sábado, 25 de maio de 2013

Guia do Brasileirão 2013 - parte 2 e PRÉ-JOGO: Ponte Preta x São Paulo

Bem amigos do Blog "O São Pauliino"!

Amanhã começa a batalha para recuperar a temporada.
O Tricolor enfrenta no Moisés Lucareli, em Campinas, a Ponte Preta, campeã do interior, na primeira rodada do Brasileirão 2013.



Não fiz comentários sobre a partida amistosa - pra mim um treino, que ficou Londrina 1x2 São Paulo, que foi realizada na cidade de Londrina, pois não julguei necessário. Fazendo um rápido comentário, deu para perceber que os jogadores estavam em ritmo de treino e falta entrosamento, mesmo a equipe jogando tanto tempo junta. Será que a atitude vai mudar? Veremos nas rodadas iniciais do Brasileirão.

Contra a Macaca, temos o desfalque de Rogério Ceni - ainda se recuperando da pancada sofrida no jogo contra o Corinthians pela fase classificatória do Paulista, Negueba - se recuperando de cirurgia no joelho, Rafael Tolói e PH Ganso com problemas musculares.

Osvaldo volta ao time após ficar de fora um bom tempo, também em pancada sofrida em jogo contra o Corinthians, dessa vez pelas semi do Paulista. O jogo terá transmissão da Globo SP e Bandeirantes SP, além do PFC para todo o Brasil, e será amanhã, 26/05 as 16h00.

Vamos continuar também o Guia do Brasileirão 2013.

Parte Tática4-4-3, 4-3-3, 4-2-3-1 ? Qual a tática a ser explorada pelo técnico Ney Franco, com os jogadores aí no elenco? Quais as opções que o blogueiro recomenda?

Olha, vou começar a comentar sobre o ataque são paulino. Luis Fabiano é um ótimo centroavante, um dos melhores do Brasil. Mas é dos melhores dentro da área, e tanto o time quanto o técnico precisam entender isso.
Ele pode sim, sair para uma tabela, para puxar a marcação, mas se não tiver aproximação pelos homens que  vem de trás ou não for colocado em condições de marcar, se torna pouco efetivo. Também não tem grande movimentação, o que não quer dizer que não se movimenta bem. É justamente como os outros camisas 9 clássicos.
Um diferente disso, por exemplo, era Ronaldo em 1998. Ele sim, partia pra cima e tinha velocidade, além de presença de área. Fora disso não conheço nenhum, além dele e de Allejo.

Então, apenas para comparar dois momentos do LF. Quando tinha Lucas pela direita e Osvaldo pela esquerda, abria-se um pouco mais a marcação. Tanto o camisa 7 quanto o camisa 17 jogavam a bola lá na frente deixando um marcador pra trás, quando não deixavam o da sobra preocupado. O que não é o caso de quando jogam PH Ganso e Jadson. Sim eles são ótimos jogadores e tem um toque de bola sensacional. Mas a escalação deles, prejudica um pouco o jogo do LF, principalmente contra times que apostam no contra ataque. Eles ficam marcando atrás da linha da bola, com 7 ou 8 jogadores. Quando LF pega na bola, já tem três na sua cola.

Se ainda aprofundarmos mais numa formação com PH Ganso e Jadson, teríamos que ter um lateral direito de respeito, ofensivo, que chegasse à linha de fundo ou com qualidade com a bola no pé. E esse cara não é Paulo Miranda. Poderia ser Douglas - no post Rapidinhas do Tricolor (Pré- Temporada) eu comentei que a escalação (no 4-4-2) com Jadson e Ganso, deveria ter um lateral como Douglas - mas como lateral, para cobrir o setor direito e fazer o papel de Lucas. Foi mais ou menos que o Ney tentou fazer algumas vezes, mas não teve sucesso, porém o utilizou com Paulo Miranda na "sobra" dentro de um contexto 4-2-3-1. Mais liberdade para Douglas, impossível.

Pra mim, LF continua sendo o cara do São Paulo.


Nesse contexto, aí vale colocar um cara mais ofensivo, cuja a única responsabilidade defensiva é acompanhar o lateral esquerdo, inibindo suas ações ou pelo menos o deixando preocupado, com menos liberdades. Aí que Lucas funcionava, e aí que caras como Silvinho, Roni ou Lucas Evangelista podem ser boas peças. Continuando nesse contexto, esses caras podem e dever ter mais recursos para abrir a marcação e num toque, encontrar o Luis Fabiano dentro da área, que aí sim ele é decisivo. Na teoria, esse tipo de formação deve empurrar o outro time pra trás.

