segunda-feira, 21 de maio de 2012

OPINIÃO: Botafogo 4x2 São Paulo, Campeonato Brasileiro 2012



Bem amigos do Blog "O São Paulino"! Calma!

Dois tempos distintos: Esse seria o resumo das duas equipes que duelaram nesse domingo: Botafogo e São Paulo.

E infelizmente o final feliz ficou para o time carioca, onde buscou o empate duas vezes e ainda virou o jogo.

Obviamente, contou com uma grande ajuda dos são paulinos que entregaram o jogo.

Calma!
Apesar do resultado a primeira vista ser ruim e uma grande entregada  acredito que a cobrança apenas deve ser interna. A atitude de Leão, Luís Fabiano e Rhodolfo é correta. Tem que haver cobrança entre eles.

Agora da nossa parte é incentivar e apoiar sempre. Não é hora para demissão de técnico, culpar o sr. Paulo "saudades do" Miranda, ou Maicon ou ainda JJ. Vamos aguardar para termos previsões.

Pra mim é tudo balela de cara que quer se aparecer: não dá para ter uma previsão de nada no Campeonato, pelo menos até a 30ª rodada.

Até lá, tudo em aberto.

O Tricolor na minha opinião bem escalado, foi a campo com o que tinha de melhor: Dênis, Douglas, Paulo Miranda, Rhodolfo, Cortez, Denílson, Casemiro, Cícero, Jadson, Lucas e Luís Fabiano.

No início do jogo, o Botafogo conseguiu pressionar a saída de bola Tricolor, forçando nossos atletas ao erro. Aos poucos o São Paulo foi mantendo-a com boas trocas de passes no campo de ataque. Entre Jadson, Lucas, Cortez, Douglas e Denílson tudo certo! Já a Cícero e Casemiro faltaram mais empenho.

Mas sem forçar muito o São Paulo pegou o apático Botafogo de surpresa, Lucas com espaço veio pela direita e cruzou na área para Jadson abrir o placar com um belo chute de prima.

E o São Paulo se tornou soberano nessa etapa, tendo o Botafogo apenas nas investidas pela esquerda do lateral Márcio Azevedo com chuveirinho buscando Loco Abreu. Sem muitos perigos, pois aos trancos e barrancos a jogada estava sendo anulada.

O que mais me preocupou no primeiro tempo, foi que: mesmo buscando ampliar a vantagem - perigosa vantagem, o São Paulo não tem feito isso com inteligência. E no jogo foi a mesma coisa.

Aí fica aquela sensação de displicência, de incapacidade. A partir do gol os jogadores não conseguiam concluir suas chances - boas chances.
O ponto positivo fica pela criação que funcionou muito bem com Jadson, Cortez, Lucas e Cícero.

No segundo tempo outra história: o Botafogo - previsivelmente viria pra cima e iniciou martelando. O técnico Oswaldo de Oliveira trocou Loco Abreu por Herrera e deu certo. O argentino entrou incendiando o jogo.

Numa subida pela direita do ataque deles, cruzamento na área e o hermano iguala no placar - em meio a "apatia" ou "acomodação" Tricolor.

A partir daí, jogo começou a ficar interessante, pois o São Paulo tomou um pouco de consciência e correu atrás da duplicata, para garantir os 3 pontos.

Funcionou, pois em uma cobrança de falta pela direita, Jadson cruzou na cabeça de Luis Fabiano, que obrigou a Jeferson realizar uma grande defesa.

Do outro lado, o Botafogo também tinha como arma, saídas rápidas com os meias Victor e Maicossuel que assustavam Dênis e também fez boas defesas.

E o Tricolor chegou a ter vantagem novamente. Dessa vez após cruzamento de Jadson, o Fabuloso recolocou o São Paulo na vantagem.

O que deveria ter abatido o Botafogo na realidade o fortaleceu. E o que deveria ter fortalecido o Tricolor, na verdade o acomodou e fez com que o São Paulo permitisse a virada em três lances bobos.

Primeiro: Paulo "saudades do" Miranda cometeu penalti infantil na área - até então vinha numa regular partida. Tinham dois marcadores na bola e ele talvez até acidentalmente pisou no pé de Herrera e o juizão apitou, corretamente.

O Herrera converteu - não deu uma de Robben e nem Dênis de Cech, pois foi totalmente deslocado.

No segundo erro, talvez a mais inocente do Tricolor, numa cobrança de falta de Victor a bola desvia na barreira e engana Dênis. Era o gol da virada.

Aí Leão cometeu seu erro também: voltou a insistir com Fernandinho que nas quatro participações cometeu três faltas, no lugar de Casemiro - estava mal na partida, e Maicon no lugar de Jadson - talvez por opção tática ou cansaço (acho mais a segunda opção).

No terceiro erro Rhodolfo recuou para Dênis, que tocou para Maicon ainda no campo de defesa, próximo à meia-lua. O camisa 18 tentou sair driblando, perdeu a bola que foi tocada pra Herrera completar.

Aí o placar ficou sacramentado, e o Tricolor fez a homenagem a Nilton Santos, um grande lateral do Botafogo. Entregou de bandeija, três pontos.

Vamos comentar um pouco das atuações individuais dos nossos errantes guerreiros.

Dênis - Boas defesas quando exigido, sem culpa nos gols. E continua falhando em algumas saídas de bola. Nota: 8
Douglas - No ataque muito bom, sobretudo no primeiro tempo. Defensivamente sofreu um pouco com o lat. esquerdo alvinegro. Nota: 7,5
Paulo "saudades do" Miranda - Esteve regular até o pênalti. Depois péssimo. Nota: ZERO
Rhodolfo - Poucas falhas, mas precisa de um bom companheiro de zaga. Anulou Loco Abreu. Nota: 8
Cortez - Boas subidas no primeiro tempo. No segundo ficou nem lá,nem cá. Depois, anulado com a entrada de Fernandinho. Nota: 7
Denílson - Boa partida, mas jogou sozinho à frente dos zagueiros. Precisa de maior apoio do Casemiro. Nota: 7,5
Casemiro - Apagado. Precisa dar mais apoio ao Denílson e aos companheiros. Faltou também mais chegada ao ataque, com chutes de fora. Mas, não comprometeu. Nota: 6,0
Cícero - Outra atuação abaixo da média. Só peço para ele ser mais simples e voltar a chutar de fora. Nota: 6,5
Jadson - Foi participativo, buscou tabelas e concluiu na hora certa de forma simples para fazer o belo e primeiro gol. Boa atuação. No segundo tempo, parece que cansou. Nota: 8,5
Lucas - Houveram apenas lampejos, mas no primeiro tempo tinham mais lampejos. Nota: 7
Luís Fabiano - Guardou o dele, brigou, mas não evitou a derrota tricolor. E teve que lavar roupa...  Nota: 8,5

Entraram:
Fernandinho
- 4 lances, 3 faltas, ZERO de nota. Há tempos não joga bem.
Maicon - Não iremos crucificá-lo pois essa é a primeira falha dele no ano. Mas se entra durante a partida, tem que mostrar serviço e não ser displicente.


Técnico:
Emérson Leão
- Escalou bem e substituiu com critério. Não acertou nas substituições não por erro seu mas do atletas. Falta dar o padrão à equipe para deslanchar no ano. Aposte no certo, Leão! Nota: 7


Destaque Tricolor da partida:
Jadson e Luis Fabiano
- Os autores dos gols soberanos na partida foram os destaques, mas por motivos diferentes. Jadson está numa crescente e tem voltado ao seu lugar de destaque. Já o Fabuloso está mostrando a que veio: são 14 gols na temporada e só tem colecionado vítimas!


Agora amigos, as atenções volta à Copa do Brasil. O Tricolor vai a Goiânia e deve procurar a vitória a todo custo. Nada de jogar com regulamento debaixo do braço.

Nos vemos no pré-jogo na terça ou quarta-feira!


O Vídeo do Brasileirão está pronto, assim que puder eu posto!


Continuem acompanhando "O São Paulino"!

8 comentários:

  1. --Replicando o comentário ao post anterior!

    Gente valeu pelos comments!

    Olha, ainda é cedo para pensar em título do Brasileirão! Temos que primeiramente, jogar bola, segundo construir resultados para depois pensar em títulos.

    Em 2008 não fomos campeões dando show nas primeiras rodadas.


    Lógico que uma estréia seria interessante, e logicamente os pontos poderão fazer falta lá na frente.


    Com relação a contratação acredito que: um bom zagueiro já ia melhorar bastante.

    Atacantes eu daria mais chances a Rafinha e Oswaldo. Rafinha tem entrado bem nos jogos, ao contrário de Fernandinho...

