quarta-feira, 29 de maio de 2013

OPINIÃO: São Paulo 5x1 Vasco





Bem amigos do Blog!!

Fim de jogo no Morumbi! São Paulo venceu o Vasco pelo elástico placar de 5 a 1.
Num jogo onde o Tricolor alcança a liderança do Campeonato, com 100% de aproveitamento, aproveitou o empate do Cruzeiro e pelo menos dorme líder, pelo saldo de gols.

Mas nem tudo é um mar de rosas. O 1º tempo foi muito truncado, e o ataque não conseguiu levar a melhor sobre a defesa carioca, porém nossa defesa também levou a melhor sobre o ataque vascaíno.

Ney Franco veio a campo com mudanças: Jadson ficou de fora, pois já está servindo a Seleção para a Copa das Confederações. Então entrou o meia Roni no lugar.

Silvinho continuou no time, e Paulo Miranda assumiu o lugar de Édson Silva, suspenso.

A dupla de volantes foi formada por Rodrigo Caio e Denilson. Já os zagueiros foram Lúcio e Paulo Miranda. Confesso que os quatro foram bem em seus papeis, porém, faltou ao Rodrigo ou Denílson aparecerem mais à frente no primeiro tempo, dando opção de jogo. Já as laterais foram tímidas no apoio durante o primeiro tempo, mas melhoraram bastante no segundo, até que Douglas acertou uma bola no travessão e Carleto fez gol. Além disso foram eficientes na marcação.

O problema no primeiro tempo, mesmo era o meio campo. Sem um armador (com Jadson e Ganso fora, e ainda sem Cañete) foi experimentado o Roni, que é meia atacante e jogou centralizado, mas apesar do garoto mostrar muita habilidade, teve falhas no posicionamento e constantemente não dava a devida sequência - talvez por falta de entrosamento ou coisa do gênero. Faltou um Ganso ali pra jogar com ele, por isso talvez o sistema ofensivo tenha dado uma queda.

Silvinho, na minha opinião não tem mostrado um bom futebol, onde espero que seja incisivo, ousado, partindo pra cima e utilizando a velocidade. Assim, com Osvaldo em má jornada também, faltou bolas ao Luis Fabiano, somado à dificuldade sãopaulina de jogar com um time em proposta de contra ataque.

No segundo tempo, duas alterações. Maicon entra no lugar de Roni e Aloísio no lugar de Silvinho. As alterações foram determinantes para o jogo melhorar, como havia citado anteriormente. Maicon passou a controlar as ações no meiio campo, sem abrir o sistema defensivo, tocando a bola, fazendo-a girar, e Aloísio deu um choque no time e no adversário também, com muita movimentação, vontade e raça.

Foi de uma bola perdida sua, mas recuperada por ele mesmo e um toque para Luis Fabiano em posição legal, na minha opinião, fazer o primeiro gol, em tom de desabafo, de muitos no Campeonato Brasileiro. Antes, ainda, tinha brigado por algumas bolas ainda no campo defensivo. Era o gol do alívio.

Logo depois, com o time do Vasco mais aberto, pois o mesmo se lançou ao ataque, Lúcio roubou uma bola e partiu pela direita do ataque, onde cruzou para LF. A bola passou e encontrou Aloísio, que chutou no mesmo canto. Mesmo com o ombro fora do lugar, comemorou.

Logo mais, escanteio para o São Paulo. Carleto toca curtinho para Osvaldo que devolve. O lateral entra em diagonal, com liberdade e chuta com o pé direito, com categoria, no cantinho esquerdo do goleiro Michel. Era o terceiro gol da noite.

Não mais, vem outra jogada de lateral, mas agora Osvaldo pela direita aplica um lindo drible em Renato Silva (aquele mesmo que jogou em 2009/2010 pelo Tricolor) e cruza para a área. A bola encontra o Luis Fabiano. Ele faz o giro por trás e bate forte para uma defesa parcial do goleiro, mas a bola morreu no fundo do gol.  4 a 0.

Logo depois, uma bobeada do M1T0 Rogério Ceni. Ele tentou sair com os pés, e entregou a bola nos pés de Darkson que não perdoou.

O bom foi que o ímpeto Tricolor não diminuiu. Pareceu que o time queria dar uma resposta e ela veio. Rodrigo Caio avançou e tocou para Aloísio dentro da área que aplica o corte, toca pro Luis Fabiano. O camisa 9 deu um toquinho por cima do goleiro, mas veio Luan e ao tentar cortar, marcou contra e tirou o hat-trick do LF9.

5 a 1, placar final. Um jogo de dois tempos distintos que nos ensina algumas lições. Temos que ter meio campo. Acredito que Roni pode fazer uma função de Lucas e tem futuro ainda, mas hoje não está pronto. Silvinho ainda devendo futebol, na minha opinião, mas é bom jogador.

Vamos as notinhas:

Rogério Ceni - Sem muito trabalho, ainda deu-se o luxo de errar, e entregar um gol de bandeija. Nota: 6,5
Douglas - Foi bem hoje, aplicado na marcação e alguma tímida subida ao ataque. Com treinamento, pode melhorar. Nota: 7,5
Lúcio - Jogando muito bem, com bons desarmes. Teve uma entregada, mas não foi culpa sua. Foi pra dividida e tirou o pé, para não cometer falta e levar fama e cartão. Achei que no gol do Vasco, poderia ter aberto pela direita para receber a bola do RC. Nota: 8,5
Paulo Miranda - Jogou sério, pela esquerda. Salvou uma na bobeada da defesa. Nota: 8,0
Thiago Carleto - Jogou meio preso no primeiro tempo, mas muito bem no segundo. Mostrou categoria ao marcar e mostra que o treinamento tem feito bem a ele. Que continue se aplicando e aprimorando. Nota: 8,0
Rodrigo Caio - Mostrou personalidade e que tem evoluído muito para jogar ali no meio campo. As vezes, precisa sair mais pro jogo, pois tem potencial. Seu teste será o próximo jogo. Por enquanto, Nota: 7,5
Denílson - Jogou um pouco preso, mas em contexto geral sem falhas. Pela partida de hoje, deixará saudades. Nota: 7,0
Roni - Pode ser falta de entrosamento. Mas não teve a dinâmica que a partida pedia. É bom jogador, habilidoso, mas o padrão tático não favoreceu seu estilo de jogo. Nota: 6,0
Silvinho - Hoje, faltou futebol para o credenciar como "subtituto de Lucas". Tem que ser mais incisivo, participativo, ousado. Sei que pode ser assim! Nota: 5,0
Osvaldo - No primeiro tempo esteve apagado, só acordando no finalzinho. No segundo se portou bem e mostrou o velho e conhecido Osvaldo. Espero que coisas externas não estejam atrapalhando seu futebol! Nota: 7,5
Luis Fabiano - Decisivo, como precisamos. Nota: 9,0

Maicon - Deu outra cara ao meio campo, qualidade no trato da redonda, cadenciando e dando ritmo. Entrou bem! Nota: 8,5
Aloísio - O nome do jogo, na minha opinião. Lutou, brigou, e mesmo machucado, continuou. Nota: DEZ
Wellington - Sem muito tempo para avaliações.

Ney Franco - Apostou em velocidades no início e acabou dando com a cara no muro que fez a defesa do Vasco. Conseguiu consertar no intervalo, e eu acho isso válido. Nota: 8,5

Arbitragem - Regular, sem influenciar no resultado.

É isso amigos. Agora nos vemos domingo, a partir das 18h30 para ver a primeira pedreira no Brasileirão. Vamos voltar ao Horto! É isso mesmo, é o reencontro com o Atlético-MG...

Continuem ligados em "O São Paulino"!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

OPINIÃO: Ponte Preta 0x2 São Paulo


Bem amigos do Blog!

Estreamos o Brasileirão 2013 com vitória!
Jogando um futebol pragmático, um tanto quanto burocrático, que na base da superação e da raça valeu três pontos. Ainda que a apresentação não tenha enchido os olhos do torcedor Tricolor, pelo menos fez a equipe disparar nas cabeças do campeonato.