A parte defensiva na minha opinião não resta dúvidas. Precisa treino de fundamentos e entrosamento, principalmente na bola aérea. Pra ter uma ideia: Tolói tem 1,85, Lúcio 1,88, Rhodolfo 1,93, Édson Silva 1,87 e Paulo Miranda tem 1,85.  Se não estiver dando certo na parte técnica, deve-se chamar o atleta e conversar. Não tá dando certo, aí sim o caminho é dispensá-lo ou emprestá-lo. Até o conceito deve estar com atletas ofensivos também. Um que acho que devia ser emprestado é Ademílson. Faltou técnica durante a Libertadores.  Já os laterais, tem que ter disciplina tática. Quando um ataca, outro defende. Quando um tá na linha de fundo, outro é o ala. Times que vem com três atacantes, não pode deixar os caras jogarem em suas costas.

Sobre os volantes, não era para passarmos por dificuldades: Wellington e Denílson são bons jogadores porém não vivem grande fase. O problema é a má fase dura quase seis meses. Aí fica muito difícil, já é para perder espaço mesmo. Vejo com bons olhos a ascensão de Rodrigo Caio e espero que tenha a responsabilidade de segurar os maiores craques do país. Esse meio campo, deve ser, como diz Daniel Perrone, "o coração do time". Além de pegada, precisa de movimentação, passe e chute. Comunicação e inteligência também são essenciais. Os dois devem matar qualquer jogada do meio campista e cuidar da jogada passada pelo ponta (esquerda ou direita).

Uma coisa que não vemos: o time jogando de forma compacta. Está enorme o espaço entre as três linhas de ataque, meio e defesa. Uma solução viável é fazer com que o time ataque em bloco e defenda em bloco. Apenas numa proposta de contra ataque, os caras das pontas deveriam disparar nas costas dos laterais, sempre com alguém na faixa central acompanhando.

Com isso, na minha opinião, levando em conta os jogadores e a atual fase, o meu time ideal seria:

Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Édson Silva, Carleto, Wellington, Denílson, Jadson, Silvinho, Osvaldo e Luis Fabiano.

Numa tática 4-2-3-1.

Já para uma outra escalação, que pode ser muito bem ser utilizada em jogos em que necessite-se de posse de bola, PH Ganso entraria no lugar de Silvinho. Aí a lateral direita precisa funcionar!

Bem amigos, espero que tenham gostado dos palpites do blogueiro aqui. Caso não concordem, não precisam me xingar, apenas exponha seu ponto de vista aí, na sessão de comentários.

E BOA SORTE TRICOLOR, NO BRASILEIRÃO!!!
Estamos juntos, torcendo juntos, sofrendo juntos, comemorando juntos!

E vamos as Rapidinhas?

LF bolado - O Luís Fabiano, ficou irritado com a diretoria e isso não foi boato de jornalista não. No intervalo do amistoso contra o Londrina, o atacante disse que "por enquanto" continua na equipe, com um ar de tristeza. Fora isso, um babaca corintiano disse que o Fabuloso se arrependeu.
Concordo que a diretoria agiu errado. Porém, concordo que ele seja um dos responsáveis diretos por essa má campanha. Mas o que deveria ter acontecido é uma conversa interna, como sempre ocorreu nos corredores do Morumbi.

E perder LF pra um Internacional, pra um Corinthians, pra um qualquer clube brasileiro, pode ser considerado BOLA FORA, ou mais uma bola fora da Diretoria, a menos que traga o Kaká.

Nilmar a tona novamente - O interesse é antigo, mas negociações não deram certo. Nilmar deseja voltar ao Brasil e São Paulo ou Inter seriam os seus alvos, e a recíproca é verdadeira. Para o São Paulo, ter um nome como Nilmar seria bom, e cairia bem no padrão tático desejado por Ney Franco. Mas é uma negociação difícil, já que o cara ganha bem e teria que abrir mão de parte de seu salário.

Macaca x Tricolor - Segundo determinação da Polícia Militar, não será permitida a entrada de torcedores do São Paulo no estádio Moisés Lucareli, devido o mesmo ter um setor em obras. Por que isso não foi visto  antes?

UEFA Champions League - Nesse sábado saiu o campeão da UEFA Champions League: o Bayern de Munique. Em uma final alemã eletrizante, saiu o campeão europeu desse ano vencendo por 2 a 1! Parabéns, e nos vemos na Audi Cup! Parabéns ao Borussia Durtmund também pela ótima campanha!

Neymar, em terras espanholas - Ainda não foi definido ou anunciado, mas é certo que o Neymar irá para a Espanha. Seu destino: Barcelona ou Real Madrid, onde está analisando propostas. Acho bom, pois chegou e passou da hora de ir pra lá, para ganhar mais experiência e noção tática. Terá a ajuda de jogadores top de linha! O Blog torce muito para o jogador Neymar Júnior, que ele possa ainda representar bem o nosso país!


Continuem ligados em "O São Paulino".

Nenhum comentário:

Postar um comentário