    MAAAAAAAAAAASSSSSS
    Tem algo no Fernandinho que estou começando a decifrar, e vou revelar em mais um post...
    Aguardeem!
    Excluir

    ResponderExcluir
  2. Você pegou "leve" com nossos jogadores!!! hehehe

    Nesta altura da temporada, o time já deveria ter um padrão de jogo e ter engranado. Ainda temos muitas oscilações e jogadores "duvidosos". Como mencionei no meu outro comentário (e vejo que você segue a mesma ideia), a contratação de um zagueiro de alto nível já melhoraria bastante as coisas para o lado do Tricolor. Temos nomes consagrados no mercado que o São Paulo poderia tentar ao menos um contato, como Lúcio. O que me deixa irritado é a cartolagem do SPFC dizer que não precisa de reforços e não se mexer. Se não quiser investir alto, investe em um jogador menos badalado mas que já provou que tem futebol, como Tolói e Neto.

    Li uma notícia do Neto dizendo que o Leão cai depois do jogo contra o Goiás. E que o Cuca será o novo técnico. Será?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurílio discordo um pouco de você.
      Nessa primeira rodada, quais times que estão em duas competições que ganharam? Santos, Corinthians, Coritiba, Palmeiras, São Paulo, quase ninguém ganhou.

      Não acho que o São Paulo jogou mal, mesmo em razão das notas dadas. Foi bem mas alguns problemas e falhas individuais que trouxeram a derrota. Não é culpa do técnico, o sr. Paulo Miranda fazer um penalti bobo.
      Ele o escalou pq não tem outro melhor - AÍ SIM concordo em ter um zagueiro de ponta: Lucio seria legal, mas e a idade? Muito velho também não dá... Porque não tentar um zagueiro brasileiro do futebol francês? Vai que dá certo igual Miranda...
      Também não foi culpa do técnico nem da diretoria o sr. Maicon que vinha entrando bem nas partidas, inventar de sair driblando e perder a bola...

      Gente, coisas do esporte mesmo, lamentávelmente.

      Atacantes, espero que dêem chances a Rafinha. O muleque parece ter entrado bem. Espero que não vacilem igual vacilaram com Oscar.


      Vamos aguardar mais um pouco para cobrar! Acho que esse é o caminho.

      Abs!

      Excluir
    2. Com relação aos palpites de Neto, não gosto de comentar. Pode ser que Cuca seja visto com bons olhos pela diretoria...

      Seria a escolha mais lógica, já que Muricy e Paulo Autouri são sonhos distantes.

      Excluir
  3. Minha crítica é em relação à oscilações. Não jogaram mal, mas ao mesmo tempo que alguns jogadores estão "ligadões", do nada eles ficam dispersos. E não é de hoje que isso acontece. Jogar mal uma ou outra partida e perder, faz parte... mas você ir de 100km a 10km e ficar variando dentro da partida, não é tão normal assim (mas sim, eu sei que acontece).

    O Lúcio tem 34 anos recem completados, se não me engano. Acho que ele ainda tem pelo menos uns 3 anos de alto nível pela frente. Ele sempre teve um físico privilegiado. Mas não sei não viu... acho que vamos ter que engolir os zagueiros que já temos no elenco... podia ao menos dar mais chances ao Bruno Uvini.

    E se desse pra gente escolher técnico, iria de Paulo Autuori.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também iria meu amigo, Paulo Autori na cabeça!

      Ouvi dizer no interesse do SP no Manoel, que está jogando no Atlético-PR, e já fez dupla com Rhodolfo....

      Vamos ver né?


      Com relação ao que falamos de dispersão atenção etc, não posso palpitar. Não sou profissional, jogo apenas de final de semana.
      Mas do jogo em si eu entendo!


      Abraços!

      Excluir
    2. Já sairam notícias dizendo que Leão não perde o cargo nem se cair na Copa do Brasil. O que acho certo. Embora a equipe ainda peque as vezes, o Leão fez a pré temporada, conhece bem o grupo, armou seu time... trocar de técnico agora é pedir pra morrer.

      Eu também não sou profissional não! hahaha... mas bem que eu queria ser, só pra ter o salário desses caras.

      Ah, e falam sempre do Manoel... desconheço seu futebol. O que me diz dele?

      Abraços brother

      Excluir
    3. Grande amigo,

      Não vi muito destaque nele. Pelo menos é entrosado com Rhodolfo e fez boas partidas com ele no Atlético-PR com Carpegiani.


      Com relação a Leão, espero que deixem o homem trabalhar. Concordo em tudo.
      Mas ainda acho que tudo é baboseira da impren$$a...

      Excluir