domingo, 25 de setembro de 2011

OPINIÃO: Botafogo 2x2 São Paulo


Bem amigos do Blog "O São Paulino".

Foi um belo jogo no Engenhão, nessa tarde de domingo. Duas equipes candidatas ao título, num confronto direto. Realmente esperava que o Tricolor não disperdiçasse a chance, igualmente fez na quarta.

É importantíssimo ganhar os confrontos diretos, principalmente dentro de casa. Já que, não fizemos a nossa lição de casa contra o Botafogo (perdemos de 2x0, numa pane do Tricolor - ainda treinado por Paulo César Carpegianni. Por coincidência, Rivaldo e Henrique, como hoje, entraram bem no segundo tempo. Quer ler o que achei desse jogo? Clique no texto em vermelho!), o jeito era tentar a vitória fora de casa.

Desfalcado de Dagoberto - machucado, Luís Fabiano - adquirindo forma física, Casemiro - suspenso pelo terceiro cartão amarelo, João Felipe - que não jogou por força contratual, sendo que apesar de ter assinado contrato, ainda é jogador do Botafogo por empréstimo, além dos demais (Bruno Uvini, Fernandinho, Cañete), o Tricolor entrou em campo com a formação que é normal.

Rogério Ceni, Piris, Xandão, Rhodolfo, Juan; Wellington, Denílson, Carlinhos Paraíba, Cícero; Lucas e Marlos.

Teoricamente, uma boa formação, para ser usada em contra-ataques com velocidade. O que na prática não foi possível, pois desde o começo, o Botafogo também utilizava esse artifício - que também é característica da sua equipe.

Entretanto, no início, o Tricolor segurou bem a posse de bola, esperando -até demais- a hora certa de dar o bote. Alguns erros nos passes, sobretudo da dupla Juan e Carlinhos, impediam e davam o contra ataque aos alvinegros.

Mas o que aparentava bom momento do Tricolor, começou uma decepção. Piris subiu e abriu uma avenida explorada por Maicosuel. O velocista correu até o final do campo, driblou dois sãopaulinos, e cruzou para Loco Abreu completar na segunda trave. (Bola não interceptada pelo M1T0, nem por Rhodolfo). Com isso, abriria o placar, jogava o balde de água fria em nós e uma pressão botafoguense começaria.

Pressão que deu resultado. Num bate e rebate dentro da área Renato foi derrubado por Wellington. Realmente me pareceu penalti, mas muito valorizado pelo jogador do botafogo, que mal foi tocado e se esparramou a lá Neymar. O penal foi convertido por Loco Abreu que deslocou Rogério Ceni, sem cavadinha dessa vez.

Realmente com 2x0 na vantagem, o São Paulo dificilmente reagiria, assim, o Botafogo fez o que fez aqui em SP. Administrou a vantagem com passes no campo de defesa, até o final do primeiro tempo.

Um péssimo primeiro tempo de Juan, que não acertava quase nada (justiça seja feita: ele acertou um cruzamento, então, não podemos dizer que ele errou tudo). Mas, abriu uma avenida nas suas costas, sempre explorada por Elkeson. Piris também não esteve em seus melhores dias, se eu fosse Adílson o seguraria um pouco mais.

Já na segunda etapa, percebendo a draga que estávamos, o técnico mudou, colocando Rivaldo no lugar de Juan e deslocando Carlinhos para a lateral. Teoricamente, uma boa visão, pois para jogar contra uma equipe fechadinha, precisa ter mais gente armando o time, com criatividade. (E Cícero não estava mal na partida).

Bem, o São Paulo, querendo tentar diminuir o placar, foi ao ataque, com posse, trocando passes na frente da defesa do Botafogo. Mudou o estilo de jogar das partidas anteriores. Ainda sim faltaria uma referência na frente. Esta chamada de Henrique, esperança Tricolor para tentar diminuir.

Até que quando abriu a defesa, Cícero tentou de fora, o goleiro rebateu nos pés do garoto Henrique que aproveitou muito bem o rebote. A reação tava consumada. Tanto que calou os torcedores do Botafogo.

A superioridade Tricolor se tornou sufocante, e o empate parecia apenas questão de tempo. O Botafogo que queria segurar de qualquer maneira não conseguia. Aos 24 minutos, Wellington tabelou e acabou saindo na cara do gol. Meio sem ângulo, acertou a trave.



Mas depois, Lucas recebe a falta na meia direita, e Rogério Ceni vai lá pra cobrar. Não amigos, não foi gol do M1T0, e sim um belo cruzamento que achou Rivaldo, que cabeceou para o fundo do gol. Agora quem colocou o São Paulo na igualdade no placar ainda teve chance de matar, mas quis enfeitar a jogada tentando encobrir o goleiro Renan, saindo na verdade por muito pouco. (Por que não enfiou o sarrafo né?)

Bem no final do jogo aquele gostinho de vitória. Diferente daquele gostinho que ficou com os corinthianos na quarta, quando o time deles foi covarde. O nosso foi para um confronto dificil, saiu perdendo, mas teve força suficiente para empatar, quiçá virar.

Bem pelo resultado estão de parabéns! Mas tem muitos probleminhas a serem arrumados, e rápido!

Notas dos jogadores:

Rogério Ceni - Teve parcela de falha no primeiro gol botafoguense, e participação direta no segundo do São Paulo. Fez boas subidas e boas intervenções. Nota: 8,0
Piris - Média atuação. Cada vez que subia ao ataque deixava uma avenida. Na marcação foi regular. Nota: 6,5
Rhodolfo - O primeiro gol alvinegro saiu em seu setor. Do resto, boa atuação. Nota: 7,5
Xandão - Só emoção. Até rimou, para nossa tristeza. Nota: 5,0
Juan - Péssima partida. Errou quase tudo que tentou. Faz o simples garoto! Foi substituído com razão. Nota: 4,0
Denílson - Voltou jogando com qualidade nos desarmes e na saída de bola, porém não tem velocidade. No primeiro gol tentou correr atrás do veloz Maicosuel... Nota: 7,5
Wellington - Hoje jogou de segundo volante, teve uma atuação regular. No primeiro tempo errou passes em demasia, mas no segundo se lançou bem ao ataque e teve boa chance.
Carlinhos Paraíba - Foi voluntarioso, apesar de tecnicamente ruim. Foi para a lateral esquerda no segundo tempo e segurou o rojão. Pra mim, pode até ser o "polivalente" da lateral esquerda.
Cícero - Primeiro tempo regular. No segundo cresceu de produção com Rivaldo. Participação direta no primeiro gol sãopaulino. Gosto dele carregando a bola de trás e não armando o time.
Lucas - Jogou abaixo da média,novamente. Perdeu uma baita chance ainda no primeiro tempo, e não teve espaço para suas características arrancadas. Concordo com o que disse Caio Ribeiro: jogando de costas pros zagueiros ainda é um tanto difícil para ele. Nota: 6,0
Marlos - Apesar de se movimentar bem no primeiro tempo, não causou espanto para a zaga. Hoje era o dia de ele tentar ser ousado. Perdeu mais uma chance.  Nota: 6,0

Entraram:

Rivaldo - Comandou o meio campo sãopaulino com ótimos passes, e uma bela colocação na área para marcar o gol de empate. Porém perdeu chance clara no fechar das cortinas. Nota: 8,5
Henrique - Com presença de área o Tricolor vira uma máquina. Henrique entrou bem no segundo tempo, só que aumenta mais ainda a expectativa por Luís Fabiano. Gol de quem tem estrela! Nota: 8,0
Jean - Pouco tempo, sem avaliações, mas não gostei.


Técnico - Eu acho que ele escalou bem. Porém com a proposta de jogo do Botafogo (que foi igual a do Grêmio) tem que ser um pouco mais ousado. Muito bom ele ter visto isso, ainda no intervalo e ter mexido, proporcionando, a reação Tricolor. (Henrique entrou ainda no segundo tempo, mas Rivaldo no intervalo). Não é questão de qualidade técnica ou  raiva de jogadores. Tem que saber utilizar as peças corretamente.

Ele está aprendendo a pilotar essa "Ferrari Tricolor"

Adversário - Aprenderam uma bela lição hoje. Jamais substimem um adversário.

Árbitro - Sandro Meira Ricci dessa vez não comprometeu a partida. Pode ter se equivocado em algumas faltas, mas até meu entendimento, normal (para os padrões brasileiros). Seus assistentes erraram uma vez para cada lado. Marcaram dois impedimentos inexistentes.

NOME DO JOGO E DESTAQUES TRICOLORES NA PARTIDA:
Mais uma sessão para nosso pós-jogo. (O nome do jogo pode ser um jogador adversário também)

Nome do Jogo - Rivaldo
Destaques - Henrique, Rogério Ceni

Assim acaba mais essa opinião do jogo meus amigos, com as vitórias de Vasco e Corinthians, caimos para a terceira colocação (confiram no lado direito da tela a classificação atualizada do Brasileirão) e o Botafogo se lascou ainda mais, caindo para 4º. Porém na próxima rodada, Vasco e Corinthians se enfrentam em São Januário.

O Tricolor tem que tirar proveito nisso.

Mas tudo isso sóóóó no próximo domingo, então, até láá!



Continuem acompanhando "O São Paulino"!!!




6 comentários:

  1. Seus comentários estão cada vez melhores, se comparados aos seus primeiros posts, percebo que hoje você tem um olhar mais clínico não só como torcedor apaixonado, mas como torcedor racional, que analisa com a razão também, parabéns.

    Concordo com quase todo seu post. Mas vejo que fomos muito prejudicados pela arbitragem hoje, principalmente no penalti não assinalado naquela "bola recuada" que o goleiro deles pegou com as mãos. O zagueiro tirou a bola com a mão, vi e revi o lance várias vezes (acompanhei pela Band) e foi unanime a opinião de que existiu o penalti. E teve vários lances de falta no tricolor que o árbitro não assinalou. Mas enfim, não adianta reclamar.

    Que venha o Fabuloso!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Leandro..concordo com o Maurilio, cada vez melhor
    E Maurilio, bola recuada nao é penalti, é tiro livre indireto.

    Gostei do jogo de hj. Fomos com a proposta de jogar no contra-ataque mais eles tbm jogam assim entaun ficou complicado. Mais ainda sim gostei do tricolor.

    Nao gostei muito do arbitro. Acho q pegou um pouco de pilha com o Juan. Ele fez umas faltas, mais teve outras q eu nao daria mais como o Maurilio disse, nao adianta reclamar.

    Nao gostei da escalaçao. O time joga com 4 volantes mais o casemiro pesa(e muito) no ataque. Mais ele começou com Denilson (marcaçao) Wellington (marcaçao) Carlinhos (marcaçao) Cicero (um pouco marcaçao).
    2 1º volante
    2 2º volante
    2 meias

    Mais gostei da raça q o time teve ate o final. Vi uma reportagem q o M1tOO falou q tem vontade de bater escanteios, faltas pra cruzar na area e assim q saiu o gol. Acho q ele vai querer bater outras tbm. kkkk

    Minha escalaçao titular tricolor:
    RC
    Blackbeuer
    Rhodolfo
    Piris
    Juan
    Wellington/Denilson
    Casemiro
    Lucas
    Rivaldo/Canete
    Dagoberto
    Fabuloso
    Essa seria minha escalaçao mais ofensiva, pra jogos em ksa. A mais defensiva eu tiraria o armador, adiantava o Casemiro e colocava o Denilson ou Wellington.

    E a de vcs?

    Abraçs e até logo

    RUMO AO HEPTA

    ResponderExcluir
  3. Concordo com seu time ideal, Tinho! Esse também, ao meu ver, é o melhor time que o Adilson pode escalar...

    E em relação ao "bola recuada nao é penalti, é tiro livre indireto", eu sei, eu me referia ao lance pós cobrança dessa falta. O zagueiro deles (não lembro quem foi) que se jogou na frente da bola na hora do rebote (chute do Lucas) tirou a bola com a mão, nitidamente! E se não fosse isso, a bola teria entrado pois não tinha mais ninguém na frente. Foi o lance mais prejudicial, ao meu ver, para o tricolor...

    O São Paulo tem melhorado. Contra o Corinthians já fomos bem, com garra... neste contra o Botafogo, tivemos os momentos de pane que foi mais decorrente da escalação que não deu nada certo e depois que o Adílson acertou as peças, o time render e mostrou vontade novamente. Com o Fabuloso a tendência é que saia mais gols e a gente sofra menos com isso e assim o Lucas volto pro meio-campo que é onde, ao meu ver, rende mais.

    Abraços

    RUMO AO HEPTA!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Maurílio e Tinho, obrigado por estarem por aqui mais uma vez!

    Uma coisa é certa: temos melhorado nosso futebol. O time está começando a dar liga e acredito que logo logo estará dando liga!

    Luís Fabiano, matador voltará ao time no próximo domingo. Dagoberto em grande fase (talvez nem sentiremos falta dele), e Henrique que é promissor, apenas.

    Rivaldo é indiscutivelmente o maestro do meio campo. Gosto do Cícero, mas não como armador. Ou joga de segundo atacante, pois tem presença na área (jogou assim na Alemanha) ou compõe um terceiro homem de meio campo (como Casemiro).

    Maurílio, acompanhei o jogo pela Globo, e por lá não deram muita atenção, dizendo que a bola bateu no ombro. Vou rever o lance, no primeiro momento não vi também.

    Tinho, minha escalação ideal do SP é:

    Rogério Ceni
    Piris
    João Felipe
    Rhodolfo
    Juan
    Denílson
    Casemiro/Wellington/Cícero
    Rivaldo/Cañete
    Lucas/Marlos
    Dagoberto/Fernandinho
    Luís Fabiano/Henrique

    um 4-4-2 com um quadrado no meio... o quadrado mágico...

    (gostaria também de ver Fernandinho + Luís Fabuloso... vai sair muitas jogadas pelo lado esquerdo do campo, e com o Lucas sai pelo direito.. ou seja, atacaremos pelos lados. Mas todas as opções são boas!)

    Gente aquele abraço!

    ResponderExcluir
  5. Acompanhou a seleção brasileira ontem? O Lucas rende muito mais em sua posição original (meia-atacante). Espero que, agora que temos a volta do Fabuloso, o Adílson pare de colocar o garoto como segundo atacante...

    Minha escalção, para este domingo, em casa, com mais de 60 mil torcedores, seria:

    ____________________Rogério Ceni____________________
    __________João Filipe__________Rhodolfo_____________
    _Piris_________________________________________Juan_
    ___________Casemiro______________Denílson___________
    ____________Lucas________________Rivaldo____________
    _______________L.Fabiano_____Dagoberto______________


    Em jogos que necessitem mais marcação, sacaria o Rivaldo e entraria com Wellington, adiantando mais o Casemiro.

    Sem mais,

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Maurílio,

    Vi o jogo. Lucas jogou muito bem dando opção, evitando o cai cai e valente nas divididas. Pra mim, o destaque do jogo foi o lateral do Botafogo: Cortês.

    Esse menino tem jeito de veterano jogando.
    (Só o São Paulo que não acha lateral esquerdo bom...)

    Da sua escalação, gostei!
    Mas Piris está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Acredito que Wellington vá a lateral, já que não temos nenhum lateral no banco. Jean não está a altura.

    E na sua lista, ainda temos no banco: Henrique, Cícero, Marlos, Wellington, Henrique Miranda, Cañete. Um baita banco de reserva.

    E domingo, lá vamos nós, com 63 mil novamente!
    Que beleza! Que venha o Fabuloso!

    Abraço!

    ResponderExcluir