quinta-feira, 30 de junho de 2011

OPINIÃO: São Paulo 0x2 Botafogo




















Olá amigos do Blog "O São Paulino".
Pra quem foi ao Morumbi, numa gélida noite, deveria ter pedido o reembolso do valor do ingresso. O que vimos foi uma grande trapalhada, e não um "acidente de percurso".

A equipe do sr. Paulo César Carpegiani veio a campo com uma escalação parecida com a da partida anterior: Rogério Ceni, Jean, Xandão, Luís Eduardo, Juan; Casemiro, Rodrigo Souto, Ilsinho, Marlos; Fernandinho e Willian José.  Não demorou muito para o estádio inteiro perceber que: Ilsinho está completamente fora de forma; Marlos não funciona como armador de jogadas; Juan e Ilsinho não são laterais nem aqui nem na China; que os donos de casa na verdade era o Botafogo e que falta um tratamento de choque no elenco.

O Primeiro Tempo foi sofrível, o Botafogo encaixou alguns passes e chegava sempre com perigo ao gol de Rogério Ceni, tanto fazia se fora pelas laterais, pelo meio. Xandão e Luís Eduardo pareciam tontos com a batelada de gol que tomaram do Corinthians. E o pior, o Botafogo não atacava em massa. Jogou fechadinho (assim como todos que vem ao Morumbi) e saia na velocidade dos seus meias habilidosos sempre buscando a referência na frente. O São Paulo, tentava várias jogadas de tabelas, quase todas parando na forte marcação alvinegra. Marlos tentava seus característicos dribles, assim como Ilsinho. Faltou chute no gol, ninguém se dispunha a realizar.  A torcida tricolor chegou a gritar GOL, porém corretamente anulado, devido impedimento de Casemiro.  A insistência e consistência do Botafogo foi premiada com mais uma falha coletiva do setor defensivo. Ninguém chegou junto e Elkeson chutou despretensiosamente - assim como Jorge Henrique, no canto esquerdo de Ceni e contou com a falha do goleiro, que empurrou a bola pra dentro.

O Segundo Tempo teve dois períodos: antes de Rivaldo e depois de Rivaldo. Carpegiani não mudou a equipe no intervalo e mesmo assim voltou com o inoperante Fernandinho, o lento e fora de forma Ilsinho e Willian na frente. Sem resultados. Em mais uma falha coletiva do setor defensivo, Luís Eduardo derruba o atacante do Botafogo na área cometendo penalti. Convertido por Herrera, 2x0 e placar sacramentado.

Mais uma vez o Tricolor não teve poder de reação dentro da partida, onde assistiu o Botafogo trocar passes no meio e sair no contra-ataque. O técnico pressionado pela torcida mudou a equipe, colocando Rivaldo e Henrique para as vagas de Ilsinho e Fernandinho.

Um destaque: a participação do meia fez com que o meio se organizasse melhor. Rivaldo tinha liberdade e buscava a bola em todos os lados do campo, principalmente na direita. Trocou a maioria dos passes corretamente além de acertar pelo menos uns cinco lançamentos. Foi o primeiro a chutar a gol corretamente. Correu mais que Ilsinho, Willian José juntos. Se isso não for o suficiente para ser titular então não sei ....

Henrique deu mais mobilidade ao ataque, mas não foi o suficiente para superar o Botafogo que já estava ganhando de 2x0, e administrando o resultado. E ainda teve chance de fazer o terceiro.

Vitória justa, que contou exclusivamente com a falta de brio e de inspiração tricolor. Além da incompetência técnica do Tricolor. Os 8 mil pagantes, com toda a razão, xingaram o técnico, e exaltaram a presença do camisa 10.

Vamos ver qual a desculpa da vez...



Nota dos jogadores:

Rogério Ceni - Aposeta Rogério? O M1TO teve uma falha grotesca, e passa por uma má fase. Tenho confiança nele, e apesar disso fez uma boa partida, abaixo da média dele. Nota: 6,0
Jean - Ninguém falou que o contra-ataque que originou o primeiro gol foi no erro dele né? No meio apoiou bem e também em contra partida abriu uma avenida, quando foi deslocado pra lateral mesma coisa. Nota: 4,0
Xandão - De fato, voltou a ser o antigo e contestado Xandão. Perdido na marcação. Nota: 4,0
Luís Eduardo - Menino, vamo levantar a cabeça e bola pra frente, esquece a goleada pô! Tomou muitos dribles, ficou tonto. Nem parece o Luís Eduardo das rodadas 1 a 5. Nota: 3,5
Juan - Não acerta um cruzamento. Ridiculo hoje. Nota: 2,0
Rodrigo Souto - Foi o que segurou as pontas defensivamente, muito boa atuação. Seja na cobertura ou limpando a jogada pelo meio, já que Fernandinho ou Willian sempre estragavam... Falou e fez! Pra mim, o melhor em campo pelo Tricolor. Nota: 7,0
Casemiro - Jogou avançado nas outras partidas e esqueceu como se joga mais recuado. Joga muito, porém hoje parecia muito contido. Seleção é uma draga, estraga jogadores. Nota: 5,0
Ilsinho - Entrou com o freio de mão puxado e errou passes em demasia. Desse jeito, renovar pra que? Nota: 3,0
Marlos - Mais em forma que o anterior, driblou bem, mostrou movimentação, mas ainda peca nas finalizações e no último passe. Esse é o principal defeito dele. O último passe. Hoje não foi uma das piores atuações, mas não foi bem. (Volta Lucas!) Nota: 6,0
Willian José - Realizou muito mal a função de pivô, não se movimenta bem, quase não chutou a gol. Desse jeito quer ser titular como? Nota: 4,0
Fernandinho - Inoperante, posso dizer assim? Errou tudo que tentou, até da bola apanhou! Nota: 1,5

