quinta-feira, 19 de julho de 2012

OPINIÃO: São Paulo 0x1 Vasco

... garanto que pelo menos na vontade e no amor jogariam muito.



Bem amigos do blog "O São Paulino", o blog que tem mais passado vergonha no futebol brasileiro!

Nosso Tricolor querido jogou nessa quarta-feira, no Morumbi, recebendo a equipe do Vasco, num jogo decepcionante para a nossa Torcida. Como disse Rhodolfo na terça, é um jogo de seis pontos, onde os seis pontos foram entregues de bandeija.

Sim, o Tricolor entregou. Não parece mas foi.

Até começou bem nos 10 minutos iniciais, com boas chegadas de Jadson para Luis Fabiano que limpou Dedé e bateu com a esquerda para a defesa de Fernando Prass. E o bom chute de esquerda de Cícero, que  desviou no adversário e beijou a trave.

E foi só isso.

A escalação inicial teve surpresa: Dênis, Douglas, Rafael Tolói, Rhodolfo, Cortez, Rodrigo Caio, João Schimidt (antes conhecido como João Felipe), Cícero, Jadson, Osvaldo e Luis Fabiano.

Ney Franco abandonou a idéia de ter um losango no meio campo e adotou um quadrado, com dois volantes com "vocação" para marcação e dois meias livres para criar e servir os dois atacantes. Aparentemente um boa idéia, mas se todas as peças tivessem sei lá, consciência? fibra? vontade? movimentação?...  Foi isso que faltou ao São Paulo, que trouxe o Vasco para o ataque.


Osvaldo chegou a se machucar e obrigou Ney Franco o substituir por Rafinha (eu preferia Ademílson, devido Rafinha jogar vindo de trás).

Como o adversário jogou fechadinho no início, faltou mais movimentação do meio campo, já que tínhamos criado algumas chances e o adversário não havia se encontrado e buscava apenas o contra ataque. O técnico do Vasco percebeu isso, e adiantou a marcação, povoando o meio campo, e forçando o Tricolor ao erro, já que não havia muita movimentação...  Era só apertar e forçar o balão para frente...

Outra coisa, como é fácil desarmar os jogadores do São Paulo né? Basta encostar e já estão caindo... Cícero que o diga...  Acredito que até os meninos da foto acima também conseguiriam.

Enfim, o Vasco foi equilibrando a partida e chegando a tomar conta no final do primeiro tempo. Fez o goleiro Dênis realizar boas defesas e os chutes de Juninho Pernambucano cada vez mais venenosos. Um deles, em cobrança de falta chegou a beliscar o travessão. O "reizinho" estava dominando o meio campo, não perdendo uma.

O garoto João Schimidt na marcação de Willian Barbio


Já os nossos meios campistas, cada vez mais sumidos.


No intervalo, Ney Franco procurou alterar o cenário. Trocou João Schimidt por João Filipe e emplacou o 3-5-2. Na verdade, só chamou o adversário pro campo, pois aos 6 minutos Fagner tabelou com Willian Barbio e carimbou em cima de Dênis, que espalmou para dentro. Não coloco a culpa em cima de Dênis, já que foi praticamente a queima roupa, e um chute muito forte.

A partir daí, já sabemos. Reação Tricolor zero. Vasco cada vez mais arriscando. O São Paulo não conseguiu jogar mais... se já tava ruim ficou ainda pior.

Ney Franco decidiu colocar o time mais para frente ainda colocando Ademílson no lugar do ausente Cícero. Passaria a atuar com 3 atacantes deslocando Douglas mais centralizado e João Filipe como falso lateral. Deu para perceber que já no toque de bola que o camisa 29 tem mais qualidade que Willian José, apesar das diferentes características: Ademílson apesar de ter sido centroavante na base, tem boa movimentação e pode fazer o papel de segundo atacante.

Mas a estratégia de "tentar" pressionar os cariocas deu errado no momento em que Rodrigo Caio corta com a mão um toque vascaíno, ainda no campo de ataque tricolor. O árbitro Leandro Vuaden o advertiu com o segundo cartão amarelo na partida, e em seguida o vermelho.

E aí foi que o caldo desandou. O time com 10 em campo, diferentemente do Palmeiras domingo passado, não reagiu, não correu e não agradou a torcida presente, que passou a protestar - e com razão.

O protesto que partiu para todos, inclusive o presidente Juvenal Juvêncio. Dênis foi o único poupado. Já Luis Fabiano foi o alvo da Torcida Independente, enquanto foi poupado pelos "torcedores comuns".

A coisa tá feia!

Vamos as notas dos congelados jogadores Tricolores?

Dênis - Foi novamente o herói na partida e merece nota 10. No último jogo eu sei que fui um pouco injusto, mas hoje ele teve uma atuação impecável, sem culpa no gol e ainda de quebra fez das tripas o coração para que a vergonha não fosse maior. Nota DEZ
Douglas - Não sei se foi dedo do técnco, mas o jogo deve passar pelos laterais, caso contrário a atuação dos laterais é pífia, como a de Douglas. Defensivamente é muito mal. Nota: 3,0
Rafael Tolói - Nos deu muitos sustos, mas ficou diversas vezes no mano-a-mano desfavorecido talvez por uma má jornada no sistema defensivo. Nota: 5,0
Rhodolfo - Deu ainda mais sustos como uma jogada perigosa dentro da área, que pensei que ia ser penalti. Mas é um dos únicos que tem vergonha na cara. Nota: 5,5
Cortez - Mesma coisa de Douglas. A jogada do gol adversário foi do seu lado. Nota: 3,0
Rodrigo Caio - Não é só pela expulsão. Mas jogou frio desde o início, perdendo muitas bolas e no domínio parecia nervoso desde o início. Desse jeito não dá... Nota: ZERO
João Schimidt - Um pouco melhor do que o companheiro. A inexperiência pesou muito, mas vamos combinar que o colocaram numa roubada. Nota: 3,0
Cícero - Ausente 89 minutos do jogo. Nota: 1,0
Jadson - Faltou chamar a responsabilidade pra si. Está muito medríocre para um camisa 10 do São Paulo. Não pode se contentar em dar um passe por jogo, principalmente quando estamos perdendo. Nota: 3,0
Osvaldo - Pouco tempo em campo. Apesar de também não procurar jogo corretamente, se salvou da cornetada. Sem nota.
Luis Fabiano - Não tem que ter raiva, tem que ter vergonha na cara. Se ficar esperando uma bola com esse meio campo, vai passar em branco sempre... Pelo menos é o único sincero. Nota: 6,0

Entraram:
João Filipe - Quando o zagueiro arranca e sai desesperado ao ataque é que há algo de errado né? Espero que ele volte a boa forma do ano passado, mas está recebendo suas chances. Hoje nada pôde fazer até mesmo por limitação. Nota: 5,0
Rafinha - Procurou jogo sem ser efetivo. Reitero que ele deve ser meio campista e não atacante. Nota: 6,0
Ademílson - Como eu disse: poucos toques e de qualidade. Porque não o lançaram no Campeonato Paulista? A minha opinião é que precisa se arriscar um pouco mais, pode chutar que dá! Nota: 6,0


Técnico:
Ney Franco - Foi corajoso ao escalar o garoto João Schimdt e ao invés de colocar W. José, colocar Ademílson. Não teve tempo para treinar na semana, mas isso não pode ser usado como desculpas toda hora. Precisa fazer urgentemente os jogadores jogarem mais próximos uns dos outros e com maior movimentação, e não colocar mais um jogador na zaga ou no meio...  Nota: 5,0

Arbitragem:
Leandro Vuaden - Uma arbitragem com muitas inversões de faltas e muitas vezes sem critério. Porém acertou nos lances capitais, como a expulsão de Rodrigo Caio. Alguns impedimentos marcados pelos seus assistentes causaram dúvidas no blogueiro.

Torcida:
Não está errada nem certa. É o reflexo do time, apenas isso.


E assim amigos, mais um derrota para o Vasco em nossa casa, a terceira seguida. Isso já não bastasse, Ney Franco terá apenas mais 3 dias para ajustar esse Tricolor, muito mal arrumado em campo.


Na minha opinião, arrumando o posicionamento dos jogadores e conquistando a liderança do time, o técnico pode ter êxito.
Porque não colocam Milton Cruz para ajudar o Ney Franco? Esse negócio de "não conheço o elenco" não é desculpa, sinto muito!



A esperança está na sessão Rapidinhas, que começa agora!


O M1T0 está voltando - Rogério Ceni disputou na quinta-feira um coletivo contra o Super20 Tricolor (jogadores da categoria de base sem idade de base), onde praticou boas defesas e até gol de falta fez. A previsão de retorno é dia 28 de julho, contra o Flamengo, no Morumbi.
Reitero que apesar de muito importante para o elenco, a volta do Capitão não será a Salvação da Pátria. É preciso trabalhar com as peças que temos!

Paulo Assunção chega ao Tricolor - O São Paulo fechou a contratação do volante de 32 anos que jogava pelo Atlético de Madrid, Espanha. O cara vem para dar mais experiência ao meio campo, meio que na contramão do que era o projeto inicial: lançar os meninos da base.
Também é uma consequência da falta de Planejamento do Corpo Diretivo do São Paulo Futebol Clube. Contratado para ser um tapa-buraco, sua titularidade vai tirar a chance de dar ritmo e "cancha" aos garotos como Rodrigo Caio, João Scimidt e até Bruno Uvini.



O blogueiro não acha que os garotos estão indo bem, mas falta experiência, é verdade. Mas também deviam achar o melhor momento para lançá-los, e não na fogueira, contra adversários fortes. (Vasco está na segunda colocação do Campeonato Brasileiro e vem com um time forte desde o ano passado). Eu apóio a idéia de utilizar os garotos no Campeonato Paulista ou na Copa Sul Americana, ainda que seja com um time misto. Apesar que hoje, para nós, Copa Sulamericana e Paulista, já é obrigação...

Sobre o jogador, me lembro um pouco dele na temporada 2010, antes do Miranda ir para o Atlético de Madrid. É um volante de marcação, como o Denílson. E não acho que devam jogar juntos, mas o Assunção parece-me que tem um pouco mais de chegada na frente - apesar de não ser o seu forte. Outra coisa que pesquisei: Assunção estava na reserva da equipe madrilenha, mas foi titular em 2010.

Hoje, para mim, é apenas uma aposta. Tudo que conseguiu Adalberto em suas férias na Europa, antes do fechamento da janela de transferências.

Copa BRIDGESTONE Sul Americana - Por falar nela, já foi definido o primeiro adversário e os locais das partidas, assim como as datas. Anotem aí na agenda:



Bahia x São Paulo - Estádio de Pituaçú
01/08/2012 - quarta-feira, 21h50

São Paulo x Bahia - Estádio do Morumbi
21/08/2012 - terça-feira, 20h15


E preparem sua TV a Cabo, pois alguns jogos terão transmissão apenas pelo Fox Sports!

Pra mim, o São Paulo deve se concentrar nesse torneio, como se fosse a Libertadores. Pelo Brasileirão vai ser difícil, pois é necessário tempo para alcançar essas equipes fechadinhas como Atlético-MG, Fluminense, Grêmio, Botafogo, Internacional...


Galerinha, obrigado pela leitura, e não teremos o pré-jogo de Figueirense x São Paulo, nesse domingo, dia 22 de julho as 16h00 (com transmissão da Globo SP/Bandeirantes SP). Mas acompanharei o jogo e faremos o pós-jogo!


Até lá, e continuem ligados em "O São Paulino"!

2 comentários:

  1. Se tivesse entrado essa garotada aí, acho que teria sido melhor. Disposição e "briga" pela bola, não ia faltar pelo menos.

    Aguardando pós-jogo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É grande Maurílio, disposição e amor a camisa não ia faltar.

      Pós jogo postado...

      E chegou ao fechar da janela o Paulo Assunção...

      Excluir