segunda-feira, 29 de agosto de 2011

OPINIÃO: Santos 1 x 1 São Paulo



Olá caros amigos que acompanham o Blog "O São Paulino". Enfim o looongo campeonato Brasileiro chega na metade, cheio de expectativas, altos e baixos, apelidos e etc. O São Paulo desceu a serra para tentar uma vitória na Vila Belmiro, e particulamente, acho que a vitória escapou de nossas mãos mais uma vez mais uma vez com bobeiras.
Se não tivemos a posse de bola total a nosso favor, isso não nos competia, assim como pressionar. Isso era trabalho do Santos, que tentou fazer praticamente o tempo todo, porém ou era anulados pelo conjunto da zaga, dos laterais - que foram bem defensivamente, ou a bola ia pra fora ou era espirrada de volta, quaase não exigindo muito do Mito.

Uma bela cobrança de falta de Neymar exigiu, mas bem colocado Ceni fez boa defesa. O Tricolor veio a campo mais ou menos como pedimos: Rogério Ceni, Piris, João Filipe, Rhodolfo, Juan; Wellington, Carlinhos, Casemiro, Cícero; Lucas e Dagoberto. O que sugeria uma partida cheia dos contra-ataques.

Pois bem, o Santos também tentava usar essa arma e fazia o contragolpe do contragolpe, o que tornava a dinâmica muito interessante, um espetáculo muito legal de ser ver. Mas o Tricolor muitas vezes afobado também cometia muitas faltas (no começo fazendo o chamado "rodizio", já que Neymar foi pego por Piris, Casemiro, Wellington, João Filipe e o juiz entendeu e puniu o zagueiro com cartão por todas as faltas - o que acho injusto, pois devia ter advertido primeiro).

Outra coisa interessante foi: o duelo Neymar x Piris. Todos sabem que foram adversários na semifinal da Libertadores entre Cerro Porteño e Santos. E também sabem que Neymar só conseguiu fazer algo no jogo quando Piris esteve ausente. Hoje eles se encontraram novamente, Piris seguiu Neymar o  campo inteiro anulando o santista, levando os dribles característicos as vezes, mas na maioria das vezes parando-o com faltas (nenhuma pra cartão) ou desarmando. No primeiro tempo, Neymar ficou no bolso de Piris, já no segundo, na parte final dos 30 aos 45, ele deitou e rolou em cima do paraguaio.

Portanto, com todos esses embates e situações, tínhamos uma marcação quase encaixadinha, com poucos erros e pecando um pouco na saída de bola e nas tabelas. Dependemos muito de uma jogada individual ou uma bola aérea, pois os zagueiros e volantes santista também paravam o jogo com falta - mas esse fato foi ignorado pelo sr. Wilson Semene que só considerou que apenas as faltas são paulinas pudessem ser advertidas com cartão amarelo. Foi o ocorreu com Carlinhos, que entrou duro duas vezes nos santistas e foi advertido duas vezes com cartão amarelo. Justamente, pois as duas entradas eram pra cartão.

Com um a menos o Tricolor precisou se desdobrar na marcação, mas uma luz saiu quase no baixar dos panos. Lucas se livrou de Durval num lindo giro, deu o drible da vaca em Edu Dracena, tocou na saída do goleiro que deu um tapinha mas foi o suficiente pra entrar pro gol. GOLAÇO! Quando dão espaço pro Lucas é isso que acontece: jogadas geniais. Pelo visto as broncas tem dado certo.

Já o segundo tempo, como era de se esperar o Santos veio pra cima. O Tricolor apostando novamente nos contragolpes. Ai aquela coisa, veio trazendo, veio trazendo, veio trazendo os santistas pro campo de ataque, se defendendo até tentar terminar o jogo. Em algumas chances na cara do gol, Dagoberto e Wellington disperdiçaram chances claras de jogo. A partir daí o jogo foi se tornando perigoso, Adilson tardiamente tentou mexer tirando Dagoberto e colocando Henrique, e Casemiro saiu pra dar lugar a Jean "enceradeira". Foi só essas duas mudanças e Alan Kardec fez o que Borges tentou fazer o jogo todo, o pivô, e Ganso acertou na veia...  Empate aos 35' do segundo tempo, onde se tivéssemos aproveitado as chances não teríamos saídos vencedores e liderando o campeonato ao lado da galinhada. Mas outras chances teremos!

Eu acompanhei a partida do Santo Paulo Bar, localizado dentro do estádio do Morumbi. O primeiro bar tématico dentro de um estádio brasileiro. Realmente impressionante o cardápio, a visão que temos do campo ( pode-se reservar uma mesa em dias de jogo do São Paulo, ver o jogo pela tv e pelo estádio ), e transmissão em telas de lcd. Muito bom mesmo, e compartilho essa experiência com vocês, que estão a passeio  na cidade de São Paulo ou moram aqui: Venham conhecer, comer no Santo Paulo Bar e aproveitar e conhecer o Morumbi Concept Hall. Vou colocar as informações no final do post ok? Agora vamos as notas e avaliações dos jogadores.

Nota: Gostaria de lembrar os leitores que possuímos critérios para dar a nota numérica do jogador. É preciso lembrar primeiro: o resultado do jogo em contrapeso com a circustância da partida. Ex: empate fora de casa com uma equipe boa é melhor do que empatar em casa com uma equipe da zona do rebaixamento. Isso influencia na nota de todos.
Segundo: lembrar que cada um tem uma função em campo. Um zagueiro pode se destacar numa vitória, por ter jogado bola corretamente, ou um atacante se destacar mesmo na derrotapor ter lutado ou feito os tentos, mesmo que o resultado tenha sido a derrota.  (lembram do Coração Valente no jogo que perdemos o campeonato em 2009 contra o Goiás? Pra mim, foi o melhor em campo e mereceu um 8,5 tranquilamente.)
Terceiro: Não levo em conta a participação dele em outras partidas, mas faço um comentário típico "puxão de orelha". Pra analisar o jogador em si, num número de partidas, usarei um post dedicado a ele ou o time.

Notas:

Rogério Ceni - Sem culpa no gol santista, pois foi um chutaço. E teve boas defesas e intervenções. Não falhou nas bolas alçadas, como vinha fazendo. Nota: 7,5
Piris - Pra mim, um dos destaques da partida. Tentou anular Neymar e sabemos o quão dificil é esssa tarefa. No duelo: primeiro tempo anulou, no segundo levou baile. Mesmo assim, o santista passou em branco graças a Piris. Nota: 7,5
João Felipe - Também sem culpa no gol, jogou como gente grande. Muito preciso, cresce a cada partida. Nota: 8,5
Rhodolfo - Mais do mesmo. No início da partida parecia frio, mas logo tomar o primeiro susto acordou. Nota: 8,0
Juan - Jogou comprometido, sem brincadeiras. Sem destaque na frente, mas funcionou bem defensivamente. Aí dá gosto de ver. Nota: 7,0
Wellington - Passou 90% do jogo anulando Ganso. Quando deu uma chance, ele não disperdiçou. Deveria ter acompanhado o santista, e além do mais, perdeu chance cara a cara. Tava atuando bem, mas pecou em lances capitais, porisso nota regular: 7,0
Carlinhos - Prejudicou o Tricolor com um entrada ridícula e outra não tão ridícula, mas interpretável. Nota: ZERO.
Casemiro - Achei boa a atuação dele no primeiro tempo, mas foi caindo de produção, não marcando nem atacando. Nota: 7,0
Cícero - Apagado, mal posicionado. Não pode disperdiçar chances assim, tirou Rivaldo do time pra que?. Nota: 6,5
Lucas - O destaque tricolor na partida. Resolveu pra gente num lance. Tudo bem que o segundo tempo não foi bem, caindo de produção. Mas deixou sua marca e três santistas procurando ele até agora. Nota: 9,0 pela pintura.
Dagoberto - Mais uma vez deixou a desejar num jogo de decisão. Não o achei omisso, mas se os meias não ajudarem, ele não faz milagre. Nota: 6,5

Entraram:
Henrique - Como disse Tite e Daniel Perrone: "Fala muito". Não deu qualidade no ataque. Nota: 5,0
Jean - Entrou pra fazer cera, e permitiu a triangulação santista. Nota: 3,0
Rivaldo - Pouco tempo, mas faltou movimentação no finalzinho. Sem nota.

Técnico:
Achei que demorou a substituir e susbstituiu errado. Não vejo o Jean como um marcador e era isso que precisava no momento. Era pra ter colocado um Rodrigo Caio da vida, mas não lembro se ele estava a disposição no banco. No ataque colocaria Marlos, pois tem mais bagagem que Henrique, que não era jogo pra ele. E Rivaldo no lugar de Cícero, não de Lucas. Isso só amarrou o meio campo... Fraco. Nota: 3,0

Arbitragem:
Semene utilizou diferentes critérios para os dois times. Amarelou João Filipe sem ao menos adverti-lo. Neymar se jogou no chão e não foi advertido. Porém, acertou ao dar apenas o cartão amarelo em Piris. Nenhum lance foi pra cartão e era tudo contato de jogo. Atuação abaixo do regular. Seus assistentes não comprometeram.


Vou aproveitar esse espaço e agradecer a galera da Rádio SPFC Digital (cliquem para serem transportados para esse belissimo portal Tricolor)  sob a regência de Carlos Port, Ricci Jr., Magnera, pois conheci a todos no Estúdio montado no Santo Paulo Bar e sou fã do trabalho deles. Dei meus pitacos na transmissão de hoje da rádio, e posso dizer que é um site com uma boa estrutura e boa proposta. Boa sorte a todos nós, e eu humilde com meu bloguinho aqui, vou agradecendo a vocês pela leitura do post!

Sim, empate com gostinho de derrota novamente, mas acima de tudo estamos vendo uma evolução no time. Estamos engrenando, e mantendo  3ª colocação a dois pontos do líder está muito bom. Logo teremos nosso time completo e vamos ver quem se fala no final.

É um Campeonato marcado por muito equilíbrio.

E vocês, o que acharam do jogo?

3 comentários:

  1. Gostei do jogo, tivemos raça. Mas o Santos tem um ótimo time e creio que o empate foi justo. Concordo com sua análise, só acho que o C.Paraíba nao merecia ser expulso e o Píris devia ter recebido cartão antes (e não o João Filipe). Mas são coisas do futebol. Ah, e só confirma, acho que o Lucas se livrou do Durval e deu a meia lua no Edu, e não o contrário.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Maurílio: corrigido!

    O empate foi justo, isso é verdade. Porém a expulsão foi justa, pois realmente foram duas entradas para cartão. O Piris foi fazendo faltinhas, mas faltinhas de jogo, que somadas levam o cartão amarelo!

    O amarelo do João foi injusto, o árbitro deveria ter advertido primeiro. João jogou com lealdade.

    Abraços,e nos vemos quarta-feira!

    ResponderExcluir
  3. Jogasso...jogo aberto, com ataques para os 2 lados.
    Concordo com vc Leandro, o Carlinhos tinha q ter sido expulso sim. E o adilson tá de brincadeira.
    tirar o dagoberto q tava dando os contra-ataques pra colocar o henrique (que pra mim é jogador de sub-20, nao aguenta com os mais velhos).Aquele lance do wellington eu até deixo passa pq nao tem aquele faro de gol, mais á do dagoberto. Ele é atacante, e atacante q se presse nao pode perde aquele gol.
    Mais gostei muito do tricolor..raça, vontade.
    E pra mim o adilson erro na escalaçao
    Atras eu faria a msm coisa, mais na frente colocaria o casemiro, lucas e rival10 no meio e no ataque colocaria o dagol e o cicero.
    Mais otimo resultado se vc for ver q foi contra o ultimo campeao da libertadores, fora de casa com um a menos.
    Achamos nosso lateral direito e o nosso zagueiro

    ResponderExcluir