quinta-feira, 24 de maio de 2012

OPINIÃO: Goiás 2 x 2 São Paulo


Bem amigos do Blog "O São Paulino"!

E o Tricolor voltou de Goiânia com a classificação no bolso. Teoricamente construída com a vitória no Morumbi por 2 a 0. Acredito que esse resultado não deve ter dados muitos ânimos ao Esmeraldino que jogou com o apoio do seu Torcedor.

Com certeza, o São Paulo não esteve desamparado. Muitos Tricolores estiveram presentes ao Serra Dourada e apoiaram o Tricolor do Morumbi, uma vez que em menor número mas não com menor paixão!

E o que foi falado na mídia foi fato: O técnico Leão entrou com 3 zagueiros, 5 no meio campo e dois no ataque a fim de compactar a defesa. Da escalação inicial: Dênis,Bruno Uvini,Rhodolfo,Edson Silva,Casemiro,Cícero,Douglas,Cortez,Jadson,Lucas e Luís Fabiano.

Já o Goiás teve a volta do Iarley - que apesar de ser mediano, na minha opinião, é um cara que costuma dar trabalho ao Tricolor.

O começo do jogo foi bom para o time goiano. Como era esperado, tentou exercer uma pressão, atuando com o time bem compactado e anulando Lucas e as subidas de Cortez e Douglas. Quem estava se sobressaindo era Jadson, que mais uma vez correu o campo todo e tem mostrado a mobilidade cobrada anteriormente.

Já Cortez e Douglas, decepcionaram um pouco o torcedor do Maior do Mundo. Erraram muitos passes e em muitas vezes entregavam a bola de graça.

Casemiro e Cícero apenas regulares, Lucas apagado e o Fabuloso jogando praticamente sem a bola. Teve uma bela chance, onde podia ter passado para o Lucas, ainda no primeiro tempo.

Pra ser sincero, não gostei do desempenho da defesa Tricolor com três zagueiros, apesar de Rhodolfo e Édson Silva terem jogado bem. Achei Bruno Uvini ainda muito inseguro e desligado, apesar de ter uma boa técnica. Em algumas oportunidades, não mencionadas pelos narradores, deixava Iarley livre de marcação - estava observando a movimentação deles na eminência de ter um cruzamento, seria um gol anunciado.

E outra, bastavam três toques mais rápidos e os atacantes do Goiás chegavam com certa facilidade à área Tricolor. Algumas vezes com muito perigo, e por pouco não abriram o placar.

E volta o problema do ano passado. O São Paulo deixa jogar. Isso não pode.

Mantendo a pressão, o Goiás conseguiu abrir o placar na metade do primeiro tempo. Como estava acontecendo, com dois toques na frente da zaga, a bola sobrou para Ricardo Goulart que finalizou por baixo de Dênis, tudo isso aos 28 do primeiro tempo.

Seria o suficiente para o fazer ferver o caldeirão esmeraldino, mas, com muita destreza, o São Paulo foi a frente e conseguiu o empate depois de 30 segundos.

Lucas na sua característica jogada pela direita achou Jadson solto na entrada da área. O camisa 10 limpou com a esquerda e acertou um belo chute de direita. GOLAÇO!

Golaço e o balde de água fria na torcida verde amarela e azul.

O gol deu tranquilidade ao Tricolor, que passou a trocar passes com tranquilidade, critério e qualidade. O futebol de todos melhorou.

E o Jadson que atuação... Não apenas pelo gol, mas jogou como autêntico camisa  10: chamando a responsabilidade. Se é meia-clássico, meia-atacante, ponta de lança, deixem esses termos para lá.

O que toda a Nação Tricolor quer é: que o Jadson recupere seu bom futebol e traga muitas alegrias ao torcedor e gols importantes como este.

No segundo tempo, sem alterações, o São Paulo foi devagar e sempre, e aos 16 minutos, num contra ataque em jogada iniciada por Jadson, depois para Lucas, depois para Luis Fabiano que não foi fominha e deixou Cortez na cara do gol.

O Lateral apenas olhou a posição de Harlei e mandou pro fundo da rede - com um pequeno desvio do experiente goleiro.

2x1 Tricolor e a classificação já estava deitando em nossos braços.

Daí em diante, o São Paulo já pôde cozinhar o galo. Tomou um gol de bola parada, onde houve mais um desvio que enganou Dênis, para sorte de Egídio.

Engraçado: a gente tem dado azar nessas bolas, já é a terceira bola de falta que desvia e entra... mas a do Diego Souza não entrou...

Bom daí em diante já sabemos. Classificação merecida do Tricolor, com o resultado construído ainda no Morumbi. Alguns defeitos persistem, mas a raça e a vontade prevaleceram!

E viva ao Jadson!


Vamos as notas dos classificados jogadores do Tricolor?


Dênis - Não achei culpa dele o primeiro gol. Foi um chute seco do Ricardo Goulart. No segundo também foi enganado pela bola. Boas defesas, mas precisa ficar esperto. Nota: 7
Bruno Uvini - Foi um tanto inseguro e precisa ficar mais ligadão no jogo, poderia ter falhado feio hoje. Tem boa técnica e precisa de uma sequência ou empréstimo (MAS PARA JOGAR). Nota: 6
Rhodolfo - Xerifão. Boa atuação. Nota: 9
Edson Silva - Se for regular e cascudo como nesse jogo, tira o lugar do Paulo "saudades do" Miranda rapidinho. Como diz Maurílio, bem menos afobado. Nota: 9
Casemiro - Não é sua praia ser primeiro volante, no primeiro tempo muitos espaços deixados. No segundo tempo jogou mais tranquilo. Nota: 7
Cícero - Partida discreta, mas não comprometeu. Mais coragem pra chegar na frente Ciço! Nota: 6,5
Douglas - Foi anulado no primeiro tempo. Após o primeiro gol também jogou mais tranquilo. Nota: 7
Cortez - No primeiro tempo foi apagado, apesar de boa chance que o zagueiro Rafael Tolói - que não vejo nada de especial nele, tirou. Após o gol também ficou mais tranquilo e fez boas chegadas ao ataque, e foi premiado com o gol. Nota: 8,5
Jadson - Belíssima atuação do camisa 10 Tricolor. Está numa boa crescente e vai se consolidando no meio campo. Golaço e ótimas saídas de bola com poucos erros de passe. Eu acho sim ele um meia clássico, esperamos que mantenha esse futebol. Nota: DEZ
Lucas - Esteve abaixo da média, mas teve participação nos dois gols. Vem sempre decisivo o garoto e vai fazer falta mais uma vez. Nota: 8
Luis Fabiano - Jogou sem a bola, abrindo espaços e não foi fominha no segundo gol. Gostei de seu desabafo, esse tem coração e sangue! Nota: 8,5

Entraram:
Rodrigo Caio
- Entrou no lugar de Douglas - cansado. Regular no bom sentido. Sem nota devido ao pouco tempo.
João Filipe - Entrou no lugar de Rhodolfo, não sei se foi para dar ritmo ou cansaço. Pouco tempo.
Maicon - Entrou para dar uma moral e ganhar tempo, aos 45 do segundo tempo.

Técnico:
Émerson Leão -
Escalou corretamente apesar dos desfalques e se treinar bem pode até manter esse 3-5-2 quando não tivermos mais Denílson.
Hoje a vitória pode ser creditada a uma superioridade técnica do que a aplicação tática. Alguns valores individuais também se sobressairam. Está de parabéns e por mim, deixaria o homem trabalhar em paz.


Destaque do Tricolor na partida:
Jadson -
Foi o autêntico camisa 10, como eu disse: chamou a responsabilidade, ajudou na defesa, fez gol na frente, tentou lançamentos, bons passes e arremates. Esse é o Jadson que queremos por bastante tempo!

Arbitragem:
Fabrício Neves Correa (RS)

Teve apenas dois fatos que o desabona. Um gol incorretamente invalidado de Rhodolfo e uma entrada dura de Casemiro que o mesmo esqueceu de dar cartão. No mais, boa arbitragem.


E assim amigos, carimbamos nosso passaporte para a semifinal. Nosso próximo adversário já está definido: é o Coritiba, que venceu o Vitória e também se consagrou.

Do outro lado, tem o Palmeiras que desclassificou o Atlético-PR que pode pegar o vencedor entre Grêmio e Bahia. O time gaúcho pode estar com a mão na classificação, pois venceu o time da boa terra com dois gols a um. Vem com vantagem para a volta.


E a nós resta esperar, pois ainda não estão definidas as datas da próxima fase.

Que venha o Coritiba!



Rapidinhas:

Interesse do Chelsea sobre Lucas - O time inglês teria enviado uma proposta de 40 mi de euros para ter Lucas.
Opinião do blogueiro: É uma tentação, espero que se, repito se, for venidido por essa bagatela, que JJ compre jogadores no nível tão alto. Que não me venha com Marlos(s),Paulos Miranda,Fernandinhos...

24 de maio de 2012: 70 anos da Estréia de Leônidas da Silva - Um dos maiores jogadores do Tricolor e do Futebol Brasileiro estreiou no Tricolor há 70 anos, adivinhem contra quem?
Deve ser por isso que elas ficaram morrendo de medo do Luís Fabiano estrear contra elas no Morumbi.
Fora isso, Recorde de Público no Pacaembú, com mais de 72 mil pessoas...

Diego Souza - Que beleza heim amigão?




Obrigado pela leitura e continuem acompanhando "O São Paulino"!

6 comentários:

  1. Como sempre, excelente análise! Concordo com cada palavra. E realmente, o ponto positivo tem sido a crescente de Jadson. Já vem de uma boa sequência de jogos. Esperamos que continue assim!

    Assisti ao jogo com um olho secando o Corinthians... e repito sua frase: "Diego Souza - Que beleza heim amigão?" hahaha... foi tenso.

    Sobre o Tolói, não acompanho o Goiás então não tinha opinião formada sobre ele. Mas, assistindo aos jogos recentes, também não me chamou muita atenção. É bom jogador? É! Melhor que Paulo Miranda e Edson Silva? Provavelmente... Maaas, creio que tem outras boas opções no mercado. Ontem eu estava vendo ele saindo no braço com o Fabuloso! E em uns 70 ou 80% dos lances, fez falta. SE viesse, seria bem vindo, claro... mas não é um reforço que faça a torcida xingar se não vier.

    Para as próximas 3 rodadas do Brasileiro, estaremos sem Casemiro e Lucas. Qual seria sua escalação?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Maurílio, pois é né? Diego é o bola murcha da semana...

    Para substituir Lucas jogaria com Oswaldo ou Rafinha. Mas acredito que Leão venha novamente com Fernandinho...

    Para o lugar de Casemiro acredito que Rodrigo Caio, Maicon e até o próprio Rafinha brigam por vaga.

    Como vai ter Denílson, seria uma boa ter o Rafinha para agressão ao Bahia, que hoje vai tomar uma cacetada do Grêmio.. acredito.


    Abraço e Saudações Tricolores!

    ResponderExcluir
  3. Eu iria de Osvaldo... acho que ele merece mais oportunidades. Ano passado, carregou o Ceará nas costas. Mas também acho que o Leão coloca o protegido Fernandinho. Leando de uma declaração que o Juvenal fez no final do ano passado? Ele disse que esse ano o São Paulo faria muitos gols porque teria a dupla perfeita de ataque: Luis Fabiano e Fernandinho. E disse que, este último, chega sempre na linha de fundo, cruzava, e não tinha centroavante pra empurrar pra dentro. As vezes acho que essa proteção toda em cima do Fernandinho é por causa disso... mesmo o Leão sempre afirmando que quem escala o time é ele. Tenho receio de quando o Cañete melhorar, não ser muito utilizado. E esse eu sei que é craque e creio que vai se dar bem no Tricolor.

    Meu time para os próximos 3 jogos:

    Denis
    Paulo Miranda - Rhodolfo - Edison Silva
    Douglas - Denílson - Jadson - Cícero - Cortez
    Osvaldo - Luis Fabiano

    "Treinaria" o time nesse esquema de 3-5-2 para ser mais uma alternativa. Contra o Goiás a falta de entrosamento e a falta de um volante mais marcador, atrapalham um pouco a compactação do time. Com um pouco de treino, se torna uma alternativa. Daí teremos o clássivo 4-4-2, o 4-3-3 (que o Leão gosta) e o 3-5-2 que a torcida gosta.

    P.S.: torci demais pelo Santos ontem. Só para enfrentar e, tomara, tirar o Corinthians. Aí na final, torcerei muito contra o Santos! hahaha

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A final tá desenhada e Boca campeón...
      2013 tomara que estejamos prontos para a batalha!

      Com relaçao ao Fernandinho não sei o que eles vêem nele. Maurílio, acho que quem deu essa declaração foi Jesus Lopes não?


      O time que você colocou é muito bom, gostei!

      Excluir
  4. Foi o Jesus Lopes? Bom, eu não confio muito na minha memória... programador, já viu, vive esquecendo as coisas! hahahaha

    Vou ler seu novo post! =D

    ResponderExcluir
  5. Acho que foi o Jesus sim.
    Programador é foda... rsrsrsrsrsrs

    Valeu!

    ResponderExcluir