quinta-feira, 3 de maio de 2012

De 11 vitórias à beira do colapso?




Bem amigos do Blog "O São Paulino"!


E voltamos com nossa série de posts! O blogueiro que vos fala chegou em um momento conturbado: Eliminação no Campeonato Paulista, Caça as Bruxas, Nova derrota na Copa do Brasil, ou seja, a coisa está Preta.


Volto a repetir:

NÃO É NECESSÁRIA ALGUMA CAÇA AS BRUXAS!
Não estamos com um time ruim.
Não estamos em crise.
Não precisa demitir técnico.
Não precisa reformular elenco.
Não precisa reformular diretoria.


O que é preciso o Torcedor do São Paulo por na cabeça é: estamos apenas atravessando uma má fase. Imagina se o Barcelona fizer a mesma coisa que nós? Perderam 3 seguidas e duas competições... vai ter caça as Bruxas, reformulação no elenco, vamos dizer que a base do Barça não funciona, e mais? NÃO!

Simplesmente já estão focados no próximo objetivo que é a Copa do Rei (clique no texto em vermelho para ver a reportagem).

Está na hora de sermos mais humildes e reconhecermos que nosso adversário jogou melhor e mereceu a vitória (apesar do penalti escandaloso não assinalado).

Mas em contra partida não fizemos nada para ganhar. Méritos da Ponte.


Aos que dizem: "se JJ continuar no comando o SPFC não ganhará nada", acho melhor tomar seu remédio para amnésia. Juvenal Juvêncio é simplesmente Tricampeão Brasileiro seguido.

Quero ver sr. LAOR, sr. Sanchez, sra. Amorim realizarem essa façanha. Sem politicagem, por favor!



Mas retornando ao time: que coisa né? A cerca de 1 mês atrás estávamos confiantes e felizes com o time com 11 vitórias consecutivas e 13 jogos de invencibilidade.

Derrepente o tombo em Lins, o tombo no Morumbi e o tombo em Campinas, o o time "entra" em crise.

O que será que aconteceu?

A primeira coisa que acredito que deva ter acontecido foram grandes deslizes. O time passou a errar bastante em momentos decisivos.

Num campeonato como o Paulista isso não é permitido. Num Brasileirão ainda é possível recuperar, mas num Paulista, Copa do Brasil ou Libertadores NÃO.

Para reverter essa situação acredito que apenas o elenco em conjunto com a comissão técnica em uma conversa pode mudar. Talvez alguma das peças não se sinta a vontade em sua posição, ou uma simples mudança de atitude mudaria.


A segunda: Salto Alto. Entrar achando que vai vencer. Isso é perigoso para toda equipe "favorita" em um jogo. Dessa forma, estará sujeita a ter menos concentração, por subestimar o adversário, e em contrapartida estimá-lo também.

Contra isso, é simples: RAÇA em todo jogo. E o São Paulo mostrou como se faz isso. Jogou contra o mesmo Santos no Morumbi, e venceu, categóricamente por 3x2 com uma atuação impecável no primeiro tempo e de superação no segundo. Essa é a base de todo time vencedor.


E a terceira: TRABALHO, falta de. Muricy sempre diz que a "bola pune". Mas sempre falou em "trabalho".

Acredito que possa ser encarado em muitas esferas, mas acredito que a esfera que se encaixa na atual situação do São Paulo é a de continuidade. Paulo Miranda, Dênis, Jadson merecem continuidade. Se vencermos, será no coletivo, se perdemos também.


Essa foi a minha análise da atual situação do nosso querido Tricolor. Em breve retornarei com a análise do jogo Ponte Preta 1x0 São Paulo.


E a volta já está marcada: Quinta feira que vem, 10 de maio, no Morumbi!
Que venha a Macaca!

2 comentários:

  1. Você aprendeu a analisar friamente uma situação... e não no calor do momento, na figura de um torcedor! hahaha, muito bom. Parabéns.

    Também não vejo motivo para "Caça às bruxas". Como disse no comentário anterior, fomos um time sem padrão de jogo contra a Ponte. Talvez pelas mudanças no elenco, talvez até por estar abalado com o afastamento do Paulo Miranda... quem sabe!? Vejo que o time sentiu, principalmente, a ausência do Jadson. E mesmo que parte da torcida seja contra a permanência dele entre os titulares, ele e o Denis merecem sim continuidade... já, o Paulo Miranda, obteve muitas chances e não se garantiu! Neste caso, vejo que temos reservas "melhores" ou, no mínimo, que merecem mais oportunidades. Agora, se o Leão sacasse o Denis, colocaria quem? E o Jadson também não tem um reserva à altura. Talvez quando o time contar com todo seu plantel (Rogério Ceni, Wellington, Fabrício e Cañete), o Leão faça uma espécie de rodízio valorizando quem estiver apresentando um melhor futebol. Daí ele pode sacar o Jadson para entrada do Cañete, por exemplo, que creio que o time não sentirá tanto e não perderia o padrão de jogo.

    Enfim... Precisamos, ao meu ver, de um camisa 3 e um camisa 11. Mas jogadores experientes, que cheguem para vestir a camisa e ser titular (e, de preferência, que não precisem de adaptação).

    Agora é ficar na torcida para que, dia 10/05, possamos reverter o placar adverso e reencontrar aquele futebol aguerrido que apresentados em outras partidas!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Maurílio!

      Obrigado pelos elogios!
      Estou a quase 1 ano no ar e estamos aprendendo... sempre aprendendo...

      Me lembro bem o que foi postar aquela derrota por 5x0 contra o Corinthians. Não sabia se escrevia cobras e lagartos ou aliviaria...

      Ao mudar Jadson por Fernandinho ou Oswaldo ou Casemiro muda e muito o estilão do time. Jadson joga mais centrailizado, mais a frente de Cícero e Casemiro.

      Esperamos mesmo que o time fique mais aguerrido e supere esta má fase!

      Abração!

      Excluir