sábado, 31 de dezembro de 2011
FELIZ ANO NOVO!
Bem amigos do Blog!
Estamos chegando ao final de mais um Ano!
E o "São Paulino" e toda sua equipe, deseja a todos um FELIZ ANO NOVO, com muita saúde, paz e prosperidade!
Ah, e na foto estou horrível...... mas fazer o que né?
Esperamos também muitas felicidades a nós sãopaulinos!
FELIZ 2012!
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
RETROSPECTIVA 2011: Alegrias do Torcedor Tricolor em 2011
Bem amigos do Blog que é muuuuito São Paulino!
Vamos a terceira e última parte da Retrospectiva 2011!
Antes de iniciar, perdeu uma parte? Clique na qual desejar ler novamente:
1ª) RETROSPECTIVA 2011: Análise dos Jogadores na Temporada
2ª) RETROSPECTIVA 2011: Os jogos-chaves do Ano.
E agora a terceira parte. Infelizmente não conseguimos nosso objetivo no ano. Libertadores 2012, nem títulos. De quebra - o que não merece tanto a nossa atenção, perdemos a Abertura da Copa no Estádio do Morumbi, e vimos nosso rival erguer o dele. A derrota por cinco a zero, e as trocas de técnico. Derrotas e mais derrotas. Mas não só de derrotas vivemos a temporada. Mas, algumas alegrias vieram a tona, e veremos os fatos mais marcantes do ano.
O M1T00 Rogério Ceni: Recordes e mais recordes, Lendas como Rivaldo e Luis Fabiano, a afirmação da base com o "bonde dos muleques zica" estão entre os principais acontecimentos Tricolores
28/01/2011 - Apresentação de Rivaldo no São Paulo Futebol Clube
Ele já jogou pelo Barcelona. Melhor do mundo em 1999. Pentacampeão mundial com a seleção brasileira em 2002. Um baita currículo. Esse foi a primeira contratação de peso para o Tricolor este ano. Rivaldo!
Tanto que eu considero que a lenda de Rivaldo vestiu a camisa 10 Tricolor. Simplesmente fantástico.
E nesse dia, ele foi apresentado com pompas, no CFA de Cotia.
03/02/2011 - Estréia de Rivaldo no São Paulo, com golaço, categoria e show!
Não demorou muito e o craque entrou em campo como titular pelo São Paulo, numa partida contra a equipe do Linense, pelo Campeonato Paulista. E o primeiro gol dele com a camisa tricolor veio com muita, mas muita categoria. Sem contar os dribles desconcertantes durante a partida, esbanjando categoria.
27/03/2011- O centésimo gol de Rogério Ceni + quebra de tabu contra o Corinthians + vitória no clássico
Não basta acabar com um tabu. Tem que ter recorde, defesas inacreditáveis e tem que ter um gol histórico.
Rogério Ceni proporcionou isso a torcida Tricolor, anotando seu 100º gol, e por ironia, o gol da vitória por 2x1 em cima do Corinthians, na Arena Barueri.
Foi uma partida válida pelo Campeonato Paulista 2011, na etapa de classificação. Dagoberto fez o primeiro, Rogério o segundo. Dentinho descontou.
Desde 2007 o São Paulo não vencia a equipe da marginal, sem número. Eram 11 partidas. Mas não foi maior de que o tabu anterior: Antes, o Tricolor tinha 13 partidas de invencibilidade.
29/03/2011 - Apresentação de Luís Fabiano no São Paulo Futebol Clube
Ainda em frenesi pela vitória acima, a torcida Tricolor colocou cerca de 45 mil para recepcionar o mais novo reforço: Luis Fabiano. Que voltou para continuar sua marcante trajetória com o manto sagrado.
Com direito a cantos da torcida mais apaixonada deste país, provocação ao rival, presença do maior goleiro artilheiro e homenageado da noite Rogério Ceni.
Luis chegou lesionado, mas em tratamento no nosso REFFIS. Mais tarde sofreria duas cirurgias e demoraria 7 meses de recuperação.
17/04/2011 - São Paulo termina o Campeonato Paulista como Líder na primeira etapa
Com o empate sobre a equipe do Oeste de Itápolis, com gol de Henrique, e a derrota do Palmeiras para a Ponte Preta, o São Paulo se sagra líder do Campeonato Paulista, na última rodada da fase de classificação. Isso deu o direito de decidir todas as partidas em casa. Mais tarde, perderia para o Santos no Morumbi, que se sagrou campeão.
22/05/2011 a 21/06/2011 - Cinco vitórias consecutivas alimentam a arrancada Tricolor + "Bonde dos Muleques Zica"
Fluminense, Figueirense, Atlético-MG, Grêmio, Ceará. Essas foram as vítimas do "Bonde dos Muleques Zica" liderado por Lucas, Casemiro, Wellington, Henrique, Marlos, que arrancaram 5 vitórias consecutivas no início do Campeonato Brasileiro
08/06/2011 - O centésimo jogo seguido de Rogério Ceni
Contra o Atlético-MG, em partida válida pelo 1º turno do Brasleirão, o maior goleiro-artilheiro do mundo completou 100 partidas consecutivas. Um exemplo de profissionalismo, dedicação e amor. A partida foi vencida por 1x0, gol de Casemiro.
09/07/2011 - Vitória convicente sob a regência de Rivaldo.
O Tricolor vinha de três derrotas concecutivas. Uma delas muito dolorosa, com uma sonora goleada por 5x0. Troca de técnico.
Sobrou para o interino Milton Cruz - que é coodernador técnico do São Paulo, arrumar a casa. Ele escalou Rivaldo, e o mastro regeu sua orquestra na vitória de 2x1 sobre o Cruzeiro no Morumbi, recolocando o São Paulo no páreo. Com gols de Dagoberto e Marlos, o São Paulo reencontrou o caminho da vitória.
17/07/2011 - A difícil Batalha do Beira-Rio: Vitória Heróica
Casemiro, Fernandinho, Rivaldo e Dagoberto comandaram uma das mais épicas vitórias de todos os tempos.
Numa dura batalha, que nem todos os times conseguem sair vitoriosos, dentro do gigante Beira-Rio, uma bela vitória sobre o Internacional por sonoros 3x0. Gols de Casemiro, Fernandinho e Carlinhos Paraíba, pelo 1º turno do Campeonato Brasileiro.
27/07/2011 - Outra dificil peleja vencida: 4x3 dentro do Inferno Verde
Aqui descrevemos mais um grande feito do Tricolor no ano. Vencer o Coritiba em seus domínios não é tarefa simples, mas com simplicidade e gols de Carlinhos Paraíba, Juan, Dagoberto e Lucas, as Três Cores mais vitoriosas do Futebol Brasileiro ofuscaram o Inferno Verde. Porém, quase o time coxa branca empata, em uma eletrizante trama. Vitória épica!
07/09/2011 - O milésimo jogo de Rogério Ceni com a camisa do São Paulo
Acima dele, apenas Pelé e Roberto Dinamite possuem mais de 1000 partidas com uma mesma camisa. São 20 anos, 1000 jogos e 103 gols, todos com muito amor e muito profissionalismo. Mais uma marca de Rogério Ceni. Nessa partida, contra o Atlético-MG, pelo 2º turno do Brasileirão, o Tricolor venceu por 2x1, gols de Lucas e Dagoberto, diante de um público de 62 mil pessoas na casa Sacrossanta.
02/10/2011 - Reestréia de Luís Fabiano com a camisa do São Paulo + 51 anos do Estádio do Morumbi
Foram 7 meses de espera. Duas cirurgias. Choro e dor do Fabuloso. Mas no dia 02/10/2011, dia em que se fizeram 51 anos em que a mesma casa Sacrossanta fora inaugurada, com gol de Peixinho, Luís Fabiano reestreava com a camisa do São Paulo Futebol Clube.
Diante de 63 mil Soberanos, Luís Fabiano mostrou muita garra, mesmo com a limitação física. Mas não conseguiu impedir que o Flamengo vencesse o duelo. A festa fica para o #donoda9 !
19/10/2011 - Luis Fabiano: o 121º gol com camisa Tricolor, o primeiro da sua segunda passagem
Após algumas tentativas, o Guerreiro Tricolor marcou seu primeiro gol na segunda passagem, contra o Libertad-PAR. Luís Fabiano anota seu 121º gol com a camisa Tricolor, e ajuda o Tricolor a sair com a vantagem no duelo contra os paraguaios.
30/10/2011 - Tabu mantido: 6 anos sem perder em São Januário
Desde 2005. Desde 2005 o São Paulo Futebol Clube não sabe o que é perder em território do C.R Vasco da Gama. Um dos maiores tabus da história do confronto. E com o empate em 0x0 onde o nome do jogo foi o goleiro Dênis - o substituto do M1T000.
O Blog "O São Paulino" esteve in loco para acompanhar essa boa partida.
04/12/2011 - Luis Fabiano finalmente desencanta
Na partida contra o Santos vencida pelo São Paulo pelo placar de 4x1, em Mogi Mirim, Luís Fabiano marcou 2 gols na partida, sendo 7 ao todo no ano.
E sua média subiu para 0,60, a melhor do elenco. Será que é uma prévia para o próximo ano?
É o que mais deseja a Torcida Tricolor e o Fabuloso.
21/12/2011 - Reforços Tricolores de Natal
Cortês, Maicon, Fabrício, Edson Silva, Paulo Miranda. Esses são os nomes dos novos guerreiros Tricolores. Com destaque para Cortês, eleito Melhor Lateral Esquerdo do Brasileirão.
Na opinião do blogueiro: um dos melhores.
22/12/2011 - Anúncio da Cobertura do Estádio do Morumbi
Imponente. Gigante. E agora, Moderno e Coberto. A diretoria do São Paulo anuncia oficialmente a próxima reforma do Estádio do Morumbi, que comtemplará uma Cobertura, um Hotel em prédio anexo e um Museu, contendo todas as conquistas do São Paulo Futebol Clube.
Será um marco histórico e a realização de um sonho.
Trará novos investimentos e fará do Morumbi uma importante arena para eventos, tanto jogos de futebol quanto shows.
Esses foram os principais fatos do ano Tricolor amigos!
Esperamos que 2012 seja um ano repletos de conquistas e que o Tricolor também se dedique e valorize as competições que disputar - fora Brasileiro e Libertadores (em que não foi classificado).
Esperamos que venham jogadores de perfil guerreiro, como já foram contratados (e faremos a análise após o Ano Novo). Que venham novos jogadores com talento e experiência, que vistam a camisa!
Enfim, renovamos os desejos de ver o Tricolor onde estamos acostumados:
NO TOPO!
Vamos a terceira e última parte da Retrospectiva 2011!
Antes de iniciar, perdeu uma parte? Clique na qual desejar ler novamente:
1ª) RETROSPECTIVA 2011: Análise dos Jogadores na Temporada
2ª) RETROSPECTIVA 2011: Os jogos-chaves do Ano.
E agora a terceira parte. Infelizmente não conseguimos nosso objetivo no ano. Libertadores 2012, nem títulos. De quebra - o que não merece tanto a nossa atenção, perdemos a Abertura da Copa no Estádio do Morumbi, e vimos nosso rival erguer o dele. A derrota por cinco a zero, e as trocas de técnico. Derrotas e mais derrotas. Mas não só de derrotas vivemos a temporada. Mas, algumas alegrias vieram a tona, e veremos os fatos mais marcantes do ano.
O M1T00 Rogério Ceni: Recordes e mais recordes, Lendas como Rivaldo e Luis Fabiano, a afirmação da base com o "bonde dos muleques zica" estão entre os principais acontecimentos Tricolores
28/01/2011 - Apresentação de Rivaldo no São Paulo Futebol Clube
Ele já jogou pelo Barcelona. Melhor do mundo em 1999. Pentacampeão mundial com a seleção brasileira em 2002. Um baita currículo. Esse foi a primeira contratação de peso para o Tricolor este ano. Rivaldo!
Tanto que eu considero que a lenda de Rivaldo vestiu a camisa 10 Tricolor. Simplesmente fantástico.
E nesse dia, ele foi apresentado com pompas, no CFA de Cotia.
03/02/2011 - Estréia de Rivaldo no São Paulo, com golaço, categoria e show!
Não demorou muito e o craque entrou em campo como titular pelo São Paulo, numa partida contra a equipe do Linense, pelo Campeonato Paulista. E o primeiro gol dele com a camisa tricolor veio com muita, mas muita categoria. Sem contar os dribles desconcertantes durante a partida, esbanjando categoria.
27/03/2011- O centésimo gol de Rogério Ceni + quebra de tabu contra o Corinthians + vitória no clássico
Não basta acabar com um tabu. Tem que ter recorde, defesas inacreditáveis e tem que ter um gol histórico.
Rogério Ceni proporcionou isso a torcida Tricolor, anotando seu 100º gol, e por ironia, o gol da vitória por 2x1 em cima do Corinthians, na Arena Barueri.
Foi uma partida válida pelo Campeonato Paulista 2011, na etapa de classificação. Dagoberto fez o primeiro, Rogério o segundo. Dentinho descontou.
Desde 2007 o São Paulo não vencia a equipe da marginal, sem número. Eram 11 partidas. Mas não foi maior de que o tabu anterior: Antes, o Tricolor tinha 13 partidas de invencibilidade.
29/03/2011 - Apresentação de Luís Fabiano no São Paulo Futebol Clube
Ainda em frenesi pela vitória acima, a torcida Tricolor colocou cerca de 45 mil para recepcionar o mais novo reforço: Luis Fabiano. Que voltou para continuar sua marcante trajetória com o manto sagrado.
Com direito a cantos da torcida mais apaixonada deste país, provocação ao rival, presença do maior goleiro artilheiro e homenageado da noite Rogério Ceni.
Luis chegou lesionado, mas em tratamento no nosso REFFIS. Mais tarde sofreria duas cirurgias e demoraria 7 meses de recuperação.
17/04/2011 - São Paulo termina o Campeonato Paulista como Líder na primeira etapa
Com o empate sobre a equipe do Oeste de Itápolis, com gol de Henrique, e a derrota do Palmeiras para a Ponte Preta, o São Paulo se sagra líder do Campeonato Paulista, na última rodada da fase de classificação. Isso deu o direito de decidir todas as partidas em casa. Mais tarde, perderia para o Santos no Morumbi, que se sagrou campeão.
22/05/2011 a 21/06/2011 - Cinco vitórias consecutivas alimentam a arrancada Tricolor + "Bonde dos Muleques Zica"
Fluminense, Figueirense, Atlético-MG, Grêmio, Ceará. Essas foram as vítimas do "Bonde dos Muleques Zica" liderado por Lucas, Casemiro, Wellington, Henrique, Marlos, que arrancaram 5 vitórias consecutivas no início do Campeonato Brasileiro
08/06/2011 - O centésimo jogo seguido de Rogério Ceni
Contra o Atlético-MG, em partida válida pelo 1º turno do Brasleirão, o maior goleiro-artilheiro do mundo completou 100 partidas consecutivas. Um exemplo de profissionalismo, dedicação e amor. A partida foi vencida por 1x0, gol de Casemiro.
09/07/2011 - Vitória convicente sob a regência de Rivaldo.
O Tricolor vinha de três derrotas concecutivas. Uma delas muito dolorosa, com uma sonora goleada por 5x0. Troca de técnico.
Sobrou para o interino Milton Cruz - que é coodernador técnico do São Paulo, arrumar a casa. Ele escalou Rivaldo, e o mastro regeu sua orquestra na vitória de 2x1 sobre o Cruzeiro no Morumbi, recolocando o São Paulo no páreo. Com gols de Dagoberto e Marlos, o São Paulo reencontrou o caminho da vitória.
17/07/2011 - A difícil Batalha do Beira-Rio: Vitória Heróica
Casemiro, Fernandinho, Rivaldo e Dagoberto comandaram uma das mais épicas vitórias de todos os tempos.
Numa dura batalha, que nem todos os times conseguem sair vitoriosos, dentro do gigante Beira-Rio, uma bela vitória sobre o Internacional por sonoros 3x0. Gols de Casemiro, Fernandinho e Carlinhos Paraíba, pelo 1º turno do Campeonato Brasileiro.
27/07/2011 - Outra dificil peleja vencida: 4x3 dentro do Inferno Verde
Aqui descrevemos mais um grande feito do Tricolor no ano. Vencer o Coritiba em seus domínios não é tarefa simples, mas com simplicidade e gols de Carlinhos Paraíba, Juan, Dagoberto e Lucas, as Três Cores mais vitoriosas do Futebol Brasileiro ofuscaram o Inferno Verde. Porém, quase o time coxa branca empata, em uma eletrizante trama. Vitória épica!
07/09/2011 - O milésimo jogo de Rogério Ceni com a camisa do São Paulo
Acima dele, apenas Pelé e Roberto Dinamite possuem mais de 1000 partidas com uma mesma camisa. São 20 anos, 1000 jogos e 103 gols, todos com muito amor e muito profissionalismo. Mais uma marca de Rogério Ceni. Nessa partida, contra o Atlético-MG, pelo 2º turno do Brasileirão, o Tricolor venceu por 2x1, gols de Lucas e Dagoberto, diante de um público de 62 mil pessoas na casa Sacrossanta.
02/10/2011 - Reestréia de Luís Fabiano com a camisa do São Paulo + 51 anos do Estádio do Morumbi
Foram 7 meses de espera. Duas cirurgias. Choro e dor do Fabuloso. Mas no dia 02/10/2011, dia em que se fizeram 51 anos em que a mesma casa Sacrossanta fora inaugurada, com gol de Peixinho, Luís Fabiano reestreava com a camisa do São Paulo Futebol Clube.
Diante de 63 mil Soberanos, Luís Fabiano mostrou muita garra, mesmo com a limitação física. Mas não conseguiu impedir que o Flamengo vencesse o duelo. A festa fica para o #donoda9 !
19/10/2011 - Luis Fabiano: o 121º gol com camisa Tricolor, o primeiro da sua segunda passagem
Após algumas tentativas, o Guerreiro Tricolor marcou seu primeiro gol na segunda passagem, contra o Libertad-PAR. Luís Fabiano anota seu 121º gol com a camisa Tricolor, e ajuda o Tricolor a sair com a vantagem no duelo contra os paraguaios.
30/10/2011 - Tabu mantido: 6 anos sem perder em São Januário
Desde 2005. Desde 2005 o São Paulo Futebol Clube não sabe o que é perder em território do C.R Vasco da Gama. Um dos maiores tabus da história do confronto. E com o empate em 0x0 onde o nome do jogo foi o goleiro Dênis - o substituto do M1T000.
O Blog "O São Paulino" esteve in loco para acompanhar essa boa partida.
04/12/2011 - Luis Fabiano finalmente desencanta
Na partida contra o Santos vencida pelo São Paulo pelo placar de 4x1, em Mogi Mirim, Luís Fabiano marcou 2 gols na partida, sendo 7 ao todo no ano.
E sua média subiu para 0,60, a melhor do elenco. Será que é uma prévia para o próximo ano?
É o que mais deseja a Torcida Tricolor e o Fabuloso.
21/12/2011 - Reforços Tricolores de Natal
Cortês, Maicon, Fabrício, Edson Silva, Paulo Miranda. Esses são os nomes dos novos guerreiros Tricolores. Com destaque para Cortês, eleito Melhor Lateral Esquerdo do Brasileirão.
Na opinião do blogueiro: um dos melhores.
22/12/2011 - Anúncio da Cobertura do Estádio do Morumbi
Imponente. Gigante. E agora, Moderno e Coberto. A diretoria do São Paulo anuncia oficialmente a próxima reforma do Estádio do Morumbi, que comtemplará uma Cobertura, um Hotel em prédio anexo e um Museu, contendo todas as conquistas do São Paulo Futebol Clube.
Será um marco histórico e a realização de um sonho.
Trará novos investimentos e fará do Morumbi uma importante arena para eventos, tanto jogos de futebol quanto shows.
Esses foram os principais fatos do ano Tricolor amigos!
Esperamos que 2012 seja um ano repletos de conquistas e que o Tricolor também se dedique e valorize as competições que disputar - fora Brasileiro e Libertadores (em que não foi classificado).
Esperamos que venham jogadores de perfil guerreiro, como já foram contratados (e faremos a análise após o Ano Novo). Que venham novos jogadores com talento e experiência, que vistam a camisa!
Enfim, renovamos os desejos de ver o Tricolor onde estamos acostumados:
NO TOPO!
FELIZ ANO NOVO! FELIZ 2012!
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Jogo das Estrelas: Eu estive lá!
Bem amigos do Blog!
Ontem estive no Estádio do Morumbi, conferindo o Jogo das Estrelas promovido por Zico.
E que emoção, ver juntos vários craques entre eles: Ronaldo, Zico, Djalminha, Raí, Zetti, Lucas, Neymar, Biro-Biro, Marcelinho Carioca, Careca, Júnior, Dedé, Milton Cruz, Pita... e a linda homenagem a Sócrates!
Ainda mais emoção: ver Zetti, Raí e Lucas pelo mesmo time... (Milton Cruz também, porém não junto de Raí).
Ver Careca enfiar uma linda bola na trave, Raí desfilando sua categoria no meio-campo ("ensinando Lucas"), Zetti realizando defesas de peito.
Poxa...
O Jogo das Estrelas no Morumbi, foi MEMORÁVEL:
P.S: Raí, Lucas e Milton Cruz fizeram gol na noite!
Obrigado por estarem acompanhando "O São Paulino"!
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
RETROSPECTIVA 2011: Os jogos-chaves do Ano.
Bem amigos do Blog "O São Paulino"!
Continuamos com a nossa RETROSPECTIVA 2011. (Perdeu a primeira parte? Clique aqui e leia Retrospectiva 2011: Análise do Elenco)
O tema de hoje é: Jogos Chave do Ano de 2011. Se o Tricolor não conseguiu seus objetivos no ano, tivemos alguns jogos que - por puro vacilo, incompetência, não obtivemos a vitória e consequentemente também não conseguimos o objetivo.
Vamos relembrar os principais:
Campeonato Paulista 2011
São Paulo 0 x 2 Santos - Morumbi
O São Paulo encarou o Santos no Morumbi, com vantagem do confronto em casa. A torcida lotou o estádio, e o time mostrou a superioridade em campo mas por muitos erros na finalização foi eliminado. Pontos da partida: Domínio do campo Tricolor, eficiência santista - tanto defensiva quanto ofensiva.
Nunca vou me esquecer dos incríveis gols perdidos por Jean (2) e Fernandão.
Copa do Brasil 2011
Avaí 3x1 São Paulo - Estádio da Ressacada
(clique para ler a opinião do jogo)
Com vantagem do primeiro confronto no Morumbi, a equipe chegou a abrir o placar com Casemiro, após cobrança de falta. Mas cedeu a pressão adversária, jogando com 3 zagueiros (Alex Silva, Rhodolfo e Xandão). Realmente faltou sangue, faltou alma ao time, que entrou em campo entregue.
Copa Sul Americana 2011
Libertad-PAR 2X0 São Paulo - Assunción, Paraguai
(clique para ler a opinião sobre o jogo)
Mais uma vez, o São Paulo é eliminado justamente em vantagem no placar. É incrível como um time permite os adversários marcarem quantos gols forem necessários. Aconteceu com o Santos, Avaí e agora o Libertad. (E olha que o time não é bom). Se tivéssemos pegado a Universidad do Chile teríamos sido atropelados.
Luís Fabiano cometeu um penalti bobo, e a zaga ficou assistindo o elétrico Gamarra iniciar a jogada do segundo gol. Foi a estréia de Émerson Leão no comando tricolor. Começou com o pé esquerdo.
Campeonato Brasileiro 2011
As derrotas para Corinthians (5x0), Botafogo (0x2), Flamengo no primeiro turno (1x0), Vasco no Morumbi (0x2), Palmeiras no Pacaembú (1x0), para o Grêmio no Olímpico (1x0), o empate com o Coritiba no Morumbi (0x0) - onde o goleiro agarrou muito, com o Vasco em São Januário (0x0), e a derrota para o Atlético-GO no Serra Dourada (3x0) foram até normais, em questão futebolística. Não entram na listagem.
Mas os tropeços a seguir acabaram com as chances de título. Uma observação importante: Qualquer um desses que tivéssemos vencido estaríamos na Libertadores de 2012.
São Paulo 2x2 Atlético-GO, Morumbi, 1º turno
(clique para ler a opinião do jogo)
Um adversário teoricamente inferior. Estréia de técnico e novos reforços. Um bom público no Morumbi. Este seria o cenário perfeito para uma goleada. Mas tudo saiu exatamente ao contrário. Apesar dos gols de Rhodolfo e Rivaldo, sofremos o empate.
O time vacilante e um tanto apático, permitiu o empate do adversário, e ainda para variar, um festival de gols perdidos. Entre eles, Rivaldo e Fernandinho perderam suas chances na cara do gol. Os gols sofridos vieram de falhas grotescas defensivas.
São Paulo 2x2 Atlético-PR, Morumbi, 1º turno
(clique para ler a super-opinião do jogo)
Mais do mesmo. O praticamente rebaixado (sim, já haviam todas as previsões para o time paranaense) Atlético-PR veio com garra encarar o São Paulo no Morumbi. O adversário abriu o placar e o Tricolor empatou em seguida com um golaço de Ilsinho.
O Tricolor deu mole para o azar e sofreu o segundo, e teve que correr atrás da fatura. Com muita cera por parte dos atleticanos, o São Paulo só empatou no finalzinho com Rivaldo, vamos dizer na cagada. Péssimo resultado pro Tricolor, pois tinha a obrigação de vencer na Arena da Baixada (o que não aconteceu).
São Paulo 1x2 Fluminense, Morumbi, 2º turno
(clique para ler a opinião do jogo)
Rogério Ceni faz seu jogo de número 998. O Morumbi, com menos de 10 mil espectadores. Estréia de jogador (Cañete). Muito frio na capital paulista
E o time do São Paulo, com muito frio entrou em campo e viu o eficiente Fluminense fazer dois gols em meio a apatia do time. E o repeteco: Jean perdendo gols na cara do gol. E as desculpinhas pós-jogo: "Iremos recuperar na reta final", o que nunca aconteceu, para revolta do torcedor que vaiou o time.
São Paulo 0x0 Corinthians, Morumbi, 2º turno.
O Tricolor tinha tudo para enterrar a galinhada no campeonato, mas foi incapaz de fazê-lo, deixando-os respirar e ganhar fôlego para ganhar o campeonato. (O próprio técnico Tite disse que esse foi um jogo chave para o pentacampeonato corinthiano).
O Tricolor não teve a capacidade de colocar a bola para dentro, e furar a retranca adversária, que entrou para não perder e manter seu técnico a frente. (se fosse do contrário, tínhamos levado uma sacolada, como levamos realmente).
São Paulo 1x2 Flamengo, Morumbi, 2º turno.
(clique para ler a opinião do jogo)
O jogo que todos esperavam desde a contratação de Luís Fabiano, que encheu o estádio para recebê-lo em março. Mas dessa vez mais de 63 mil pessoas se frustaram a ver o ídolo são paulino em campo, mas o time sendo derrotado para o Flamengo. Uma derrota com o dedo do técnico, Adílson Batista. Mas não pelo fato de ter substituído Luis Fabiano no segundo tempo (que gerou uma vaia imensa da torcida), mas por recuar demais o time, com um a menos - Lucas tinha sido expulso injustamente. O Flamengo gostou e veio pra cima, marcou o primeiro, com Thiago Neves, o Tricolor descontou com Dagoberto - que por sinal fez um belo gol - cartão de visita para o Internacional, já de olho nele. Mas no finalzinho um acidente fez com que a bola desviasse em Carlinhos Paraíba - que entrou no lugar de Luis Fabiano e matasse o goleiro Rogério Ceni.
Cruzeiro 3x3 São Paulo, Arena do Jacaré, 2º turno
(clique para ler a opinião do jogo)
Com todo respeito a equipe do Cruzeiro: Mas esse jogo era jogo ganho. O Tricolor virou a partida com gols de Cícero, Dagoberto, e mesmo tomando o empate, se manteve a frente após gol de Juan. Mas a rara boa atuação do ataque Tricolor foi descompensada pela ineficiência defensiva. A defesa assitiu os três gols do Cruzeiro -no primeiro, falha de Rhodolfo,no segundo falha de Luis Fabiano, no terceiro de João Filipe. Que feio Tricolor!
São Paulo 0x0 Internacional, Arena "100" Barueri, 2º turno
(clique para ler a opinião do jogo)
É amigos do Blog. No pré-jogo dessa partida, eu avisei. Seria um jogo de muita marcação. E assim foi.
O Tricolor mais uma vez não teve competência ofensiva e frustou 24 mil na Arena Barueri. Rivaldo, Luis Fabiano e Dagoberto não se entederam e nada de gols. Como veio pra SP se defender, o Inter apostou em contra ataques. No segundo tempo só deu Inter... E Adílson balançou demais, principalmente após insatisfação de Juvenal Juvêncio, sendo demitido após a derrota anunciada para o Atlético-GO no Serra Dourada.
Bahia 4x3 São Paulo
(clique para ler a opinião do jogo)
E esse praticamente foi o Game Over do São Paulo. Imaginem o time ganhando na casa do adversário por 3x1, com boa superioridade. E na metade do segundo tempo entrega a partida, e permite a reação do rival virando para incríveis 4x3.
Essa derrota, praticamente enterrou as chances do Tricolor.
Para se ter uma idéia, o São Paulo depois teria um difícil confronto contra o Atlético-PR na Arena da Baixada, em Curitiba, com o adversário necessitando da vitória para se manter na série A. E depois (não seguidamente) um clássico contra o Palmeiras. Questão de 3 jogos para tirar alguns pontos de diferença... E ambos os jogos citados tivemos derrota, por 1x0 em suas respectivas casas dos adversários.
Não se pode perder um jogo assim Tricolor, estar 3x1 e deixar virar para 4x3...
Contabilizando os pontos que eu considero perdidos: são 17 pontos. E a classificação do campeonato:
1º Corinthians - 71 pontos
6º São Paulo - 59 pontos
Simulando: São Paulo - 59 pontos + 17 perdidos = 76 pontos. Ou seja, seria campeão em cima do Santos, mesmo com derrota para o Palmeiras, ou Vasco empatando...
E lembrando, mais uma vez: se qualquer desses jogos tivesse uma vitória, ou em apenas um desses, o Tricolor estaria disputando a Libertadores.
Amigos, aqui fica a segunda parte da Retrospectiva 2011.
Continuem acompanhando "O São Paulino" para a terceira e última da série: Retrospectiva 2011.
Obrigado pela leitura!
domingo, 25 de dezembro de 2011
Cadê o meu camisa 10?
ATENÇÃO: Jadson fechou com o Tricolor, no sábado dia 14/01. Se você quiser saber mais sobre isso, e a opinião do blogueiro dos Reforços de 2012, clique aqui! O texto abaixo é do dia 25/12 sobre as especulações da época.
Bem amigos do
Blog!
(Na foto: A lendária da camisa 10 de Rivaldo)
É época natalina, e todo renovam os votos e sonhos para o ano que esta a
adentrar.
No caso do
torcedor São Paulino, não é diferente. Há tempos, pedimos um meia criativo,
habilidoso, pensante, que saiba ditar o ritmo de jogo.
Pudera, para quem viu
Gérson "o canhotinha de ouro" na década de 70, Raí "o Terror do
Morumbi" na década de 90 -
verdadeiros maestros, e depois não viu mais desses tipos raros de jogadores,
fica realmente a saudade desses tempos. (Um dos que mais se aproximaram foi Danilo,
de 2004 a 2006, hoje no Corinthians).
Rivaldo (quem
diria vê-lo vestindo o manto Tricolor - pena que foi tarde demais) em 2011, esbanjou
categoria se aproximando do que mais desejamos. Uma pena não possuir o ritmo
para acompanhar os demais, além de provar sua capacidade individual, mostrou o
quanto seria ideal uma cabeça pensante no meio campo Tricolor, no atual elenco.
Pensando nisso, o
Blog "O São Paulino" analisou os
principais candidatos a sucessores da camisa de Rivaldo.
Montillo -
Argentino, 28 anos, atualmente no Cruzeiro. É da clássica escola porteña de meios campistas, nas quais
fizeram parte Riquelme, Cannigia, D'Alessandro, Veron. Ao contrário do Brasil,
se formam muitos meias clássicos na Argentina . Montillo parece ter saido dessa
escola. Se destacou mesmo em 2010 e no inicio de 2011, quando o Cruzeiro
juntamente com o Santos eram o dream-team
brasileiros.
As suas melhores
características estão: passes precisos, cadenciar o jogo, um bom drible
curto - de sangue argentino, e tem se destacado com gols decisivos (pelo menos,
no ano passado e no primeiro semestre).
Praticamente esta
de saida do clube mineiro após uma má fase vivida pelo time. Interessa a São
Paulo, Corinthians e a negociação se tornou complicada: O Cruzeiro deseja
uma pomposa quantia para liberar o hermano: 15 milhões de euros. São Paulo ofereceu 10 mi, informação não oficial.
Pontos fortes: Tecnicamente é muito bom, muito veloz, definidor de jogadas, driblador e teve duas grandes temporadas. Alguns no meio esportivo dizem que todo investimento nesse jogador é válido. E veio da escola argentina de meias...
Pontos fracos: Há uma nebulosa negociação em torno desse jogador. O time que detém seus direitos federativos está visando apenas vendê-lo para quitar suas dívidas, inflacionou o preço devido interesse de dois grandes clubes da capital paulista - e pressa também. O jogador informou que gostaria de jogar a Libertadores - que confirma a preferência dele pelo time da marginal sem número, inclusive até acertando bases salariais.
Opinião do blogueiro: É uma boa opção para o meio campo são paulino. Apesar do alto preço tenho duas visões: A primeira é de que o Tricolor tem que investir alto mesmo para montar um elenco de qualidade. Seu perfil dentro de campo atende as necessidades tricolor. E não aguentamos mais essas desculpinhas de falta de verba, etc.
A segunda, e em contra-partida é de que está claro que o Cruzeiro está querendo se garantir mesmo. Porém, pode se dar mal se não negociá-lo. Não acredito que Montillo irá fazer uma boa temporada pelo time mineiro, podemos dizer que possa ser um novo Dagoberto, se é que vocês me entendem. Mas boa contratação! É preciso ter cuidado!
Jadson -
Brasleiro, 28 anos, atualmente no Shaktar Donesk da Ucrânia. Revelado nas
categorias de base do Atlético-PR, foi cedo ao clube ucraniano praticamente
sendo esquecido. Foi lembrado esse ano ao ser convocado por Mano Menezes para
alguns amitosos e para a Copa América. Para a competiçãosul americana, não foi bem como todo o conjunto. Mas em amistosos eu gostei da sua atuação, com bons passes e movimentação. Uma boa característica: além da boa visão e bons passes, é ambidestro, chuta bem de fora. Interessa ao São Paulo, e o Shakhtar admite negociá-lo por 10 milhões de euros.
Segundo informações não oficiais, o São Paulo espera uma definição do caso Montillo para negociar com a equipe ucraniana. Jadson também já afirmou que deseja voltar ao país, aceitaria uma redução de salário e gostou do interesse sãopaulino.
Pontos fortes: Jádson é ambidestro, o que facilitaria jogar na meia-esquerda do Tricolor. Além disso, possui uma boa bagagem internacional. Sua visão de jogo é um diferencial.
Pontos fracos: É um jogador "esquecido" do mercado brasileiro, e não é espetacular. Tem bom nível para o futebol nacional, mas não pro mundial. Tem uma tendência evolutiva.
Opinião do blogueiro: Para mim é o meu preferido. Mostra que quer jogar bola para ter nova chances com Mano Meneses. O futebol brasileiro e o São Paulo pode dar essa visibilidade ao jogador. Contudo, é necessário um investimento, já que, não temos grandes meias no mercado, e esse cairia como uma luva também no elenco tricolor.
Thiago Neves - Brasileiro, 26 anos, atualmente no Flamengo (mas possui direitos econômicos vinculados ao Al-Hilal, da Arábia Saudita). Fez uma bela temporada no Flamengo, sobretudo no início do ano, e foi sondado no final do ano passado pelo Tricolor. Jogou com o Ronaldinho Gaúcho e assim fica muito fácil né?
Muita gente o considera um "ponta de lança", e não o meia clássico como D'Ale, Montillo... E no Flamengo, divide a responsabilidade de armar jogadas com o Ronaldinho.
Sua situação: o clube árabe dava, repito, dava preferência ao Flamengo para contratação do atleta. Em virtude da demora do Flamengo em negociá-lo, já admite vender o atleta à outros clubes.
O São Paulo apenas consultou sua situação, e não fez proposta em definitivo e acredito que ficará de olho na movimentação do mercado. Além do mais, a base salarial de Thiago é alta: cerca de 600 mil reais, inviabilizando o negócio com o Tricolor - e sua política. E o jogador declarou que gosta do Rio. Será?
Opinião do blogueiro: Eu cairia fora, não tem o perfil do São Paulo, apesar de apenas habilidoso.
Douglas - Brasileiro, 29 anos, atualmente no Grêmio. Se destacou no São Caetano, que abriu os olhos do Corinthians - ainda na série B. Na série A se destacou no Campeonato Paulista e Copa do Brasil, muitas vezes servindo Ronaldo Fenômeno. Após isso, foi para os Emirados Árabes, veio para o Grêmio a custos altíssimos.
Opinião do blogueiro: Eu o vejo como bom meio campista, com bom chute de fora da área, cadência de jogo, mas também o vejo um pouco displicente. No confronto Brasil x Argentina em 2011, Douglas errou na saída de bola, num contra ataque que resultou no gol de Lionel Messi. Não o vejo como boa contratação.
Comentarei também outros possíveis:
Kaká - Completamente identificado com o clube, e ainda em declaração recente expôs seu carinho pelo São Paulo Futebol Clube dizendo que voltaria apenas para jogar no Tricolor. Está voltando a boa fase no Real Madrid. Acredito que não volte ainda nesse ano... (apenas se o Tricolor conseguisse convecê-los de um empréstimo). Mas se conseguisse, seria uma boa jogada de marketing e melhoraria o futebol também. Kaká é titular absoluto.
Cañete - Atualmente no elenco Tricolor, se recupera de grave lesão no joelho. É jovem e um promissor meio campista. Argentino, 21 anos, veio das categorias de base do Boca. Por lá, dizem que é o novo "Riquelme".
Teve grande destaque na Libertadores da América de 2011, emprestado no Universidad Católica-CHI, que eliminou o Grêmio. Porém, foi contratado pelo Tricolor, e não conseguiu fazer uma partida completa devido a duas lesões. Na última, está afastado durante 6 a 8 meses, devido a cirurgia.
Nos minutos em campo, pareceu-me ser muito promissor.
Terá que suar muito para ser o guardião do manto sagrado, mas devido ao alto investimento em cima dele, pode ser uma boa o formar sendo o camisa 10, o astro do time. Escola ele tem. (a argentina)
Será que o Tricolor vai esperar por Cañete? (vai ser semelhante a novela Luís Fabiano)
Ainda há outras opções no mercado, porém sem interesse Tricolor, até o presente momento. O interesse sobre Aimar ainda não tem nada confirmado.
E você amigo? Qual desses seria o seu preferido e por que? Qual dessas camisas você quer ver em campo?
Continuem ligados em "O São Paulino" !
Muita gente o considera um "ponta de lança", e não o meia clássico como D'Ale, Montillo... E no Flamengo, divide a responsabilidade de armar jogadas com o Ronaldinho.
Sua situação: o clube árabe dava, repito, dava preferência ao Flamengo para contratação do atleta. Em virtude da demora do Flamengo em negociá-lo, já admite vender o atleta à outros clubes.
O São Paulo apenas consultou sua situação, e não fez proposta em definitivo e acredito que ficará de olho na movimentação do mercado. Além do mais, a base salarial de Thiago é alta: cerca de 600 mil reais, inviabilizando o negócio com o Tricolor - e sua política. E o jogador declarou que gosta do Rio. Será?
Opinião do blogueiro: Eu cairia fora, não tem o perfil do São Paulo, apesar de apenas habilidoso.
Douglas - Brasileiro, 29 anos, atualmente no Grêmio. Se destacou no São Caetano, que abriu os olhos do Corinthians - ainda na série B. Na série A se destacou no Campeonato Paulista e Copa do Brasil, muitas vezes servindo Ronaldo Fenômeno. Após isso, foi para os Emirados Árabes, veio para o Grêmio a custos altíssimos.
Opinião do blogueiro: Eu o vejo como bom meio campista, com bom chute de fora da área, cadência de jogo, mas também o vejo um pouco displicente. No confronto Brasil x Argentina em 2011, Douglas errou na saída de bola, num contra ataque que resultou no gol de Lionel Messi. Não o vejo como boa contratação.
Comentarei também outros possíveis:
Kaká - Completamente identificado com o clube, e ainda em declaração recente expôs seu carinho pelo São Paulo Futebol Clube dizendo que voltaria apenas para jogar no Tricolor. Está voltando a boa fase no Real Madrid. Acredito que não volte ainda nesse ano... (apenas se o Tricolor conseguisse convecê-los de um empréstimo). Mas se conseguisse, seria uma boa jogada de marketing e melhoraria o futebol também. Kaká é titular absoluto.
Cañete - Atualmente no elenco Tricolor, se recupera de grave lesão no joelho. É jovem e um promissor meio campista. Argentino, 21 anos, veio das categorias de base do Boca. Por lá, dizem que é o novo "Riquelme".
Teve grande destaque na Libertadores da América de 2011, emprestado no Universidad Católica-CHI, que eliminou o Grêmio. Porém, foi contratado pelo Tricolor, e não conseguiu fazer uma partida completa devido a duas lesões. Na última, está afastado durante 6 a 8 meses, devido a cirurgia.
Nos minutos em campo, pareceu-me ser muito promissor.
Terá que suar muito para ser o guardião do manto sagrado, mas devido ao alto investimento em cima dele, pode ser uma boa o formar sendo o camisa 10, o astro do time. Escola ele tem. (a argentina)
Será que o Tricolor vai esperar por Cañete? (vai ser semelhante a novela Luís Fabiano)
Ainda há outras opções no mercado, porém sem interesse Tricolor, até o presente momento. O interesse sobre Aimar ainda não tem nada confirmado.
E você amigo? Qual desses seria o seu preferido e por que? Qual dessas camisas você quer ver em campo?
Continuem ligados em "O São Paulino" !
FELIZ NATAL!
Bem amigos do Blog "O São Paulino"!
Já chegamos mesmo ao final do ano de 2011.
Época de férias, de confraternização..
E o Blog "O São Paulino" não podia deixar de desejar a todos (sem exceção) um FELIZ NATAL! Então nossos mais sinceros votos de saúde, dinheiro no bolso.
Alegria só para nós Soberanos, Tri-Mundiais...
Grande abraço a todos meus amigos que aqui lêem, e meu MUITO OBRIGADO!
Continuem acompanhando "O São Paulino", temos ainda duas partes da Retrospectiva 2011, e alguns outros posts especiais!
Já chegamos mesmo ao final do ano de 2011.
Época de férias, de confraternização..
E o Blog "O São Paulino" não podia deixar de desejar a todos (sem exceção) um FELIZ NATAL! Então nossos mais sinceros votos de saúde, dinheiro no bolso.
Alegria só para nós Soberanos, Tri-Mundiais...
Grande abraço a todos meus amigos que aqui lêem, e meu MUITO OBRIGADO!
Continuem acompanhando "O São Paulino", temos ainda duas partes da Retrospectiva 2011, e alguns outros posts especiais!
sábado, 24 de dezembro de 2011
Morumbi 2014: Um sonho concretizado.
Bem amigos do Blog "O São Paulino"!
Foi anunciada nessa semana o projeto de Cobertura do Estádio do Morumbi.
Realmente um marco histórico no clube. A realização de um sonho.
Uma bela engenharia, tanto de construção quanto de viabilidade para tocar a obra pra frente. Esperamos que seja uma obra para o torcedor e não para FIFA/COL/CBF.
Quanto a viabilidade, acho um ponto postivo, sem questionamentos, mesmo que apenas conseguimos a cobertura concedendo a exploração de serviços dentro de nosso estádio.
O estádio são paulino será um dos mais modernos do mundo.
E parabéns a todos os envolvidos, vamos tocar a mão na obra!
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Formação de Atletas: Esse é o caminho?
Bem amigos do Blog "O São Paulino". Nesse domingo, o Barcelona da Catalunha, atropelou o Santos na final do Mundial 2011, no Japão, vencendo o jogo por 4x0, sendo que os três primeiros gols sairam ainda no primeiro tempo.
Um jogo com amplo domínio da equipe azul e grená, onde apenas confirmou o enorme favoritismo. Entrando também no mérito do Santos FC que chegou até lá, e bravamente enfrentou uma equipe centenas de vezes superior, e incluo todos os times brasileiros no momento.
O momento é do Barcelona mesmo! É dia de vitória do talento coletivo, do futebol coletivo e do clube mais estruturado do futebol mundial.
Mas algo chama a atenção nessa equipe. Ao contrário de Real Madrid, Manchester United, Chelsea e Milan montou um grande esquadrão, mas algumas características: Não houve uma contratação badalada, com grandes apresentações.
Messi, Xavi e Iniesta (pra mim, os maiores jogadores do clube, e do planeta) não foram contratações badaladas como Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Cristiano Ronaldo, Tevez. Foram todos criados dentro das categorias de base do Barcelona.
Para sabermos mais um pouquinho sobre as categorias de base do Tricolor, convido aos leitores a dar uma olhadinha na reportagem da Torcida Reebok juntamente com o "O São Paulino". A compilação foi feita pelo Blog "O São Paulino" hospedado por MegaVideo.
Obviamente, existem n opiniões e discussões sobre o quanto investir nas categorias de base, e a responsabilidade jogada em cima dos meninos assim que lançados no profissional. Existem diversos fatores que ajudam e atrapalham, afinal, não estamos criando máquinas e sim atletas. Lógico que não devemos criar paradigmas do tipo: "base não é solução" ou "não podemos montar um time inteiro de meninos". Mas devemos ter cuidado para não cair na armadilha dos "espertalhões". Já já explico.
Também já se foi o tempo do futebol romântico (que eu aprecio), da rivalidade - a gostosa, e do amor ao clube. Hoje clubes são empresas, atletas são empregados, e existe toda uma preparação, todo um cuidado com esses empregados de modo que: tenham sempre mais desempenho.
Alguns clubes ou ainda a maioria preza e investe nas pratas de casa. O Barcelona é um deles (e de onde sairam Messi, Iniesta por exemplo). Na Europa é um dos únicos. Temos como bons exemplos o La Galaxy de Beckham, que vem crescendo. As escolinhas do Chelsea também. No Brasil os maiores clubes possuem, mas os que mais se destacam são: São Paulo, Santos, Internacional.
No clube da Baixada, um dos maiores celeiros do país, sairam: Robinho, Diego e Neymar. Três grandes jogadores, principalmente Neymar. Já no Tricolor sairam também grandes jogadores: Kaká, Rogério Ceni, Hernanes, Lucas.. dentre os principais.
Assistindo todas as glórias do Barcelona no dia de hoje, vimos também a importância que deve se dar à formação de atletas. Alguns times apostam na manutenção de medalhões, até revivendo ou repatriando jogadores que um dia fizeram sucesso, e com muita experiência: caso do Rivaldo, que foi eleito melhor jogador do mundo em 1999, Juninho Pernambucano - que fez grande temporada pelo Vasco.
Acredito que os times também devem ter um toque de experiência. Mas o jovem talento é essencial para renovação, transição do futebol. O Barcelona entendeu isso, e hoje tem essa brilhante trajetória.
Lógico que no Brasil, a realidade é bem diferente. Como os clubes estão cada vez mais endividados, segurar jogadores seduzidos por propostas tentadoras do exterior tem sido tarefa cada vez mais dificil. Em alguns casos, essa formação é vista como oportunidade, como se o atleta fosse um produto.
Eu gasto 15 mi com você e pretendo te vender por 75 mi (e dividir a fatia do bolo).
Não adianta os clubes criarem "campinhos" para satisfazer apenas uma meia dúzia. Não existe formação de caráter. E outra, quem disse que estar na Europa significa exatamente estar na melhor? Vide o caso Adriano, que se sentia depressivo longe de sua origem. Alguns atletas em países como Ucrânia, Grécia (vivendo uma crise atualmente), Rússia.
Também há muitos intermediários na jogada. Os clubes precisam brecar isso. Devem dar espaço internamente para seleção, e captação de talentos.
Um problemão.
Mas e a nossa próxima geração? Está bem cuidada?
O "expressinho" Tricolor, foi Campeão Paulista Sub-20 em 2011, e Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2010 (em 2011 é um dos eventos que o Blog "O São Paulino" irá cobrir a partir do dia 04/01 in loco, na Arena Barueri).
Além dos títulos e as revelações como Lucas, Casemiro, Wellington, Henrique que estão aparecendo, o elenco de base conta com uma estrutura de primeira. O CFA (Centro de Formação de Atletas) de Cotia. Um dos marcos da administração de Juvenal Juvêncio, sendo motivo de orgulho para ele e seus pares. Veja no site oficial do São Paulo, mais sobre o CFA Cotia clicando no texto em vermelho.
Para completar, tem um terceiro CT, o de Guarapiranga, o que é utilizado para aspirantes e testes para a categoria de base. Saiba mais, no site oficial, clicando nesse texto em vermelho.
Esperamos que daí desse explêndido haras saia mais jogadores com fibra e puro sangue. Lucas é encaminhado, não craque ainda.
Há quem diga também que os garotos de Cotia são tratados a leite ninho. Mas espera, estamos formando atletas ou máquinas?
Quem disse que futebol vem a base do sofrimento e da disciplina militar? Vem da alegria, da vontade, do talento, da ousadia... Uma boa base ajuda o atleta a ter pespectivas de vida, de carreira.
Mesmo que não sejam os "Messis", "Lucas", "Neymar" da vida, mas levarão isso como experiência de vida.
Grande Abraço, e continuem acompanhando e votando em "O Sâo Paulino"!
Massss, votando onde?
Apenas clicando na imagem!
(Na foto: o CFA de Cotia, CT das categorias de base do São Paulo. Orgulho Tricolor)
Um jogo com amplo domínio da equipe azul e grená, onde apenas confirmou o enorme favoritismo. Entrando também no mérito do Santos FC que chegou até lá, e bravamente enfrentou uma equipe centenas de vezes superior, e incluo todos os times brasileiros no momento.
O momento é do Barcelona mesmo! É dia de vitória do talento coletivo, do futebol coletivo e do clube mais estruturado do futebol mundial.
Mas algo chama a atenção nessa equipe. Ao contrário de Real Madrid, Manchester United, Chelsea e Milan montou um grande esquadrão, mas algumas características: Não houve uma contratação badalada, com grandes apresentações.
Messi, Xavi e Iniesta (pra mim, os maiores jogadores do clube, e do planeta) não foram contratações badaladas como Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Cristiano Ronaldo, Tevez. Foram todos criados dentro das categorias de base do Barcelona.
Para sabermos mais um pouquinho sobre as categorias de base do Tricolor, convido aos leitores a dar uma olhadinha na reportagem da Torcida Reebok juntamente com o "O São Paulino". A compilação foi feita pelo Blog "O São Paulino" hospedado por MegaVideo.
(No vídeo: CFA Cotia: A Fantástica Fábrica de Craques Tricolor, apresentado pela Torcida Reebok)
Obviamente, existem n opiniões e discussões sobre o quanto investir nas categorias de base, e a responsabilidade jogada em cima dos meninos assim que lançados no profissional. Existem diversos fatores que ajudam e atrapalham, afinal, não estamos criando máquinas e sim atletas. Lógico que não devemos criar paradigmas do tipo: "base não é solução" ou "não podemos montar um time inteiro de meninos". Mas devemos ter cuidado para não cair na armadilha dos "espertalhões". Já já explico.
Também já se foi o tempo do futebol romântico (que eu aprecio), da rivalidade - a gostosa, e do amor ao clube. Hoje clubes são empresas, atletas são empregados, e existe toda uma preparação, todo um cuidado com esses empregados de modo que: tenham sempre mais desempenho.
Alguns clubes ou ainda a maioria preza e investe nas pratas de casa. O Barcelona é um deles (e de onde sairam Messi, Iniesta por exemplo). Na Europa é um dos únicos. Temos como bons exemplos o La Galaxy de Beckham, que vem crescendo. As escolinhas do Chelsea também. No Brasil os maiores clubes possuem, mas os que mais se destacam são: São Paulo, Santos, Internacional.
No clube da Baixada, um dos maiores celeiros do país, sairam: Robinho, Diego e Neymar. Três grandes jogadores, principalmente Neymar. Já no Tricolor sairam também grandes jogadores: Kaká, Rogério Ceni, Hernanes, Lucas.. dentre os principais.
Assistindo todas as glórias do Barcelona no dia de hoje, vimos também a importância que deve se dar à formação de atletas. Alguns times apostam na manutenção de medalhões, até revivendo ou repatriando jogadores que um dia fizeram sucesso, e com muita experiência: caso do Rivaldo, que foi eleito melhor jogador do mundo em 1999, Juninho Pernambucano - que fez grande temporada pelo Vasco.
Acredito que os times também devem ter um toque de experiência. Mas o jovem talento é essencial para renovação, transição do futebol. O Barcelona entendeu isso, e hoje tem essa brilhante trajetória.
Lógico que no Brasil, a realidade é bem diferente. Como os clubes estão cada vez mais endividados, segurar jogadores seduzidos por propostas tentadoras do exterior tem sido tarefa cada vez mais dificil. Em alguns casos, essa formação é vista como oportunidade, como se o atleta fosse um produto.
Eu gasto 15 mi com você e pretendo te vender por 75 mi (e dividir a fatia do bolo).
Não adianta os clubes criarem "campinhos" para satisfazer apenas uma meia dúzia. Não existe formação de caráter. E outra, quem disse que estar na Europa significa exatamente estar na melhor? Vide o caso Adriano, que se sentia depressivo longe de sua origem. Alguns atletas em países como Ucrânia, Grécia (vivendo uma crise atualmente), Rússia.
Também há muitos intermediários na jogada. Os clubes precisam brecar isso. Devem dar espaço internamente para seleção, e captação de talentos.
Um problemão.
Mas e a nossa próxima geração? Está bem cuidada?
Na foto: O elenco de base do Tricolor, Campeão Paulista Sub-20
O "expressinho" Tricolor, foi Campeão Paulista Sub-20 em 2011, e Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2010 (em 2011 é um dos eventos que o Blog "O São Paulino" irá cobrir a partir do dia 04/01 in loco, na Arena Barueri).
Além dos títulos e as revelações como Lucas, Casemiro, Wellington, Henrique que estão aparecendo, o elenco de base conta com uma estrutura de primeira. O CFA (Centro de Formação de Atletas) de Cotia. Um dos marcos da administração de Juvenal Juvêncio, sendo motivo de orgulho para ele e seus pares. Veja no site oficial do São Paulo, mais sobre o CFA Cotia clicando no texto em vermelho.
Para completar, tem um terceiro CT, o de Guarapiranga, o que é utilizado para aspirantes e testes para a categoria de base. Saiba mais, no site oficial, clicando nesse texto em vermelho.
Esperamos que daí desse explêndido haras saia mais jogadores com fibra e puro sangue. Lucas é encaminhado, não craque ainda.
Há quem diga também que os garotos de Cotia são tratados a leite ninho. Mas espera, estamos formando atletas ou máquinas?
Quem disse que futebol vem a base do sofrimento e da disciplina militar? Vem da alegria, da vontade, do talento, da ousadia... Uma boa base ajuda o atleta a ter pespectivas de vida, de carreira.
Mesmo que não sejam os "Messis", "Lucas", "Neymar" da vida, mas levarão isso como experiência de vida.
Grande Abraço, e continuem acompanhando e votando em "O Sâo Paulino"!
Massss, votando onde?
Apenas clicando na imagem!
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
RETROSPECTIVA 2011: Análise dos Jogadores na Temporada
Bem amigos do Blog!
Já que estou de volta a ativa, havia comentado também que mesmo após o encerramento da temporada, o blog não teria férias. No entanto, entendo que agora é hora de reflexão nos erros e acertos.
Para isso estamos inaugurando a série: RETROSPECTIVA 2011, com vários temas: análise, fatos e opinão para o futuro.
No post de hoje, iremos analisar cada jogador do elenco individualmente, desde o começo do ano, e lhe atribuir uma nota pela temporada.
Vamos tentar agrupar por posição:
Rogério Ceni - O M1T000, se consagrou no ano. Fez história e, a maioria do jogos bons ou ótimos ou excelentes e teve algumas falhas também. Ainda tem lenha pra queimar pro ano que vem, Nota: 10,0
Dênis - Nos jogos que entrou, correspondeu com boas defesas, sobretudo no jogo contra o Vasco em São Januário. Se ficar firme, será o substituto. Também esperamos que possa nos presentear com gols de falta, seguindo os passos do mestre Ceni. Nota: 8,5
Alex Silva - Começou o ano bem e foi decaíndo, principalmente na Copa do Brasil. É bom jogador, mas atritos com a diretoria o tiraram do time. Nota: 6,0
Miranda - Já estava com o pré-contrato firmado com o Atlético de Madrid desde o início do ano. A única partida boa dele na temporada foi contra o Corinthians, na Arena Barueri, vencida por 2x1. Teve que ser colocado na geladeira para não comprometer. Não saiu pela porta da frente. Nota: 5,5
Xandão - Muito irregular. Chegou com bons jogos, e quando foi colocado de titular não correspondeu com muitas falhas. No final do ano se apresentou como bom reserva, e nada mais. Deve continuar na equipe para compor elenco. Nota: 6,5
Bruno Uvini - Seleção e lesões o atrapalharam no time. Esteve na decepcionante goleada sofrida pelo Corinthians, e no jogo foi péssimo. Porém, gosto da personalidade e tem físico bom para um garoto. Tem futuro, mas por enquanto um bom reserva. Nota: 5,0
Luis Eduardo - Em alguns jogos foi muito bem, porém em outros demonstrou falta de experiência. Precisa também disso, poderia ser emprestado para ganhá-la. Nota: 6,0
Rhodolfo - Chegou como um dos melhores jogadores do elenco. Alguns gols o fizeram ser. Caiu de produção principalmente no meio do campeonato brasileiro, e quando ouviu um interesse da Juventus, da Itália. Agora no finalzinho do ano parece ter reencontrado o futebol, vamos aguardar. Nota: 6,0 (poderia ser melhor se não fosse a caída)
João Filipe - Chegou emprestado como um tapa buraco. Deu conta do recado e agradou o técnico (na época Adílson Batista) e torcida, principalmente pelas subidas. Mas com Leão parece que sentiu um pouco a pressão e perdeu a cabeça. No finalzinho tem tido um bom trabalho. Precisa melhorar o jogo aéreo. Nota: 6,5
Júnior César - Começou o ano lesionado, no tendão de aquiles. Por isso amargou muito tempo na recuperação e quando voltou encontrou Juan no seu lugar. Lutou para conseguir a vaga de titular e Carpegiani não deu chances. Quando a teve, correspondeu, uma bela partida contra o Corinthians, na vitória por 2x1. Foi embora para o Flamengo e fez uma boa temporada por lá. Bola fora da diretoria, que deixou. Sem nota, devido poucos jogos que atuou. Mas é bom jogador.
Juan - Fraco. Não acho que alguns gols (fez mais até que o próprio Júnior César) salve sua temporada. Muito ruim na marcação, finalização, não cruza e não vai até linha de fundo. Tem bom passe e físico, mas isso não é suficiente. Infelizmente não é sombra do Juan em 2009. Nota: 4,0
Diogo - Entrou em litígio contra o São Paulo, apesar de ter renovado o contrato quando entrou foi fraco. Emprestado pro futebol belga. Nota: 3,5
Henrique Miranda - Apenas promissor, precisa de mais "arroz com feijão". Emprestar seria bom negócio. Nota: 3,5
Édson Ratinho - Horrível. Entrou na metade de um jogo e não gostei nadinha. Tanto que já foi embora do São Paulo. Me abstenho de dar notas.
Ivan Píris - Um jogador regular. Teve boas e más atuações. Pegando entrosamento pode ser bom. Nota: 6,0
Jean - Rende mais no meio, já dissemos isso há anos. Atuações no máximo satisfatórias na lateral, e melhorzinhas como volante. E perde gols como ninguém... Nota: 5,0
Wellington - Quando voltou a equipe, lembrou muito o Mineiro jogando. Fez boas partidas sobretudo no início do campeonato Brasileiro. Na metade, caiu muito de produção, inclusive muitos jogos foram "perdidos" com falhas individuais dele. Também parece ter reencontrado seu futebol, mas precisa mais de treino. É jovem ainda, tem futuro. Nota: 6,0
Cléber Santana - Não foi o mesmo do Santos. Poucas e más partidas. OBS: Volta de empréstimo agora. Nota: 3,5
Rodrigo Souto - Fez algumas boas partidas, outras partidas regulares. Não batia um bolão, mas havia bastante experiência e orientação ali no meio. Mas prefiro o Arouca, e a diretoria foi mal no ano passado em trocar. Nota: 7,0
Zé Vitor - Jogador fraco, que veio das categorias de base não teve destaque no time principal. Nota: 4,0
Denílson - Bom jogador, está se adaptando ao futebol brasileiro. Nota: 7,5
Carlinhos Paraíba - Está na lista dos jogadores que menos tem qualidade técnica. Porém, em vários jogos das competições fora raçudo, voluntarioso e brigador. Tomou também alguns cartões idiotas prejudicando a equipe, mas de moeda de troca até titular, foi um largo passo. Nota: 7,0
Rodrigo Caio - Provindo da base, tem personalidade. Atualmente está lesionado, e não pôde mostrar muito. Foi lançado na fogueira no "expressinho" contra o Corinthians no Pacaembú. Mas nos jogos seguintes em que entrou mostrou a personalidade. Por enquanto, promessa. Nota: 6,0
Casemiro - Tem bom futebol, mas não mostrou sangue para jogar com o manto mais pesado do País. Se tiver humildade, garra e pés no chão continua, senão, vira moeda de troca. Nota: 6,5
Cícero - Joga muita bola, mas não é o carregador de piano do time. Contribui mais coletivamente. Na minha opinião, tem condições de ser titular. Nota: 7,5
Ilsinho - Muitas contusões o atrapalharam no decorrer do ano. Quando voltou, o time estava voando enquanto ele na segunda marcha. Está no Inter. Nota: 5,0
Lucas - Sim, um bom jogador, e já é realidade no time. Porém lhe subiu a cabeça a fama meteórica (entende-se: mulheres, seleção, estrelismo) e te atrapalhou. Merece muita atenção, pois tem potencial, e não deve em hipótese nenhuma ser comparado com Neymar. Nota: 7,5
Marlos - Ainda não emplacou. Raros bons jogos e sempre sem precisão, apesar de muito habilidoso. Uma pena não ter emplacado.
Rivaldo - Sua entrada em campo normalmente melhorava a equipe, mas não teve o ritmo para acompanhar. De fato, visão de jogo, passes e lançamentos precisos, ditar o ritmo de jogo cadenciando ou acelerando e aparecendo sempre bem colocado, ou na maioria das vezes. Apenas faltou gás, mas ajudou sim o Tricolor e eu avalio sua passagem como positiva. E é disso que o Tricolor mais precisa, e deveria correr mesmo atrás. Nota: 8,0
Dener - Teve uma entrada em campo, mas pouco tempo. Sem nota.
Cañete - Promissor. Devido duas lesões, nao pôde mostrar muito. Sem nota.
Dagoberto - Eu me surpreendi com a boa temporada dele. Mas, no final do ano o deixaria na geladeira, e não o fazendo, o Tricolor deixou de alcançar o objetivo. Do "pré-contrato" pra trás fez uma excelente temporada. Boa sorte na vida rapaz! Nota: 8,0
Fernandinho - As lesões o atrapalharam, mas quando voltou se mostrou um tanto quanto limitado. Para compor elenco, e entrar no segundo tempo, é bom. Nota: 6,0
Lucas Gaúcho - Falou muito, e não fez quase nada que merecesse a titularidade. Na Portuguesa amarga o banco de reservas. Nota: 3,5
Henrique - Tem habilidade de goleador, e tem potencial. Mas é um jogador que precisa ser trabalhado. Na seleção sub 20 foi bem,porém no São Paulo não deslanchou. Fez um gol oportunista contra o Botafogo, no segundo turno, e é assim que pode fazer história. Nota: 6,5
Luís Fabiano - Teve um ano pra se esquecer, mas não dentro de campo, e sim da sua recuperação, que foi dramática. Desde a negociação, a apresentação, a recuperação, a frustação, a ansiedade, a estréia, a luta, e o primeiro gol, para chegar finalmente ao deslanche. Marcou 6 gols em 10 partidas com uma média de 0,60. 2012 será o ano dele! E por tudo, tudo merece uma Nota: 10,0
Paulo César Carpegiani - Se eu pudesse avaliar o final de ano passado, foi bom, colocou o time pra frente e parecia que tudo ia dar certo. Porém escorregou, quando mudou esquemas táticos, não participou ou incitou um planejamento, não manteve o grupo na mão. Aí caiu. Nota: 5,0
Adílson Batista - Foi uma aposta, e como eu disse, podia dar errado. E deu. Adílson Batista, não tem o cacife para dirigir o São Paulo Futebol Clube, mas é um bom técnico. Quem sabe no futuro né? Nota: 5,5
Émerson Leão - Chegou com uma proposta de mudança de atitude. Parece que está indo no caminho certo. Não teve tempo para arrumar o time e consequentemente chegar ao objetivo. Então terá chance de começar do zero novamente. Vamos aguardar.
É isso aí, amigos do Blog! Essa foi a primeira parte da RETROSPECTIVA 2011.
ATUALIZADO: Texto em vermelho.
Continuem acompanhando "O São Paulino"!
PS: Participem da Votação do Prêmio Melhores da Web Tricolor, clicando na imagem acima!
Já que estou de volta a ativa, havia comentado também que mesmo após o encerramento da temporada, o blog não teria férias. No entanto, entendo que agora é hora de reflexão nos erros e acertos.
Para isso estamos inaugurando a série: RETROSPECTIVA 2011, com vários temas: análise, fatos e opinão para o futuro.
No post de hoje, iremos analisar cada jogador do elenco individualmente, desde o começo do ano, e lhe atribuir uma nota pela temporada.
Vamos tentar agrupar por posição:
Rogério Ceni - O M1T000, se consagrou no ano. Fez história e, a maioria do jogos bons ou ótimos ou excelentes e teve algumas falhas também. Ainda tem lenha pra queimar pro ano que vem, Nota: 10,0
Dênis - Nos jogos que entrou, correspondeu com boas defesas, sobretudo no jogo contra o Vasco em São Januário. Se ficar firme, será o substituto. Também esperamos que possa nos presentear com gols de falta, seguindo os passos do mestre Ceni. Nota: 8,5
Alex Silva - Começou o ano bem e foi decaíndo, principalmente na Copa do Brasil. É bom jogador, mas atritos com a diretoria o tiraram do time. Nota: 6,0
Miranda - Já estava com o pré-contrato firmado com o Atlético de Madrid desde o início do ano. A única partida boa dele na temporada foi contra o Corinthians, na Arena Barueri, vencida por 2x1. Teve que ser colocado na geladeira para não comprometer. Não saiu pela porta da frente. Nota: 5,5
Xandão - Muito irregular. Chegou com bons jogos, e quando foi colocado de titular não correspondeu com muitas falhas. No final do ano se apresentou como bom reserva, e nada mais. Deve continuar na equipe para compor elenco. Nota: 6,5
Bruno Uvini - Seleção e lesões o atrapalharam no time. Esteve na decepcionante goleada sofrida pelo Corinthians, e no jogo foi péssimo. Porém, gosto da personalidade e tem físico bom para um garoto. Tem futuro, mas por enquanto um bom reserva. Nota: 5,0
Luis Eduardo - Em alguns jogos foi muito bem, porém em outros demonstrou falta de experiência. Precisa também disso, poderia ser emprestado para ganhá-la. Nota: 6,0
Rhodolfo - Chegou como um dos melhores jogadores do elenco. Alguns gols o fizeram ser. Caiu de produção principalmente no meio do campeonato brasileiro, e quando ouviu um interesse da Juventus, da Itália. Agora no finalzinho do ano parece ter reencontrado o futebol, vamos aguardar. Nota: 6,0 (poderia ser melhor se não fosse a caída)
João Filipe - Chegou emprestado como um tapa buraco. Deu conta do recado e agradou o técnico (na época Adílson Batista) e torcida, principalmente pelas subidas. Mas com Leão parece que sentiu um pouco a pressão e perdeu a cabeça. No finalzinho tem tido um bom trabalho. Precisa melhorar o jogo aéreo. Nota: 6,5
Júnior César - Começou o ano lesionado, no tendão de aquiles. Por isso amargou muito tempo na recuperação e quando voltou encontrou Juan no seu lugar. Lutou para conseguir a vaga de titular e Carpegiani não deu chances. Quando a teve, correspondeu, uma bela partida contra o Corinthians, na vitória por 2x1. Foi embora para o Flamengo e fez uma boa temporada por lá. Bola fora da diretoria, que deixou. Sem nota, devido poucos jogos que atuou. Mas é bom jogador.
Juan - Fraco. Não acho que alguns gols (fez mais até que o próprio Júnior César) salve sua temporada. Muito ruim na marcação, finalização, não cruza e não vai até linha de fundo. Tem bom passe e físico, mas isso não é suficiente. Infelizmente não é sombra do Juan em 2009. Nota: 4,0
Diogo - Entrou em litígio contra o São Paulo, apesar de ter renovado o contrato quando entrou foi fraco. Emprestado pro futebol belga. Nota: 3,5
Henrique Miranda - Apenas promissor, precisa de mais "arroz com feijão". Emprestar seria bom negócio. Nota: 3,5
Édson Ratinho - Horrível. Entrou na metade de um jogo e não gostei nadinha. Tanto que já foi embora do São Paulo. Me abstenho de dar notas.
Ivan Píris - Um jogador regular. Teve boas e más atuações. Pegando entrosamento pode ser bom. Nota: 6,0
Jean - Rende mais no meio, já dissemos isso há anos. Atuações no máximo satisfatórias na lateral, e melhorzinhas como volante. E perde gols como ninguém... Nota: 5,0
Wellington - Quando voltou a equipe, lembrou muito o Mineiro jogando. Fez boas partidas sobretudo no início do campeonato Brasileiro. Na metade, caiu muito de produção, inclusive muitos jogos foram "perdidos" com falhas individuais dele. Também parece ter reencontrado seu futebol, mas precisa mais de treino. É jovem ainda, tem futuro. Nota: 6,0
Cléber Santana - Não foi o mesmo do Santos. Poucas e más partidas. OBS: Volta de empréstimo agora. Nota: 3,5
Rodrigo Souto - Fez algumas boas partidas, outras partidas regulares. Não batia um bolão, mas havia bastante experiência e orientação ali no meio. Mas prefiro o Arouca, e a diretoria foi mal no ano passado em trocar. Nota: 7,0
Zé Vitor - Jogador fraco, que veio das categorias de base não teve destaque no time principal. Nota: 4,0
Denílson - Bom jogador, está se adaptando ao futebol brasileiro. Nota: 7,5
Carlinhos Paraíba - Está na lista dos jogadores que menos tem qualidade técnica. Porém, em vários jogos das competições fora raçudo, voluntarioso e brigador. Tomou também alguns cartões idiotas prejudicando a equipe, mas de moeda de troca até titular, foi um largo passo. Nota: 7,0
Rodrigo Caio - Provindo da base, tem personalidade. Atualmente está lesionado, e não pôde mostrar muito. Foi lançado na fogueira no "expressinho" contra o Corinthians no Pacaembú. Mas nos jogos seguintes em que entrou mostrou a personalidade. Por enquanto, promessa. Nota: 6,0
Casemiro - Tem bom futebol, mas não mostrou sangue para jogar com o manto mais pesado do País. Se tiver humildade, garra e pés no chão continua, senão, vira moeda de troca. Nota: 6,5
Cícero - Joga muita bola, mas não é o carregador de piano do time. Contribui mais coletivamente. Na minha opinião, tem condições de ser titular. Nota: 7,5
Ilsinho - Muitas contusões o atrapalharam no decorrer do ano. Quando voltou, o time estava voando enquanto ele na segunda marcha. Está no Inter. Nota: 5,0
Lucas - Sim, um bom jogador, e já é realidade no time. Porém lhe subiu a cabeça a fama meteórica (entende-se: mulheres, seleção, estrelismo) e te atrapalhou. Merece muita atenção, pois tem potencial, e não deve em hipótese nenhuma ser comparado com Neymar. Nota: 7,5
Marlos - Ainda não emplacou. Raros bons jogos e sempre sem precisão, apesar de muito habilidoso. Uma pena não ter emplacado.
Rivaldo - Sua entrada em campo normalmente melhorava a equipe, mas não teve o ritmo para acompanhar. De fato, visão de jogo, passes e lançamentos precisos, ditar o ritmo de jogo cadenciando ou acelerando e aparecendo sempre bem colocado, ou na maioria das vezes. Apenas faltou gás, mas ajudou sim o Tricolor e eu avalio sua passagem como positiva. E é disso que o Tricolor mais precisa, e deveria correr mesmo atrás. Nota: 8,0
Dener - Teve uma entrada em campo, mas pouco tempo. Sem nota.
Cañete - Promissor. Devido duas lesões, nao pôde mostrar muito. Sem nota.
Dagoberto - Eu me surpreendi com a boa temporada dele. Mas, no final do ano o deixaria na geladeira, e não o fazendo, o Tricolor deixou de alcançar o objetivo. Do "pré-contrato" pra trás fez uma excelente temporada. Boa sorte na vida rapaz! Nota: 8,0
Fernandinho - As lesões o atrapalharam, mas quando voltou se mostrou um tanto quanto limitado. Para compor elenco, e entrar no segundo tempo, é bom. Nota: 6,0
Lucas Gaúcho - Falou muito, e não fez quase nada que merecesse a titularidade. Na Portuguesa amarga o banco de reservas. Nota: 3,5
Marcelinho Paraíba - Não foi aproveitado. Sem futebol para deslanchar. Sem nota.