Hoje não farei uma análise completa do jogo, mas falarei sobre minhas impressões. O time foi a campo sem Rogério Ceni e sem PH Ganso, assim como Rafael Tolói também. Ney Franco procurou não improvisar e jogou com as peças que tinha.

O resultado foi um jogo em que cada um se portou com o que sabe fazer: zagueiros foram zagueiros (Paulo Miranda entrou como zagueiro no segundo tempo, quando Édson Silva havia sido expulso), laterais foram laterais, atacantes de lado foram atacantes de lado e centroavantes foram centroavantes.

Por falar em centroavante, parece que a vida segue para Luis Fabiano. Apesar de ter ficado em branco, (os gols foram marcados por Lúcio e Jadson, ainda no primeiro tempo), destaco a boa partida com finalizações e passes decisivos. Esperamos que volte a ser o grande jogador do time.

O Campeonato só está começando...  Quarta-feira receberemos o Vasco no Morumbi.
Continuem ligados em "O São Paulino"!

P.S: O que vocês acharam do jogo e quais as perspectivas para o restante do ano?

sábado, 25 de maio de 2013

Guia do Brasileirão 2013 - parte 2 e PRÉ-JOGO: Ponte Preta x São Paulo

Bem amigos do Blog "O São Pauliino"!

Amanhã começa a batalha para recuperar a temporada.
O Tricolor enfrenta no Moisés Lucareli, em Campinas, a Ponte Preta, campeã do interior, na primeira rodada do Brasileirão 2013.



Não fiz comentários sobre a partida amistosa - pra mim um treino, que ficou Londrina 1x2 São Paulo, que foi realizada na cidade de Londrina, pois não julguei necessário. Fazendo um rápido comentário, deu para perceber que os jogadores estavam em ritmo de treino e falta entrosamento, mesmo a equipe jogando tanto tempo junta. Será que a atitude vai mudar? Veremos nas rodadas iniciais do Brasileirão.

Contra a Macaca, temos o desfalque de Rogério Ceni - ainda se recuperando da pancada sofrida no jogo contra o Corinthians pela fase classificatória do Paulista, Negueba - se recuperando de cirurgia no joelho, Rafael Tolói e PH Ganso com problemas musculares.

Osvaldo volta ao time após ficar de fora um bom tempo, também em pancada sofrida em jogo contra o Corinthians, dessa vez pelas semi do Paulista. O jogo terá transmissão da Globo SP e Bandeirantes SP, além do PFC para todo o Brasil, e será amanhã, 26/05 as 16h00.

Vamos continuar também o Guia do Brasileirão 2013.

Parte Tática4-4-3, 4-3-3, 4-2-3-1 ? Qual a tática a ser explorada pelo técnico Ney Franco, com os jogadores aí no elenco? Quais as opções que o blogueiro recomenda?

Olha, vou começar a comentar sobre o ataque são paulino. Luis Fabiano é um ótimo centroavante, um dos melhores do Brasil. Mas é dos melhores dentro da área, e tanto o time quanto o técnico precisam entender isso.
Ele pode sim, sair para uma tabela, para puxar a marcação, mas se não tiver aproximação pelos homens que  vem de trás ou não for colocado em condições de marcar, se torna pouco efetivo. Também não tem grande movimentação, o que não quer dizer que não se movimenta bem. É justamente como os outros camisas 9 clássicos.
Um diferente disso, por exemplo, era Ronaldo em 1998. Ele sim, partia pra cima e tinha velocidade, além de presença de área. Fora disso não conheço nenhum, além dele e de Allejo.

Então, apenas para comparar dois momentos do LF. Quando tinha Lucas pela direita e Osvaldo pela esquerda, abria-se um pouco mais a marcação. Tanto o camisa 7 quanto o camisa 17 jogavam a bola lá na frente deixando um marcador pra trás, quando não deixavam o da sobra preocupado. O que não é o caso de quando jogam PH Ganso e Jadson. Sim eles são ótimos jogadores e tem um toque de bola sensacional. Mas a escalação deles, prejudica um pouco o jogo do LF, principalmente contra times que apostam no contra ataque. Eles ficam marcando atrás da linha da bola, com 7 ou 8 jogadores. Quando LF pega na bola, já tem três na sua cola.

Se ainda aprofundarmos mais numa formação com PH Ganso e Jadson, teríamos que ter um lateral direito de respeito, ofensivo, que chegasse à linha de fundo ou com qualidade com a bola no pé. E esse cara não é Paulo Miranda. Poderia ser Douglas - no post Rapidinhas do Tricolor (Pré- Temporada) eu comentei que a escalação (no 4-4-2) com Jadson e Ganso, deveria ter um lateral como Douglas - mas como lateral, para cobrir o setor direito e fazer o papel de Lucas. Foi mais ou menos que o Ney tentou fazer algumas vezes, mas não teve sucesso, porém o utilizou com Paulo Miranda na "sobra" dentro de um contexto 4-2-3-1. Mais liberdade para Douglas, impossível.

Pra mim, LF continua sendo o cara do São Paulo.


Nesse contexto, aí vale colocar um cara mais ofensivo, cuja a única responsabilidade defensiva é acompanhar o lateral esquerdo, inibindo suas ações ou pelo menos o deixando preocupado, com menos liberdades. Aí que Lucas funcionava, e aí que caras como Silvinho, Roni ou Lucas Evangelista podem ser boas peças. Continuando nesse contexto, esses caras podem e dever ter mais recursos para abrir a marcação e num toque, encontrar o Luis Fabiano dentro da área, que aí sim ele é decisivo. Na teoria, esse tipo de formação deve empurrar o outro time pra trás.

A parte defensiva na minha opinião não resta dúvidas. Precisa treino de fundamentos e entrosamento, principalmente na bola aérea. Pra ter uma ideia: Tolói tem 1,85, Lúcio 1,88, Rhodolfo 1,93, Édson Silva 1,87 e Paulo Miranda tem 1,85.  Se não estiver dando certo na parte técnica, deve-se chamar o atleta e conversar. Não tá dando certo, aí sim o caminho é dispensá-lo ou emprestá-lo. Até o conceito deve estar com atletas ofensivos também. Um que acho que devia ser emprestado é Ademílson. Faltou técnica durante a Libertadores.  Já os laterais, tem que ter disciplina tática. Quando um ataca, outro defende. Quando um tá na linha de fundo, outro é o ala. Times que vem com três atacantes, não pode deixar os caras jogarem em suas costas.

Sobre os volantes, não era para passarmos por dificuldades: Wellington e Denílson são bons jogadores porém não vivem grande fase. O problema é a má fase dura quase seis meses. Aí fica muito difícil, já é para perder espaço mesmo. Vejo com bons olhos a ascensão de Rodrigo Caio e espero que tenha a responsabilidade de segurar os maiores craques do país. Esse meio campo, deve ser, como diz Daniel Perrone, "o coração do time". Além de pegada, precisa de movimentação, passe e chute. Comunicação e inteligência também são essenciais. Os dois devem matar qualquer jogada do meio campista e cuidar da jogada passada pelo ponta (esquerda ou direita).

Uma coisa que não vemos: o time jogando de forma compacta. Está enorme o espaço entre as três linhas de ataque, meio e defesa. Uma solução viável é fazer com que o time ataque em bloco e defenda em bloco. Apenas numa proposta de contra ataque, os caras das pontas deveriam disparar nas costas dos laterais, sempre com alguém na faixa central acompanhando.

Com isso, na minha opinião, levando em conta os jogadores e a atual fase, o meu time ideal seria:

Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Édson Silva, Carleto, Wellington, Denílson, Jadson, Silvinho, Osvaldo e Luis Fabiano.

Numa tática 4-2-3-1.

Já para uma outra escalação, que pode ser muito bem ser utilizada em jogos em que necessite-se de posse de bola, PH Ganso entraria no lugar de Silvinho. Aí a lateral direita precisa funcionar!

Bem amigos, espero que tenham gostado dos palpites do blogueiro aqui. Caso não concordem, não precisam me xingar, apenas exponha seu ponto de vista aí, na sessão de comentários.

E BOA SORTE TRICOLOR, NO BRASILEIRÃO!!!
Estamos juntos, torcendo juntos, sofrendo juntos, comemorando juntos!

E vamos as Rapidinhas?

LF bolado - O Luís Fabiano, ficou irritado com a diretoria e isso não foi boato de jornalista não. No intervalo do amistoso contra o Londrina, o atacante disse que "por enquanto" continua na equipe, com um ar de tristeza. Fora isso, um babaca corintiano disse que o Fabuloso se arrependeu.
Concordo que a diretoria agiu errado. Porém, concordo que ele seja um dos responsáveis diretos por essa má campanha. Mas o que deveria ter acontecido é uma conversa interna, como sempre ocorreu nos corredores do Morumbi.

E perder LF pra um Internacional, pra um Corinthians, pra um qualquer clube brasileiro, pode ser considerado BOLA FORA, ou mais uma bola fora da Diretoria, a menos que traga o Kaká.

Nilmar a tona novamente - O interesse é antigo, mas negociações não deram certo. Nilmar deseja voltar ao Brasil e São Paulo ou Inter seriam os seus alvos, e a recíproca é verdadeira. Para o São Paulo, ter um nome como Nilmar seria bom, e cairia bem no padrão tático desejado por Ney Franco. Mas é uma negociação difícil, já que o cara ganha bem e teria que abrir mão de parte de seu salário.

Macaca x Tricolor - Segundo determinação da Polícia Militar, não será permitida a entrada de torcedores do São Paulo no estádio Moisés Lucareli, devido o mesmo ter um setor em obras. Por que isso não foi visto  antes?

UEFA Champions League - Nesse sábado saiu o campeão da UEFA Champions League: o Bayern de Munique. Em uma final alemã eletrizante, saiu o campeão europeu desse ano vencendo por 2 a 1! Parabéns, e nos vemos na Audi Cup! Parabéns ao Borussia Durtmund também pela ótima campanha!

Neymar, em terras espanholas - Ainda não foi definido ou anunciado, mas é certo que o Neymar irá para a Espanha. Seu destino: Barcelona ou Real Madrid, onde está analisando propostas. Acho bom, pois chegou e passou da hora de ir pra lá, para ganhar mais experiência e noção tática. Terá a ajuda de jogadores top de linha! O Blog torce muito para o jogador Neymar Júnior, que ele possa ainda representar bem o nosso país!


Continuem ligados em "O São Paulino".

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Kaká no Tricolor? É viável sim!!!


Bem amigos do Blog!



Gostaria de usar esse espaço para alertar a diretoria do São Paulo!
Alô Adalberto! Alô Juvenal! Alô Rui Branquinho!

Kaká é viável a partir de janeiro/2014!
E pode vir sem custos para o Morumbi!

Sim! Com o contrato do #prasemprecraque acabando em junho/2014, em janeiro já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube sem custos. Logicamente, o grande entrave seria o salário que o meia recebe na Espanha, que é alto para o padrão SPFC.

No entanto, acredito que se tivesse um projeto de marketing decente, como camisas, bonecos, uma apresentação de gala como a de Luis Fabiano (e acredito que terá ainda mais adeptos no Estádio), e uma engenharia, é possível o meia vir ao Morumbi.

Como eu disse: pra ele é um bom negócio, assim poderá jogar em alto nível e mostrar ao Felipão que ainda pode ir para a Copa (se caso conseguisse uma liberação na janela de final de ano), ou voltar a jogar em alto nível e conseguir algo mais na carreira!

Você me pergunta: algo mais Leandro? Kaká já foi Bola de Ouro, Campeão Mundial Interclubes, da Champions League, do Italiano, do Espanhol, da Copa das Confederações, da Copa do Mundo, da Copa América...

Eu te respondo: Sim. Mas ainda não ganhou um título relevante com o time que o formou, do qual foi e é ídolo. Um ciclo que poderia se fechar agora. E também deixará de ser coadjuvante para ser estrela.

Pro clube, também é um bom negócio, é um ótimo jogador e além do mais vai trazer mais visibilidade de marketing e patrocinadores...

E vocês, o que acham? Comentem aí!
Continuem ligados no Blog "O São Paulino"!!

P.S: Não entendeu o #prasemprecraque? Clique nele e veja o post da série "NOMES PARA NÃO ESQUECER" do Kaká... E quero muito fazer um novo "Nomes..."

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Guia do Brasileirão 2013 - Primeira parte

Bem amigos do Blog!  O Campeonato Brasileiro desse ano começa agora dia 25 e 26, quase no mesmo formato do ano passado. Para nos animarmos, precisamos ir com força total no Brasileirão. Para isso, teremos algumas matérias, chamada Guia do Brasileirão, sendo essa a primeira parte.










Eu disse quase, pois a CBF decidiu acabar com os clássicos da rodada final. Eu achei uma boa decisão e vou explicar porque. Apesar de ser emocionante decidir um campeonato qualquer que seja a situação contra um rival, há alguns problemas principalmente nas grandes cidades: São Paulo e Rio de Janeiro, que têm 4 grandes times.

Tanto o Ministério Público e a Polícia do RJ quanto de SP, não aceitam a realização de duas partidas clássicas na mesma cidade, e o motivo é obvio: são 4 grandes torcidas à solta na cidade.

Bem, voltando ao Campeonato, gostaria de falar dos nossos adversários e das perspectivas.

Adversários - Eu dividi as equipes em cinco grupos: Candidatas ao título, Libertadorescoadjuvantes, fortes mas com outras pretensões e candidatas ao rebaixamento. São sempre essas equipes que temos durante os anos...

Vou me explicar antes. As candidatas são as equipes que tem potencial para serem regulares durante o ano e tem elenco, estrutura, etc. Além do mais, acredito que largam na frente. Libertadores são as equipes postulantes a conquistar uma vaga na Libertadores, chegando entre os quatro primeiros. As coadjuvantes são sempre as equipes que ficam no meio da tabela, lutando por uma vaga na Sul americana. Já as fortes com outras pretensões podem ser equipes que ganharam a Libertadores, Copa do Brasil e ficam ali apenas cozinhando o galo por "objetivos cumpridos". E as candidatas ao rebaixamento, são as que considero que lutarão para não cair para a série B.

Candidatas ao título - Internacional, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e São Paulo.
Libertadores - Internacional, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, São Paulo, Atlético-MG, Corinthians, Grêmio.
Coadjuvantes - Ponte Preta, Santos, Portuguesa, Náutico, Vitória, Coritiba, Atlético-PR, Goiás, Vasco, Criciúma, Bahia.
Fortes - Corinthians, Fluminense, Grêmio, Santos, Atlético-MG
Candidatas ao rebaixamento - ainda é cedo para dizer...

E o São Paulo Futebol Clube? - Pro Tricolor é o que resta. Como não tem nenhum campeonato disputando, tem obrigação de pontuar nesse início, e acumular uma gordura.



Hoje, dia 16 de maio, o time passa por uma reformulação, e ganha novas caras. Além do atacante Silvinho, que estreou contra o Atlético-MG no fatídico 4x1, temos caras novas como: Roni (meia atacante) e Mateus Caramelo (lateral direito), ambos do Mogi-Mirim, sendo destaques. Lucão (zagueiro), Lucas Evangelista (meia atacante), Allan (volante) e Diego (zagueiro) vieram da categoria de base. Juan (lateral esquerdo) era do clube, treinava em separado. Soma-se a recuperação de Negueba e o Tricolor de olho em alguma contratação. (parece que há interesse em Maicon (do Manchester City) e no Felipe Melo (do Garatasarray, com direitos da Juventus).

Para as primeiras etapas, Aloísio, Rhodolfo e PH Ganso estão com lesão. Rhodolfo e Aloísio são dúvidas, e PH vai passar um tempo fora.

Acho que com duas contratações de peso, e com trabalho, muito trabalho, o São Paulo pode voltar a trilhar o caminho da vitória.
Além do mais: é preciso pontuar logo no início do campeonato, para acumular gordura!

Amigos, no decorrer da semana, continuaremos com o Guia do Brasileirão 2013!!
Vai com tudo Tricolor!!

Rapidinhas!!!

Trio Eliminado - São Paulo, Corinthians e Palmeiras se juntam e são eliminados, respectivamente por: Atlético-MG, Tijuana-MEX e Boca Junior-ARG. Uma vergonha para o futebol paulista, detentor de 5 Libertadores.

Fim das improvisações - Nos treinamentos da semana, Ney Franco colocou Paulo Miranda para a reserva e  trouxe Douglas para lateral. Até que enfim, mas será que o camisa 23 irá se firmar ali?

MAC ganha força nos bastidores - Com a notícia da candidatura (pelo menos que ele deixou a entender que irá se candidatar) de Marco Aurélio Cunha, conselheiros vitalícios Tricolores se reuniram. Movimentação política dentro do São Paulo, tá parecendo a Câmara dos Deputados...

Jadson convocado, R10 treinando... - Jadson ocupou o lugar de Ronaldinho Gaúcho na preferência do técnico da Seleção, Luís Felipe Scolari, e vai para a Copa das Confederações. Ele merece!

É isso aí amigos do Blog!
Continuem ligados para ver mais do Tricolor por aqui!

Esperamos que tenhamos dias melhores e façamos um bom Brasileirão, quem sabe nos moldes de como fizemos no segundo turno do ano passado.

Na próxima matéria, irei falar bastante de parte tática! Quem sabe arrisco um palpite e Ney Franco acata né?

Obrigado pela leitura!!!


domingo, 12 de maio de 2013

É hora de inovação! Opiniões sobre Diretoria, Elenco, Dispensas...



Bem amigos do Blog "O São Paulino"...

Chegamos ao fim do primeiro semestre no futebol. Sim, estamos em maio ainda, mas o São Paulo não tem nenhuma competição de primeiro semestre. Não participante da Copa do Brasil e eliminado das competições estaduais e da Libertadores, sem contar o fiasco na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o time se volta para a inter temporada, isto é, como se fosse um pré-temporada, vai ficar treinando e realizando jogos treino para manter o ritmo.

O insucesso, gera alguns pensamentos por parte de todos, sobre o que deveria ser mudado para o futuro, a curto, médio e longo prazo. Torcedores, imprensa, comissão técnica e diretoria já devem ter pensado nisso.

Vemos o bombardeio de manifestações nas rede sociais, amplo instrumento de informação. Críticas na imprensa especializada, blogs na internet...  ambos dizem algo a respeito, e quase não chegam a um consenso.

Nesse meio campo, não vemos a diretoria expondo suas idéias. Não vemos ninguém do São Paulo, falando sobre o São Paulo. Sempre palavras vagas, suposições, justificativas, desculpas...  Infelizmente não vemos a diretoria se pronunciando firmemente, tão pouco outros departamentos como marketing, relação,... nada.

Apenas nesses dias, o presidente Juvenal Juvêncio convocou uma entrevista e informou a dispensa dos seguintes atletas:  Cortez, Fabrício, Henrique Miranda, Luis Eduardo, Wallyson, Cañete, João Filipe. Cada um em situação diferente. Comentarei disto mais tarde.

Vamos a alguns pontos, que gostaria de comentar no blog. Logicamente, não sou o dono da verdade, nem o senhor da razão, e caso alguém discorde, tem todo o espaço para comentários e podemos discutir e trocar idéias!

Futebol de Base - Uma estrutura e pensamentos de time europeu. (Tem uma reportagem no meu blog, chamada CFA Cotia: A Fábrica de Craques Tricolor). Mas há algum tempo não tem tido grandes revelações, e dos atletas prata da casa do elenco profissional, dois serão afastados - por empréstimo: Henrique Miranda e Luís Eduardo. Além disso, um jovem promissor, apenas promissor, foi um dos vilões na eliminação frente ao Atlético-MG - Ademílson. Embora promissor no início, e feito algumas boas partidas, não emplacou.
Fora de campo outro problema. Clubes acusam o Tricolor de ser um aliciador, graças as contratações de revelações de outras agremiações. Embora não seja contra a lei, é considerada uma atitude anti ética, que causou muita polêmica e consequências, como o boicote de algumas equipes na Copa BH - outro torneio de base, que forçou o Tricolor a se retirar do torneio. O ruim disso? Menos chances para a garotada evoluir futebolisticamente.

Opinião do blogueiro: Com relação ao aliciamento, não vejo alarde nisso. Clubes reclamam pois não conseguem dar condições aos jovens deles, e os mesmos se encantam com o tratamento recebido em Cotia. Podíamos reclamar do aliciamento profissional, já que perdemos reforços as vezes porque outro time entra na parada, como foi o caso do Vargas. Acordo, ética.. tudo baboseira, não viram ética ao retirar o Morumbi da Copa, nada disso... Peçam para a FIFA regulamentar isso, já que estão tão forte politicamente a ponto de escolher árbitros e etc... Falo mesmo: BEM FEITO!

Mas há um alento contra a instituição São Paulo Futebol Clube: a qualidade dos atletas formados em Cotia. A grande maioria considera os atletas recém saídos da base são paulina como atletas criados a "leite ninho com pêra". Comentei sobre isso em um outro post (clique aqui e leia) no ano retrasado, embora muito empolgado pela ascensão de Lucas e Casemiro, e a aula de futebol praticada pelo Barcelona, entre outros aspectos, e a excelente estrutura. Percebi que de lá até aqui, pouco se produziu, embora não seja esse o principal objetivo do CFA. Poucos atletas de alto rendimento, alto nível estão saindo, e me parece que os que estão sendo lançados no elenco profissional não tem cancha  para suportar a pressão.
Kaká aguentou a pressão ao ascender pro profissional
Por que ao invés de segurá-los, até os 20, 22 anos, não os emprestam para pegar o empréstimo. Jovens promissores como Ademílson e Lucas Farias não poderiam ir para um Mogi-Mirim, ou um Bragantino? Disputar a segunda divisão para pegar experiência.

Me deixou chateado um argumento que ouvi após a derrota por 2 a 1 no Morumbi, contra o Atlético-MG - de que Ademílson não poderia carregar a responsabilidade.. Olha, se está no elenco tem sim que carregar a responsabilidade, ainda que pequena. Kaká segurou a responsabilidade em 2001 quando estreou na partida final e marcou os dois gols contra o Botafogo-RJ pelo Torneio Rio-São Paulo. Se ele não pode, provavelmente não tem as qualidades necessárias para ser considerado craque...

Outro caso, as saídas de Luis Eduardo e Henrique Miranda, crias da base são paulina. Embora tiveram poucas oportunidades e não corresponderam, talvez pela pouca experiência, é boa para os dois, para se desenvolverem e ganharem ritmo, mais técnica. Apenas ficar treinando não dá! Porém, responsabilizá-los pela derrota na Libertadores não é uma decisão coerente pois siquer foram relacionados para os jogos.

Calma galera, que tem mais opinião do blogueiro!


Faltam bússolas para guiar o time - Problemas com suspensões, lesões e expulsões, além da saída do jogador Lucas, foram derradeiros para o insucesso do Tricolor nesse semestre. Falta planejamento? Falta uma gestão mais eficiente?


Opinião do Blogueiro: Olha, o São Paulo que foi exemplo de administração e planejamento, cada vez mais parece que tropica em seu próprio pé. Parece brincadeira!

É de doer no coração, como estão perdidos o presidente, diretor de futebol boneco de ventríloquo, que estão mostrando que perderam o plumo da coisa.

O problema é eles manter a pose de soberba, de auto-suficiência, e a cada trapalhada, atirar para todos os lados sempre se resguardando. E o pior, sempre de forma irracional, pois parece que as decisões são feitas de coração e não com profissionalismo que merecia.

É uma administração que eu já elogiei muito, mas que hoje em dia mostra o quanto está perdida. Vi as contas e não me parece muito agradável termos um superávit de 700 mil, enquanto um rival tem 7 milhões... A dívida do clube crescendo cada vez mais, chegando até 24 mi, precisando vender nossos principais jogadores não para contratar outros do mesmo nível ou de até mais alto, e sim para pagar as dívidas e deixar uma ilusão que estamos no "azul" estamos bem.

É triste isso, e sofremos muito durante a história, com problemas administrativos e financeiros.

O futebol é a máquina do time, não é aluguel de estádio, não é propaganda, não é sócio torcedor, não é shows. É o futebol. Times grandes da Europa tem o seguinte pensamento: garantindo um clube competitivo dentro (principalmente) e fora de campo, teremos mais chegadas em torneios e também mais visibilidade, trazendo a torcida junto, patrocinadores, enfim... Acredito que tudo passa ao desenvolvimento do FUTEBOL e não do estádio, que vai bem, obrigado.

Lamentável. E como eu disse há tempos, uma administração que já foi boa, já tem um contrapeso... O título da Copa Sulamericana de 2012, não amenizou muito, pois se esperava mais desse time, ou seja, podia dar mais suco dessa limonada.

Ney Franco - O treinador do São Paulo, acumula até agora 71 jogos, com 37 vitórias e 15 empates e 19 derrotas, tendo um aproveitamento de 57%.  Foi um aproveitamento parecido com o de Ricardo Gomes (lembrando que o Ricardo pegou o time em 16º no Brasileirão de 2009, e o conduziu à terceira colocação, brigando pelo campeonato até o final. Fez uma boa campanha na Libertadores de 2010, conduzindo o time até a semifinal contra o Internacional, onde um gol fora de casa o desclassificou.). A questão é: ele iria aguentar a pressão da eliminação dessa Libertadores?

O que de fato aconteceu: JJ o manteve no cargo, e iniciou a dispensa de 7 jogadores (já citados acima). Falta saber o que acontecerá, o que mudará, o que manterá... Será que Ney vai manter pulso firme ou vai fazer o estilo paizão? E os resultados, se vierem negativos...  ?

Opinião do blogueiro - É claro que a corda balançou para Ney, e com certeza virá muita pressão, se o mesmo não for diplomático com o elenco e diretoria. Lembremos também de seu início, que foi conturbado, com resultados ruins, mas aos poucos foi implantando sua filosofia e colocando os jogadores em seu devido lugar. Acontece que contava com um jogador fantástico para o futebol brasileiro: Lucas. E ele era no mínimo 30% da força do time, e dava ao técnico um luxo de escalar a equipe num esquema 4-2-3-1, pouco difundido, mas eficiente.

O problema desse ano que ao não contar mais com o jogador, decidiu permanecer no sistema, mas não pode contar com jogadores das mesmas características e aí veio a improvisação. Jadson, Aloísio, Douglas, Cañete, Ademílson passaram por ali e não tiveram boas atuações. Simplesmente pelo fato de não ter os jogadores com características de Lucas, e não terem capacidades táticas que Lucas tinha, como por exemplo, acompanhar o ritmo do lateral esquerdo adversário ou disparar em suas costas em velocidade, dando menos preocupação para Paulo Miranda. Persistir nisso foi um de seus erros, já que preparou a equipe desde a pré-temporada dessa maneira, e quando mudou já era tarde para emplacar o jogo, e teve problemas com entrosamento.

Nesses tempos, Ney Franco enfrentou problemas com lesões e cartões e não teve em seu banco alguém qualificado para assumir esse posto. Problemas da diretoria que não se programou desde o ano passado? Falta de obediência tática dos comandados? E errou ao confiar em Douglas, que é mediano ao marcar e ao jogar, e é lateral reserva. Paulo Miranda também.


Raça - No ano da "moeda que caiu em pé", que culminou no apelido Clube da Fé, o São Paulo ganhou 4 de 6 clássicos, empatando 1 (turno e returno). Teve apenas 2 derrotas no campeonato inteiro de 20 jogos. E tinha jogadores excepcionais como Sastre e Leônidas da Silva, o Diamante Negro. (Ele quem batizou o chocolate vendido até hoje.)

Qual a comparação do time da camisa vermelha que jogou contra o Penapolense e suou para vencê-lo por 1 a 0 com o time da Fé?

Opinião do blogueiro: Total. Não vejo, por exemplo, muitos suando sangue, ganhando dividida, caindo no carrinho na bola... Poucos o fizeram. Falta vibração. Falta o time ter a coragem para decidir uma partida e a inteligência para administrá-la. Falta pontaria.

Não podemos vangloriar alguém que anda fazendo gols em times de menor expressão e na final perde o penal decisivo. Não podemos vangloriar jogadores que se escondem durante a decisão. Não precisamos de jogadores que "não comprometam".

Pelo contrário: precisamos de jogadores que chamem a responsabilidade, que não respeitem o adversário, sem dar aguinha, sem medo de cara feia. Na hora da dividida, que eles levem a pior! Na hora de matar o jogo, sem dó nem piedade... 1,2,3,4, vamos marcar quantos derem. Saída de bola tem que ter pelo menos uns 4 correndo pra cima do defensor. É morder. É vigor. É disposição. É impulsão.

Precisamos de mais jogadores como Diego Lugano:




Futuro - Em uma entrevista ao blog do Menon (http://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/) o vereador Marco Aurélio Cunha, que foi superintendente de futebol do São Paulo, critica o planejamento e a estratégia de futebol da gestão do presidente Juvenal. Na opinião dele, a atitude do afastamento foi drástica e devia ter sido melhor comedida, principalmente com relação aos garotos H. Miranda e L. Eduardo.

Opinião do blogueiro: Acredito que muito em breve, Marco Aurélio Cunha estará preparado para se candidatar e possivelmente assumir a presidência do São Paulo, e ser um divisor de águas. Pelo simples fato de o mesmo não ser do continuísmo, já é um grande alento. E o nome me agrada muito.
Acredito que o mesmo conta com um apoio e a simpatia do torcedor comum, que sempre o viu defendendo com unhas e dentes o São Paulo na mídia. Além disso, acredito que a própria mídia o apoie. Vale lembrar que nem os sócios do São Paulo (sócios do clube, não os sócios-torcedores) tem direito ao voto. Fica para o Conselho, e é aí que o MAC deveria atacar e criar ligações nos bastidores.

Daí só nos resta saber: os cardeais tricolores - os escondidos, proporcionarão o continuísmo que faz bem à parte social ou terá uma renovação dentro do futebol?

Espero que em seu plano de administração, o novo presidente delegue as tarefas e conte com uma equipe competente e profissional, dentro e fora de campo. Se chegar lá, e descentralizar o poder, acredito que poderemos chegar a um bom patamar. Creio que até JJ poderia voltar a ser um bom diretor de futebol, com sua experiência, mas administrativamente tem deixado a desejar.

Basta ver o que fez com Silvinho, contratou o cara e uma semana depois o cara tava numa fogueira danada, apanhando do Atlético-MG.

Após as eliminações, dança das Cadeiras entre os jogadores - Como eu mencionei no início do texto, Juvenal "dispensou" alguns jogadores, contratou outros e reintegrou um e "diz" que está de olho em mais três. Dispensados é modo de dizer, pois eles tem contratos vigentes e podem ser emprestados ou negociados.

Dispensados: Bruno Cortez, Wallyson, Marcelo Cañete, Fabrício, Henrique Miranda, Luis Eduardo, João Filipe.
Chegando: Renan Ribeiro (Atlético-MG), Roni e Mateus Caramelo (Mogi-Mirim).
Reintegrado: Juan.

Opinião do blogueiro: Vamos aos dispensados: com relação aos meninos já disse, é bom para eles, mas ruim da forma que foi, parecendo que os garotos não tem capacidade técnica para ficar. Oras, os dois treinam há dois anos no elenco. Bruno Cortez teve um início empolgante e foi fundamental para a conquista do ano passado. Porém, caiu muito de produção, perdendo posição para o Thiago Carleto, que vamos e convenhamos: não é lá grande jogador. Pode ter ocorrido alguma coisa grave, para que ele seja dispensado, pois tem bastante potencial. João Filipe, Wallyson e Fabrício, infelizmente não mostraram seu melhor, e tem que ir mesmo. Já o caso de Cañete, creio que também foi deficiência técnica, mas no dia-a-dia. Alternou bons e maus momentos e foi perdendo espaço a medida que PH Ganso ia evoluindo. Poderia ser mantido para banco ou coisa desse gênero.

Com relação aos chegando: Na minha opinião, apenas para compor elenco. Nada excepcional. Pode se esperar algo do Roni... mas, veremos.

Juan: chega com status de titular (?????). Mas na minha opinião, ainda é mero reserva. Espero que tenha aprendido algo.

P.S: Para Juan - que foi mal durante a passagem em 2011 ter sido mantido treinando em separado e voltar ao elenco, e Cortez que veio bem, mas caiu de produção ser dispensado, não existe muita coerência né?


Muitos assuntos né amigos? Sintam-se a vontade para comentar suas impressões, já que não teremos jogo pro Tricolor nessa semana. A medida que chegarem novas informações relevantes, tentarei abordar no blog.

Muito obrigado pela leitura, e continuem ligados em "O São Paulino"!


P.S 2: Gostaram do novo visual do blog?

P.S 3: Gostaria de desejar a todas as mães, um Feliz Dias das Mães!!!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Blog "O São Paulino" há 2 anos no ar!!

Bem amigos do Blog!



Hoje é dia de Festa! Não, não temos jogo no Morumbi. É que o Blog completa hoje, dia 11, dois anos de existência!

E, novamente, venho aqui agradecer a todos por estarem conosco na caminhada, que teve momentos tristes, felizes, eufóricos e chato (quando dou aquelas sumidas básicas). A história do Blog, em muitas fases, confundiu-se com a minha: foi a minha alegria, a minha companheira, a minha história.

E fica também a amizade com nossos leitores, que vibraram, desabafaram, comemoraram no espaço que fica sempre aberto a todos!

Espero que o Blog entre numa melhor fase e que venham também muita felicidade a nós, são paulinos!


O FELIZ ANIVERSÁRIO é para a gente!!






Rapidinhas do Blog!!

Alguns números - O Blog "O São Paulino" tem até a data de hoje 285 textos, onde comentamos sobre os mais diversos assuntos referente ao São Paulo Futebol Clube. Contratações, Opiniões dos Jogos, Pré-jogo com informações sobre transmissão da TV, Matérias emocionantes sobre os jogos memoráveis, Planos táticos e comentários sempre relevantes referente ao Tricolor.

Além disso, foi visto por cerca de 42 mil pessoas, com acessos do Brasil, EUA, Alemanha, Rússia, França e Portugal! Mais de mil pessoas leram o blog através do celular, isso graças a plataforma do Blogger que tem uma versão para celular com um layout muito bom.

Objetivos - Como já comentado, o objetivo não é ser um blog badalado ou ser um retransmissor de notícias. Para isso, temos grandes sites como o SPFC Digital ou Sempre Tricolor, com uma galera bacana - inclusive conheci a galera do SPFC Digital, (e falei) na transmissão do jogo Santos 1x1 São Paulo, no Brasileirão de 2011 (aquele que o Lucas marcou um golaço na Vila).
Meu objetivo é debater em alto nível (mas nem sempre... rsrs) sobre futebol, coisa que gosto muito. Sou amante do futebol! Aí decidi mesclar com o amor ao São Paulo e criar o blog que vocês lêem hoje.

E continuo (mesmo que indo e voltando) sempre escrevendo pois vocês me motivam! Cada visualização (as vezes, passo algum tempo acompanhando a evolução), cada comentário (principalmente dos amigos que sempre estão aqui... Maurílio, Tinho, Mineiro) dos nossos amigos Tricolores e até de adversários (alguns vieram aqui respeitosamente).

E ressalto que, nosso objetivo é sempre amar o São Paulo Futebol Clube!



Obrigado pela leitura nesses dois anos, galera! E continuem, como sempre, ligados em "O São Paulino"!!




quarta-feira, 8 de maio de 2013

OPINIÃO: Atlético-MG 4x1 São Paulo



Bem amigos, realmente o São Paulo sucumbiu ao ditado "caiu no horto, tá morto", e tomou uma sonora goleada dentro do Estádio Independência.

Apenas mostrou o quanto está despreparado, o quanto está apático, o quanto está quebrantado.

O jogo começou com uma má notícia: Osvaldo, que havia se machucado contra o Corinthians, viajou mas não jogou. E seu substituto foi Douglas. Nada contra o mediano lateral, mas essa modificação no time apenas derrubou o poderio de ataque do time.

Como pode uma equipe, durante o jogo, perder todas as bolas de cabeça, todas as divididas, e assistir, apática, sem pegada, e com o adversário vindo pra cima totalmente intenso? São coisas inexplicáveis...

Vamos individualmente...

Rogério Ceni - Sem culpa nos gols, e operou duas ou três ótimas defesas.
Paulo Miranda - Nulo no ataque, razoável na marcação.
Rafael Tolói - Péssimo hoje. Perdeu todas para Jô, no jogo aéreo que inteligentemente explorou sua fraqueza. E entregou muito, novamente nas recuadas.. como no terceiro gol.
Édson Silva - Esteve regular até o segundo gol. Daí em diante, ruim... Dos zagueiros, parece-me o mais regular, não cometeu faltas duras e nem toma muitos cartões.
Thiago Carleto - Precisa apoiar mais ao ataque, quando foi, a porca tinha torcido o rabo. Foi de um chute seu que saiu o gol de honra.
Wellington - Jogou na raça, mas não conseguiu evitar a tragédia.
Denílson - Errando muitos passes, poucos desarmes... Assim fica difícil.
Ganso - Pouco apareceu, na minha opinião, excetuando-se por uma bola do Carleto na área.
Jadson - Sumido na partida.
Douglas - Como ponta direita, já dei a minha opinião. Nulo. Não atacou, não marcou, só atrapalhou. Como lateral foi menos pior, mas imprimiu umas jogadas. Muito pouco para um time nas oitavas de final de uma Libertadores.
Luis Fabiano - Marcou um gol, de rebote. Antes mostrou porque andávamos ressaviados com ele. Mais uma vez, não apareceu na decisão. Baita jogador, mas precisa aparecer quando o time precisa dele, e com certeza deixou o time na mão.

Silvinho - Promissor. Parece que o garoto tem personalidade. Quando entrou, mudou a cara do ataque. Merece uma sequência, e quem sabe, ser o ponta que esperamos...
Ademílson - Parece-me que o garoto antes promissor não anda prometendo nada. Mais uma vez sentiu o peso da camisa e em nada contribuiu. Perdeu outro gol feito. Contabilizando os do primeiro jogo e do segundo, foram 4, que levaria a partida para os penatis...
Maicon - Sem ritmo, entrou para compor meio campo.

Como teremos 15 dias de folga, teremos mais bate papos sobre minha opinião sobre o elenco do São Paulo. Agora é hora de sarar a ferida e tentar novamente. Precisamos de contratações pontuais e de qualidade. Caras que cheguem pra resolver nossos problemas, não para criar mais...

E parabéns ao CAM, pela campanha e pelo jogo, onde foi superior em todos os aspectos, até mesmo nos extracampos.

Obrigado pela leitura!

terça-feira, 7 de maio de 2013

PRÉ-JOGO: Atlético-MG x São Paulo. Missão impossível?

Bem amigos do Blog "O São Paulino"


Quem lembra da série Mission: Impossible (Missão: Impossível, em português)? Sim, para quem apenas assistiu os filmes de Tom Cruise, devia saber que estes foram inspirados na série de mesmo nome, que esteve no ar entre 1966 e 1973. Chegou a ter 7 temporadas, e remakes na década de 80, assim como virou uma trilogia de filmes estrelados por Tom Cruise.

O nome já diz tudo, e combina exatamente com a situação do São Paulo Futebol Clube. Mas vejam os antônimos da vida. Exatamente na série/filme não existe alguma missão impossível de ser realizada, assim como não existe jogo impossível de ser ganho.

É nisso que me baseio, para acreditar, que o São Paulo possa fazer dois gols de diferença ou até um (desde marque dois ou mais gols, para valer o critério de gols marcados fora de casa).

Amigos, fiquei muito revoltado com a última derrota, principalmente da forma que foi. Se o erro viesse do Paulo Miranda, do Édson Silva, do Douglas que não são as estrelas, até entederia. Mas do Luis Fabiano, do PH Ganso, é coisa dificil de entender. Rafael Tolói, que é Rafael Tolói, acertou sua cobrança com competência. Mas o duro é lembrar que o LF perdeu 4 em 5 cobranças de penalti. Isso devia ser lembrado - duas vezes contra o Cruzeiro, contra o Flamengo, contra o Corinthians...  Me lembro de ele ter acertado apenas contra o Santos... me corrijam se eu estiver errado.

Bem, mas tudo isso passou e vamos à luta! Temos que recuperar o prejuízo. Dois gols, esse é o objetivo.

Apenas rapidamente falando: Aloísio e Rhodolfo, assim como Negueba e Lúcio não estarão à disposição. Silvinho viaja com a comissão e pode reforçar o time. Luis Fabiano volta ao time após 4 jogos de suspensão.

Serviço:
Clube Atlético Mineiro x São Paulo Futebol Clube
Estádio Independência, Belo Horizonte, MG
Dia 08/05/2013 - 22h00

Transmissão:
Globo SP
Globo MG
Sportv (a confirmar)
Fox Sports










Sujeito humilde - "Eu não me escondo dos meus erros. Não dá para reclamar de nada. Eu cobrei o pênalti e errei. A culpa foi minha. Só me resta pedir desculpas e admitir que errei" (PH Ganso)
Não preciso dizer mais nada.

Audi Cup - O Tricolor vai disputar a Audi Cup.
Um torneio amistoso entre quatro grandes equipes mundiais, jogo único, por eliminatórias simples que será disputado em Munique, Alemanha - mais precisamente no Estádio Allianz Arena, a casa do Bayern de Munique.
Nessa edição estarão presentes: Bayern de Munique-ALE, Milan-ITA, Manchester City-ING, São Paulo-BRA.
Antes que algum engraçadinho pergunte: não, não vale nada, é apenas um torneio amistoso. Mas o nos deixa felizes é saber o quanto nosso Tricolor é reconhecido internacionalmente, mesmo tendo outras equipes brasileiras campeãs dos campeonatos mais importantes das últimas temporadas. Também é bom para a marca. Melhor ainda se o futebol praticado  correspondesse a grandeza do Torneio. Os jogos serão entre 31 de julho e 1º de agosto, na Alemanha. Programem-se!

Errata - Eu mencionei que a disputa de pênaltis entre São Paulo e Corinthians foi 5 a 3. O correto é 4 a 3 para o Corinthians. Alessandro errou sua cobrança.

É isso aí amigos! Continuem ligados no "O São Paulino"!

domingo, 5 de maio de 2013

OPINIÃO: São Paulo (3) 0 x 0 (5) Coritnhians


Bem amigos do Blog "O São Paulino"!

Falo mesmo após o jogo, com toda a tristeza no coração. Perdemos mais uma pra eles.
Essa não é uma derrota qualquer. É ruim em todos os âmbitos.

Numa visão regional, é mais um ano que não chegamos à uma decisão de Campeonato Paulista, dando mais uma vez de mão beijada a hegemonia à Corinthians ou Santos. Não chegamos a uma decisão (mata-mata) desde 2000 (em 2002, vencemos o Super Campeonato Paulista, uma versão compacta). Já da última vez que o vencemos foi em formato pontos corridos, excepcionalmente em 2005.

Numa visão da equipe, vimos nossos jogadores mais valiosos - Luis Fabiano e Paulo Henrique Ganso perderem uma chance de ouro de mostrarem serviço. LF numa situação pior, já que deixou o time na mão também na Libertadores. PH Ganso estava começando a engrenar e me faz isso... E ambos perderam suas cobranças de penalidades.

Jogadores medíocres como Paulo Miranda, Douglas, que não merecem vestir esse Manto Sagrado. Até podem dizer - eles não comprometeram. Sim, até pode ser. Mas nada acrescentam. A direita praticamente nula, sem poder de ataque...

Nesse jogo até Ney Franco cometeu erros, como substituir um atacante por um meia (lateral), mas não tinha opções no banco. E Tite tinha! Ter um reserva como Alexandre Pato é significativo, e dele partiu o penal que decidiu o jogo. Mas ainda o isento de culpa....

E assim o Tricolor vai se despedindo de mais um Paulista. Outro que empolgou enganou o seu torcedor, com uma boa campanha e vê times que chegaram em 3º e 5º, chegarem a final.

Pior ainda está por vir... Aí vem quarta-feira e uma MISSÃO IMPOSSÍVEL.

Prevejo ainda mais dores de cabeça.


Para constar nos autos: apesar da arbitragem fraca, nada influenciou no resultado. Quem influenciou foram nossos atletas que perderam o que não se podia perder... Vai reclamar do que? Do gramado?
E a vitória foi justa, acima de tudo. Parabéns aos vencedores.

Também não apoio uma mudança drástica na equipe. Precisamos sim de contratações pontuais. Mas é importante seguir no trabalho. Se a classificação não veio, é porque a equipe não estava preparada. O mesmo vale para quarta-feira.
E agora, quem não pode seguir em frente, quem não segura o rojão que se retire!











Começa a sessão Rapidinhas!

Campeões - Parabéns ao Botafogo Futebol e Regatas e o Sport Club Internacional pela conquista dos respectivos campeonatos regionais: Carioca e o Gaúcho, e pelo que me parece vem forte para o Brasileirão.

Reforço chegou - O Tricolor fechou essa semana com o Silvinho, atacante do Penapolense, derrotado pelo Tricolor no domingo passado. Ele parece que é bom jogador, que sejam dadas as chances a ele, gradativamente.


Jogos Memoráveis: Raí volta da França e mata Corinthians - 1998



Bem amigos do Blog!! 
Olha, como é bom rever gol velho né? Esse é mais um post da série "Jogos Memoráveis" no Majestoso, contando um pouco da história do clássico!

Como não deixar de fora, falei dele há pouco, e merece um jogo ainda melhor: viajamos para 1998, ano da Copa da França. E que beleza, não bastasse calar os emplumados torcedores de Itaquera, mas calar a boca de Luxa.. melhor ainda! E a explosão de Nelsinho Batista no final então?

Coisas que não saem da memória do torcedor são paulino. A "final" de 1997 havia sido dolorida e o troco veio em 1998. Raí voltou da França para ajudar o Tricolor, chegou na quarta, treinou durante o resto de semana e domingo já estava na decisão. A primeira partida teria sido "um banho tático" de Luxa em Nelsinho, segundo a imprensa. O troco veio na raça, na vontade!

Olhe só os nomes: Raí, Dodô, Aristizábal, França, Denílson (ele mesmo, o comentarista da TV Bandeirantes),Bordon e claro, o M1T0 Rogério Ceni, simplesmente Rogério.

Rever isso na voz do Galvão é mítico!


Os gols foram feitos por Raí e França duas vezes - no segundo gol, passe de Raí, e no terceiro passe de Denílson Show. Didi quem descontou para os visitantes, e por sinal, com um golaço...

Isso encerrava uma fila de 6 anos que não conquistava o Campeonato Paulista, comandado pelo mesmo Raí... Foi uma das conquistas que fizeram nosso clube crescer muito. Nesse dia, por exemplo, apenas 1/4 do estádio eram torcedores são paulinos, para você perceber o tamanho da pressão desse time vencedor!

