domingo, 12 de junho de 2011

OPINIÃO: São Paulo 3 x 1 Grêmio























Olá amigos! Quem caiu na pegadinha de Paulo César Carpegiani, dizendo que teria uma formação defensiva com quatro volantes, e quem apostou, se deu muito mal. O Tricolor exibiu uma apresentação de no mínimo, enxer os mais pessimistas de esperança.

Nessas noites de outono, frias aqui na Capital paulista, cerca de 15 mil pessoas deixaram as confortáveis e quentinhas salas para apoiar o Tricolor. Eu tive a impressão de ser muito mais, pois tivemos uma pequena grande fila para comprar os ingressos. Nada que atrapalhasse, para quem chegou com antecedência.

Ao jogo: Carpegiani veio a campo com: Rogério Ceni, Xandão, Luis Eduardo, Juan, Jean; Wellington, Rodrigo Souto, Casemiro, Marlos, Lucas; e Dagoberto. Marlos seria a grande novidade na equipe, pois desde quando fiz o pré-jogo pedia uma ofensividade. Quando o vi em campo, só me restou torcer para que mostrasse um pouco que justificasse sua titularidade.

Mas o time inteiro correspondeu. No primeiro tempo, a equipe mostrou um toque de bola envolvente, com Lucas infernizando a defesa do Grêmio, Marlos trocando bons passes, a defesa muito segura e Wellington roubando muitas bolas e jogando como um verdadeiro "cão de guarda". Souto foi seu companheiro e também não deixou a desejar. O gol veio cedo graças a muito volume de jogo. Casemiro acertou um chute, que desviou na zaga e enganou o goleiro Vitor. Ainda no primeiro tempo tivemos boas oportunidades, parando no goleiro e na falta de pontaria.

Percebia-se uma mudança de atitude. A equipe tava impondo o ritmo de jogo, mantendo a posse, enquanto o Grêmio se limitava a contra atacar. A leitura da cartilha deu certo!

Na segunda etapa, numa desatenção da defesa, o Grêmio achou seu gol de empate, num gol contra de Casemiro. A torcida e o time não se abalaram e apoiados, os jogadores voltaram a agredir o Grêmio.

Num erro de Douglas, Marlos é lançado e avança pela direita e de direita mesmo marca o seu. Explosão na massa Tricolor! A superiodade foi enfim, consumada com esse gol, merecido para o atleta que se esforçou bastante.

A partir daí, o Grêmio veio tentar tocar mais a bola, mas não chegou a incomodar muito, a não ser em dois lances: uma falta de Fábio Rockemback batida forte e defendida por Rogério Ceni (o lance levou a galera presente a loucura) e um cruzamento perigoso na área.

Os números do score tricolor vieram quando numa jogada de mestre, Dagol lançou Jean na área, que recebeu, limpou o goleiro e bateu com conciência. 3x1, e show Tricolor no Morumbi.

Após isso, foi toques, e "olé!". Num lance onde Dagol deixou o zagueirão na saudade, e foi derrubado, começou a abalar a estruturas do Grêmio, que num bate-boca entre Dagol e Rafael Marques, o zagueiro levou vermelho por "agredir" Dagol.

Fim de jogo. Mantemos os 100% de aproveitamento e batemos um recorde. É a primeira vez na história do Tricolor Paulista que arrancamos com 4 vitórias consecutivas no certame nacional.

Até o presente momento Cruzeiro, Santos, Vasco, Figueirense empataram. Só quem está no retrovisor é o Corinthians e Palmeiras. O Palmeiras terá um jogo mais dificil, contra o Internacional no Beira Rio. Detalhe: faz 18 anos que os róseos não vencem o Inter lá. Bom pra "nóis"

Será mesmo que "O Campeão Voltou" assim como a torcida gritou na saída?

Nota dos jogadores: (Hoje devido a um bom conjunto, não temos o Melhor da Partida)

Rogério Ceni - Mito. Nota 10.
Xandão - Vai se firmando na defesa. Bons cortes, raça pura. No 4-4-2 joga melhor. (Pra quem não lembra, o Barueri jogava assim em 2009) Nota: 8,5
Luis Eduardo - O garoto tem personalidade e aguenta o tranco. Praticamente um Miranda. Desse jeito o tricampeão não deixará muitas saudades. Nota: 8,0
Jean - Aplicação tática. Esse foi o mérito de Jean hoje. Quando Lucas tava aberto avançava pelo meio. Quando Lucas tava centralizado, avançava pelos lados. Premiado com um golaço! Confiança voltando. Nota: 9,0
Juan - Digamos que ele foi o "piorzinho" do jogo hoje. Apoiou timidamente o ataque, mas taticamente fez seu papel e não comprometeu. Quando começou a avacalhar lá atras, Carpegiani mudou corretamente. Não tá na hora de testar o H. Miranda? Nota: 7,0
Rodrigo Souto - Jogou onde deveria. Peça importante no elenco pela experiência. Eu renovaria. Nota: 8,0
Wellington -  O verdadeiro "cão de guarda" da defesa. Muita disposição, marcando incansavelmente e ótima saída de bola. Titular absoluto! Nota: 9,0
Casemiro - Um dos destaques da partida. Com mais liberdade, ele se sente a vontade. É o homem surpresa do nosso Tricolor, chega de trás e resolve. Já to com medo quando ele ir pra sub20. Nota: 9,5
Lucas - Infernizou a defesa gremista. Boas tabelas e triangulações. Hoje não foi protagonista, mas foi destaque da partida também. Esse é o Lucas que gostamos de ver. Nota: 9,0
Marlos - Hoje foi esforçado por todo o tempo, buscou atacar, driblou e definiu na hora certa. Errou, é verdade, mas hoje foi uma boa atuação, talvez a melhor dele no ano. Esperamos que evolua, assim como Carpegiani falou. Nota: 8,5
Dagoberto - Boa atuação apesar de passar em branco. Se movimentou, buscou jogo, entortou a defesa como de costume, e um belo passe para Jean. Nota: 9,0

Entraram:

Bruno Uvini (Juan) - Entrou para dar mais força no sistema defensivo num momento que Juan já não vinha tão bem e que o Grêmio segurava mais a bola, trabalhava mais a bola... Não tenho opinião formada sobre ele hoje. Sem nota.
Carlinhos Paraíba (Casemiro) - Hoje, Carlinhos foi sacado por opção tática, mas mostrou no pouco tempo de partida o bom futebol que o qualifica como titular. Nota: 8,0
Ilsinho - Entrou mais pra ganhar ritmo de jogo, tava muito tempo sem atuar. Trocou bons passes e mostra que também é jogador de qualidade para renovação. Sem nota.

Paulo César Carpegiani - Bom. Surpreendeu e corrigiu erros. Recupera aos poucos um bom status. Nota: 8,5

Arbitragem - Fraca. Inverteu bastantes faltas e deixou de marcar algumas. Só os cartões foram acertados, porque até o nosso 3º gol teve um erro de arbitragem.

Torcida - Guerreiros. Nota mil.




Galera Tricolor, nosso próximo confronto é domingo que vem, contra o Ceará, em Presidente Vargas. Jogo perigoso! Vai com tudo Tricolor! Busca mais essa Taça pra gente!

#toliderando


Siga o twitter de quem vos escreve: @leandrorochaa
Volte sempre ao Blog "O São Paulino". Comente, reblogue, siga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário