amigos, aqui fica a segunda parte da Retrospectiva 2011.
Continuem acompanhando "O São Paulino" para a terceira e última da série: Retrospectiva 2011.
Obrigado pela leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário