Bem amigos do Blog!
Um assunto toma conta dos bastidores Tricolores e ainda não é com relação ao jogo de hoje a noite.
Vi uma reportagem no blog Dinheiro em Jogo, escrito por Rodrigo Capelo Nunes, do Globoesporte, que diz que o São Paulo está praticamente fechado com a Puma para substituir a atual Penalty, ainda na virada do ano 2014/2015. E que estaria dando uma volta no fornecedor Under Armour.
Outras reportagens de outros veículos também dizem que seria uma tendência mesmo a mudança de fornecedor.
Os motivos seriam vários: problemas com atraso de pagamentos, problemas com distribuição de material, problemas de qualidade do produto, enfim. N motivos.
Vamos à minha mais sincera opinião?
Opinião do blogueiro: É muito difícil identificarmos uma camisa "muito bonita" no meio dos atuais grandes fornecedores. Hoje em dia, são todas muito parecidas, repleta de tecnologia. Mas acho muito interessante quando estas carregam um pouco da história, da força e da tradição de um time.
Vou dar um exemplo: gostei muito do modelo 2012 da Reebok, do 2013 da Penalty. Ambos remetem aos melhores tempos Tricolores, sem deixar a modernidade de lado. Já a desse ano, realmente não gostei, conforme comentado no texto: Volta Épica do Blog - parte 2.
Basta você colocar as duas camisas na mão (consegui esse feito, pois tinha dois exemplares na loja da Centauro, aqui em Niterói/RJ) e ver as nítidas diferenças de qualidade.
No início foi uma promissora parceria, que parece que está mal hoje em dia. Cheguei a passar na loja dentro do Estádio do Morumbi, em maio deste ano, e não gostei muito da variedade. Acredito que não deveremos ter uma variedade mais casual (como tínhamos com a Reebok) pois, já existe uma loja licenciada para tal.
Mas para uma eventual troca - tem que ver se o parceiro está trazendo benefícios diretos para o clube. Também ver se a outra proposta ou demais propostas é vantajosa o suficiente.
Não adianta escolhermos uma camisa bonita da moda, se o contrato paga mal. Ou até paga bem, mas há má distribuição do produto - que é o principal produto do clube.
Então antes de termos uma escolha, devemos saber o que há nas letras miúdas, para não se arrependermos depois.
Continuem ligados em "O São Paulino" e depois temos jogão do Tricolor no Morumbi!!
Créditos das imagens: Montagens da Internet. Todos os logos são marcas registradas de seus criadores e proprietários.
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
domingo, 31 de agosto de 2014
OPINIÃO: Figueirense 1x1 São Paulo
Bem amigos do Blog!
Continuando nossa maratona de textos a respeito do Campeonato Brasileiro, e digo que está tão complicado para nós, colunistas amadores, quanto para os atletas. Embora sejam profissionais e pagos (e muito bem) para isso, não devemos nos esquecer que são seres humanos e não máquinas.
Esse é exatamente um dos principais problemas são paulinos. Como encaixar o elenco contra o desgaste físico, suspensões e lesões? Dúvida que Muricy tem na mão e está tentando resolver.
O problema já é não contar logo de cara com um de seus principais atletas: Luís Fabiano, que está em recuperação de uma lesão muscular sofrida em junho. Mesmo assim, conta o desgaste de seu quarteto: Ganso, Pato, Alan Kardec e Kaká, que em mais uma partida não estiveram juntos, fazendo-o escalar uma equipe novamente no 4-2-3-1, a formação da moda. Além de não poder contar com o Álvaro Pereira, improvisou Michel Bastos na lateral esquerda.
O que acho simplesmente pequeno para o time do Tricolor Paulista.
Mesmo entrando com Osvaldo e Ademílson, o "lulinha tricolor", abertos, os mesmos não se insinuaram. Acho que essa formação desprivilegia o toque de bola, embora o São Paulo de uma maneira geral, rodou a bola melhor que a equipe do Figueira.
Apesar dos 10 minutos iniciais de avanços catarinenses, o São Paulo conseguiu controlar a bola e chegar mais. Foram em boas chances nos pés de Kardec e Kaká que o Tricolor chegou bem porém não conseguiu o tento, parando nas mãos do goleiro Tiago Volpi. Na minha opinião, as principais chances perdidas.
Kaká mostrou uma boa movimentação, como de costume na sua volta ao SPFC, e não foi bem marcado, criando boas jogadas no meio.
Com Michel na lateral, percebi que o mesmo não tem aquele mesmo "cacoete" da penúltima Copa, podendo considerar uma improvisação imensa. Tínhamos disponíveis Reinaldo no banco, justamente para isso.
Não me agradou a escolha por Ademílson aberto. Tenho percebido que suas boas jogadas não ocorrem pela lateral do campo e sim pela faixa central. Vou mais além, tem características mais semelhantes a Pato, do que a LF ou Osvaldo ou Lucas (do PSG). Na minha opinião ele é bom ali para uma tabela, para uma finalização, não para atuar como ponta.
Já o Osvaldo se sai melhor assim, mas ainda precisa melhorar muitos fundamentos. Mas não deixa de ser importante para o elenco.
Já com relação ao segundo tempo, que foi quando tudo de importante aconteceu na partida, o Figueirense chegou ao gol inaugural logo no início. Após insistências iniciais, o meio campista do Figueirense - Giovani Augusto, saiu na cara do mito Ceni e bateu, e pegando a sobra do milagre de Ceni conseguiu concluir. Falha de marcação principalmente pelo lado esquerdo da defesa com M. Bastos.
Com mais outra boa chance, por pouco o prejuízo na fatura não seria maior.
O Tricolor fez outra corrida de recuperação e controlou a partida a partir dos 10 minutos, onde o Figueirense parecia já satisfeito com a vantagem. Volpi salvou o Figueira em uma cabeçada mortal de Souza. Para mim, o momento chave do segundo tempo.
Outro bom momento foi que Muricy Ramalho conseguiu consertar a deficiência do time, tirando Ademílson, aproximando Osvaldo de Alan Kardec, e trazendo Michel Bastos e sua qualidade ofensiva pro meio campo juntamente com o Kaká - a essa altura desgastado.
No entanto nada pôde fazer por volta dos 30. Na insistência Tricolor, Osvaldo sofre pênalti bem marcado. Aí vem o Rogério Ceni MITO, e converte com precisão e categoria.
Era o empate e uma ventania soprava a favor de uma virada Tricolor. O time foi ao ataque e foi freado por uma jogada besta, ridícula de Michel Bastos - que numa dividida de bola, deixou o pé propositalmente no jogador do Figueirense e foi expulso.
Aí foi apenas se fechar e se contentar com o empate. Festa celeste em Minas Gerais.
Melhor em campo pelo Tricolor: Kaká, na minha opinião.
Arbitragem: apesar das várias inversões de faltas, não interferiu ou cometeu falta grave exceto que deveria ter advertido o jogador que cometeu o pênalti - Paulo Roberto, que já tinha amarelo. Na minha opinião, o pênalti e o cartão vermelho foram bem aplicados.
Em suma: um jogo apenas razoável de se assistir, onde ao contrário das declarações públicas de Marco Aurélio Cunha, eu acredito que fomos freados. Por mais que um 1x1 fora de casa seja um resultado tranquilo, estávamos na vice-liderança, e abriram mais 2 pontos - chegando a 9 de diferença, e de quebra, perdemos mais uma posição.
É preciso força para se recuperar!
Continuem ligados em "O São Paulino" para ver mais textos!
Obrigado pela leitura!
Créditos das imagens: Cristiano Andujar/Getty Images
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
OPINIÃO: Criciúma 2x1 São Paulo, Copa Sulamericana 2014
Bem amigos do Blog!
A noite não foi de glórias Tricolores, e o time misto enviado por Muricy ao Sul conseguiu voltar para casa com um revés.
Meus comentários, aqui e agora no Blog!
Como foi amplamente dito, o técnico poupou Ganso, Kaká, Alan Kardec e Rafael Tolói, símbolos da arrancada Tricolor no campeonato Brasileiro.
Entraram o péssimo Lucão (garoto da base), o bom Michel Bastos, o lento Maicon e Ademílson.
Embora não tenha assistido essa partida, revendo as crônicas e os melhores momentos posso dizer que o Muricy foi ao Sul correndo o risco desde a hora que colocou o pé naquele ônibus.
Dava para arrancar um empate? Dava.
Mas, com um time onde o jurássico Paulo Baier ganha todas do garoto Lucão, me diz como?
Infelizmente estamos com um elenco enxuto. Falta um lateral direito e um zagueiro. Temos dois zagueiros no estaleiro e um foi poupado. Temos um centro avante no estaleiro e outro foi poupado.
Um lateral foi negociado agora (Douglas foi negociado com o Barcelona) e o outro, Luís Ricardo, já provou que não dá conta do recado (o Muricy teria que abrir mão do 4-4-2 para o 3-5-2 para poder escalar o Luís). Aí fica complicado.
Ah, mas o São Paulo tem que ter responsabilidade ao arcar com salários. Jura? E os atletas emprestados que se paga metade ou até mais do salário? Bruno Cortez, Marcelo Cañete, João Filipe (sou mais o "Blackembauer" do que Lucão).
Bem, perdendo por dois a um na casa do adversário, não foi tanto um mau resultado. O time tem que ter duas coisas em mente: 1x0 no Morumbi é um resultado perigosíssimo. Tem que abrir pelo menos dois gols de diferença, se possível, três.
Na próxima semana, não dá mais para poupar os titulares: PH Ganso, Kaká TEM que jogar. E pelo amor de Deus: Lucão não!
Obrigado pela leitura, e continuem ligados em "O São Paulino"!!
Créditos das imagens: Rubens Chiri / saopaulofc.net
A noite não foi de glórias Tricolores, e o time misto enviado por Muricy ao Sul conseguiu voltar para casa com um revés.
Meus comentários, aqui e agora no Blog!
Como foi amplamente dito, o técnico poupou Ganso, Kaká, Alan Kardec e Rafael Tolói, símbolos da arrancada Tricolor no campeonato Brasileiro.
Entraram o péssimo Lucão (garoto da base), o bom Michel Bastos, o lento Maicon e Ademílson.
Embora não tenha assistido essa partida, revendo as crônicas e os melhores momentos posso dizer que o Muricy foi ao Sul correndo o risco desde a hora que colocou o pé naquele ônibus.
Dava para arrancar um empate? Dava.
Mas, com um time onde o jurássico Paulo Baier ganha todas do garoto Lucão, me diz como?
Infelizmente estamos com um elenco enxuto. Falta um lateral direito e um zagueiro. Temos dois zagueiros no estaleiro e um foi poupado. Temos um centro avante no estaleiro e outro foi poupado.
Um lateral foi negociado agora (Douglas foi negociado com o Barcelona) e o outro, Luís Ricardo, já provou que não dá conta do recado (o Muricy teria que abrir mão do 4-4-2 para o 3-5-2 para poder escalar o Luís). Aí fica complicado.
Ah, mas o São Paulo tem que ter responsabilidade ao arcar com salários. Jura? E os atletas emprestados que se paga metade ou até mais do salário? Bruno Cortez, Marcelo Cañete, João Filipe (sou mais o "Blackembauer" do que Lucão).
Bem, perdendo por dois a um na casa do adversário, não foi tanto um mau resultado. O time tem que ter duas coisas em mente: 1x0 no Morumbi é um resultado perigosíssimo. Tem que abrir pelo menos dois gols de diferença, se possível, três.
Na próxima semana, não dá mais para poupar os titulares: PH Ganso, Kaká TEM que jogar. E pelo amor de Deus: Lucão não!
Obrigado pela leitura, e continuem ligados em "O São Paulino"!!
Créditos das imagens: Rubens Chiri / saopaulofc.net
domingo, 24 de agosto de 2014
OPINIÃO: São Paulo 2 x 1 Santos
Bem amigos do Blog!!
O São Paulo recebeu hoje o Santos no Morumbi e em um jogo eletrizante (sendo um dos melhores de se assistir na temporada) e venceu de forma convincente, com show de PH Ganso e Alexandre Pato mas principalmente de um conjunto sólido. Vou contar a história do jogo que acompanhei pela TV.
O São Paulo foi escalado com um time ofensivo mas foi o que chegou a três vitórias consecutivas (com essa, quatro). Com a chegada de Kaká, o time teve que abandonar o famigerado 4-2-3-1 para um 4-4-2 - que beneficiou não apenas o camisa 8, mas o Alexandre Pato. Ao ser escalado como segundo atacante, ás vezes até revezando como primeiro, formando uma dupla no comando do ataque com o Alan Kardec - posteriormente com o Luís Fabiano - ou o qual dos dois estiverem melhor.
Pois bem, o São Paulo apesar de algumas vaciladas no início, controlou o jogo no primeiro tempo, e chegou ao gol sempre com jogadas insinuantes e bom toque de bola, acertando os passes. Na base da insistência, o Paulo Miranda, ganhou um lateral pela direita, e mandou a bola para área onde o Alan Kardec desviou. PH Ganso atrás, virou e acertou um chutaço, colocando a bola no ângulo do goleiro Aranha. Golaço.
E o primeiro tempo, o São Paulo seguia em cima do Santos, porém a equipe da baixada santista não conseguia sair com a bola.
Já no segundo tempo, eles se acertaram, e começaram a rondar a área tricolor e empurrar o time são paulino para trás. Foram premiados quando Álvaro Pereira acertou um carrinho em Rildo, dentro da área. O impressionante foi que o uruguaio comandava o lado esquerdo da defesa, com carrinhos precisos, porém no que ele errou, acertou o jogador santista e o árbitro marcou pênalti, justo.
Gabriel, da base santista, que se estranhou com o M1T0 durante o jogo, bateu e converteu o pênalti, aos 40 do segundo tempo. Um balde de água fria.
Já aos 42, o São Paulo foi pra cima, na base do toque, e o Denílson achou Pato livre na área. O camisa 11 bateu na saída do goleiro santista, que deu rebote. Ele insistiu e conseguiu empurrar para as redes. Era o gol da vitória tricolor aos 42 do segundo tempo.
Daí até os 49, foram minutos sem respirar... Mas o São Paulo venceu o SanSão de forma convincente, porém há alguns defeitos...
O primeiro é a mania são paulina de "tirar o pé" após marcar o primeiro gol, principalmente no prmeiro tempo. Tudo bem haver um relaxamento, mas é preciso colocar na cabeça que ainda são 90, 80 minutos de jogo. Mas por outro lado, se todo jogo for essa vontade, teremos um time qualificado para a competição.
Para mim, o melhor em campo chama-se PH Ganso, mas o time todo merece nota 10.
Assim o Tricolor chega a 4ª vitória consecutiva e chega a vice liderança do Brasileirão, porém o Cruzeiro joga daqui a pouco e pode aumentar a diferença. Aqueles pontinhos contra o Criciúma e Chapecoense fizeram falta né Tricolor?
Mas é vida que segue!
O primeiro turno está terminando e o São Paulo chegando a vice liderança tem muita água para buscar o time do Cruzeiro, e com adversários valorosos atrás: Inter e Corinthians, e Fluminense chegando, vai tornar esse campeonato interessante.
Vale lembrar que no segundo turno enfrentaremos:
O Corinthians no Itaquerão;
O Cruzeiro no Morumbi;
O Inter no Morumbi;
O Fluminense no Morumbi;
São três confrontos diretos dentro de casa.
Continuem ligados em "O São Paulino"!!!
O São Paulo recebeu hoje o Santos no Morumbi e em um jogo eletrizante (sendo um dos melhores de se assistir na temporada) e venceu de forma convincente, com show de PH Ganso e Alexandre Pato mas principalmente de um conjunto sólido. Vou contar a história do jogo que acompanhei pela TV.
O São Paulo foi escalado com um time ofensivo mas foi o que chegou a três vitórias consecutivas (com essa, quatro). Com a chegada de Kaká, o time teve que abandonar o famigerado 4-2-3-1 para um 4-4-2 - que beneficiou não apenas o camisa 8, mas o Alexandre Pato. Ao ser escalado como segundo atacante, ás vezes até revezando como primeiro, formando uma dupla no comando do ataque com o Alan Kardec - posteriormente com o Luís Fabiano - ou o qual dos dois estiverem melhor.
Pois bem, o São Paulo apesar de algumas vaciladas no início, controlou o jogo no primeiro tempo, e chegou ao gol sempre com jogadas insinuantes e bom toque de bola, acertando os passes. Na base da insistência, o Paulo Miranda, ganhou um lateral pela direita, e mandou a bola para área onde o Alan Kardec desviou. PH Ganso atrás, virou e acertou um chutaço, colocando a bola no ângulo do goleiro Aranha. Golaço.
E o primeiro tempo, o São Paulo seguia em cima do Santos, porém a equipe da baixada santista não conseguia sair com a bola.
Já no segundo tempo, eles se acertaram, e começaram a rondar a área tricolor e empurrar o time são paulino para trás. Foram premiados quando Álvaro Pereira acertou um carrinho em Rildo, dentro da área. O impressionante foi que o uruguaio comandava o lado esquerdo da defesa, com carrinhos precisos, porém no que ele errou, acertou o jogador santista e o árbitro marcou pênalti, justo.
Gabriel, da base santista, que se estranhou com o M1T0 durante o jogo, bateu e converteu o pênalti, aos 40 do segundo tempo. Um balde de água fria.
Já aos 42, o São Paulo foi pra cima, na base do toque, e o Denílson achou Pato livre na área. O camisa 11 bateu na saída do goleiro santista, que deu rebote. Ele insistiu e conseguiu empurrar para as redes. Era o gol da vitória tricolor aos 42 do segundo tempo.
Daí até os 49, foram minutos sem respirar... Mas o São Paulo venceu o SanSão de forma convincente, porém há alguns defeitos...
O primeiro é a mania são paulina de "tirar o pé" após marcar o primeiro gol, principalmente no prmeiro tempo. Tudo bem haver um relaxamento, mas é preciso colocar na cabeça que ainda são 90, 80 minutos de jogo. Mas por outro lado, se todo jogo for essa vontade, teremos um time qualificado para a competição.
Para mim, o melhor em campo chama-se PH Ganso, mas o time todo merece nota 10.
Assim o Tricolor chega a 4ª vitória consecutiva e chega a vice liderança do Brasileirão, porém o Cruzeiro joga daqui a pouco e pode aumentar a diferença. Aqueles pontinhos contra o Criciúma e Chapecoense fizeram falta né Tricolor?
Mas é vida que segue!
O primeiro turno está terminando e o São Paulo chegando a vice liderança tem muita água para buscar o time do Cruzeiro, e com adversários valorosos atrás: Inter e Corinthians, e Fluminense chegando, vai tornar esse campeonato interessante.
Vale lembrar que no segundo turno enfrentaremos:
O Corinthians no Itaquerão;
O Cruzeiro no Morumbi;
O Inter no Morumbi;
O Fluminense no Morumbi;
São três confrontos diretos dentro de casa.
Continuem ligados em "O São Paulino"!!!
sábado, 23 de agosto de 2014
PRÉ-JOGO: São Paulo x Santos
Bem amigos do Blog!
Voltamos com força! rsrsrs
Já dentro da maratona de jogos que o Tricolor vem fazendo e buscando um lugar ao céu, receberemos a equipe do Santos no Morumbi.
Como faz tempo que não escrevo deixa eu dar um panorama das duas equipes, começando pelo Tricolor, logicamente.
O São Paulo, vem de três vitórias consecutivas na competição e atualmente em 4º lugar atrás de Cruzeiro, Inter e Corinthians. No entanto, tropicou em casa, contra times de menor expressão que é o Chapecoense e Criciúma (perdeu pro primeiro e empatou com o segundo, 1 ponto em 6 possíveis - que iria aliviar e muito a classificação - deixando-nos na vice liderança).
Tem além do Pato e do Ganso, a compania de Kaká e Alan Kardec, além do recém chegado Michel Bastos. Olha que beleza! Pelo menos no papel é um time muito bom.
Justiça seja feita: nos últimos jogos, o Tricolor tem jogado bem com Pato e Ganso, que têm sido decisivos. Alan Kardec, definiu o jogo contra o Palmeiras. Kaká embora não decidiu nenhuma partida, está extremamente regular. (o que é bom sinal).
Encaro a derrota para o Bragantino pela Copa do Brasil há uma semana como águas passadas. Apesar de ter raiva, acredito (ou prefiro acreditar) que o Tricolor escolheu assim. Antes descansar um pouco mais agora, entrosar o time e pegar uma Sul Americana com um time mais completo - podendo incluir todos os atletas, do que jogar a Copa BR no desfalque (Alan Kardec não poderia jogar).
Já o time da baixada santista, conta com a volta do Robinho, além dos destaques Leandro Damião, Thiago Ribeiro, Arouca... Enquanto o camisa 7 se recupera de uma lesão sofrida na quarta, o time terá os outros, que na útlima partida contra o Furacão na Vila, jogaram bem, mas antes vinham de má fase. Temos que ter cuidados no contra-ataque, que será a arma deles.
Então vamos lá falar dessa partida especificamente!
Quem vem pro jogo?
Vamos falar de quem está liberado para jogo: O volante Souza cumpriu suspensão automática e volta pro time. Temos que saber se vai tirar o Hudson, que fez boa partida no Sul, mas é tendência que sim.
Maicon está liberado para o jogo após temporada no departamento médico.
Já segue como desfalque o Luís Fabiano. O que aconteceu foi que na inter temporada durante a Copa do Mundo, ele se lesionou no amistoso contra o Orlando City, dos Estados Unidos - time que contratou o Kaká do Milan e o emprestou para o Tricolor. Daí está desde junho ali no departamento médico. Mas sua volta está próxima!
Antônio Carlos também segue no DM, assim como Rodrigo Caio - que nem joga mais nesse ano, e Douglas. O lateral ainda foi envolvido em uma negociação com o Barcelona.
Segue a lista de convocados:
Goleiros: Rogério Ceni e Denis
Laterais: Alvaro Pereira, Reinaldo e Luis Ricardo
Zagueiros: Rafael Toloi, Paulo Miranda, Edson Silva e Lucão
Volantes: Souza, Michel Bastos, Denilson e Hudson
Meias: Paulo Henrique Ganso, Kaká e Maicon
Atacantes: Alexandre Pato, Alan Kardec, Osvaldo, Ademilson e Ewandro
A provável escalação é essa: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Alvaro Pereira; Denilson, Souza, Ganso e Kaká; Pato e Alan Kardec.
Eu acho que o Muricy vai entrar com o Souza, por ter um pouco mais de qualidade que o Hudson (embora o mesmo, repito, fez boa partida - para mim, sendo o reserva imediato na como primeiro volante) e já ser o titular da posição.
E vamos as informações de Serviço. Sempre prestadas quando o jogo é no Morumbi!
Data: 24/08/2014, 16h
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo/SP
Transmissão:
Embora a Globo SP não tenha fechado a grade ainda, não acredito que passe em TV aberta para a capital. Já na retransmissora da baixada santista, está confirmado que não irá passar.
Premiere FC (para todo o Brasil)
Ingressos: Clique aqui e veja a página de ingressos.
É isso aí galerinha, esperamos que o Tricolor faça um bom jogo, e que esse, seja um SanSão da PAZ!
Boa sorte Tricolor!!
Continuem ligados em "O São Paulino"!!
Créditos das imagens: Rubens Chiri/saopaulofc.net
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
Volta ou não volta Blog? Reiniciando as atividades após uma tormenta!
Bem amigos do Blog!
Não foi fácil.
Estava no Estádio do Morumbi, no dia 30/05/2014 TENTANDO gravar uma matéria. Tentando.
Acabara de receber uma notícia péssima da hepatologista de minha mãe. Ela tinha um câncer no fígado em estágio avançado, e que era os últimos momentos de sua vida. Estava com planos de assistir a partida entre São Paulo x Atlético-MG, a última antes da parada para a Copa, então passei lá para comprar um ingresso.
Com a voz cabisbaixa, elogiei a visão do campo da arquibancada térrea, e que poderia ter uma cobertura. Mas a minha cabeça estava naquela maldita UTI.
Havia combinado de ir com a minha irmã ao hospital vê-la no período da tarde, queria passar toda a minha energia positiva para a minha amada. Mas chegando na sala de UTI, sofremos o segundo golpe: o médico informou que a minha mãe havia sofrido uma parada cardíaca, e fora reanimada e respirava por aparelhos.
Um dos momentos mais tristes que pude passar na minha vida. Todo seu sofrimento estava estampado ali, naquele momento, de quem lutava pela vida.
Mas sem sucesso. Deus a tirou de todo seu sofrimento, e a levou para perto Dele, nesse mesmo dia, por volta das 19h.
A partida do dia seguinte, contra o Galo, deixei para lá. (Não, não fiz igual à mulher do filme Soberano - todos precisavam de mim lá) e o ingresso, guardo comigo até hoje.
Essa seria a volta triunfal do blog. Que não ocorreu.
Tenho me animado a pouco para voltar a escrever, de novo, daqui da Cidade Maravilhosa.
Passou esse jogo, a Copa (que para mim foi totalmente sem graça, por motivos óbvios), o 7x1 tomado pela Seleção, e a volta da Copa. Tricolor vencendo bem o Bahia em plena Arena Fonte Nova, mas tropicando em casa contra Chapecoense e Criciúma (6 pontos perdidos).
Se redimiu contra Vitória, jogando bem. Contra o Palmeiras fez o mínimo para conseguir se sair bem, e contra o Inter, na quarta-feira passada, foi um jogão!
