quinta-feira, 7 de julho de 2011

OPINIÃO: Flamengo 1x0 São Paulo




















É o que catalisa mais esse golpe na Torcida Tricolor na noite dessa quarta-feira. Algo que era premeditado, avisado, e mais uma vez acabou consumado.

Não devemos nos atentar em achar mais um culpado, mais uma das intermináveis falhas no elenco. Nem nos vangloriar de infelizes frases de "time grande não cai", "o são paulo não está morto". O que a gente vê hoje, na TV e no Morumbi é um tremendo descaso, um tremendo desrespeito com as cores do clube, do Maior do Mundo.

Estamos há 3 rodadas, cerca de 270 minutos, jogando como time pequeno, acuado, sem inspiração. Três longas partidas repletas de erros de passes tricolores, onde nenhum jogador ganha uma jogada aérea, onde a bola é tomada facilmente e dificilmente recuperada. E digo mais, repletas de banhos táticos que nosso treinador tem tomado. ISSO É UMA VERGONHA!

É preciso essa diretoria tomar uma atitude. Alguém precisa colocar esse time nos eixos. Não dá mais pra eles entrarem no ego enorme e bater no peito dizendo que não há crise. Aí talvez vir com dois ou três bons resultados, ou no sufoco ou contra galinhas mortas, e depois sermos excumungados por goleadas, perdas de pontos em casa, e má atuação.

Outro ponto: chega de perna de pau no Tricolor! Chega de jogador por DVD. Aqui tem que honrar o manto, jogar bola. Chega de enceradeira!

Estou na mais pura revolta, todos estamos, graças a alguns personagens, que há 3 rodadas estão fazendo nosso time ir para o buraco. O jogo de hoje não foi o suficiente para eu @leandrorochaa , torcedor sempre esperançoso, siquer soltar um sorriso de satisfação. Até começamos bem, pressionando a saída de bola e trocando passes rapidamente, mas rapidamente o Flamengo equilibrou as ações e passou a dominar mais a bola, com Ronaldinho bem marcado, mas sempre escapando e Thiago Neves livre. Mais uma vez Fernandinho se dá ao luxo de errar, em duas oportunidades cruciais e claras no primeiro tempo. As duas cara a cara com o goleiro, e outra poderia ter rolado a bola, para Dagoberto. Aí mais uma vez nos lamentamos.

Não dá pra ficar com um jogador que siquer consegue dominar uma bola. Claramente sem ritmo de jogo, mas não sei qual é o motivo de deixá-lo no ataque são paulino. Uma coisa que o Caio Ribeiro falou na transmissão é verdade, e tem acontecido nos três últimos jogos. O São Paulo não consegue prender a bola no ataque. Não adianta ter velocistas se a bola fica indo e voltando, indo  e voltando. É preciso alguém pra segurar a bola ali naquele setor, coisa que Marlos, Dagoberto e Ferandinho não fazem. Por isso o meu post dizia: MARLOS NO ATAQUE, pois é o garoto consegue fazer, ainda.

Outro alento: o ataque do São Paulo precisa se movimentar mais. Todos querem a bola no pézinho. Ninguém ajuda na marcação, ficam os três citados sempre andando em campo. Isso tem que terminar, o técnico precisa ter alguma atitude.

Eu esperava que fosse tomada uma atitude no mínimo no intervalo. Mas o sr. Carpegiani esperou até quase 15 minutos do segundo tempo para notar que Fernandinho não está jogando nada. Mudou por Rivaldo, substituição até esperada. Achei que o jogo ficou um pouco melhor, mas o craque da camisa 10 não alterou o panorama. Bola ia e voltava, ia e voltava.

Vanderlei Luxemburgo cansado de ver o time dele atacar e não marcar pensou: vou encurralar o São Paulo e dar o xeque-mate. Colocou dois atacantes, recuou Thiago Neves e colocou o time dele extremamente ofensivo. Deu no que deu, bola nas costas de Juan, Carlinhos não chegou junto na marcação, toque pra trás, corta luz de Thiago Neves e bola na rede, no chute de Bottinelli. Sem chances para Rogério, nessa jogada bem trabalhada.

Aí amigo, nos 26 minutos do segundo tempo, é praticamente placar sacramentado. Três pontos na conta de Luxa, que garantiu a vitória. Eu mesmo, não acreditei que o Tricolor fosse fazer em 20 minutos o que não fez em 250 minutos. Gols. Apesar da intensidade ter aumentado, mas não naturalmente, mas com o time precisando do resultado, a base do Bumba-meu-boi.

Uma falta na esquerda, perfeita pro Rogério bater e ele não foi. Esquisitamente, e com muito destempero, amargamos a terceira derrota seguida, e o baque pode ter consequências sérias na sequência da competição. Podemos terminar a rodada em 7º lugar.

Que feio hein Tricolor?

