quinta-feira, 7 de julho de 2011

Fim da era Carpegiani


Enfim, acabou. Acabou a era Carpegiani no São Paulo.Era o esperado desde quando fomos eliminados da Copa do Brasil.
Porém, vou poupá-los desse papinho de "eu já sabia" ou "as vitórias não me convenceram".
Pra mim é tudo papo furado. Futebol vive de resultado, minha gente. A falta dele faz qualquer um balançar no cargo.
Ou alguém acha que Muricy iria durar eternamente sem títulos por aqui? Não ia, cada Campeonato era um fôlego que sir Muricy Ramalho ia tomando, e incrivelmente nos levou a um bom patamar!
Longe de interpretações, o acho um técnico sensacional! Muito competente sim, todas as equipes e times que comandou esteve nas pontas desde 2004: São Caetano, Internacional, São Paulo, Palmeiras, Fluminense e agora o Santos.

O que derrubou Carpegiani foram mesmo os resultados, somados a outros pequenos fatores.

Currículo também não é um dos atributos mais importantes nos técnicos. Se fosse assim, coitado de Telê Santana. Tinha a fama de pé frio, pois perdeu com uma grande seleção a Copa de 82 e 86. Perdeu decisões em 1989,1990 justamente para o Corinthians, mas a sua forma de pensar suas idéias, seu jeito e atitudes o fizeram o Mestre. Carpegiani, longe disso, obviamente, tinha em seu currículo apenas títulos com o Flamengo em 1981. Mas quando veio ao São Paulo em 2010, trouxe um novo modo de pensar. Que poderíamos sair do número 352, usou os meninos da categoria da base (na verdade, divide o mérito por isso com Juvenal), assim como trouxe um pouco mais de ofensividade à equipe.

Carpegiani tem sim muitos defeitos. Como o de tomar bailes taticamente. Não é a primeira vez que toma como o que tomou contra o Flamengo de Luxemburgo ontem. Contra o Santos de Muricy também. Contra o Corinthians de Tite (no Brasileirão, e nos momentos finais no Paulistão) também.

Também, dificilmente tem o costume de inflamar o time. Não vimos o São Paulo em jogo nenhum ter uma reação a um resultado adverso. Ainda nesses últimos jogos, não tinha o elenco na mão, que taticamente fazia partidas horríveis.

O que a diretoria do São Paulo fez, foi correto do meu ponto de vista. Precisamos de novos ares, novas idéias, nova postura. Precisa de um técnico que tenha autoridade, um disciplinador. Seria o perfil ideal, mas quem seria esse cara?


Sigam-me os bons no twitter! @leandrorochaa

Nenhum comentário:

Postar um comentário