Acho que vocês merecem essa satisfação do blogueiro, e vamos tentar novamente!
Quem sabe novas leituras? Novas matérias?
Kaká de volta... poxa, foi quase tudo que o blogueiro sonhou (quem não se lembra da matéria "Nomes para não esquecer" do Kaká, e a reportagem "Kaká no Tricolor, é viável sim!"?)
Não se lembra?
Cliquem no texto em vermelho e revivam essa emoção!
É bom estar de volta com vocês! Continuem ligados em "O São Paulino", que vem muito mais!
Não foi fácil.
Estava no Estádio do Morumbi, no dia 30/05/2014 TENTANDO gravar uma matéria. Tentando.
Acabara de receber uma notícia péssima da hepatologista de minha mãe. Ela tinha um câncer no fígado em estágio avançado, e que era os últimos momentos de sua vida. Estava com planos de assistir a partida entre São Paulo x Atlético-MG, a última antes da parada para a Copa, então passei lá para comprar um ingresso.
Com a voz cabisbaixa, elogiei a visão do campo da arquibancada térrea, e que poderia ter uma cobertura. Mas a minha cabeça estava naquela maldita UTI.
Havia combinado de ir com a minha irmã ao hospital vê-la no período da tarde, queria passar toda a minha energia positiva para a minha amada. Mas chegando na sala de UTI, sofremos o segundo golpe: o médico informou que a minha mãe havia sofrido uma parada cardíaca, e fora reanimada e respirava por aparelhos.
Um dos momentos mais tristes que pude passar na minha vida. Todo seu sofrimento estava estampado ali, naquele momento, de quem lutava pela vida.
Mas sem sucesso. Deus a tirou de todo seu sofrimento, e a levou para perto Dele, nesse mesmo dia, por volta das 19h.
A partida do dia seguinte, contra o Galo, deixei para lá. (Não, não fiz igual à mulher do filme Soberano - todos precisavam de mim lá) e o ingresso, guardo comigo até hoje.
Essa seria a volta triunfal do blog. Que não ocorreu.
Tenho me animado a pouco para voltar a escrever, de novo, daqui da Cidade Maravilhosa.
Passou esse jogo, a Copa (que para mim foi totalmente sem graça, por motivos óbvios), o 7x1 tomado pela Seleção, e a volta da Copa. Tricolor vencendo bem o Bahia em plena Arena Fonte Nova, mas tropicando em casa contra Chapecoense e Criciúma (6 pontos perdidos).
Se redimiu contra Vitória, jogando bem. Contra o Palmeiras fez o mínimo para conseguir se sair bem, e contra o Inter, na quarta-feira passada, foi um jogão!
Acho que vocês merecem essa satisfação do blogueiro, e vamos tentar novamente!
Quem sabe novas leituras? Novas matérias?
Kaká de volta... poxa, foi quase tudo que o blogueiro sonhou (quem não se lembra da matéria "Nomes para não esquecer" do Kaká, e a reportagem "Kaká no Tricolor, é viável sim!"?)
Não se lembra?
Cliquem no texto em vermelho e revivam essa emoção!
É bom estar de volta com vocês! Continuem ligados em "O São Paulino", que vem muito mais!
sexta-feira, 16 de maio de 2014
Estão sentindo falta dos textos?
Bem amigos do Blog!
Demos uma pequena pausa nos textos, mas por motivos de força maior.. Alguns jogos nem pude assistir na integra, como Cruzeiro 1x1 São Paulo, São Paulo 1x1 Corinthians, CRB x São Paulo ....
A gente vai voltar em breve com a programação normal...
segunda-feira, 21 de abril de 2014
OPINIÃO: São Paulo 3x0 Botafogo - Campeonato Brasileiro 2014 - #ValeuLUCIANO
Bem amigos do Blog, iniciou-se o Campeonato Brasileiro!
E que jogaço hein? Mesmo sem pré-jogo aqui no Blog, o Tricolor não tomou conhecimento do Botafogo e aplicou sonoros 3 a 0. Eu acompanhei a partida pela TV e vou analisar agora:
Um placar elástico que resume bem o que foi a partida. O Tricolor mostrou superioridade em todos os momentos da partida, e felizmente uso da maior imparcialidade do mundo para dizer isso.
O técnico Muricy Ramalho trouxe o garoto Gabriel Boschilla ao time titular, tirando Osvaldo e mantendo Alexandre Pato. O que muitos temiam (do time ficar desequilibrado, penso para o ataque) não ocorreu por dois motivos: primeiro, o Botafogo do técnico estreante Wagner Mancini - que fez bom trabalho ano passado com o Atlético-PR, entrou com uma estratégia de jogar fechadinho e apostar no contra ataque. Mesmo contando com jogadores como o Jorge Wagner e Wallyson (que foi artilheiro do time da Libertadores desse ano). Essa circunstância já é o bastante para justificar a escolha. A segunda foi a boa semana de treinos onde Muricy pode ajudar o Boschilla a ter papéis táticos durante a partida - inclusive com a cobrança de escanteios e a parte de movimentação, e também de Pato. Esses dois fatores na minha opinião, contribuiram para o time não ficar desequilibrado taticamente falando. Se isso vai dar certo durante o campeonato, só se houver uma sinergia muito boa e um padrão de excelência entre o grupo, mas se Muricy conseguiu em 2007, pode conseguir em 2014... rsrs
A parte defensiva não sofreu praticamente nada no primeiro tempo, que foi de amplo domínio são paulino. O São Paulo pôde tocar a bola, e contou com boas tramas e movimentações de Ganso,Pato, Boschilla e Luis Fabiano. Todo o suporte para o jogo era provido, bem provido por Souza e Maicon e boas subidas de Alvaro Pereira. Douglas um pouco tímido, mas importante.
A coisa começou a degringolar quando em um lançamento para Pato, anulado pela arbitragem, mas em posição legal, tentou encobrir Jeferson, mas se chocou ao dividir com o goleiro que ainda conseguiu evitar que a bola entrasse.
Deu que no momento seguinte, Luís Fabiano aproveitou sobra pela direita e cruzou para Antônio Carlos que no chão dividiu com o goleiro e abriu o placar.
E o interessante foi que, o Botafogo se manteve na proposta fechadinha, e o São Paulo se manteve em cima, pressionando. E numa dessas, Pato serviu de Maestro, num passe em diagonal achou Douglas entrando na área. Ele ainda ajeitou com a perna direita e chutou de esquerda mesmo para marcar.
Um verdadeiro passeio. No segundo tempo, era de se supor que o Botafogo reagiria. E esperado, pois assim o time poderia utilizar da arma do contra ataque, num jogo que seria mais franco e aberto.
E assim o foi.
No começo chegou a assustar, pois o São Paulo começou a errar passes, e o Botafogo a encostar. Mas o Tricolor foi encaixando a saída de bola aos poucos. Luis Fabiano ainda perderia oportunidade cara a cara. Porém em uma ótima triangulação de Pato para Ganso, de Ganso para o Fabuloso e com o gol aberto para o gol. Era o balde de água fria no time carioca (consigo ouvir as lamentações pela cidade Maravilhosa rsrs), que até estava tentando reagir.
Depois foi apenas banho e maria. Pabón e Osvaldo entraram nas vagas de Boschilla e Pato que foram aplaudidos, para utilizar da velocidade nos contra ataques. O colombiano perdeu duas oportunidades frente a frente ao goleiro do Bota.
E assim foi meus amigos. São Paulo 3 x 0 Botafogo. O Tricolor venceu no conjunto, e isso é o que realmente conta para esse time, esse elenco e esse campeonato. Reforços, acredito que cheguem os pontuais, e (espero) ver esse time pronto para a longa temporada.
Outra coisa, hoje Muricy acertou. Colocou o talento para jogar ao invés (de apenas) velocidade. Como o próprio mesmo diz, tem que ser um futebol bem jogado e não corrido.
No meio de semana vamos voltar à Maceió dessa vez para enfrentar o CRB-AL, pela Copa do Brasil. E no próximo final de semana, já tem pedreira: enfrentar o Cruzeiro no Mineirão...
Vamos às atuações dos nossos guerreiros?
Rogério Ceni - Fez lindas defesas no segundo tempo. Operou milagres.
Douglas - Um gol e uma atuação defensiva "OK". Mas tem que tomar cuidado.
Rodrigo Caio - Hoje seguro e nada estabanado.
Antônio Carlos - Uma boa surpresa vindo do Rio de Janeiro, mais precisamente do time em que ele marcou gol hoje. E na zaga jogou sério, gostei.
Alvaro Pereira - Apoiou bem no primeiro tempo, mas no segundo se segurou um pouco. Tô preocupado com essa mascara e se vai precisar mesmo de cirurgia no nariz...
Souza - Esse merece a contratação. Boa atuação no meio campo e fez crescer o futebol do Maicon também.
Maicon - Atuação discreta no bom sentido. Tem que ser assim mesmo, e quem sabe aparecer na frente para tentar chutes. Esse é o terceiro homem de meio campo no qual precisamos, mas jogando assim.
PH Ganso - Se aproximou dos atacantes, criou espaços e comandou o meio campo, mesmo marcado teve a responsabilidade da armação dividida com Pato e Boschilla, o que tirou um peso do time.
Gabriel Boschilla - Pela estréia como titular, mostrou muita personalidade - na qual já havia mostrado em outras oportunidades no Paulistão, e pode ser a jóia tricolor do ano e quem sabe, revelação do campeonato. Que as oportunidades sejam dadas gradativamente e que o mesmo pegue realmente a responsabilidade para que não pereça como Ademílson. Se movimenta, tem visão e talento e por pouco não marcou o seu hoje, exigindo boa defesa de Jeferson.
Alexandre Pato - Continuou sendo voluntarioso, construiu jogadas, ajudou na marcação. Esse foi o cara excrachado do Corinthians? Tá jogando para ser ídolo no SPFC. Tô vendo que Aidar vai precisar enfiar a mão no bolso em 2015...
Luis Fabiano - O Fabuloso segue fazendo gols e sendo presença nesse ataque são paulino. Esse ano ele vai arrebentar!
b- Tentou algumas arrancadas, mas com o time sem encaixar o contra ataque do seu lado.
Pabón - Duas oportunidades jogadas fora. Tudo bem que o jogo tava ganho, mas cadê a técnica e o chute?
Reinaldo - Entrou durante pouco tempo no lugar de Pereira.
Muricy - Acertou na mosca ao apostar no talento do Boschilla e do Pato. Ainda vai ter que encontrar o ponto de equilíbrio para que não sofra muito, principalmente contra as equipes mais qualificadas do Brasileirão.
Arbitragem - Conta um impedimento mal anulado, mas não foi um erro grotesco ou algo tendencioso.
E no sábado, dia 19 perdemos um ícone da locução esportiva, o Luciano do Valle, da TV Bandeirantes. Ainda que eu não fosse fã da transmissão da Band, (gosto de assistir apenas o pré-jogo, e depois mudo para o PFC), respeito muito um cara que teve 50 anos de carreira e uma visão brilhante como o Luciano.
O Blog deixa as homenagens, e excepcionalmente hoje não teremos a sessão Rapidinhas.
Então até quarta-feira, com o pós-jogo de CRB x São Paulo e #VALEULUCIANO !
Créditos das imagens: Jonne Roriz/Getty Images.
E que jogaço hein? Mesmo sem pré-jogo aqui no Blog, o Tricolor não tomou conhecimento do Botafogo e aplicou sonoros 3 a 0. Eu acompanhei a partida pela TV e vou analisar agora:
Um placar elástico que resume bem o que foi a partida. O Tricolor mostrou superioridade em todos os momentos da partida, e felizmente uso da maior imparcialidade do mundo para dizer isso.
O técnico Muricy Ramalho trouxe o garoto Gabriel Boschilla ao time titular, tirando Osvaldo e mantendo Alexandre Pato. O que muitos temiam (do time ficar desequilibrado, penso para o ataque) não ocorreu por dois motivos: primeiro, o Botafogo do técnico estreante Wagner Mancini - que fez bom trabalho ano passado com o Atlético-PR, entrou com uma estratégia de jogar fechadinho e apostar no contra ataque. Mesmo contando com jogadores como o Jorge Wagner e Wallyson (que foi artilheiro do time da Libertadores desse ano). Essa circunstância já é o bastante para justificar a escolha. A segunda foi a boa semana de treinos onde Muricy pode ajudar o Boschilla a ter papéis táticos durante a partida - inclusive com a cobrança de escanteios e a parte de movimentação, e também de Pato. Esses dois fatores na minha opinião, contribuiram para o time não ficar desequilibrado taticamente falando. Se isso vai dar certo durante o campeonato, só se houver uma sinergia muito boa e um padrão de excelência entre o grupo, mas se Muricy conseguiu em 2007, pode conseguir em 2014... rsrs
A parte defensiva não sofreu praticamente nada no primeiro tempo, que foi de amplo domínio são paulino. O São Paulo pôde tocar a bola, e contou com boas tramas e movimentações de Ganso,Pato, Boschilla e Luis Fabiano. Todo o suporte para o jogo era provido, bem provido por Souza e Maicon e boas subidas de Alvaro Pereira. Douglas um pouco tímido, mas importante.
A coisa começou a degringolar quando em um lançamento para Pato, anulado pela arbitragem, mas em posição legal, tentou encobrir Jeferson, mas se chocou ao dividir com o goleiro que ainda conseguiu evitar que a bola entrasse.
Deu que no momento seguinte, Luís Fabiano aproveitou sobra pela direita e cruzou para Antônio Carlos que no chão dividiu com o goleiro e abriu o placar.
E o interessante foi que, o Botafogo se manteve na proposta fechadinha, e o São Paulo se manteve em cima, pressionando. E numa dessas, Pato serviu de Maestro, num passe em diagonal achou Douglas entrando na área. Ele ainda ajeitou com a perna direita e chutou de esquerda mesmo para marcar.
Um verdadeiro passeio. No segundo tempo, era de se supor que o Botafogo reagiria. E esperado, pois assim o time poderia utilizar da arma do contra ataque, num jogo que seria mais franco e aberto.
E assim o foi.
No começo chegou a assustar, pois o São Paulo começou a errar passes, e o Botafogo a encostar. Mas o Tricolor foi encaixando a saída de bola aos poucos. Luis Fabiano ainda perderia oportunidade cara a cara. Porém em uma ótima triangulação de Pato para Ganso, de Ganso para o Fabuloso e com o gol aberto para o gol. Era o balde de água fria no time carioca (consigo ouvir as lamentações pela cidade Maravilhosa rsrs), que até estava tentando reagir.
Depois foi apenas banho e maria. Pabón e Osvaldo entraram nas vagas de Boschilla e Pato que foram aplaudidos, para utilizar da velocidade nos contra ataques. O colombiano perdeu duas oportunidades frente a frente ao goleiro do Bota.
E assim foi meus amigos. São Paulo 3 x 0 Botafogo. O Tricolor venceu no conjunto, e isso é o que realmente conta para esse time, esse elenco e esse campeonato. Reforços, acredito que cheguem os pontuais, e (espero) ver esse time pronto para a longa temporada.
Outra coisa, hoje Muricy acertou. Colocou o talento para jogar ao invés (de apenas) velocidade. Como o próprio mesmo diz, tem que ser um futebol bem jogado e não corrido.
No meio de semana vamos voltar à Maceió dessa vez para enfrentar o CRB-AL, pela Copa do Brasil. E no próximo final de semana, já tem pedreira: enfrentar o Cruzeiro no Mineirão...
Vamos às atuações dos nossos guerreiros?
Rogério Ceni - Fez lindas defesas no segundo tempo. Operou milagres.
Douglas - Um gol e uma atuação defensiva "OK". Mas tem que tomar cuidado.
Rodrigo Caio - Hoje seguro e nada estabanado.
Antônio Carlos - Uma boa surpresa vindo do Rio de Janeiro, mais precisamente do time em que ele marcou gol hoje. E na zaga jogou sério, gostei.
Alvaro Pereira - Apoiou bem no primeiro tempo, mas no segundo se segurou um pouco. Tô preocupado com essa mascara e se vai precisar mesmo de cirurgia no nariz...
Souza - Esse merece a contratação. Boa atuação no meio campo e fez crescer o futebol do Maicon também.
Maicon - Atuação discreta no bom sentido. Tem que ser assim mesmo, e quem sabe aparecer na frente para tentar chutes. Esse é o terceiro homem de meio campo no qual precisamos, mas jogando assim.
PH Ganso - Se aproximou dos atacantes, criou espaços e comandou o meio campo, mesmo marcado teve a responsabilidade da armação dividida com Pato e Boschilla, o que tirou um peso do time.
Gabriel Boschilla - Pela estréia como titular, mostrou muita personalidade - na qual já havia mostrado em outras oportunidades no Paulistão, e pode ser a jóia tricolor do ano e quem sabe, revelação do campeonato. Que as oportunidades sejam dadas gradativamente e que o mesmo pegue realmente a responsabilidade para que não pereça como Ademílson. Se movimenta, tem visão e talento e por pouco não marcou o seu hoje, exigindo boa defesa de Jeferson.
Alexandre Pato - Continuou sendo voluntarioso, construiu jogadas, ajudou na marcação. Esse foi o cara excrachado do Corinthians? Tá jogando para ser ídolo no SPFC. Tô vendo que Aidar vai precisar enfiar a mão no bolso em 2015...
Luis Fabiano - O Fabuloso segue fazendo gols e sendo presença nesse ataque são paulino. Esse ano ele vai arrebentar!
b- Tentou algumas arrancadas, mas com o time sem encaixar o contra ataque do seu lado.
Pabón - Duas oportunidades jogadas fora. Tudo bem que o jogo tava ganho, mas cadê a técnica e o chute?
Reinaldo - Entrou durante pouco tempo no lugar de Pereira.
Muricy - Acertou na mosca ao apostar no talento do Boschilla e do Pato. Ainda vai ter que encontrar o ponto de equilíbrio para que não sofra muito, principalmente contra as equipes mais qualificadas do Brasileirão.
Arbitragem - Conta um impedimento mal anulado, mas não foi um erro grotesco ou algo tendencioso.
E no sábado, dia 19 perdemos um ícone da locução esportiva, o Luciano do Valle, da TV Bandeirantes. Ainda que eu não fosse fã da transmissão da Band, (gosto de assistir apenas o pré-jogo, e depois mudo para o PFC), respeito muito um cara que teve 50 anos de carreira e uma visão brilhante como o Luciano.
O Blog deixa as homenagens, e excepcionalmente hoje não teremos a sessão Rapidinhas.
Então até quarta-feira, com o pós-jogo de CRB x São Paulo e #VALEULUCIANO !
Créditos das imagens: Jonne Roriz/Getty Images.
quinta-feira, 17 de abril de 2014
Fim da Era Juvenal Juvêncio. Início da era Carlos Miguel Aidar.
Bem amigos do Blog, vim fazer um rápido comentário sobre o processo político do São Paulo.
Nesse dia 16 de abril, terminou o mandato de Juvenal Juvêncio que passa o bastão tricolor a Carlos Miguel Aidar. Aidar já foi presidente do São Paulo Futebol Clube entre 1984 e 1988 por dois mandatos. Seus títulos foram o Paulistão de 1987 e o bicampeonato Brasileiro de 1986.
O Blog está se isentando de opinar sobre a candidatura e sobre o processo. Muito estranho após uma boa briga de bastidores, o novo presidente do São Paulo se eleger como candidato único com 133 votos e 4 em brancos. Ninguém da "oposição" compareceu para novamente votar a Cobertura do Morumbi. Agora vai ser na base do bumba-meu-boi.
Continuem ligados em "O São Paulino" e Presidente: HONRA NOSSO MANTO!
Nesse dia 16 de abril, terminou o mandato de Juvenal Juvêncio que passa o bastão tricolor a Carlos Miguel Aidar. Aidar já foi presidente do São Paulo Futebol Clube entre 1984 e 1988 por dois mandatos. Seus títulos foram o Paulistão de 1987 e o bicampeonato Brasileiro de 1986.
O Blog está se isentando de opinar sobre a candidatura e sobre o processo. Muito estranho após uma boa briga de bastidores, o novo presidente do São Paulo se eleger como candidato único com 133 votos e 4 em brancos. Ninguém da "oposição" compareceu para novamente votar a Cobertura do Morumbi. Agora vai ser na base do bumba-meu-boi.
Continuem ligados em "O São Paulino" e Presidente: HONRA NOSSO MANTO!
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Ituano Campeão Paulista - Show do Interior, Lição de Futebol
Técnico do Ituano, Doriva tomando um banho na coletiva de imprensa. |
Bem amigos do Blog. É uma das únicas vezes que comento sobre um outro time sem ser o Tricolor, mas merece.
Com muitos méritos, o Ituano Futebol Clube, da cidade de Itú-SP, se sagrou campeão paulista, pela segunda vez em sua história, ao vencer o Santos, nos pênaltis, por 7 a 6. A outra havia sido em 2002, porém essa edição não contou com a participação dos grandes do Estado (Corinthians, Guarani, Palmeiras, Paulista - Etti Jundiaí, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano e São Paulo), devido os mesmos estarem disputando o Torneio Rio-São Paulo. Depois foram todos para o Super Campeonato Paulista, onde a final foi disputada entre o mesmo Ituano e o Tricolor, com nosso Tricolor vencendo e se sagrando Supercampeão Paulista.
Com uma boa gestão introduzida em 2009, quando Juninho Paulista assumiu cargo como gestor do clube - depois atuando como diretor de futebol, terminou a reforma do estádio Novelli Jr. e a partir de 2012, trouxe contratações cirúrgicas, geralmente com jogadores "esquecidos" pelos clubes grandes. Em 2013, lutou contra o rebaixamento, mas esteve almejando vaga na série D do Brasileirão. A temporada de 2014 se iniciou, ainda em dezembro de 2013, com as primeiras contratações do "Galo de Itú". Todas as apostas se voltam para Marcinho, meia revelado no rival Paulista e com passagens marcantes por dois dos maiores clubes de São Paulo, Corinthians e Palmeiras. Marcinho também se destacou de forma convincente no São Caetano. Outra peça importante anunciada foi o meia Cristian, que volta ao clube dez anos depois. Cristian fez parte do brilhante grupo do Ituano que por detalhes não conquistou um acesso para a série A do Brasileirão em 2004. Cristian também defendeu clubes como Palmeiras, Paraná e Coritiba em sua carreira.
Em um grupo que contava com Corinthians, Botafogo de Ribeirão Preto, Audax e XV de Piracicaba, se classificou em uma partida polêmica - uma vitória sobre o São Paulo em pleno Morumbi, num dia de chuva intensa. Provável jogo entregue, segundo os corintianos, pois o São Paulo classificado e que havia ganho o clássico Majestoso (fiz um comentário pequeno dessa partida no post Volta Épica do Blog - parte 4), naturalmente não ofereceria forças contra o Ituano, principalmente numa partida tomada pela chuva intensa em São Paulo. Porém o time do Pq. São Jorge nada poderia reclamar, pois se quer poderia entrar na briga, ao empatar em 0 a 0 com a Penapolense, em Penápolis.
O legal foi que o Ituano foi campeão com 35 pontos na classificação geral, 10 a menos que o Santos.
Uma lição disso poderemos levar: não importa o trabalho realizado (o que é irritante e insistentemente dito pelos profissionais dos grandes clubes) se o time apresentar resultados negativos na hora errada. Vimos pela grande campanha de altos e baixos... que com futebol vistoso em tempo certo do certame, os sagraram Campeões.
O Blog "O São Paulino" parabeniza o Ituano Futebol Clube por essa vitória, que mais uma vez aplica a lição: não tem mais bobo no futebol. Tem apenas clubes menos estruturados e com maior vontade esportiva.
Continuem ligados em "O São Paulino". Nesse final de semana, começa o Campeonato Brasileiro!!
quinta-feira, 10 de abril de 2014
OPINIÃO: São Paulo 3x0 CSA-AL
Bem amigos do Blog "O São Paulino"!
Numa rodada cheia de futebol, o São Paulo saiu como um dos vitoriosos e esse "tempo" entre a eliminação do Paulista e essa partida mostrou que o elenco deu uma resposta rápida ao baque da temporada.
Com todo respeito ao CSA, mas hoje não era dia de zebra. O time, inicialmente, manteve a mesma postura que se espera dos times menos expressivos: retranca e contra-ataque.
O Tricolor iniciou a partida com força máxima e do jeito que lhes disse: Ceni, Douglas, Caio, A. Carlos, Pereira, Souza, Maicon, Ganso, Pato, Osvaldo e Luís Fabiano. Como lhes disse também, Ganso deixou de ser o meia esquerda e passou a jogar pelo lado direito do campo, com Pato flutuando entre a faixa central e esquerda além de encostar em Luís Fabiano.
O time ganhou não só em talento, mas ganhou uma arma importante: a aproximação dos médios na referência LF. Os Anatidae (uma família de aves que inclui patos, cisnes e gansos no reino animal) do Tricolor foram a peça chave no primeiro tempo. Deram dinâmica ao se movimentar bem, abrindo espaços, procurando os companheiros, flutuando na forte, porém não eficiente, marcação adversária. Numa dessas, Maicon avançou e achou Pato flutuando num passe lindo, para o toque do camisa 11 para o gol.
Finalmente, o São Paulo furou a retranca!
Muricy bravo com o time... |
Isso perigosamente os trouxe perto da meta de Rogério Ceni. Em um dos lances, Souza desarmou o chute do jogador do CSA dentro da pequena área, depois do Álvaro Pereira tomar um lindo drible dentro da grande área.
Por sorte, ou incompetência dos adversários, o placar não mudou para o segundo tempo. Realmente essas oscilações tricolores, nos deixam muito preocupados. Não que seja possível jogar a partida inteira fazendo pressão nos adversários, isso é impossível, mas falta ao SPFC, um plano B. Um jeito de se armar para evitar a reação adversária.
Um outro exemplo: acho o posicionamento do Ganso e do Pato sensacional, mas o do Osvaldo não. O camisa 17 simplesmente não consegue usar as suas características principais. Não sei se é uma deficiência do próprio jogador ou se realmente falta esse plano. Sem a bola, eu acho que ele - volta muito, prejudicando uma saída rápida do time - Ganso não corre, faz a bola correr. Luís Fabiano também não é velocista...
No segundo tempo, a atitude da equipe foi corrigida pelo técnico. O Tricolor passou a dominar novamente as ações e, sem sustos, voltou a tocar bem a bola. Aos 4', uma linda triangulação deixou Luis Fabiano em condições, mas o chute saiu fraco permitindo uma defesa do goleiro Pantera. Álvaro Pereira passou a apoiar mais, e até na área chegou. Pato também perdeu uma grande chance, praticamente na pequena área, por pouco não ampliando após um cruzamento de Osvaldo. Mas o Tricolor chegou ao segundo gol, num levantamento na área numa cobrança de falta de Pato para Luís Fabiano, na marca do pênalti. A bola desviou no defensor, matando o goleiro adversário e acabando com qualquer chance de reação adversária.
A jogada do terceiro gol, com a partida liquidada, veio no cruzamento do Pereira, para o Fabuloso cabecear e contar com a ajuda do goleiro que não segurou a bola e a mesma morreu no fundo do gol. Luís Fabiano 189 gols. Vamos falar muito disso ainda.
Vamos ver as opiniões sobre os jogadores?
Rogério Ceni - Quando exigido, fez boas defesas, mas isso foi raro.
Douglas - Se esforçou e continua naquela limitação. Tudo bem que não comprometeu. Alguns erros de passes quando foi à frente.
Rodrigo Caio - Em momentos é estabanado, em outros muito seguro. Mas, hoje, não foi exigido.
Antônio Carlos - Jogou tranquilo, e teve um pouco de trabalho quando o CSA veio no final do primeiro tempo, pois precisou jogar nas costas do Alvaro.
Alvaro Pereira - Partidaça na frente. Apoiou muito bem, só precisando soltar um pouco a bola mais rápido em alguns momentos.
Souza - Completo e mostra o quanto fez falta nas finais do Paulista. Só falta arriscar para o gol com mais consciência.
Maicon - Uma bela assistência e mostrou presença no meio campo - na maior parte do jogo. O problema é quando tiver a menor parte do jogo...
Ganso - Uma bela partida do camisa 10, mostrando movimentação e dando certa dinâmica na partida. Se for assim, mesmo que não dê o passe decisivo ou não faça um gol, será peça importante, pois quando anulado o time perde muito. Mas para isso foi colocado o Pato, fazendo os times pensarem. Ele pela direita jogou muito bem, e cumpriu as funções táticas.
Pato - O melhor do jogo. Um primeiro tempo primoroso, buscando jogo, partindo pra cima, soltando rápido a bola, e flutuando - como deve ser, chegou ao seu primeiro de muitos gols pelo Tricolor. Bom, bom, bom negócio.com !!
Osvaldo - Destoou um pouco do restante do time. Ficou jogando fora de suas características, e quando teve chances de por exemplo, chutar a gol, foi tímido. Não comprometeu, mas precisa fazer algo de diferente, precisa de ousadia e alegria.
Luis Fabiano - Com aproximação dos outros é quase certo que o Luis jogue melhor, e hoje essa regra se aplicou. Saudamos o terceiro maior artilheiro do clube!
Wellington - Pouco tempo, mas mostrou o vigor de sempre.
Boschilla - Entrou por pouco tempo, e mostrou seu talento - falta-lhe mais cancha (mais oportunidades).
Pabón - Continua um tanto quanto afobado, mas.. se tiver em boa fase, pode deixar o Osvaldo no banco.
Técnico - Arrumou um problemão: como colocar Ganso e Pato para jogar. Agora é instaurar um padrão de jogo, tudo isso para o Campeonato Brasileiro, que tá logo aí.
Arbitragem - Foi tranquilo, não houve nada que os comprometesse. Agiu bem ao não marcar pênalti aos 44 do primeiro tempo.
Galerinha, valeu pela leitura, e continuem ligados em "O São Paulino".
Atlético de Madrid passa o Barcelona - E ontem, pela Champions League, o time do Atlético de Madrid - dos brasileiros Diego (ex-Santos) e Miranda (ex-Tricolor) passou pelo Barcelona de Neymar e Messi. Partidaça deles, que jogaram muito. Mostra que o futebol é feito de 11 guerreiros em campo.
Luís Fabiano 189 - Com os dois gols nessa partida, Luís Fabiano com 189 gols é o terceiro maior artilheiro do clube. Atrás apenas de Serginho Chulapa com 242 e Gino Orlando com 233. Se ele tiver mais uma temporada além de 2014/2015, poderá passar pelo menos Gino Orlando. E o Tricolor quitou o parcelamento feito para tirá-lo do Sevilla em 2011 essa semana.
Três brasileiros fora da Libertadores - Atlético-PR, Flamengo e Botafogo foram embora do certame continental. Erros comuns: falta de planejamento, falta de raça e não vencer em casa. Os mesmos erros do Tricolor ano passado. Fica a lição para nós, se chegarmos lá em 2015.
quarta-feira, 9 de abril de 2014
PRÉ-JOGO: São Paulo x CSA-AL
Bem amigos do Blog.
Hoje sai um PRÉ-JOGO da partida da Copa do Brasil 2014, entre São Paulo e CSA de Alagoas, no Morumbi.
Sem muitas delongas, podemos dizer que realmente, Alexandre Pato estreará no Tricolor. Apesar de jogar a partida de ida em Alagoas, o camisa 11 faz derradeiramente a apresentação, em frente a sua torcida. Mas isso não faz muito sentido, tendo em vista que o São Paulo Futebol Clube, é um clube nacional, mesmo levando o nome do estado de São Paulo.
Nos últimos dias, Muricy Ramalho, testou uma formação com Pato, Ganso, Osvaldo e Luis Fabiano. Nesse caso, Pato jogaria na faixa central do ataque e Ganso um pouco mais deslocado para a direita.
Achei uma boa sacada e iremos ver como vai se comportar durante o jogo oficial. Falo porque há vantagens nisso: Luis Fabiano terá alguém de fato se aproximando dele - isso deu para perceber na partida de ida. Então as tabelas rápidas passam a ser uma arma também - uma boa arma para times retrancados.
Ganso deslocado para a direita, facilita o chute, já que ele é canhoto. Mas terá que cumprir funções táticas impostas por Muricy.
Bem, então imaginamos o time para o confronto dessa quarta:
Rogério Ceni, Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Álvaro Pereira; Souza, Maicon, Ganso, Alexandre Pato, Osvaldo e Luís Fabiano.
Como suplentes vimos Boschilla, Luís Ricardo, Lucas Evangelista ou ainda Pabón. Confira a lista completa no site do São Paulo FC.
Serviço:
São Paulo Futebol Clube x Centro Sportivo Alagoano (CSA)
quarta-feira, 09/04/2014, 22h00
Estádio do Morumbi, São Paulo,SP
Transmissão:
Globo SP
Band SP
PFC
Ingressos:
http://www.saopaulofc.net/equipe/temporada/copa-do-brasil-2014/sao-paulo-x-csa/
Venderá até o início da partida.
É isso aí! Continuem ligados em "O São Paulino"!!!
E muito obrigado pela leitura!
Hoje sai um PRÉ-JOGO da partida da Copa do Brasil 2014, entre São Paulo e CSA de Alagoas, no Morumbi.
Sem muitas delongas, podemos dizer que realmente, Alexandre Pato estreará no Tricolor. Apesar de jogar a partida de ida em Alagoas, o camisa 11 faz derradeiramente a apresentação, em frente a sua torcida. Mas isso não faz muito sentido, tendo em vista que o São Paulo Futebol Clube, é um clube nacional, mesmo levando o nome do estado de São Paulo.
Nos últimos dias, Muricy Ramalho, testou uma formação com Pato, Ganso, Osvaldo e Luis Fabiano. Nesse caso, Pato jogaria na faixa central do ataque e Ganso um pouco mais deslocado para a direita.
Achei uma boa sacada e iremos ver como vai se comportar durante o jogo oficial. Falo porque há vantagens nisso: Luis Fabiano terá alguém de fato se aproximando dele - isso deu para perceber na partida de ida. Então as tabelas rápidas passam a ser uma arma também - uma boa arma para times retrancados.
Ganso deslocado para a direita, facilita o chute, já que ele é canhoto. Mas terá que cumprir funções táticas impostas por Muricy.
Bem, então imaginamos o time para o confronto dessa quarta:
Rogério Ceni, Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Álvaro Pereira; Souza, Maicon, Ganso, Alexandre Pato, Osvaldo e Luís Fabiano.
Como suplentes vimos Boschilla, Luís Ricardo, Lucas Evangelista ou ainda Pabón. Confira a lista completa no site do São Paulo FC.
Serviço:
São Paulo Futebol Clube x Centro Sportivo Alagoano (CSA)
quarta-feira, 09/04/2014, 22h00
Estádio do Morumbi, São Paulo,SP
Transmissão:
Globo SP
Band SP
PFC
Ingressos:
http://www.saopaulofc.net/equipe/temporada/copa-do-brasil-2014/sao-paulo-x-csa/
Venderá até o início da partida.
É isso aí! Continuem ligados em "O São Paulino"!!!
E muito obrigado pela leitura!
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Vem aí novo "NOMES PARA NÃO ESQUECER"
Bem amigos do Blog.
Está no forno mais uma matéria da série NOMES PARA NÃO ESQUECER.
Está em segredo de Estado o homenageado jogador, só posso dizer que ele é vivo hoje em dia!
Tentem adivinhar aí nos comentários, e enquanto isso, leiam as matérias mais antigas dessa série!
Pablo Forlán
Kaká
Rogério Ceni - parte 1 - parte 2 - jogo 1000 - parte 3
Está no forno mais uma matéria da série NOMES PARA NÃO ESQUECER.
Está em segredo de Estado o homenageado jogador, só posso dizer que ele é vivo hoje em dia!
Tentem adivinhar aí nos comentários, e enquanto isso, leiam as matérias mais antigas dessa série!
Pablo Forlán
Kaká
Rogério Ceni - parte 1 - parte 2 - jogo 1000 - parte 3
terça-feira, 1 de abril de 2014
Texto 300. Tem Copa do Brasil, tem Brasileirão, tem Copa do Mundo. E agora espartanos?
Bem amigos do Blog!
Chegamos ao post de número 300 por aqui. Quase três anos - dentre algumas paradas, de opinião, informação e interação na internet.
Mas o momento não é de alegria nos ares do Morumbi. Com a recente eliminação do Campeonato Paulista, vexatória na verdade, não nos basta apenas assistir as finais, e sim vislumbrar o que vem por aí...
Copa do Brasil 2014 - Temos mais duas fases para chegarmos às oitavas de final (fase em que os times da Libertadores chegam pra jogar e deixam o torneio mais forte). Provavelmente, serão jogos tranquilos, com adversários como CRB, Lajeadense, Rondonópolis, Plácido de Carvalho, Bragantino ou ainda o Figueirense. É importante matar as partidas ainda no primeiro jogo para não corrermos riscos, mas fica a dúvida. Conseguirá Muricy animar o time depois de tudo que aconteceu para tal?
Campeonato Brasileiro 2014 - Com início em 19/04 contra o Botafogo, e final em dezembro contra o Sport e com a pausa de 1 mês e meio para a Copa do Mundo 2014 entre as rodadas 9 e 10, o nosso time irá para o Brasileirão praticamente do jeito que está (com exceção da entrada de Alexandre Pato no time).
É importante o time se ajustar, e rápido e conseguir acumular gordura nessa etapa inicial de 9 rodadas. Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Atlético-PR provavelmente ainda estarão disputando a Libertadores e os enfrentaremos nessas primeiras rodadas. Abre um precedente para o Tricolor arrecadar alguns pontos, principalmente nas equipes mais concentradas para o certame continental.
Se conseguir ganhar de todos esses adversários, dará um salto na corrida do Brasileirão. Só não pode perder o gás após a parada para a Copa e repetir 2010 e 2013. Não sou a favor de intertemporada fraquinha não, é com jogo treino toda semana, nem que seja contra os rivais paulistas!
Elenco - Hoje, não podemos dizer que o Tricolor poderia se reforçar, porque o mercado está parado até depois da Copa. É a chance dos que estão no elenco, começarem a mostrar serviço.
Sou totalmente a favor da entrada de Alexandre Pato, provavelmente no lugar de Pabón, que passou a não mostrar serviço. Pato jogará na posição dele?
Meu SPFC ideal: Ceni, Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos, A. Pereira, Souza, Maicon, PH Ganso, Pato, Osvaldo e Luís Fabiano.
Continuem ligados em "O São Paulino" e seus outros 300 textos. E obrigado pela leitura!
Começando o "Rapidinhas"...
#2012feelings - O técnico Muricy Ramalho, já declarou o seu interesse nas voltas de Rafael Tolói, emprestado, e o Bruno Cortez, que foi também emprestado mas retornou, não para o clube.
Essas são as armas Tricolores para o segundo semestre.
Wesley na pauta - O meia que fez sucesso no Santos e um certo sucesso no Palmeiras, está na lista de negociação tricolor, até contrariando as expectativas - do meu texto acima. Na verdade, houve um interesse tricolor sobre o atleta, que está no Palmeiras, mas ainda discute a renovação contratual. É um cara para jogar ao lado de PH Ganso, mas pelas suas características, poderá dividir a criatividade no meio.
Minha opinião: para acomodar uma entrada de mais um meia ofensivo, é preciso que as laterais funcionem como um reloginho ou o mesmo atue com funções defensivas nas laterais. Caso contrário acho muito complicado, em meio ao esquema e as características de nosso elenco.
Porque essas peripécias? - Acho que o medo da direção tricolor é que o colombiano Pabón não dê certo. Ele já perdeu o seu lugar no time titular para o Pato, e acho que vai ter que mostrar serviço de hoje em diante.
Uma derrota explica tudo - Como alguns boleiros dizem, uma derrota não pode acabar com um trabalho - feito dia-a-dia. Concordo.
Mas uma derrota em dias decisivos nos quais a equipe devia estar preparada, abala qualquer estrutura, não acha?
quinta-feira, 27 de março de 2014
OPINIÃO: São Paulo 0 (4) x (5) 0 Penapolense
Bem amigos do Blog!
Como havia dito, o blogueiro não conseguiu assistir o jogo na íntegra, devido falha na TV, na internet na sua casa, e como não resido em São Paulo, a TV aberta preferencialmente não transmite partidas de times de outros estados.
Mas alguns de vocês que acompanharam a partida estão pensando: "Que sorte a sua Leandro!". Eu sei. Do ponto de vista do resultado, foi uma horripilante partida. Do ponto de vista esportivo, não.
Conforme havia previsto no PRÉ-JOGO desta partida, seria um jogo no qual o Tricolor tem muitas dificuldades. Lidar com times que se fecham muito bem com proposta de contra-ataque.
Nesse caso só tem dois caminhos: 1) ter a aproximação do homem surpresa; 2) jogar com mais um meia ofensivo.
Então sugeri que Maicon fosse esse cara que se aproximasse mais. Nessa partida, não adianta ter dois pontas, já que o Tricolor teve o seu campo de ataque para jogar, ou seja, a velocidade não influencia tanto.
O ideal era ter caras que tratam bem da bola, com criatividade para furar esse bloqueio imposto. O único com essa função ali da parte ofensiva do time é PH Ganso, que foi bem marcado. Tudo bem, o bom jogador tem que se desvencilhar da marcação - concordo. Mas quando a proposta de marcação individual é bem executada, fica mais difícil para o craque jogar.
Querem um exemplo disso? Proponho a volta ao ano de 2011. São Januário, Rio de Janeiro. O Tricolor inicia o campeonato Brasileiro meio desconfiado em meio às eliminações na Copa do Brasil e Paulistão. O jogo é contra o Fluminense, que era o atual campeão brasileiro. O técnico Paulo César Carpegiani escalou o meio com Wellington, em boa fase, para marcação individual no meio campista Dario Conca. Resultado: o time carioca não teve tanta criatividade e o Tricolor aproveitou as poucas chances que teve para abrir o placar e depois ampliar e fazer 2 a 0.
Que lição tomamos disso? É preciso ter MEIO CAMPO. O correto, quando nosso meia criativo sucumbe a uma boa marcação, é colocar outro meio campista para ajuda-lo, seja um volante que tenha boa saída de bola ou colocando um meio armador ou meia atacante.
Acho que foi isso que faltou ao Tricolor nessas quartas de final. Um meio campo criativo e ao mesmo tempo combativo. Não adianta colocar pontas de lança para esse serviço, pois os caras não tem criatividade, e qualidade no passe....
E na cobrança de pênaltis, vamos e convenhamos, zagueiro tem que bater forte e no meio. Quartas de final não é lugar de criancice e ingenuidade.
Agora, não adianta chorar pelo leite derramado. É esfriar a cabeça, né Srs. Maicon e Fabrício? , e se concentrar para o jogo de quarta-feira dia 09 de abril, contra o CSA-AL, na segunda mão da Copa do Brasil e o ínicio do Campeonato Brasileiro.
E agora sabemos que o caminho da glória adversária passa por uma defesa fechadinha e o time jogando no contra-ataque. É preciso mais atenção!
Mas vamos falar de coisa boa?
Homenagem ao Galinho de Ouro (Justa) - Éder Jofre recebe uma homenagem no salão nobre do Morumbi, pelos seus 78 anos de vida. Para quem não sabe, ele foi boxeador, lutou pelas cores tricolores e foi campeão mundial nas categorias peso galo e peso pena. Um dos mais boxeadores brasileiros, se juntando a uma lista que contém Arcelino "Popó" Freitas e "Maguilla".
Vale lembrar que Popó lutou pelo São Paulo.
Se aproxima o fim da era JJ - Com a eliminação em frente ao Penapolense, Juvenal Juvêncio, terá apenas mais um jogo pela frente como presidente do São Paulo Futebol Clube. Seus maiores legados foram o tricampeonato brasileiro e a ótima estrutura do CFA de Cotia. Mas, deixou impactos negativos em sua terceira, última e controversa administração. Centralização de poder, péssimas declarações, briga política dentro e fora do clube, erros e mais erros de planejamento.
Chegou a hora da inovação. E faz tempo que o mundo do futebol brasileiro não se volta para uma transição política dentro de um clube. Nem nos nossos vizinhos, nem nos grandes clubes dos país, é tão notória a transição de poder.
E até a Copa do Mundo, o mercado se fará praticamente inoperante. É bom os clubes procurarem agora para o segundo semestre...
Como havia dito, o blogueiro não conseguiu assistir o jogo na íntegra, devido falha na TV, na internet na sua casa, e como não resido em São Paulo, a TV aberta preferencialmente não transmite partidas de times de outros estados.
Mas alguns de vocês que acompanharam a partida estão pensando: "Que sorte a sua Leandro!". Eu sei. Do ponto de vista do resultado, foi uma horripilante partida. Do ponto de vista esportivo, não.
Conforme havia previsto no PRÉ-JOGO desta partida, seria um jogo no qual o Tricolor tem muitas dificuldades. Lidar com times que se fecham muito bem com proposta de contra-ataque.
Nesse caso só tem dois caminhos: 1) ter a aproximação do homem surpresa; 2) jogar com mais um meia ofensivo.
Então sugeri que Maicon fosse esse cara que se aproximasse mais. Nessa partida, não adianta ter dois pontas, já que o Tricolor teve o seu campo de ataque para jogar, ou seja, a velocidade não influencia tanto.
O ideal era ter caras que tratam bem da bola, com criatividade para furar esse bloqueio imposto. O único com essa função ali da parte ofensiva do time é PH Ganso, que foi bem marcado. Tudo bem, o bom jogador tem que se desvencilhar da marcação - concordo. Mas quando a proposta de marcação individual é bem executada, fica mais difícil para o craque jogar.
Querem um exemplo disso? Proponho a volta ao ano de 2011. São Januário, Rio de Janeiro. O Tricolor inicia o campeonato Brasileiro meio desconfiado em meio às eliminações na Copa do Brasil e Paulistão. O jogo é contra o Fluminense, que era o atual campeão brasileiro. O técnico Paulo César Carpegiani escalou o meio com Wellington, em boa fase, para marcação individual no meio campista Dario Conca. Resultado: o time carioca não teve tanta criatividade e o Tricolor aproveitou as poucas chances que teve para abrir o placar e depois ampliar e fazer 2 a 0.
Que lição tomamos disso? É preciso ter MEIO CAMPO. O correto, quando nosso meia criativo sucumbe a uma boa marcação, é colocar outro meio campista para ajuda-lo, seja um volante que tenha boa saída de bola ou colocando um meio armador ou meia atacante.
Acho que foi isso que faltou ao Tricolor nessas quartas de final. Um meio campo criativo e ao mesmo tempo combativo. Não adianta colocar pontas de lança para esse serviço, pois os caras não tem criatividade, e qualidade no passe....
E na cobrança de pênaltis, vamos e convenhamos, zagueiro tem que bater forte e no meio. Quartas de final não é lugar de criancice e ingenuidade.
Agora, não adianta chorar pelo leite derramado. É esfriar a cabeça, né Srs. Maicon e Fabrício? , e se concentrar para o jogo de quarta-feira dia 09 de abril, contra o CSA-AL, na segunda mão da Copa do Brasil e o ínicio do Campeonato Brasileiro.
E agora sabemos que o caminho da glória adversária passa por uma defesa fechadinha e o time jogando no contra-ataque. É preciso mais atenção!
Mas vamos falar de coisa boa?
Homenagem ao Galinho de Ouro (Justa) - Éder Jofre recebe uma homenagem no salão nobre do Morumbi, pelos seus 78 anos de vida. Para quem não sabe, ele foi boxeador, lutou pelas cores tricolores e foi campeão mundial nas categorias peso galo e peso pena. Um dos mais boxeadores brasileiros, se juntando a uma lista que contém Arcelino "Popó" Freitas e "Maguilla".
Vale lembrar que Popó lutou pelo São Paulo.
Se aproxima o fim da era JJ - Com a eliminação em frente ao Penapolense, Juvenal Juvêncio, terá apenas mais um jogo pela frente como presidente do São Paulo Futebol Clube. Seus maiores legados foram o tricampeonato brasileiro e a ótima estrutura do CFA de Cotia. Mas, deixou impactos negativos em sua terceira, última e controversa administração. Centralização de poder, péssimas declarações, briga política dentro e fora do clube, erros e mais erros de planejamento.
Chegou a hora da inovação. E faz tempo que o mundo do futebol brasileiro não se volta para uma transição política dentro de um clube. Nem nos nossos vizinhos, nem nos grandes clubes dos país, é tão notória a transição de poder.
E até a Copa do Mundo, o mercado se fará praticamente inoperante. É bom os clubes procurarem agora para o segundo semestre...
quarta-feira, 26 de março de 2014
PRÉ-JOGO: São Paulo x Penapolense
E volta o nosso PRÉ-JOGO no Blog, o primeiro em definitivo. Para quem não se lembra ou não sabe, é a sessão onde falo da provável escalação e tento dar alguns pitacos numa análise tática dos adversários.
Falarei do Campeonato Paulista 2014, que chega a fase decisiva, as quartas de finais. Que pelo estranho regulamento, os dois melhores colocados de cada grupo se enfrentam em jogo único na casa do primeiro colocado. Quem vencer vai às semi. Se houver empate, disputa de penaltis.
É importante lembrar que nessa fase, os pontos continuam a ser disputados como forma de "critério" nas outras fases. Explico agora isso. Na próxima fase, as semi finais, o mapa não está definido. Haverá o seguinte cruzamento: 1ª melhor campanha x 4ª melhor campanha, e no outro jogo 2ª melhor x 3ª, mesmo somados os pontos das quartas.
O Tricolor passou como a 4ª melhor campanha geral, e apenas contaria com vantagens nas fases seguintes se os rivais da frente fossem eliminados. Então pega a Penapolense no Morumbi, e pode pegar Palmeiras no Pacaembú ou Santos na Vila, em jogo único na semi - caso todos passem... E ainda disputar o título na casa do adversário, caso passe para a final.
Mas vamos um passo de cada vez! Agora é pensar na Penapolense.
Quem vem pro jogo?
Após o descanso de domingo, os titulares voltam a campo. Até o fechamento deste post, não havia a informação de desfalques com exceção de Souza, lesionado na partida contra o Corinthians. Então, provavelmente o time será o seguinte:
Rogério Ceni, Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos, Álvaro Pereira; Wellington, Maicon e PH Ganso; Dorlán Pabón, Osvaldo e Luís Fabiano.
O que fica na cabeça é: quem serão os suplentes imediatos dos jogadores em campo? Ademílson tem vaga garantida, mas quem segurará o rojão do meio campo Tricolor: Cañete, Boschilla ou Lucas Evangelista? Dúvidas que só Deus e Muricy sabem responder...
Outro assunto que gostaria de comentar são as recentes evoluções de Douglas e Osvaldo. Embora de fato tenha ocorrido, no caso do Douglas, não vejo como uma maravilha não. Fez partidas apenas regulares durante a temporada e foi bem aplicado no clássico contra o Corinthians, onde teve um lampejo de gênio ao aplicar um drible desconcertante em dois marcadores e tocar para Pabón. Já no caso do camisa 17, vejo uma pequena evolução na temporada, onde o cara pôde colocar sua cabeça no lugar.
Mais uma: venho comentando no meu facebook e no meu twitter que o Dorlán Pabón tem sido o cara que Jadson não foi no ano passado com a acensão de Ganso. Isso é verdade. Embora seja atacante e bom finalizador, tem papel tático muito bom, cobrindo o corredor direito, deixando o lateral e os volantes um pouco mais à vontade. Volta para buscar a bola e pode jogar um pouco mais recuado ou mais aberto conforme for o caso. É extremamente dinâmico, e o Luís Fabiano agradece, pois já fez 3 gols na temporada com assistências do colombiano.
O que esperar da partida?
O Tricolor vai para um jogo no qual tem dificuldades. Vai encarar o ferrolho de Penápolis.
O bom trabalho do técnico Narciso à frente do clube do interior do estado, vai paralelamente a aplicação defensiva do time e uma veloz transição para o ataque. Isso "quase" derrubou Palmeiras e Corinthians, mas derrubou o Santos, que foi em Penápolis e perdeu de 4 a 1.
Conta com um bom goleiro, e três volantes à frente da linha de quatro zagueiros. Embora nenhum destaque, serão no mínimo 7 homens atrás da linha da bola, sem contar os que voltam...
Existem muitas maneiras de jogar, mas até onde eu vi, o clube deles tem dificuldades nas bolas aéreas. Outra coisa, que me pareceu importante é chegar com mais homens à frente. Maicon pode ser esse cara!
Serviço:
São Paulo Futebol Clube x Clube Atlético Penapolense
Estádio do Morumbi, São Paulo / SP
26/03/2014 as 22h00.
Veja a página de informações de ingressos, clicando aqui.
Transmissão:
Globo SP
Band SP
PFC
Esperamos um belo jogo!
Continuem ligados em "O São Paulino" e na sessão Rapidinhas, que começa agora!
Caso Breno - Como já deve ser do conhecimento de vocês, o zagueiro Breno que foi campeão em 2007 com o Tricolor, prata da casa, que foi vendido lá para o Bayern de Munique, e foi julgado e condenado à prisão por ter colocado fogo em sua própria casa, está no regime semi aberto, e provavelmente deverá ser liberado entre abril e julho desse ano.
E o zagueiro, já tem contrato com o Tricolor encaminhado, onde deverá voltar após sua soltura.
Logicamente, não há garantias que ele continue sendo o mesmo Breno de antes, e todo cuidado é pouco. Esperamos e torcemos para que o mesmo dê a volta por cima em sua vida e na sua carreira. Ele tem 24 anos ainda e tem boas perspectivas.
Tem uma boa matéria, no Globoesporte.com que vocês podem conferir clicando aqui.
Mano Menezes ainda desfilando abobrinhas - E o técnico corintiano, eliminado, continua sem ter o que fazer e voltou a comentar a insinuação de entrega que ele mesmo fez e comparou com a fatídica 'suposta entrega corintiana ao Flamengo' em 2009. Merece algum comentário? Acho melhor nossos patrocinadores enviarem um televisor da STI lá para o CT Joaquim Grava...
Lúcio admite falha - Na ESPN, o ex-zagueiro do SP Lúcio, agora no Palmeiras, admitiu que foi sua irresponsabilidade a expulsão no jogo contra o Atlético-MG, pelas oitavas de final da Libertadores do ano passado.
Logicamente, não foi apenas sua culpa o mal resultado, e sim do time que deveria ter se segurado ou ter ampliado quando teve a oportunidade. Ademílson até hoje nunca se retratou... Quer ver minha opinião sobre essa partida? Clique aqui.
Veja a declaração dele aqui.
terça-feira, 25 de março de 2014
Volta épica do Blog - parte 4 e última
Bem amigos do Blog "O São Paulino"!
Chegamos ao final da nossa série de posts "Volta épica do Blog". Mas creio que todos ficaram contentes em relembrar como foi o ano passado e o que nos espera pro presente.
Comecei com uma imagem épica, para uma volta épica. O gol de PH Ganso contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista 2014. Gol não, golaço. Ele recebeu a camisa 10 Tricolor, já que Jadson foi negociado, e arriscou de fora de área e venceu o goleiro Cássio. A bola entrou no ângulo esquerdo. Uma pintura...
Esse jogo acabou 3x2 para o São Paulo, numa partida eletrizante que contou com dois gols contra do zagueiro Antônio Carlos e a virada Tricolor com Luis Fabiano, e Rodrigo Caio definindo de cabeça.
Até agora uma das melhores atuações do São Paulo, que calou o Pacaembú.
Mas nem tudo eram flores... - Sim, o São Paulo jogou mal os clássicos nesse ano, onde não havia conseguido vencer os rivais mais fortes como Palmeiras (perdemos 2 a 0, no Pacaembú) e Santos (empatamos por 0 a 0, no Morumbi). Fora isso, voltamos a perder da Ponte (2 a 1, no Moisés Lucarelli). Só o Corinthians nos salvou...
Mas eles não se salvaram e ainda esperaram que NÓS os salvassem - Após a derrota no Clássico, precisavam que nós vencêssemos o Ituano para eles continuarem na briga para se classificar. Fato que não ocorreu, e teve uma certa polêmica. Levantam-se suspeitas que o São Paulo entregou a partida apenas para prejudicar o Corinthians, mas eu acho que não. O jogo estava igual, e o SP foi com os titulares para partida. A forte chuva na capital paulista prejudicou a partida. Mas também, convenhamos, para que o São Paulo iria endurecer a partida contra o Ituano, classificado?
Negociação maluca - E algo que era inimaginável aconteceu: São Paulo negociou com o Corinthians, a troca entre Alexandre Pato e Jadson. Ambos estavam em baixa em seus clubes e a negociação foi da seguinte maneira: Jadson foi contratado pelo Corinthians, mas como ainda tinha até o final desse ano de contrato com o São Paulo (o que teria uma compensação financeira), emprestou o atacante Alexandre Pato por 2 anos. Ambos os jogadores não puderam e não poderão jogar no Majestoso, porém Jadson, poderá a partir do ano que vem. Além disso, o Corinthians ainda pode vender o jogador no período de empréstimo, sem ter que ressarcir o São Paulo, porém o Tricolor tem direito a 10% dos lucros corintianos em futuras negociações. Exemplo: como o Corinthians comprou o atacante por 40 mi de reais e se o vender por 50 mi, o São Paulo leva 1 mi na negociação.
Minha opinião: a troca foi boa para os dois lados e para os jogadores. Ambos podem experimentar um ambiente com menor pressão, pelo menos no início, e começaram bem a empreitada. (Jadson é destaque no seu time, e Alexandre Pato estreou bem no São Paulo, pela Copa do Brasil - ele não pode jogar o Paulistão, devido já ter o número de partidas máximo jogadas para se transferir.). Para os clubes ficou tudo certo: o São Paulo precisava de um atacante e o Corinthians de um meio campo.
Luis Fabiano, Ganso e Osvaldo em alta novamente - O Fabuloso está livre de lesões no ano e tem tido muita disposição nas partidas. Resultado disso: hoje é o artilheiro do Paulistão. Osvaldo tem feito boas partidas e Ganso tem comandado o meio campo.
Sangue urugayo - O Tricolor acertou nessa temporada, a contratação do lateral esquerdo Álvaro Pereira por empréstimo, com a Inter de Milão. Essa foi uma bola dentro, pois o jogador é um baita jogador. Joga com vigor, com raça, com habilidade. De fato, melhorou o lado esquerdo do ataque e de quebra é uma boa arma nas bolas paradas. Pra mim, é a melhor contratação da temporada.
Outros reforços - Vieram também o lateral direito Luis Ricardo, da Portuguesa, que ainda não fez boas partidas, mas me parece ser bom jogador. Souza, veio por empréstimo do Grêmio também é destaque nesse novo time do São Paulo, com boa marcação e principalmente boa saída de bola. Está entrosado no time.
Bem amigos, sei que não comentei sobre tudo, mas aí estão os mais relevantes, para mim, fatos do ano de 2014 até agora. De agora em diante, é presente!
Esperamos bons ventos pro São Paulo FC e também que vocês continuem aqui ligados no "O São Paulino"! Valeu!!
Aposentadoria do Craque - Na semana passada, o craque Rivaldo - que estava jogando pelo Mogi Mirim, onde também é presidente, anunciou sua aposentadoria do futebol.
As seguidas lesões e a idade avançada para tratá-las foram determinantes na decisão do pentacampeão.
No entanto, o mesmo realizou um sonho: atuou com o seu filho Rivaldinho pelo Mogi, em partida válida pelo Paulistão 2014. Emocionante.
Fica aqui a homenagem do Blog "O São Paulino" para esse injustiçado craque. Melhor do Mundo jogando pelo Barcelona em 1999. Títulos como Copa do Mundo, Champions League (pelo Milan), Espanhol e Brasileiro estão na sua estante pessoal.
Até hoje nenhum jogo de despedida foi marcado, que assim como Cafú, foi importante na era vitoriosa da seleção canarinho. Mas em 2011 foi contratado pelo São Paulo e se não foi brilhante, foi um dos destaques do time, na minha opinião. E demonstrou o quanto precisávamos de um meia armador - daí vieram Jadson e Ganso.
E para homenageá-lo, a melhor partida dele pelo São Paulo, na minha opinião, foi essa: São Paulo 2x1 Cruzeiro (clique no texto em vermelho e veja a opinião dessa partida aqui no blog). Paulo César Carpegiani tinha ido embora e Milton Cruz chamou o camisa 10 Tricolor para o jogo. Resultado: uma atuação brilhante contra o Cruzeiro no Morumbi.
#ValeuRIVALDO!
domingo, 23 de março de 2014
OPINIÃO: Botafogo-SP 0x2 São Paulo
Bem amigos do Blog!
Estamos aqui para mais um PÓS-JOGO, o primeiro de 2014. Infelizmente não pude acompanhar na íntegra o jogo devido compromissos pessoais. Vi em partes a partida.
E a nossa primeira partida, foi um confronto sem compromisso com o Botafogo.
Para isso, o técnico Muricy Ramalho escalou os reservas.
Foi um jogo sem grandes emoções, já que o time reserva não tem entrosamento. Foi morno, porque mesmo com um certo domínio das ações, o São Paulo não conseguiu fazer sua superioridade sobre a equipe mesclada de Ribeirão Preto, virar gols. Isso até os 42' do primeiro tempo, quando Lucas Evangelista marcou de cabeça o cruzamento de Ademílson.
No segundo tempo, o Botafogo se posicionou mais à frente e chegou, mas foi Ademílson em jogada individual que deu números finais, meados dos 30' do segundo tempo.
Como destaque positivo posso apontar: João Schimidt, que ainda mostra que tem personalidade, Cañete que ainda mostra disposição, Boschilla demonstrando sua habilidade e Ademílson que mostra que é o 12º ou 13º jogador.
De negativo posso destacar a falta de oportunidades à alguns jogadores, que não sabemos se vai dar certo ou não. Muricy sabe o que faz!
Agora, quarta-feira que vem, receberemos a Penapolense no Morumbi. Caso ganhemos, esperaremos ou Santos ou Palmeiras (caso o Santos perca).
Agora o Blog vai pegar pra valer!
Continuem ligados em "O São Paulino" e muito obrigado pela leitura!
Homenagem à Raí - As diretorias de Botafogo e São Paulo, homenagearam o Terror do Morumbi. Para quem não sabe, o Raí foi revelado pelo Botafogo, assim como seu irmão Sócrates. Raí recebeu a camisa 10 do Botafogo e 9 do São Paulo (em menção aos 9 títulos conquistados por ele pelo time) e deu um simbólico pontapé inicial, e logo após uma volta olímpica. Épico!
sábado, 22 de março de 2014
Volta épica do Blog - parte 3 + Adeus Belliini + PRÉ-JOGO SPFC x Botafogo
Bem amigos do Blog!
Agora chegou a parte 3 de 2013 da Volta época do Blog. Uma série de posts onde estou falando, de maneira resumida, tudo o que ocorreu na minha ausência.
E a parte 3 dessa série, nos reserva algumas surpresas...
#TIMEGRANDEnãoCAI - Fizeram contagem regressiva, campanha na TV, figa, mas não conseguiram. O São Paulo passou o campeonato inteiro namorando a zona do rebaixamento e saiu fora com pelo menos 6 rodadas antes do final do campeonato, nos livrando de maiores sustos.
Mas fica a lição aos nossos comandantes. Sair fora dos holofotes, abandonar a soberba e contar com gente competente dentro e fora de campo.
Por falar em competência - Muito me agrada o trabalho do gerente de futebol, Gustavo Vieira de Oliveira, filho do jogador Sócrates, que assumiu em julho de 2013. E o afastamento de Adalberto Batista foi providencial, já que o mesmo não conduzia corretamente o depto. de futebol, causando intrigas, escalando jogadores...
Antônio Carlos se destaca - Chegou do Botafogo e tem sido uma grata surpresa, não só por ser um bom zagueiro, mas pelos golzinhos que tem feito à frente.
Mas o que que é isso? - Mas não posso elogiar a atitude do presidente do SPFC, Juvenal Juvêncio, nas semi finais da Copa Sulamericana. Muito pelo contrário. Exigindo o cumprimento do regulamento, que não deixava jogar o segundo jogo no estádio Moisés Lucarelli em Campinas, apenas motivou os adversários que nos venceram por 3 a 1 no Morumbi.
Não que eu ache que devíamos acatar algo errado, mas o presidente poderia ser mais diplomático e, por exemplo, permitir a partida em Campinas com aumento da carga de ingressos. No segundo jogo, no Romildão, estádio do Mogi Mirim, o São Paulo apenas empatou e viu essa frustrante eliminação.
Veremos mais do M1T0 - Aquela atuação contra o Universidad do Chile foi o canal para que isso acontecesse. Rogério Ceni, adiou mais uma vez sua aposentadoria, e renovou contrato por mais um ano. Então 2014 será o último ano do goleiro. Salve Rogério Ceni!!
Problemas políticos... - Pois é amigos, agora que a coisa ia caminhar para termos a modernização do Estádio do Morumbi, a oposição são paulina não compareceu à reunião decisiva para aprovação do contrato, fazendo com que a mesma não tivesse quórum para tal. Além disso, houveram trocas de acusações entre os oposicionistas e a construtora Andrade Gutierrez, que fez a empresa abandonar o projeto. Até hoje não tem posição sobre qual empresa tocará as obras.
É bom ter uma posição contrária no clube, porém, espero que não tenha bagunça. Que seja feita conforme seja bom para o SÃO PAULO e não bom para chapa A ou chapa B. Se a falta dos mesmos foi de forma eleitoreira para não creditar a Juvenal Juvêncio a obra no estádio, foi uma tremenda bola fora dos oposicionistas. Mas se o intuito foi, analisar melhor as condições, aí tudo bem!
Mas, não vi nenhum diretor falando que era necessário mais tempo, e nenhum oposicionista dizendo que aprovaria o contrato, o que configura uma provável disputa...
Boi Bandido em alta, Fabuloso em baixa - Luís Fabiano sofreu com as lesões durante esse ano, onde jogou um pouco mais que a metade dos jogos e terminou com 22 gols, os mesmos 22 de Aloísio "Boi Bandido", que terminou em alta, inclusive deixando o Fabuloso no banco. O atacante se destacou também pelas comemorações com voadora e a disposição elevada no campo. Toda a torcida gostou dessa atitude do "Boi"... Precisamos de mais jogadores assim.
Então amigos, nessas três partes, acabei de resumir o ano de 2013.
2014 já começou e podemos dizer que houveram avanços. Vamos falar deles no próximo post? Prometo que é o último e que após ele, apenas assuntos atuais.
Fique a vontade para expressar sua opinião, e continue ligado aqui, no "O São Paulino".
Segue a Sessão Rapidinhas do Tricolor e teremos um PRÉ-JOGO do jogo Botafogo-SP x São Paulo FC, mas um beeem resumidinho. Decidi cobrir essa partida e seja o que Deus quiser...
Adeus Capitão - Nessa última quinta, faleceu Bellini, o capitão da Copa de 58, que teve passagem pelo Tricolor. O ex-zagueiro morreu por complicações do Mal de Alzheimer.
Segue a nossa homenagem ao jogador que imortalizou o gesto de levantar a taça, repetida tantas outras vezes pelos outros capitães do mundo inteiro.
De olho no Clássico - O São Paulo se classificou em 1º lugar do grupo, mas em 4º lugar geral no Campeonato Paulista, e de acordo com o regulamento, joga com o 2º do grupo nas quartas, mas se passar pode pegar o 1º geral classificado. A chance de pegar o 1º lugar geral do Paulista após essa rodada é muito grande. E no domingo terá na rodada o clássico Santos x Palmeiras na Vila. O Santos tem o melhor ataque da competição e o Palmeiras, a melhor defesa. Mas o Palmeiras é o melhor colocado nessa primeira fase, e se vencer o Santos praticamente se credencia a disputar contra o São Paulo a semifinal (se ambos passarem), no Pacaembu de mando alviverde. Acho que o caminho passando pelo alviverde é menos pedreira do que pelo time praiano... e o que vocês acham? Contem ai, na sessão de Comentários!
Apenas três se classificam - São Paulo, Palmeiras e Santos se classificaram para a fase de mata-mata do Campeonato Paulista. Quem ficou de fora foi o Corinthians, que em uma combinação de resultados ficou fora... No próximo "Volta épica do Blog - parte 4", falarei mais disso!
E inauguramos a sessão PRÉ-JOGO, a primeira do ano de 2014, e esperamos de muitas!
Botafogo x São Paulo no Estádio Santa Cruz.
Como o time está classificado, logicamente, Muricy Ramalho escalou os reservas para o jogo, com o objetivo de poupar fisicamente os titulares. Nas próximas semanas, tem uma etapa decisiva da Copa do Brasil - falaremos também no próximo "Volta épica do Blog - parte 4", entre as etapas decisivas do Paulistão.
Não se sabe qual exatamente é a escalação, e eu também não tenho uma opinião, pois não sabemos quais estão em melhores condições. Ficamos na expectativa de rever Cañete, João Schimidt, Ewandro, Boschilla e Lucão em campo.
Serviço:
Botafogo Futebol Clube x São Paulo Futebol Clube
23/03/2014 - 16h00
Estádio Santa Cruz, Ribeirão Preto/SP
Transmissão:
PFC, para todo o Brasil.
Ingressos:
Clique aqui e veja a página de ingressos do Botafogo-SP
Até amanhã com o pós-jogo.
Agora chegou a parte 3 de 2013 da Volta época do Blog. Uma série de posts onde estou falando, de maneira resumida, tudo o que ocorreu na minha ausência.
E a parte 3 dessa série, nos reserva algumas surpresas...
#TIMEGRANDEnãoCAI - Fizeram contagem regressiva, campanha na TV, figa, mas não conseguiram. O São Paulo passou o campeonato inteiro namorando a zona do rebaixamento e saiu fora com pelo menos 6 rodadas antes do final do campeonato, nos livrando de maiores sustos.
Mas fica a lição aos nossos comandantes. Sair fora dos holofotes, abandonar a soberba e contar com gente competente dentro e fora de campo.
Por falar em competência - Muito me agrada o trabalho do gerente de futebol, Gustavo Vieira de Oliveira, filho do jogador Sócrates, que assumiu em julho de 2013. E o afastamento de Adalberto Batista foi providencial, já que o mesmo não conduzia corretamente o depto. de futebol, causando intrigas, escalando jogadores...
Antônio Carlos se destaca - Chegou do Botafogo e tem sido uma grata surpresa, não só por ser um bom zagueiro, mas pelos golzinhos que tem feito à frente.
Mas o que que é isso? - Mas não posso elogiar a atitude do presidente do SPFC, Juvenal Juvêncio, nas semi finais da Copa Sulamericana. Muito pelo contrário. Exigindo o cumprimento do regulamento, que não deixava jogar o segundo jogo no estádio Moisés Lucarelli em Campinas, apenas motivou os adversários que nos venceram por 3 a 1 no Morumbi.
Não que eu ache que devíamos acatar algo errado, mas o presidente poderia ser mais diplomático e, por exemplo, permitir a partida em Campinas com aumento da carga de ingressos. No segundo jogo, no Romildão, estádio do Mogi Mirim, o São Paulo apenas empatou e viu essa frustrante eliminação.
Veremos mais do M1T0 - Aquela atuação contra o Universidad do Chile foi o canal para que isso acontecesse. Rogério Ceni, adiou mais uma vez sua aposentadoria, e renovou contrato por mais um ano. Então 2014 será o último ano do goleiro. Salve Rogério Ceni!!
Problemas políticos... - Pois é amigos, agora que a coisa ia caminhar para termos a modernização do Estádio do Morumbi, a oposição são paulina não compareceu à reunião decisiva para aprovação do contrato, fazendo com que a mesma não tivesse quórum para tal. Além disso, houveram trocas de acusações entre os oposicionistas e a construtora Andrade Gutierrez, que fez a empresa abandonar o projeto. Até hoje não tem posição sobre qual empresa tocará as obras.
É bom ter uma posição contrária no clube, porém, espero que não tenha bagunça. Que seja feita conforme seja bom para o SÃO PAULO e não bom para chapa A ou chapa B. Se a falta dos mesmos foi de forma eleitoreira para não creditar a Juvenal Juvêncio a obra no estádio, foi uma tremenda bola fora dos oposicionistas. Mas se o intuito foi, analisar melhor as condições, aí tudo bem!
Mas, não vi nenhum diretor falando que era necessário mais tempo, e nenhum oposicionista dizendo que aprovaria o contrato, o que configura uma provável disputa...
Boi Bandido em alta, Fabuloso em baixa - Luís Fabiano sofreu com as lesões durante esse ano, onde jogou um pouco mais que a metade dos jogos e terminou com 22 gols, os mesmos 22 de Aloísio "Boi Bandido", que terminou em alta, inclusive deixando o Fabuloso no banco. O atacante se destacou também pelas comemorações com voadora e a disposição elevada no campo. Toda a torcida gostou dessa atitude do "Boi"... Precisamos de mais jogadores assim.
Então amigos, nessas três partes, acabei de resumir o ano de 2013.
2014 já começou e podemos dizer que houveram avanços. Vamos falar deles no próximo post? Prometo que é o último e que após ele, apenas assuntos atuais.
Fique a vontade para expressar sua opinião, e continue ligado aqui, no "O São Paulino".
Segue a Sessão Rapidinhas do Tricolor e teremos um PRÉ-JOGO do jogo Botafogo-SP x São Paulo FC, mas um beeem resumidinho. Decidi cobrir essa partida e seja o que Deus quiser...
Adeus Capitão - Nessa última quinta, faleceu Bellini, o capitão da Copa de 58, que teve passagem pelo Tricolor. O ex-zagueiro morreu por complicações do Mal de Alzheimer.
Segue a nossa homenagem ao jogador que imortalizou o gesto de levantar a taça, repetida tantas outras vezes pelos outros capitães do mundo inteiro.
De olho no Clássico - O São Paulo se classificou em 1º lugar do grupo, mas em 4º lugar geral no Campeonato Paulista, e de acordo com o regulamento, joga com o 2º do grupo nas quartas, mas se passar pode pegar o 1º geral classificado. A chance de pegar o 1º lugar geral do Paulista após essa rodada é muito grande. E no domingo terá na rodada o clássico Santos x Palmeiras na Vila. O Santos tem o melhor ataque da competição e o Palmeiras, a melhor defesa. Mas o Palmeiras é o melhor colocado nessa primeira fase, e se vencer o Santos praticamente se credencia a disputar contra o São Paulo a semifinal (se ambos passarem), no Pacaembu de mando alviverde. Acho que o caminho passando pelo alviverde é menos pedreira do que pelo time praiano... e o que vocês acham? Contem ai, na sessão de Comentários!
Apenas três se classificam - São Paulo, Palmeiras e Santos se classificaram para a fase de mata-mata do Campeonato Paulista. Quem ficou de fora foi o Corinthians, que em uma combinação de resultados ficou fora... No próximo "Volta épica do Blog - parte 4", falarei mais disso!
E inauguramos a sessão PRÉ-JOGO, a primeira do ano de 2014, e esperamos de muitas!
Botafogo x São Paulo no Estádio Santa Cruz.
Como o time está classificado, logicamente, Muricy Ramalho escalou os reservas para o jogo, com o objetivo de poupar fisicamente os titulares. Nas próximas semanas, tem uma etapa decisiva da Copa do Brasil - falaremos também no próximo "Volta épica do Blog - parte 4", entre as etapas decisivas do Paulistão.
Não se sabe qual exatamente é a escalação, e eu também não tenho uma opinião, pois não sabemos quais estão em melhores condições. Ficamos na expectativa de rever Cañete, João Schimidt, Ewandro, Boschilla e Lucão em campo.
Serviço:
Botafogo Futebol Clube x São Paulo Futebol Clube
23/03/2014 - 16h00
Estádio Santa Cruz, Ribeirão Preto/SP
Transmissão:
PFC, para todo o Brasil.
Ingressos:
Clique aqui e veja a página de ingressos do Botafogo-SP
Até amanhã com o pós-jogo.
Assinar:
Postagens (Atom)