segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

OPINIÃO: Ponta Direita no Tricolor!!

Bem amigos do Blog!

Começo de temporada, o São Paulo já realizou algumas partidas importantes, mas algo muito importante me atormenta: desde a saída do Lucas, o Tricolor não encontrou o substituto ideal. Que por sinal, o moleque está arrebentando no PSG da França.

Precisamos urgentemente de um substituto para Lucas


Para o esquema "Libertadores", ou uma montagem de uma equipe agressiva que marque pressão na saída de bola, com pontas que acompanhe os laterais adversários inibindo o começo de jogadas pela lateral, a formação ideal no 4-3-3 (mais precisamente 4-2-3-1), o ideal é: contar com pontas de velocidade e bom drible.

Justamente o caso do atual camisa 29 do PSG. O cara ideal, nós perdemos na negociação, Vargas, que foi para o Grêmio - que conseguiu a classificação nos penaltis. Contratação, até houve viu? Foi contratado o atacante Negueba, por empréstimo, do Flamengo. Acontece que o garoto teve uma lesão no joelho e foi operado. Daí sabemos né? Seis meses de recuperação, aí vai voltar com o time voando, ou seja: não vai jogar, só para o ano que vem.

Tudo bem que o jovem, revelado pelo Fla, é promissor, mas ainda não chegou aos pés do Lucas. Ainda sim quero ver como ele se comporta em campo.

Aloísio, Jadson e Douglas, foram testados na posição. Pelo menos Aloísio e Douglas agradaram, ainda que não foram perfeitos como o ex-camisa 7. (E de pensar que deram a camisa 7 para o Rodrigo Caio, façam-me um favor....).

Enquanto não chega o substituto, tenho uma opinião. A diretoria poderia resgatar o jovem Rafinha (Rafael Oliveira), meia-atacante que subiu ao time profissional no ano passado e figurou como substituto de Lucas. Embora não seja o mesmo craque, possui as mesmas características do anterior.
O garoto foi emprestado ao Guarani, atualmente se encontra lesionado, e seu contrato termina em 31 de maio.

Um breve histórico: o garoto foi revelado na base do São Paulo em 2011, subindo ao profissional em 2012. Teve algumas oportunidades com o técnico da época, Émerson Leão, sendo efetivo em algumas partidas e apenas promissor em outras...

Vou citar que todas as vezes que o vi em campo, gostei das atuações.
Vejam algumas opiniões minhas sobre o jogador em posts pelo blog!


São Paulo 2x0 Goiás, Copa do Brasil
http://osaopaulino.blogspot.com.br/2012/05/opiniao-sao-paulo-2x0-goias-copa-do.html

Figueirense 0x2 São Paulo, Campeonato Brasileiro
http://osaopaulino.blogspot.com.br/2012/07/opiniao-figueirense-0x2-sao-paulo.html

São Paulo 1x0 Bahia, Campeonato Brasileiro
http://osaopaulino.blogspot.com.br/2012/05/opiniao-sao-paulo-1x0-bahia.html

São Paulo 0x1 Vasco, Campeonato Brasileiro
http://osaopaulino.blogspot.com.br/2012/07/opiniao-sao-paulo-0x1-vasco.html

OPINÃO: Elenco 2012 + Jadson no Tricolor!
http://osaopaulino.blogspot.com.br/2012/01/opinao-elenco-2012-jadson-no-tricolor.html


Acredito que o jovem Rafinha, se lapidado, possa ser um grande jogador pela ponta direita. E outra, uma opção sem custos, assim como gosta o poderoso chefão, JJ. E vocês o que acham desse jogador? O São Paulo deveria resgatá-lo?

Opinem, e continuem ligados em "O São Paulino" !!!



5 comentários:

  1. Fala Leandro, beleza?

    Bom, como opção para o banco de reservas, acredito que seria uma boa o retorno do Rafinha. Não temos muitos jogadores rápidos que atuam pelas pontas. Mas para ser "titular", acho que temos alguns atletas que estão à frente, mesmo os que tem características distintas. O Ademílson, por exemplo, é rápido e tem uma bagagem maior. O Cañete joga diferente mas seria uma boa opção... pra mim, a melhor.

    Meu time, hoje, seria:
    Rogério Ceni
    Douglas, Lúcio, Toloi, Cortez
    Wellington, Denílson
    Jadson - pelo meio, Cañete - pela direita
    Osvaldo, Luis Fabiano

    O Ney mecheu muito na estrutura do time em relação ao ano passado. Dos titulares, perdemos apenas o Lucas e por esta razão ele começou a inverter posições e esquemas, mudar quadrado para losango, mudar atleta da direita pra esquerda, da esquerda pra direita, do meio pra direita... enfim. No ano passado o Wellington e o Denílson ficavam mais presos à marcação, não tendo muita distinção entre 1º e 2º volante. Esse ano os dois ganharam mais liberdade e tem comprometido a zaga. No esquema que citei, como Douglas não é muito bom na marcação, deixaria o Wellington do lado direito (até porque ele já jogou n vezes de lateral direito) e o Denílson do lado esquerdo. Ambos protegendo a zaga e se alternando como fator surpresa. O Jadson jogando à frente deles, com liberdade para cair pelos lados. Cañete na direita, fechando pelo meio. Osvaldo na esquerda, fechando o meio também. E o Fabuloso no comando do ataque. O Douglas apoia bem, continuariamos tendo uma válvula de escape na direita. E Toloi é mais zagueiro que Rhodolfo. Pra mim, Lúcio e Toloi formariam a melhor zaga do país, a nível de Seleção Brasileira (não que a Seleção sirva de base de comparação nos dias de hoje...)

    Enfim... e ainda teríamos reservas de "luxo" em praticamente todas as posições.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande Maurílio!

    Olha, realmente Cañete é um grata surpresa. Têm entrado bem nos jogos e fazendo jogadas até antes inéditas, como chegar à linha de fundo... Há tempos percebemos sua habilidade, mas não o vejo como um ponta, mas um meia-atacante um tanto mais centralizado.

    Lógico que hoje, é o jogador ideal, até pelo fato de não termos esse cara no elenco, até melhor do que o garoto Rafinha. Mas não o vejo nesse clássico esquema para sempre... Mas vem agradando!

    Com relação ao Douglas, gostaria de vê-lo mais ativamente na lateral. Aí teremos que melhorar a cobertura dos volantes - que eles não tenham tanta dificuldade... Acho que a principal dificuldade é compor o meio campo e sair pro ataque. Como os dois não são os melhores na saída do bola (podemos citar alguns jogadores dessa categoria como - Paulinho, Hernanes, Jean, Arouca, Cleiton Xavier) há um problema na recomposição, expondo bastante a zaga.

    Entendo que com treinamento essa filosofia pode mudar.

    Com relação a alterações é visível o fato que, sem Lucas, realmente a equipe fica diferente. A peça não é facilmente substituída.. Então o técnico tem que testar vários jogadores na posição até um que encaixe...

    Com relação a variação para o 4-4-2, como no Jogo contra o Santos, eu gosto. Uma maneira diferente de jogar é bom para confundir o adversário. Agora implantar a filosofia dentro da equipe é que é complicado... Bons técnicos, like Telê, conseguem isso.

    Valeu amigo!

    ResponderExcluir
  3. Só esqueci de comentar: o menino tem potencial sim! Basta ser lapidado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que todos os jogadores da base que subiram para o profissional (Ademílson, Rodrigo Caio, João Schmidt, etc) deveriam ser lapidados. Para todos ainda falta uma coisinha ou outra, não são como o Lucas que já subiu arrebentando.

      Engraçado que, dos volantes que você citou, a maioria passou pelo São Paulo. O Arouco não vingou, o Jean era considerado da turma do "oba-oba"... e o Hernanes foi nosso craque por um bom tempo. O Fabrício é bom na saída de bola? Confesso que sempre gostei dele pela raça e liderança mas nunca prestei atenção nesse ponto.

      Vamos ver como o time se comportará hoje contra a Ponte. Espero muito empenho do Cañete e do Aloisio, vão querer mostrar serviço!

      Abraço

      Excluir
    2. Nos tempos de corinthians acredito que sim... nos tempos de Cruzeiro vale pela liderança e experiência que levou o time à final da LA em 2009...

      E veja os dois citados: Arouca e Jean. Sairam do SPFC e foram campeões.

      Sobre o que você falou primeiro eu concordo. Mas após Lucas, criou-se uma expectativa enorme nas categorias de base.. afinal, quem será o novo Lucas??


      Abraço e vamos torcer pelo Tricolor!

      Excluir