Agora a hora mais aguardada, a análise dos jogadores em si:

Rogério Ceni - Hoje, sem falhas grotescas como nos anteriores, mais algumas bolas foi meio que inseguro. Atuação na média do MITO. Nota: 7,0
Xandão - Pra ele jogar razoavelmente bem na saída de bola, é preciso que os volantes de marcação peguem mais. Isso não aconteceu o jogo todo, e quando Luxa encheu de atacantes, a coisa ficou preta. Tomou muitas bolas nas costas também. Nota: 5,0
Rhodolfo - Bem no primeiro tempo. As vezes na fogueira, mas bem no geral. Atuação abaixo da média dele, pelo que apresentou no ano. No gol errou como todo o sistema defensivo. Nota: 6,0
Jean - Apoiou bem,mas não foi eficaz. Isso é necessário quando se é o homem surpresa. Defensivamente, nada bem. Precisa urgente de uma sombra. Nota: 4,5
Juan - Olha, confesso que ele vinha fazendo boa partida no primeiro tempo. No segundo não o vi em campo, fazendo faltas bobas, cartão, quase sendo expulso. O gol foi de uma jogada iniciada em seu setor, e ele lá atrás. Nota: 3,0
Wellington - Partida abaixo do que vinha fazendo. Nota: 5,0
Rodrigo Souto - Primeiro tempo bom, como um volante. No segundo parece-me que jogou um pouco mais recuado, como um terceiro zagueiro. Não surtiu efeito. Nota: 4,5
Carlinhos Paraíba - Mal na distribuição, nos contra-ataques, e além do mais, jogou numa praia que não é a dele. Não é o armador do time, e não conseguiu desempenhar a função de volante pelo lado esquerdo. Deixava os zagueiros numa fria. Estranho. Nota: 4,0
Marlos - Mais do mesmo.  Nota: 3,0
Fernandinho - Claramente sem ritmo de jogo. Parece que não joga há 15 anos. Não serve pra ser jogador do São Paulo.Nota: 1,0
Dagoberto - Se jogar desse jeito, pode ir dando adeus ao São Paulo. Omisso mais uma vez. Nota: 3,0

Rivaldo - Não acrescentou em nada. Soltou a bola como se estivesse pegando fogo. Dessa vez não mostrou porque tem que se titular. Teve uma chance que mosrou categoria, mas não titularidade. Nota: 4,0
Henrique - Pouco tempo.

Técnico - Péssimo. Vinha com uma formação boa, com três zagueiros, e pôs tudo a perder quando colocou três atacantes, e ainda pra tomar sufoco. O que tem na cabeça pra escalar Fernandinho? Parabéns, você conseguiiu afundar o São Paulo. Nota: ZERO

Arbitragem - Ruim, mas não influenciou em nada.


Esperamos mais desculpas até sábado, quando enfrentaremos o Cruzeiro no Morumbi. Do jeito que esse Montillo anda jogando...  Melhor chamarmos o Batman ou Super Homem.

Obrigado pela leitura. Coloquei meus dados de contato (Twitter, Tumblr, e links legais) no lado direito!
Sigam, comentem, e me escrevam!

2 comentários:

  1. É meu amigo Leandro, a coisa foi feia! Concordo com sua análise. E digo mais, poderia ter sido pior. A atuação da arbitragem foi fraca, mas prejudicou mais o Flamengo, o Wellington, por exemplo, fez penalty em cima do Ronaldinho e o juiz não assinalou.
    No primeiro tempo até gostei da nossa zaga. O Xandão vinha bem, tirando umas bolas perigosas, como naquele lance que o Ronaldinho chegou na cara do Rogério e o Xandão veio e não foi seco no lance (como fariam a maioria dos zagueiros por aí). Mas depois, quando o Flamengo sufocou o time, acabou. Todos começaram a errar. O Rivaldo não mostrou futebol para querer reclamar titularidade nesse time. E o Fernandinho saiu reclamando, ô vontade entrar lá e dar um soco na cabeça dele pra ver se ele enxerga que não joga nada. O Dagoberto, sumiu, como faz em quase todo jogo que precisamos dele. Mas nem podemos reclamar muito, porque o time, do meio para frente, foi inexistente. A bola não chega, não fica lá, assim é complicado também.
    Só não concorco com sua nota para o Wellington. Pra mim, foi o pior em campo.

    Torcer para que algo forte acontece para dar uma chacoalhada nesse time.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo!

    Pelo menos sabemos que no Wellington tem salvação, apesar de ter feito má partida. O primeiro tempo foi regular, o segundo ruim, então ficou na média. O menino tem futebol. O Fernandinho, por exemplo não tem. Estamos há quase dois anos e fez no máximo 2 boas atuações.

    Então, realmente a bola não fica no ataque, porisso eu dispensaria os velocistas. A bola chega rapido ao ataque, não dá tempo pro conjunto chegar.

    Enquanto tivermos assim a tendência é piorar. Precisamos de reforços, bons reforços.

    ResponderExcluir