quarta-feira, 29 de maio de 2013

OPINIÃO: São Paulo 5x1 Vasco





Bem amigos do Blog!!

Fim de jogo no Morumbi! São Paulo venceu o Vasco pelo elástico placar de 5 a 1.
Num jogo onde o Tricolor alcança a liderança do Campeonato, com 100% de aproveitamento, aproveitou o empate do Cruzeiro e pelo menos dorme líder, pelo saldo de gols.

Mas nem tudo é um mar de rosas. O 1º tempo foi muito truncado, e o ataque não conseguiu levar a melhor sobre a defesa carioca, porém nossa defesa também levou a melhor sobre o ataque vascaíno.

Ney Franco veio a campo com mudanças: Jadson ficou de fora, pois já está servindo a Seleção para a Copa das Confederações. Então entrou o meia Roni no lugar.

Silvinho continuou no time, e Paulo Miranda assumiu o lugar de Édson Silva, suspenso.

A dupla de volantes foi formada por Rodrigo Caio e Denilson. Já os zagueiros foram Lúcio e Paulo Miranda. Confesso que os quatro foram bem em seus papeis, porém, faltou ao Rodrigo ou Denílson aparecerem mais à frente no primeiro tempo, dando opção de jogo. Já as laterais foram tímidas no apoio durante o primeiro tempo, mas melhoraram bastante no segundo, até que Douglas acertou uma bola no travessão e Carleto fez gol. Além disso foram eficientes na marcação.

O problema no primeiro tempo, mesmo era o meio campo. Sem um armador (com Jadson e Ganso fora, e ainda sem Cañete) foi experimentado o Roni, que é meia atacante e jogou centralizado, mas apesar do garoto mostrar muita habilidade, teve falhas no posicionamento e constantemente não dava a devida sequência - talvez por falta de entrosamento ou coisa do gênero. Faltou um Ganso ali pra jogar com ele, por isso talvez o sistema ofensivo tenha dado uma queda.

Silvinho, na minha opinião não tem mostrado um bom futebol, onde espero que seja incisivo, ousado, partindo pra cima e utilizando a velocidade. Assim, com Osvaldo em má jornada também, faltou bolas ao Luis Fabiano, somado à dificuldade sãopaulina de jogar com um time em proposta de contra ataque.

No segundo tempo, duas alterações. Maicon entra no lugar de Roni e Aloísio no lugar de Silvinho. As alterações foram determinantes para o jogo melhorar, como havia citado anteriormente. Maicon passou a controlar as ações no meiio campo, sem abrir o sistema defensivo, tocando a bola, fazendo-a girar, e Aloísio deu um choque no time e no adversário também, com muita movimentação, vontade e raça.

Foi de uma bola perdida sua, mas recuperada por ele mesmo e um toque para Luis Fabiano em posição legal, na minha opinião, fazer o primeiro gol, em tom de desabafo, de muitos no Campeonato Brasileiro. Antes, ainda, tinha brigado por algumas bolas ainda no campo defensivo. Era o gol do alívio.

Logo depois, com o time do Vasco mais aberto, pois o mesmo se lançou ao ataque, Lúcio roubou uma bola e partiu pela direita do ataque, onde cruzou para LF. A bola passou e encontrou Aloísio, que chutou no mesmo canto. Mesmo com o ombro fora do lugar, comemorou.

Logo mais, escanteio para o São Paulo. Carleto toca curtinho para Osvaldo que devolve. O lateral entra em diagonal, com liberdade e chuta com o pé direito, com categoria, no cantinho esquerdo do goleiro Michel. Era o terceiro gol da noite.

Não mais, vem outra jogada de lateral, mas agora Osvaldo pela direita aplica um lindo drible em Renato Silva (aquele mesmo que jogou em 2009/2010 pelo Tricolor) e cruza para a área. A bola encontra o Luis Fabiano. Ele faz o giro por trás e bate forte para uma defesa parcial do goleiro, mas a bola morreu no fundo do gol.  4 a 0.