Bem amigos, esse foi o último "Jogos Memoráveis" dessa rodada com Majestoso. O próximo pode ser em uma provável semi-final da Libertadores, ou em um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Pacaembú, com mando coritiano. E também temos a Recopa Sul Americana também!

Valeu!!!!
BOA SORTE HOJE TRICOLOR!!!


PRÉ-JOGO:

Serviço:
São Paulo Futebol Clube x Sport Club Corinthians Paulista
Campeonato Paulista 2013 - Fase Semi final
Estádio do Morumbi, São Paulo - SP
Dia 05/05/2013, 16h00.

Transmissão:
Globo SP
Bandeirantes SP
PFC, para todo Brasil.

sábado, 4 de maio de 2013

Jogos Memoráveis: Paulistão de 2004 e "queeee fasee" do lado de lá...

Bem amigos do Blog, voltamos com a série "Jogos Memoráveis" do Majestoso!! Ah, que saudades desses tempos...



A nossa viagem agora é para 2004. Meados da tradição do São Paulo Futebol Clube em derrubar técnicos do SCCP, nesse 15/02/2004 fez mais um vítima, o técnico Juninho. Após a vitória Tricolor, no Morumbi, ainda pela fase classificatória com um gol do Fabão, e uma equipe que contava com Luis Fabiano e Gustavo Nery teve muitos constrates com a situação atual.  Fábio Santos hoje jogador do Corinthians era são paulino. Danilo também. Fabrício, hoje Tricolor (e está machucado novamente, por isso desfalca o time) era corinthiano. E outras coisas não mudaram em nada...  como na reportagem:



Como diria o grande narrador Milton Leite, do SporTV - QUEEEE FAAASEEEE!
Já não se bastasse a festa por Luis Fabiano, teve vitória no rival, com direito a expulsões e chiliques, demissão no técnico (Juninho foi demitido dois dias depois), afundamento do rival no campeonato (onde quase foi rebaixado).. tivemos que ouvir: "torcida pequena".

É demais para minha pessoa! Nessa época impomos um tabú de 4 anos ao rival. Embora eles ainda tenham o maior número de vitórias, nós que impomos o maior tempo de invencibilidade.

Quem sabe a história não se reinicie agora? (Já estávamos um ano sem perder, mas graças as bobeiras do Rafael Tolói, os amigos reverteram a situação...)

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Jogos Memoráveis: Semifinal do Paulista de 2000

Bem amigos do Blog!



As vésperas do Majestoso, trazemos alguns jogos memoráveis entre São Paulo e SCCP, relembrando boas vitórias do Tricolor.

Em maio de 2000, o São Paulo recebeu o Corinthians (em nossa casa, pois todos os jogos foram no Morumbi). A vantagem do confuso regulamento (e de pensar que hoje, reclamamos da fase looonga dos estaduais comerciais) era pro Corinthians inicialmente. Mas o Tricolor fez valer o "mando de campo", com um time que contava com Raí, Edmílson, Fábio Aurélio e França.



Num jogo bem disputado, o Tricolor larga na frente com dois gols de Marcelinho (o Paraíba), e bolas na trave de França e de Raí... Marcos Sena descontou.

Já a volta, aconteceu dia 03/06/2000. O Morumbi tomado pelos corinthianos viu o Tricolor passar por cima novamente do alvinegro do parque são jorge. Com a vantagem de poder empatar, o São Paulo não tomou conhecimento e marcou duas vezes com Edu... Raí estava se encaminhando pro fim de carreira, mas estava difícil sua permanência para a Copa João Havelange (Brasilieirão, que não foi organizado pela CBF) pois ganhava mais 400 mil reais de salário...


O técnico era Levir Culpi.
Passando das semi, pegamos o Santos numa final histórica, sabem porque? Foi o primeiro jogo de futebol na história do futebol em que um goleiro marcou um gol decisivo para o título. Será que teremos esse ano denovo?

Taí o segredo para essa semi de 2013!! Ir ao ataque e não errar gols!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

OPINIÃO: São Paulo 1x2 Atlético-MG

Bem amigos do Blog!



Quem acompanhou meu twitter ou meu face durante a partida viu o quanto fiquei triste, nem tanto pela derrota, mas pelo futebol envolvente, intenso, perfeito apresentado pelo Tricolor. Vamos aos fatos, que para bons entendedores, serão o suficiente.

10 minutos do primeiro tempo, uma envolvente trama com Aloísio, Ganso e Jadson finalizando fez o primeiro gol, que explodiu o lotado Morumbi.

Logo em seguida, Aloísio toma uma pancada sem punição ao adversário e sente lesão. Imediatamente, sai de campo chorando, desolado, numa cena chocante...

Entra Ademílson, ainda aquecendo... E consegue até aparecer pro jogo, mas perde três chances claras...

Isso traz o Atlético pra cima, e numa espanada de Lúcio em cima do Bernard, o zagueiro Tricolor leva o segundo cartão amarelo, e consequentemente o vermelho.

Pronto, acabou o jogo.

Daí o técnico Ney Franco, teve que repor sua zaga, colocando Rhodolfo e tirando o recém colocado Ademílson, retirando toda a força de ataque do São Paulo. E começou uma pressão atleticana.

Enfim, chegam ao gol em jogada de escanteio, cobrada por Bernard, conferida por Ronaldinho Gaúcho, empatando a partida.

Na volta do intervalo, problema anunciado... O Atlético voltou dominando as ações, mantendo a posse de bola e o pior, sendo objetivo. E numa escapada do Ronaldinho Gaúcho, passe com movimentação na diagonal de Diego Tardelli. Era o gol da virada.

O grande problema foi que o Tricolor ficou muito atrás, sem acompanhar as jogadas.. não tinha evolução. E o Atlético se beneficiou da vantagem numérica, rodando bastante a bola até achar os espaços...

E o jogo se encaminhou assim pro final, onde tiveram a chance de marcar o terceiro com Rosinei, e o São Paulo ficou rendido, pois hoje, não tinha banco.

Resultado final: São Paulo 1x2 Atlético-MG.

Resultado justo. A arbitragem não interferiu na partida, porém acho que faltou algumas punições ao Galo que realmente foi muito faltoso (embora tivesse algumas entradas duras, não houve deslealdade ou agressão).

O time do São Paulo foi aguerrido e ficou refém de uma situação criada primeiramente por não matar a partida enquanto a tinha na mão, segundo uma situação desfavorável em campo.

Muitos jogam a culpa apenas na Lúcio, mas eu acho que foi uma soma de fatores. O fato de termos perdido   muitos gols com Ademílson atrapalhou. Talvez se nas três, tivesse marcado um, sairíamos com o empate...  Bem, agora não é hora para o "se"s....

Agora é hora para levantar a cabeça e ir pra cima do Corinthians, que vamos receber no domingo. Agora não é hora para errar!! Na minha opinião, o Treinador pode entrar com um time misto, de preferência com o Luis Fabiano para pegar ritmo.

No jogo de hoje: gostei das atuações de PH Ganso, Thiago Carleto, Jadson e Rafael Tolói. E o técnico, na minha opinião, está isento de culpa. Não tinha o que inventar.

Valeu pessoal, e até domingo!!!!


PRÉ-JOGO: São Paulo x Atlético-MG

A Casa Sacrossanta vai tremer hoje a noite!



E o dia não passa para a gente ver o São Paulo em campo!! 

Cada minuto a Fé aumenta, a Esperança aumenta, a Força aumenta e o bandeirão se estende!

Agora é a hora Meu Tricolor! Vai com tudo, com suor, sangue e o coração na ponta da chuteira.

Honra Tuas cores: o Vermelho  da Raça, o Preto do Poder e o Branco do Infinito!






Serviço:
São Paulo Futebol Clube x Clube Atlético Mineiro
Estádio do Morumbi, São Paulo - SP
Dia 02/05/2013 - 20h15

Transmissão:
Fox Sports
SporTV