Entraram:
Rivaldo - Mostrou muita qualidade no meio. Lançamentos precisos. Visão de jogo. Se com isso não é titular, deve ser um baita bode espiatório. Pra mim seria o meia ideal pra jogar contra uma equipe fechadinha. Merece uma sequência, pelo amor de Deus! Nota: 7,0
Henrique - Entrou, brigou, tentou, mas não conseguiu mudar o panorama. Entre ele e Willian, prefiro ele. Nota: 5,5

Técnico - Hoje, justificou o apelido de BURRO. O que ele vê em Fernandinho? Rivaldo entrou e calou a boca dele, que não tem o que justificar a ausência do craque. Escalou mal, demorou pra modificar a equipe. Não tem o elenco mais nas mãos, é o que parece. Nota: ZERO, ou melhor, 1,0 - por que ainda tentou corrigir as burradas dele.

Arbitragem - Ô imparcialidade, cadê você? Muitas inversões de falta, porém isso não influenciou no resultado do jogo. Cartões bem aplicados, gol bem anulado e o penalti foi corretamente assinalado. Não adianta reclamar do juizão.



Bem Nação Tricolor. Infelizmente, não deu. E não tem desculpas. Tem que ter vergonha na cara, e entrar nos jogos com mais determinação e raça. Preciso reforços pra compensar essas faltas. Precisamos de jogadores CRAQUES. Chega de cara meia boca!

Próximo encontro será na próxima quarta-feira, onde enfrentaremos o Flamengo, no Engenhão. Aliás, teremos mais pedreira pela frente: Flamengo (fora), Cruzeiro (casa) , Intenacional (fora). Muito cuidado Tricolor!


Piores Melhores Momentos da Partida:


4 comentários:

  1. Só não concordo com sua opinião em relação ao Xandão. Ao meu ver, jogou muito. Cubriu várias vezes o Luiz Eduardo que, como você mesmo mencionou, "ficou tonto" e levou vários dribles. Se não fosse ele e o Rodrigo Souto, teríamos perdido por um placar maior. O Rivaldo, em um time desfalcado como o de ontem, merece ser titular. As vezes não entendo técnico, tem jogador que fica no refis 2 semanas e o treinador barra a volta dizendo que o mesmo não tem condições físicas de jogo. O Fernandinho ficou uns 40 dias parado, voltou contra o Corinthians... e o rítmo de jogo, fica aonde? É muita proteção em torno de alguns jogadores que não merecem e muita perseguição em torno de jogadores que poderiam ajudar de maneira mais proveitoso o tricolor.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Maurilio obrigado por ler meu blog!

    Xandão sofre como todo sistema defensivo. Espero que a garra e raça dele voltem como fora nas primeiras 5 rodadas.

    Concordo com seu ponto de vista com relação ao Fernandinho. Mas falta além de ritmo, MUITA técnica. (Ontem apanhou da bola)

    Volte sempre amigo!

    ResponderExcluir
  3. Concordo novamente contigo. É o cara do "única jogada", só sabe cortar para a linha de fundo e correr. Você viu a notícia do interesse pelo meio-campista Cícero? Eu não estou lembrado dele, sabe se ele joga bem?

    Abraço

    P.S.: Voltarei sempre.

    ResponderExcluir
  4. Maurilio, eu lembro dele no Fluminense e era bom jogador sim! Esteve na safra do Flu, onde jogavam: Thiago Neves, Conca, W9, Arouca, Júnior César e Dodô... Atualmente esteve no Wolfsburg antigo time do Diego. Hoje está sem clube, ou seja, uma contratação do gosto do JJ. Sem custo, vem pra agregar!

    Você tem twitter? Facebook? Se quiser me seguir, sempre que posto aqui eu tuíto lá, pra avisar o pessoal!

    @leandrorochaa é o meu twitter.

    Valeu!

    ResponderExcluir