Mazola - O mesmo de Marcelinho. Sem nota.Henrique - Tem habilidade de goleador, e tem potencial. Mas é um jogador que precisa ser trabalhado. Na seleção sub 20 foi bem,porém no São Paulo não deslanchou. Fez um gol oportunista contra o Botafogo, no segundo turno, e é assim que pode fazer história. Nota: 6,5
Willian José - Não passou de promissor no início, com estréia com direito a golaço. Depois apenas decepção. Pra mim, é reserva de todos os atacantes no elenco. Duas partidas boas no ano inteiro, podem contar nos posts de pós-jogo. Nota: 4,0
Fernandão - Quando voltou de lesão, não conseguiu acompanhar o ritmo. Hoje é dirigente, no Internacional. Nota: 3,5Luís Fabiano - Teve um ano pra se esquecer, mas não dentro de campo, e sim da sua recuperação, que foi dramática. Desde a negociação, a apresentação, a recuperação, a frustação, a ansiedade, a estréia, a luta, e o primeiro gol, para chegar finalmente ao deslanche. Marcou 6 gols em 10 partidas com uma média de 0,60. 2012 será o ano dele! E por tudo, tudo merece uma Nota: 10,0
Paulo César Carpegiani - Se eu pudesse avaliar o final de ano passado, foi bom, colocou o time pra frente e parecia que tudo ia dar certo. Porém escorregou, quando mudou esquemas táticos, não participou ou incitou um planejamento, não manteve o grupo na mão. Aí caiu. Nota: 5,0
Adílson Batista - Foi uma aposta, e como eu disse, podia dar errado. E deu. Adílson Batista, não tem o cacife para dirigir o São Paulo Futebol Clube, mas é um bom técnico. Quem sabe no futuro né? Nota: 5,5
Émerson Leão - Chegou com uma proposta de mudança de atitude. Parece que está indo no caminho certo. Não teve tempo para arrumar o time e consequentemente chegar ao objetivo. Então terá chance de começar do zero novamente. Vamos aguardar.
É isso aí, amigos do Blog! Essa foi a primeira parte da RETROSPECTIVA 2011.
ATUALIZADO: Texto em vermelho.
Continuem acompanhando "O São Paulino"!
PS: Participem da Votação do Prêmio Melhores da Web Tricolor, clicando na imagem acima!
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
#SãoPauloFC76anos - Dentre os Grandes, és o Primeiro!
Bem amigos do Blog "O São Paulino".
Dia 16 de dezembro de 2011.
O São Paulo Futebol Clube completa 76 anos da data da sua refundação, em 1935. Após uma quebra, em 1933, o sonho de 235 sócios sensacionais se concretizou há exatos 76 anos.
E hoje? O que temos?
Após muitos esforços dessas sensacionais pessoas, após "poucos" anos nos transformamos em uma potência do futebol brasileiro, e em outros anos a mais, o maior vencedor do esporte bretão nacional.
Nesses 76 anos, não aportaram no Morumbi, Canindé, Campo da Floresta e Pacaembú vestindo o manto sagrado (ora branco com duas faixas horizontais em preto e branco, ora listrado verticamente nas três cores do clube: vermelho, preto e branco) apenas jogadores de futebol. E sim heróis, guerreiros, almas nobres.
Rogério Ceni um dos maiores. Leônidas da Silva. Diego Lugano. Oscar e Daryo Pereira. Pablo Forlán. Careca. Serginho Chulapa - eterno artilheiro Tricolor. Araken Patrusca.
"Salve o Tricolor Paulista, Amado Clube Brasileiro, Tu és Forte, Tu és Grande, dentre os grandes és o Primeiro"
Da moeda que caiu em pé (vide foto acima). O Clube da Fé ali, subiu ao alto, 8 anos após árduos trabalho. - Quem vai ser campeão?
- Vamos tirar na moeda: Se der cara: Corinthians, se der Coroa: Palestra
- O São Paulo apenas se a moeda cair em pé
Tá lá! São Paulo Campeão Paulista de 1943!
E a torcida canta: "Arakan Balam Bakam, Tumberê, tumberá, rico réco rico ráá, rá rá rá! São Paulo, São Paulo, São Paulo"
Do "sonho Tricolor que não cabe no Pacaembú" e coube sim no Gigante Morumbi. Árduos anos sem títulos, em prol do nosso estádio, da nossa casa. Parcialmente inaugurado em 1960, definitivamente em 1970.
"Ó Tricolor, Clube bem Amado, as Tuas Glórias, vem do passado!"
Salve Cícero Pompeu de Toledo, Laudo Natel, Paulo Machado de Carvalho. Marcelo Portugal Gouvêia. Telê Santana. Muricy Ramalho. Rubens Minelli. Adhemar Ferreira. Rogério Ceni.
Conduziram a máquina Tricolor brilhantemente ao Caminho dos Sonhos! Salve Porfírio da Paz, feliz como um menino.
"São teus Guias Brasileiros, que te amam eternamente... De São Paulo tens o nome que ostentas dignamente"
Esquadrão de Aço.
Máquina Mortífera.
Clube da Fé.
O Mais Querido.
Soberano.
Esses são nossos pseunônimos, nossos apelidos.
Porque será?
Apenas porque em nossos campos, vestindo nossas camisas e corações, estiveram nada menos que o inventor da bicicleta, da ponte. O goleiro que marcou mais de 100 gols. O maior de todos técnicos. Garotos Prodígios, que deslancharam. Jogadores fechas! Grandes esquadrões. Grandes "Cracks" como diriam os jornais.
"Ó Tricolor, Clube bem Amado, as Tuas Glórias, vem do passado!"
Soberano. Conquistar o Mundo é apenas para os Grandes. Podemos citar o feito do Rei Pelé, bi campeão. Mas tão brilhantes como ele foram os jogadores de 1992 e 1993.
Em 13 e 12 de dezembro respectivamente de cada ano, cairam aos nossos pés nada menos que os poderosos F.C Barcelona e A.C Milan.
Justo presente de aniversário, coroando uma das melhores equipes que já vi jogar em toda minha vida.
E em 2005, o arqueiro matador teve dezenas de flechas apontadas para si. Mas com um gol do pequenino Mineiro em cima dos gigantes do Liverpool, arrancamos o título:
SOBERANOS.
O SÃO PAULO É TRI-CAMPEÃO DO MUNDO!
E que história, que vida. Apenas 76 anos e muitas glórias.
Parabéns São Paulo Futebol Clube! Obrigado por você existir em nossas vidas!
E isso aí amigos! Vistam hoje o Manto Tricolor, devemos ter muito, mas muito orgulho desse Clube , e o que Representou. Seus feitos, sua história e sua mística camisa.
Um mundo de sonhos, glórias, sofrimento.
Parabéns a todos os são paulinos!
#SãoPauloFC76anos
Essa é a homenagem do Blog "O São Paulino" para o Maior do Mundo!!!!!
Dia 16 de dezembro de 2011.
O São Paulo Futebol Clube completa 76 anos da data da sua refundação, em 1935. Após uma quebra, em 1933, o sonho de 235 sócios sensacionais se concretizou há exatos 76 anos.
E hoje? O que temos?
Após muitos esforços dessas sensacionais pessoas, após "poucos" anos nos transformamos em uma potência do futebol brasileiro, e em outros anos a mais, o maior vencedor do esporte bretão nacional.
Nesses 76 anos, não aportaram no Morumbi, Canindé, Campo da Floresta e Pacaembú vestindo o manto sagrado (ora branco com duas faixas horizontais em preto e branco, ora listrado verticamente nas três cores do clube: vermelho, preto e branco) apenas jogadores de futebol. E sim heróis, guerreiros, almas nobres.
Rogério Ceni um dos maiores. Leônidas da Silva. Diego Lugano. Oscar e Daryo Pereira. Pablo Forlán. Careca. Serginho Chulapa - eterno artilheiro Tricolor. Araken Patrusca.
"Salve o Tricolor Paulista, Amado Clube Brasileiro, Tu és Forte, Tu és Grande, dentre os grandes és o Primeiro"
Da moeda que caiu em pé (vide foto acima). O Clube da Fé ali, subiu ao alto, 8 anos após árduos trabalho. - Quem vai ser campeão?
- Vamos tirar na moeda: Se der cara: Corinthians, se der Coroa: Palestra
- O São Paulo apenas se a moeda cair em pé
Tá lá! São Paulo Campeão Paulista de 1943!
E a torcida canta: "Arakan Balam Bakam, Tumberê, tumberá, rico réco rico ráá, rá rá rá! São Paulo, São Paulo, São Paulo"
Do "sonho Tricolor que não cabe no Pacaembú" e coube sim no Gigante Morumbi. Árduos anos sem títulos, em prol do nosso estádio, da nossa casa. Parcialmente inaugurado em 1960, definitivamente em 1970.
"Ó Tricolor, Clube bem Amado, as Tuas Glórias, vem do passado!"
Salve Cícero Pompeu de Toledo, Laudo Natel, Paulo Machado de Carvalho. Marcelo Portugal Gouvêia. Telê Santana. Muricy Ramalho. Rubens Minelli. Adhemar Ferreira. Rogério Ceni.
Conduziram a máquina Tricolor brilhantemente ao Caminho dos Sonhos! Salve Porfírio da Paz, feliz como um menino.
"São teus Guias Brasileiros, que te amam eternamente... De São Paulo tens o nome que ostentas dignamente"
Esquadrão de Aço.
Máquina Mortífera.
Clube da Fé.
O Mais Querido.
Soberano.
Esses são nossos pseunônimos, nossos apelidos.
Porque será?
Apenas porque em nossos campos, vestindo nossas camisas e corações, estiveram nada menos que o inventor da bicicleta, da ponte. O goleiro que marcou mais de 100 gols. O maior de todos técnicos. Garotos Prodígios, que deslancharam. Jogadores fechas! Grandes esquadrões. Grandes "Cracks" como diriam os jornais.
"Ó Tricolor, Clube bem Amado, as Tuas Glórias, vem do passado!"
Soberano. Conquistar o Mundo é apenas para os Grandes. Podemos citar o feito do Rei Pelé, bi campeão. Mas tão brilhantes como ele foram os jogadores de 1992 e 1993.
Em 13 e 12 de dezembro respectivamente de cada ano, cairam aos nossos pés nada menos que os poderosos F.C Barcelona e A.C Milan.
Justo presente de aniversário, coroando uma das melhores equipes que já vi jogar em toda minha vida.
E em 2005, o arqueiro matador teve dezenas de flechas apontadas para si. Mas com um gol do pequenino Mineiro em cima dos gigantes do Liverpool, arrancamos o título:
SOBERANOS.
O SÃO PAULO É TRI-CAMPEÃO DO MUNDO!
E que história, que vida. Apenas 76 anos e muitas glórias.
Parabéns São Paulo Futebol Clube! Obrigado por você existir em nossas vidas!
E isso aí amigos! Vistam hoje o Manto Tricolor, devemos ter muito, mas muito orgulho desse Clube , e o que Representou. Seus feitos, sua história e sua mística camisa.
Um mundo de sonhos, glórias, sofrimento.
Parabéns a todos os são paulinos!
#SãoPauloFC76anos
Essa é a homenagem do Blog "O São Paulino" para o Maior do Mundo!!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)