quinta-feira, 21 de junho de 2012

OPINIÃO: Coritiba 2x0 São Paulo


Bem amigos do Blog "O São Paulino"!

Até quando isso? Essa é a pergunta que toda a Nação Tricolor está fazendo nesse momento.
Fracassos e mais fracassos.

Com mais essa derrota, que pode ser creditada ao que vínhamos falando: falta de ímpeto, de pontaria. Literalmente, pipocou. Essa é a realidade.

Leão iniciou o segundo jogo com uma mudança que deixou a todos surpreso. Rodrigo Caio entrou no lugar de Douglas, como opção, pois o camisa 23 ficou no banco. Piris siquer foi relacionado.

Confesso que gostei, pois o garoto chegou com personalidade ao clube e tem dado conta do recado. No início, a equipe mandante tomou as rédeas, exercendo certa pressão. A equipe Tricolor, nos minutos iniciais atuou de forma compacta e fechadinha, porém não conseguia dar nem com transição, nem com ligação direta fazer a bola chegar até Lucas e Luis Fabiano.

O camisa 07 mal conseguia dominar a bola corretamente em vários momentos.




A partir dos 10, começou a equilibrar a partida. Com chegadas de Lucas (que em nenhuma optou por tocar a bola, sempre finalizando pra fora) e de Luis Fabiano - idem, o São Paulo deu algumas respostas.

Os donos da casa não ficaram quietos e se não dava pelo chão, usavam o chute de longa distância como recurso.

Nessa primeira parte, Casemiro, péssimo em campo, perdendo bolas bobas. Jadson errando tudo, Lucas mal conseguindo ficar em pé, Cícero apagado e Luis Fabiano sem chances iam na base do bumba-meu-boi. Já as atuações de Denílson, Dênis e Rodrigo Caio foram boas. A preocupação tomou a todos, tenho certeza, pois o Coritiba era muito perigoso e rápido.

E ainda no primeiro tempo a preocupação se tornou o ínicio do pesadelo: na cobrança rápida de escanteio - outro recurso bom do Coxa, o zagueiro Émerson, subiu mais que os dois zagueiros sãopaulinos e marcou o primeiro.

Da TV eu vi o desespero nos jogadores tricolores, mas sempre desorganizadamente. Ninguém melhorou.

E assim fomos ao intervalo. Com o placar igualado, mas com a faca e o queijo na mão. Bastava um golzinho para complicar a vida do time paranaense, que o obrigaria a fazer dois.

No segundo tempo, achei que houve uma pane geral. O São Paulo foi atacando,buscando o primeiro gol, mas com Lucas ainda apagado, errrando gols, segurando muito a bola - e talvez, omisso, Luís Fabiano errando gols, e total desentendimento no meio campo, somado ao espaço dado ao adversário - principalmente pelo lado do Cortez, resultou no segundo gol.

Outro cruzamento na medida para Everton Ribeiro completar de cabeça e enterrar de vez as chances tricolores. Num detalhe: Everton tem 1,66 de altura, e estava sozinho na hora do cabeceio.

É Luís Fabiano, OREMOS para sair dessa draga!!!

O resto não é preciso comentar. As substituições não surtiram efeito, e foi um marasmo tricolor até o final.

OBS: No intervalo, eu teria entrado com Douglas no lugar de Casemiro, o deslocava para a lateral, trocando de posição com Rodrigo Caio. A defesa ia ter maior proteção e qualidade no passe.

Pipocou Tricolor!!!!


Vamos às notas dos empipocados jogadores:

Dênis - Um dos melhores em campo e não achei que teve culpa nos gols. Nota: 7
Rodrigo Caio - Quebrou o galho defensivamente. Merece chances na saída de Denílson. Nota: 7
Rhodolfo - Cometeu falhas coletivas em momento cruciais. No geral, regular. Nota: 5
Édson - O mesmo que o Rhodolfo. Jogou simples mas falhou em momentos cruciais. Nota:4,5
Cortez - Mal defensivamente e fraco no apoio, sobretudo no segundo tempo. Nota: 2
Denílson - Fez o que pode, com muita raça. Jogou um pouco mais adiantado. Não conseguiu livrar o Tricolor da derrota. Nota: 6
Casemiro - Horrível. Esse poderia ter sido poupado. Nota: 1
Cícero - Apagado a partida inteira. Tá na hora de pegar um banco. Nota: 3
Jadson - Mal a maior parte da partida, sobretudo nas bolas paradas. Mas foi o menos pior no meio campo são paulino, e eu não o tiraria da partida. Nota: 4,5
Lucas - Apagado e fominha. Solta a bola Lucas!!! Nota: 3
Luís Fabiano - Começou a jogar bola a partir dos 40 do segundo tempo. Nota: 3

Entraram:
Maicon - Não mostrou para que veio. Cadenciou como se estivéssemos ganhando de 3x0. Nota: 3
Fernandinho - Só gastou o tempo para o adversário cometendo faltas. Nota: 2
Willian José - Entrou no lugar de Cortez para o tudo ou nada. Ficou no nada mesmo. (Recebeu uma bola em posição de impedimento, que poderia ter dado o gol da classificação).

Técnico:
Émerson Leão - Escalou bem a equipe, mas achei que mexeu mal. Desde abril estamos esperando esse time engrenar. Vai até quando?

Árbitro do jogo:
Wilton Pereira Sampaio (GO) - Não influenciou no resultado. Boa arbitragem tanto dele quanto dos assistentes. Também, foi tranquilo na questão diciplinar.


E amigos, mais uma vez com muito pesar nos despedimos. E o que mais nos deixa tristes não é o fato de colocar o futebol em primeiro lugar, tenho certeza que não aconteça isso com vocês.
Mas é ver o São Paulo Futebol Clube perder sua essência, por simples burrada, por simples displicência, omissão, soberba de nossos dirigentes. Vamos a sessão rapidinhas...


Rapidinhas:

Fim do Mundo? - Enquanto o São Paulo estava perdendo de 2x0 para os Coxas brancas o Corinthians estava empatando com o Santos, no Pacaembú por 1x1 e garantindo classificação para as finais da Libertadores da América, feito inédito na história do clube. Só temos de dar os parabéns: de 2007 até agora - do fundo do poço até "quase" o topo da América. O Sâo Paulo está indo na contra mão?

Diretoria - Apesar de sempre apoiar ou compreender o cenário político Tricolor, com a derrota de hoje, a 17ª eliminação seguida sofrida pelo São Paulo, minha visão mudou e está mais ou menos assim:

Na minha opinião, a balança que segurava a atual gestão começou a pender para o outro lado. Trocou de técnicos, jogadores, comissão... Só falta essa diretoria - a mesma que demitiu Muricy, ignorou Danilo (finalista da Libertadores com o Corinthians), ignorou Coates,Lugano, que contratou Fernandinho, Maicon... 
É vergonhoso...

E quem diria... - O Palmeiras passou pelo Grêmio, e está na Final da Copa KIA do Brasil 2012, contra o Coritiba... Pode encerrar o seu jejum e deixar para nós o abacaxi... Agora já pensou se Palmeiras e Corinthians ganham seus respectivos campeonatos? Fora o Santos que ganhou o Paulistinha...


Vamos agora pro Brasileirão com aquele desâânimo... Vamos ver se o time consegue reagir, mas não sei se chegará em uma boa colocação, com esse elenco fulera...
Continuem ligados em "O São Paulino"... É vida que segue..

5 comentários:

  1. Embora seja inevitável não ficar de cabeça quente, não adiantará de nada. Ontem, depois do jogo, fiquei assim. Daí lembrei que hoje eu acordaria e viria trabalhar para garantir meu baixo salário no final do mês enquando nossos jogadores provavelmente ganharam o dia de folga e no final do mês terão milhares de reais na conta. Garanto que nós, torcedores, ficamos muito mais irritados do que alguns jogadores, que sairam tranquilos de campo, que tiveram uma boa noite de sono, que tem uma situação financeira ótima e que, amanhã ou depois, podem estar beijando o escudo de outro time.

    Serei(mos) sãopaulino(s) até meu(nosso) último suspiro de vida. E o que me dá algum conforto é saber que, mesmo que demore um pouco, amanhã ou depois teremos jogadores mais comprometidos com a Instituição São Paulo Futebol Clube. Embora, talvez nosso problema nem seja elenco ou técnico. Talvez seja diretoria. O sr. Juvenal fez um bom trabalho frente ao tricolor em termos patrimoniais e somos gratos por isso, mas muitos de seus conceitos estão obsoletos e o futebol é muito dinâmico para ficar centralizado na mão de apenas uma pessoa, apenas uma mente, apenas uma metodologia de trabalho, por tanto tempo. Mas, o mandato dele também vai terminar um dia. O que não vai terminar é meu amor pelo clube. E vou continuar apoiando na esperança de que dias melhores virão.

    Estou achando que nem teremos contratações para o segundo semestre. E o Fabrício só volta ano que vem... então apostaria neste time:

    Rogério Ceni
    Douglas / Bruno Uvini / Rhodolfo / Cortez
    Rodrigo Caio / Wellington
    Jadson / Cañete
    Lucas / Luis Fabiano

    Claro, alguns aí só estarão disponíveis dentro de 2 a 3 meses.

    Na falta de opções de treinador no mercado, espero que o ambiente possa ficar tranquilo o mais rápido possível para que comissão técnica e jogadores possam dar continuidade no trabalho. E que tirem desta eliminação alguma lição para demonstrarem em campo mais disposição e vontade de serem vencedores.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Excelente comentário Maurílio. Seremos tricolores até morrer.
    Mas que desanimo estou. Infelizmente não consegui assistir o jogo mais importante do ano até aqui.
    Não tenho nada para comentar pois estou de cabeça quente até agora.
    Precisamos de Presidente, Técnico, Jogadores São-Paulinos de verdade, que honrem a camisa que jogam, não só pelo dinheiro, mas pelo o que representa para milhares de pessoas, milhares de torcedores.

    Presidente: Precisamos trocar. Juvenal fez historia no Maior do Mundo. Conseguiu ganhar títulos e títulos com esse time, mas sua hora chegou. Também acho que seu "conhecimento" com o futebol tenha diminuído. Fazendo intrigas com todos, se preocupando menos com o time e etc.

    Técnico: Não precisamos trocar de técnico. Leão consegue suportar esse grande cargo, mas acho que ele precisa rever os seus conceitos. Algumas substituições, algumas prioridades. Não consigo entender como Cicero é titular, como Osvaldo é o 13º banco, como Maicon entra constantemente nos jogos e etc.

    Mas as vezes acho que eles nem dão bola para os torcedores.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Galera, eu postei a opiniãodo segundo jogo, e estou devendo a do primeiro... Vamos na calma ok?

    Apesar de estar totalmente desanimado com o atual cenário, eu amo o São Paulo e só ele.

    É um bom assunto para discutirmos em um post!...


    Valeu galera, e a vida segue...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também desanimei... mas amo o Tricolor e concordo, seria um bom tema de post.

      Sei que você não curte comentar de outros times por aqui, mas realmente, enquanto o Corinthians "aprendeu" o caminho para ter "sucesso", parece que o São Paulo "desaprendeu". Mas tanto Palmeiras como Corinthians terão que suar muito a camisa se quiserem sair campeões. Para o Palmeiras ainda vai ter o fantasma dos 6x0, na Copa do Brasil do ano passado, diante do mesmo Coritiba. E olha como são as coisas, o Corinthians hoje tem um meio campo parecido com o nosso de 2005. E uma defesa sólida. Eles tem Ralf e Paulinho (melhor dupla de volantes na minha opinião) e Danilo e Alex para armar e apoiar o ataque. Com Leandro Castán e Chicão lá atrás. Nós tinhamos Mineiro e Josué, melhor dupla na época e esse mesmo Danilo no meio e para dar maior consistência na zaga, jogávamos no 3x5x2 com Lugano comandando a zaga e com dois laterais que apoiavam muito bem. Hoje, nossa zaga não é consistente e nosso meio então, nem se fala. Nos 7 anos que joguei futebol de campo, meus treinadores sempre disseram que o meio-campo é o motor da equipe: sustentam à zaga e alimentam o ataque. É o meio que equilibra a equipe. E pior que vamos perder nosso melhor volante e o outro que poderia ser o xerifão do meio, só volta a jogar ano que vem. Tenho medo de como vai ser daqui pra frente. E se o sr. Juvenal não colocar a mão no bolso, vai continuar trazendo jogadores nota 6. Quer o Lúcio mas já falou que é fora da realidade do clube. Assim fica difícil montar uma equipe boa. Não trouxeram o Nilmar por causa de R$ 80.000,00 a mais que o teto salarial. Se abrissem uma exceção, para pelo menos 3 jogadores (sem fazer loucuras, claro, nada de pagar R$ 1.300.000,00 como fazia o Flamengo com o Ronaldinho Gaúcho) e pagassem um pouco mais, aposto que recuperavam esse investimento com venda de camisas e bilheteria.

      Estamos no meio do ano, não temos um patrocinados Master, não temos padrão de jogo, não conquistamos nenhum título e nosso reforço mais badalado ainda não vingou e nem sabemos se isso vai acontecer (Jadson - apenas algumas boas assistências e nada mais).

      Termino com seus dizeres:
      "Vamos ver se o time consegue reagir, mas não sei se chegará em uma boa colocação, com esse elenco fulera..."

      Abraços

      Excluir
    2. Maurílio, o comentário que você fez sobre o Corinthians foi pertinente e eu havia dito no post: "Só temos de dar os parabéns: de 2007 até agora - do fundo do poço até "quase" o topo da América. O Sâo Paulo está indo na contra mão?"

      Isso! Concordo, e digo mais: cada vez menos os atletas de ponta tem vontade de vir ao SPFC. Porque? Porque o SPFC não paga bem... Que profissional quer vir a um lugar para ganhar menos?

      O Nilmar teve toda a razão, ele é profissional. Aí vem o Inter, o Corinthians e paga mais, e ele vai lá...

      Jogadores românticos existem cada vez menos! Não devemos exigir que joguem no clube de coração, exigimos profissionalismo. E como qualquer profissional, não trabalhará num lugar para ganhar menos, se pode ganhar mais.

      É isso que precisa entrar na cabeça da direção do São Paulo.

      NÃO VAI MONTAR UM BOM ELENCO SEM INVESTIMENTO, ou vai viver de aparecer um Lucas, um Neymar... e olhe lá...

      :|

      Com relação ao nosso meio campo, concordo plenamente. Espero que a carga em cima de Rodrigo Caio - que vai herdar a posição, não seja muita e queime o garoto que tem futuro.

      Excluir