Logo depois, uma bobeada do M1T0 Rogério Ceni. Ele tentou sair com os pés, e entregou a bola nos pés de Darkson que não perdoou.

O bom foi que o ímpeto Tricolor não diminuiu. Pareceu que o time queria dar uma resposta e ela veio. Rodrigo Caio avançou e tocou para Aloísio dentro da área que aplica o corte, toca pro Luis Fabiano. O camisa 9 deu um toquinho por cima do goleiro, mas veio Luan e ao tentar cortar, marcou contra e tirou o hat-trick do LF9.

5 a 1, placar final. Um jogo de dois tempos distintos que nos ensina algumas lições. Temos que ter meio campo. Acredito que Roni pode fazer uma função de Lucas e tem futuro ainda, mas hoje não está pronto. Silvinho ainda devendo futebol, na minha opinião, mas é bom jogador.

Vamos as notinhas:

Rogério Ceni - Sem muito trabalho, ainda deu-se o luxo de errar, e entregar um gol de bandeija. Nota: 6,5
Douglas - Foi bem hoje, aplicado na marcação e alguma tímida subida ao ataque. Com treinamento, pode melhorar. Nota: 7,5
Lúcio - Jogando muito bem, com bons desarmes. Teve uma entregada, mas não foi culpa sua. Foi pra dividida e tirou o pé, para não cometer falta e levar fama e cartão. Achei que no gol do Vasco, poderia ter aberto pela direita para receber a bola do RC. Nota: 8,5
Paulo Miranda - Jogou sério, pela esquerda. Salvou uma na bobeada da defesa. Nota: 8,0
Thiago Carleto - Jogou meio preso no primeiro tempo, mas muito bem no segundo. Mostrou categoria ao marcar e mostra que o treinamento tem feito bem a ele. Que continue se aplicando e aprimorando. Nota: 8,0
Rodrigo Caio - Mostrou personalidade e que tem evoluído muito para jogar ali no meio campo. As vezes, precisa sair mais pro jogo, pois tem potencial. Seu teste será o próximo jogo. Por enquanto, Nota: 7,5
Denílson - Jogou um pouco preso, mas em contexto geral sem falhas. Pela partida de hoje, deixará saudades. Nota: 7,0
Roni - Pode ser falta de entrosamento. Mas não teve a dinâmica que a partida pedia. É bom jogador, habilidoso, mas o padrão tático não favoreceu seu estilo de jogo. Nota: 6,0
Silvinho - Hoje, faltou futebol para o credenciar como "subtituto de Lucas". Tem que ser mais incisivo, participativo, ousado. Sei que pode ser assim! Nota: 5,0
Osvaldo - No primeiro tempo esteve apagado, só acordando no finalzinho. No segundo se portou bem e mostrou o velho e conhecido Osvaldo. Espero que coisas externas não estejam atrapalhando seu futebol! Nota: 7,5
Luis Fabiano - Decisivo, como precisamos. Nota: 9,0

Maicon - Deu outra cara ao meio campo, qualidade no trato da redonda, cadenciando e dando ritmo. Entrou bem! Nota: 8,5
Aloísio - O nome do jogo, na minha opinião. Lutou, brigou, e mesmo machucado, continuou. Nota: DEZ
Wellington - Sem muito tempo para avaliações.

Ney Franco - Apostou em velocidades no início e acabou dando com a cara no muro que fez a defesa do Vasco. Conseguiu consertar no intervalo, e eu acho isso válido. Nota: 8,5

Arbitragem - Regular, sem influenciar no resultado.

É isso amigos. Agora nos vemos domingo, a partir das 18h30 para ver a primeira pedreira no Brasileirão. Vamos voltar ao Horto! É isso mesmo, é o reencontro com o Atlético-MG...

Continuem ligados em "O São Paulino"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário