sexta-feira, 26 de agosto de 2011

OPINIÃO: São Paulo 3 x 0 Ceará



Olá amigos do Blog "O São Paulino". Tava faltando só a minha opinião sobre o jogo né?
Bem, Soberanos, pudemos ir do inferno ao céu em 90 minutos, onde os sentimentos todos vieram: raiva, paixão, frustação, alívio, euforia, satisfação e insatisfação.
Num jogo que foi transmitido pro Estado de São Paulo e do Ceará (entre outros nos quais não estou habitado e não tenho a lista exata) pela TV Aberta, quarta-feira a noite, é muito sugestivo né? Lembra e me lembrou muito uma certa competição na qual somos apaixonados. Que tal ver as arquibancadas do Morumbi lotadas denovo? Quase um déjà vu ... eu mesmo viajei em muitos momento quando vi aquela gente toda. Isso foi possível graças a Diretoria enfim ter tomado alguma atitude com relação aos preços dos ingressos. Os ingressos custaram a partir de R$10,00, aí ficou fácil lotar os anéis superiores (laranja - onde se encontra a Independente e Dragões da Real, e azul setor dos Sócios Torcedores. Já os setores tricolores,amarelo não encheram mas teve bom público por ali. A concentração era no azul e laranja.)

Quanto ao jogo, Adílson Batista veio mais ofensivo que o ofensivo habitualmente. Armou a equipe num 4-3-3 com Carlinhos, Casemiro e Wellington no meio, Lucas e Fernandinho abertos e Dagoberto centralizado.  A linha de defesa ficou por conta de João "Fabão" Filipe, Rhodolfo, e nas laterais, Juan e Piris. O Tricolor começou pressionando, é verdade, mas ainda com aquele defeitinho no último passe, na finalização. E foram poucas no primeiro tempo. Essa intensidade foi tão baixa que o Ceará a partir dos 15 minutos começou a segurar mais a bola, atacar pelas laterais, dando muito trabalho para Juan e Piris que não fizeram um bom primeiro tempo.

Como o adversário não veio disposto a atacar, e a nossa defesa jogando certinho não saiu gol. E como a gente esbarrava em nossa própria competência também não saiu gol. E o time foi para o intervalo, vaiado pela torcida mais apaixonada do mundo.

Caro jogador, se vc estiver lendo esse blog, não leve a mal as vaias. Nós, sobretudo nós, AMAMOS essa instituição, que alguns que jogam/jogavam/jogarão siquer tem um pingo de respeito ou consideração. Entenda que o fizemos para o seu próprio bem.

Como a frase escrita na foto do post diz: O que será que deram aos jogadores no intervalo? Quem veio conversar com eles? Será que o JJ ofereceu bicho? Será que o Rogério chamou todos na xinxa? Será que Milton Cruz deu uns gritos bem dados na orelha de cada um?

Não se sabe ainda, o que se viu foi um time completamente diferente no segundo tempo.Uma postura vista naquelas equipes de 2005, 2006, 2004. Os jogadores com a faca nos dentes, com muita raça, vontade e sobretudo atenção. Estava claro que os jogadores do Ceará sentiram, e passaram a errar demasidadamente. O Morumbi a essa altura já virou um caldeirão. E foi assim que Cícero, que entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Fernandinho, machucado pra variar, matou um bom cruzamento de Carlinhos no peito e tocou com categoria e frieza pro gol. Era o suficiente para o estádio explodir em felicidade!

E quem disse que o Tricolor parou? Não! Aproveitando mais espaços veio pra cima e numa boa trama do ataque vindo da esquerda pro meio Dagol foi desarmado. A bola sobrou pra Casemiro bem posicionado achou o Lucas em melhores conições de chutar de fora da área. A bola entrou no cantinho do goleiro cearense. 2x0 com muita propriedade, já que a intensidade de jogo já estava a mil por hora.

E no contra-ataque de Lucas, do jeito que ele gosta, ele não foi fominha. Deu um passe pra Dagol que vinha do lado dele livre de marcação para fazer o terceiro e fechar o caixão.

3x0 com um show de bola no segundo tempo. Ainda couberam mais com Juan, Dagoberto (2x) Carlinhos, mas já era o suficiente. Mesmo assim Rivaldo entrou com o jogo praticamente resolvido, na metade do segundo tempo, prendeu a bola como ninguém, lançou os companheiros no ataque. Que beleza.


Dessa vez, foi uma atuação mediana, mas o segundo tempo foi de time campeão. Se jogasse assim a maioria dos jogos pelo menos... Seria campeão de tudo!



Vamos as notinhas?

Rogério Ceni - Mero expectador com algumas intervenções, saída de bola. Pra que dar nota pro MITO né?
Piris - Primeiro tempo ruim. Segundo tempo ganhou uma nova função: marcar Osvaldo. Colocou o calango no bolso anulando a peça chave do Ceará. Nota: 7,5
João Filipe - O melhor em campo. Jogou com seriedade, raça, perícia. Impecável, pra nao dizer perfeito. Nota: 10,0
Rhodolfo - Muito bem, muita segurança. Vai entrosando o Fabão e formando uma boa dupla de zaga. Nota: 8,5
Juan - Ruim primeiro tempo, com muitos passes errados e ainda tomou um baile na lateral de campo. No segundo pareceu muito contido, mas ressalto a boa parceria com Carlinhos. Nota: 6,5
Wellington - O seu lugar é ali, na frente dos zagueiros. Quando sobe, sobe com critério e qualidade. Não é Ramires coisa nenhuma é WELLINGTON e arrebentou com o jogo. Menção honrosa: não jogou mal no primeiro tempo,jogou bem ao contrário da maioria. Nota: 8,5
Carlinhos - Partida regular pra ruim no primeiro tempo. Também errando bastante. No segundo, melhorou um pouco quando alçou a bola na área. Mais mérito do Cícero posicionado lá... Nota: 6,5
Casemiro - Voltou e arrebentou. Jogou o fino da bola, como sempre. Que qualidade nos passes, nos desarmes, na cadência. Ele é o Legítimo 3º homem de meio campo. Nota: 9,5
Lucas - Primeiro tempo apagado. No segundo começou a partir pra cima da marcação, com o time ganhando. Arriscou e se deu bem. Tem que ser assim! Tirar a zica fez bem pra ele. Nota: 8,0
Fernandinho - Regular, até se machucar. Vo dar uma nota 5,0 pra não chorar.
Dagoberto - Há muito não via ele jogando com o coração na ponta da chuteira. Hoje foi um desses raros dias. Futebol ele tem muito, só falta um pouco mais dele na hora H. (Crítica construtiva ok?). Um dos destaques da partida e da temporada. Nota: 10

Entaram:
Cícero - Outro que começou mal, a 20km/h e no segundo tempo entrou elétrico, foi pra área e foi presenteado por Carlinhos. Teve a frieza de sempre e abriu o caminho pra goleada. No segundo tempo cumpriu função tática perfeitamente. Nota: 9,0
Rivaldo - Seria o mesmo que Cícero, mas hoje Adílson preferiu ir de Cícero, e se deu bem. O pentacampeão entrou com o  jogo resolvido, mas deu passes espetaculares e lançou bem os companheiros. Acho que ele foi poupado pra ser titular no domingo. Nota: 8,5
Jean - Pouco tempo.

Técnico - Escalou mal o time, perdendo o meio campo. Ser ofensivo não significa entrar com três atacantes. É questão de atitude. Ainda bem que corrigiu o erro antes de ser tarde. Mas a vitória de hoje não deve ser  creditada a ele, a menos que foi ele quem aplicou a tal injeção. Nota: 5,0

Árbitro - Faltou ser mais enérgico. Não me pareceu estar mal intencionado, mas deixou a porrada rolar. Dagoberto apanhou pra cacete. Assistentes não comprometeram.


E que torcida maravilhosa foi aquela? Fez tremer o Morumbi (no sentido literal), que festa bonita! Esperamos que sempre tenhamos jogos a 10 reais. O que vale mais? Um jogo com renda de 600 paus mas morno, sem apoio com o time perdendo. Ou abaixar um pouco a renda e ter o estádio tomado incentivando?


E isso aí galera Tricolor, vamos conferir nossos próximos confrontos!




Domingo - 28/08/2011 - 16h00
Santos x São Paulo - Brasileirão - Vila Belmiro
(Transmissão: PFC)
OBS: Eu vou estar no Santo Paulo Bar, no Estádio do Morumbi!!!

Quarta-Feira 31/08/2011 - 20h30 *atenção, pode mudar de horário pq os galinhas jogam em SP
São Paulo x Fluminense - Brasileirão - Morumbi
(Transmissão: PFC)

Sábado - 03/09/2011 - 18h00
Figueirense x São Paulo - Brasileirão - Orlando Scarpelli
(Tranmissão: SporTV - menos pra SC ou PFC) *sujeito a alteração pela emissora.


E o próximo da Sul Americana é o vencedor entre Santa Fé x Deportivo Cali, ambos da Colômbia. Ainda não jogaram.

E desejo todos um ótimo final de semana! Mas antes de ir, me diga: o que achou do jogão de ontem?
Saudaações Tricolores!


2 comentários:

  1. CARA...

    para mim o 2° tempo foi o melhor da equipe nesses últimos 3 anos. Me diz faz quanto tempo que o São Paulo não joga com essa raça?? agora é esperar, não adianta o time jogar bem e dar notas altas pro time e ninguém criticar, ai vai o time perde e volta as criticas. Lembram do jogo antes da galinhada? vencemos todas as partidas a torcida apoiando e talls, foi perder pra galinhada, só surgiu criticas e mais criticas, não vamos tapar o sol com a peneira, o time jogo bem, mas ainda falta algo para dar aquela sustância o jogo inteiro...

    ResponderExcluir
  2. Anonimo.

    Com certeza não vimos há muito tempo... Não se preocupe, eu tenho conciência do que vc disse. Na nota de Dagoberto, por exemplo, hoje eu disse que sentimos falta dele na hora H (decisões), e em post anteriores disse isso também.

    Não estamos iludindo o leitor que lê as análises, pois já falei que o técnico é fraco, que iria ser uma aposta da diretoria.

    Não considero a administração de JJ excelente, mas cheias de erros e acertos. Mas ultimamente os erros tornam-se mais visíveis do que antigamente, e como todos tem a informação, acaba-se criando uma pseudo avaliação.

    Isso que causa aquelas depredações, pixações. A visão que tem os conselheiros, sócios e beneméritos (que realmente têm poder de voto) é diferente da do torcedor da arquibancada e da imprensa. Nossa é uma série de fatores, que também pretendo fazer alguma matéria sobre isso, e que estou reunindo informações maiores.

    Mas obrigado por sempre estar aqui conosco!

    Abraço!

    ResponderExcluir